A Prefeitura devolveu à Câmara o Projeto de Lei que estabelece o novo Plano Diretor de Nova Iguaçu, (que deveria ter sido aprovado em 2007, quando expirou a Lei do Plano anterior , que tinha validade de 10 anos - 1997/2007). Com a vigência do Estatuto das Cidades, tornou-se obrigatório para os Municípios brasileiros a elaboração de um planejamento decenal, traçando as prioridades e as linhas mestres para o seu crescimento, desenvolvimento, uso e ocupação da terra, etc. O problema é que, na verdade, o que prevalece na maioria das cidades é um planejamento de curtíssimo prazo, dentro de um próprio governo. Mudou o governo, muda o planejamento. Raramente há continuidade dos programas e projetos. O resultado é quase sempre um crescimento desordenado, desperdício de dinheiro, de tempo e de oportunidades.
O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
ResponderExcluirSugiro que nesta composição do novo plano diretor ( se a prefeitura revolver colocar a cidade no caminho do século 21), cidades ( URG) como Austin que tem hoje 102.000 habitantes, 490 templos evangélicos , dois postos de gasolina,um Cemitério Três mercados de médio porte, uma unidade mista de saúde, 11 linhas de ônibus e 67.000 eleitores, uma estação ferroviária, acesso a via Dutra e em breve terá acesso ao arco rodoviário em Carlos Sampaio, receba uma atenção especial com uma verdadeira subprefeitura ativa e efetiva com todas estrutura que a demanda de uma cidade como está requer.
Em suma, RESPEITO.