Procurem observar a quantidade de entulho ( restos de construção civil) que são jogados pelas esquinas e beira de rios de Nova Iguaçu. Todo esse material poderia ser reutilizado na própria construção civil ou em obras de pavimentação ou melhoria de vias públicas, entre outros destinos. Na verdade, é um desperdício duplo de dinheiro : o valor do material que poderia ser aproveitado, e o custo para recolhê-lo das ruas e levá- los até o aterro sanitário de Adrianópolis.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLembra quando lhe falei de um projeto de minha autoria para as questões do lixo e conscientização ambiental para a cidade de Nova Iguaçu?
ResponderExcluirEntão, estava traçado lá um rumo a estes entulhos que tanto prejudicam nossos bueiros, engarrafam nossos rios e desvalorizam o visual de nossa cidade. Como já disse, volto a repetir, há de se investir na educação e na concientização ambiental. Há mais de um mês a equipe da EMLURB encontra-se integralmente disponibilizada a limpar o Centro e as margens da Via Light, mas eu pergunto: Quantas lixeiras foram implantadas no centro nesse período? E os bairros, não merecem a atenção da EMLURB? Quantos entulhos, não apenas restos de construção civil, mas como também sofás, cadeiras, vasos sanitários, são encontrados por nossas esquinas? A última vez que lembro ter visto uma simples lixeira ser instalada no meu bairro já faz cinco anos e a mesma nem existe mais. Não preciso dizer que fim ela teve. Sempre que um caminhão da prefeitura remove os entulhos de uma esquina no outro dia inicia-se lá um novo montinho.
O que me preocupa é que não há conscientização e nem subsídios para a população e com isso nenhum trabalho consegue, mesmo que minimamente, efetivar-se.
Sua idéia é ótima para darmos destino a estes entulhos, mas devemos encontrar as soluções para os demais problemas em relação aos lixos encontrados por nossas ruas. Senão ficaremos sempre a mercê de governos que se comprometam com estas questões, e sabemos que nem todos são assim.
Não entendo porque uma simples ação com tão pouco custo, não acontece. Mas, enfim, fica aí minha sugestão novamente.
Bjss
Amália