31/10/2011

DENÚNCIA

             Fui informado que uma médica do PAM de S.J.Meriti,  deu ordens para que a unidade não realizasse nenhum exame de Tomografia em pacientes oriundos do Hospital da Posse. A recusa foi comprovada no dia 25 de outubro, quando uma UTI do Hospital da Posse levou duas pacientes ao PAM, inclusive uma criança de 1 ano e meio, que precisavam de uma tomografia de crânio. A equipe que testemunhou a recusa comunicou o fato aos seus superiores.

DENÚNCIA

           Se o fato for verdadeiro, e parece que sim, é de uma gravidade extrema e revela, além de grande desprezo pela vida humana, total desconhecimento dos fundamentos do SUS, que preve a universalização do atendimento. Imaginem se o diretor do Hospital da Posse, em represália, decidisse que não iria atender mais pacientes de S.J.Meriti.  Para apurar a verdade, vou solicitar à Comissão de Saúde da Câmara para ouvir os funcionários do Hospital da Posse que foram ao PAM de São João.

UPP DE NOVA IGUAÇU

            Quem passou na semana passada pela Via Light, deparou com diversas viaturas da PM com a inscrição UPP, próximo a uma Cabine da Corporação.  Mas as viaturas da PM estavam ali de passagem, apenas o tenmpo necessário para revisão que estava sendo feita pela concessionária  localizada em frente a cabine.  Que pena!

UPP DE NOVA IGUAÇU

           UPP é só para a capital. Ou melhor, é apenas para alguns lugares milimétricamente planejados. Veja o caso da Zona Oeste, onde a bala tá comendo solto e nem se fala em UPP.

PATRULHAMENTO E PERSEGUIÇÃO

          Tem funcionários  da Prefeitura sofrendo  patrulhamento ideológico e perseguição política. O motivo é a ligação com o PCdoB.  E olha que vem de gente que se diz "tolerante e democrática". E para completar, tem um ex-camarada que está fazendo o papel de X9, apontando quem são as pessoas  que possuem alguma relação com o PCdoB, seja de militância ou apenas de simples simpatia pelas lutas do partido.

CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO

            Como se diz na gíria, ninguém chuta cachorro morto. O  patrulhamento e as perseguições ao PCdoB é fruto da postura e da trajetória do Partido, que vem crescendo e se consolidando como um alternativa de poder na cidade. Nossa meta é estimular o debate político, discutir os grande problemas e as soluções para a cidade, suas necessidades e carências e não ficar gravitando em torno de AG, AS OU CC1.

FREIXO, A MILÍCIA E A PREFEITURA

           O Deputado Estadual Marcelo Freixo - PSOL deverá deixar o Brasil, a pedido da Anistia Internacional, em razão do risco  que corre de ser morto por grupos milicianos. Freixo teve coragem de denunciar a ação das miliciais no Rio de Janeiro, o que levou centenas de pessoas à prisão e que desnudou o tentáculos dessas organizações criminosas.  Porém, o que não entendi, ainda, é a vontade do Deputado de ser Prefeito da cidade do Rio, cuja pré-candidatura já foi anunciada. Se ele vai deixar o Rio como pode querer se Prefeito? Boa sorte ao Freixo!

RECORD X GLOBO

           A briga entre a Rede Record e a TV Globo segue firme. O embate da vez é sobre a cobertura dos Jogos Panamericados. A Record acusa a Globo de ter omitido informações sobre o evento, dizendo: A GLOBO NÃO ESCONDEU O PANAMERICANO, ELA ESCONDEU O BRASIL, referindo-se a decisão da emissora da família Marinho de não dar importância ao desempenho do país na competição.

30/10/2011

A BAIXADA TEM HISTÓRIA

          Nesta casa, em Rosa dos Ventos - N.Iguaçu, morou JOAO DO VALE. Por ela passaram nomes de expressão da música brasileira, como Chico Buarque, Gonzaguinha, Jackson do Pandeiro e outros. Nela, JOÃO também acolheu e protegeu alguns dos que ousavam criticar e enfrentar o regime militar. O imóvel vem sendo conservado pela filha, LUCIA e por seu neto, GABRIEL DO VALE,que também aparece na foto, e que vem cuidando também de preservar a história e a obra do poeta do povo.

29/10/2011

SOLIDARIEDADE AO PCdoB

           Centenas de  autoridades e intelectuais do nosso país subscreveram o Manifesto de Solidariedade ao PCdoB, em razão dos ataques sofridos sem qualquer direito de defesa. Publico a seguir, o que disse o presidente nacional da OAB, Cesar Brito
         “Tenho no PCdoB uma referência de coerência na construção de um Brasil justo, igual e solidário. Aliás, não se pode escrever a história do Brasil sem anotar, nas suas páginas mais dolorosas e simultaneamente mais corajosas, a ação destemida do PCdoB em defesa do Estado Democrático de Direito. A História do PCdoB foi construída com o sangue da resistência, o suor da ousadia e as lágrimas da emoção de quem escreveu as melhores páginas de seu tempo. Registro, assim, o meu nome no manifesto em solidariedade ao PCdoB"

JOGOS PANAMERICANOS - BOLSA ATLETA

           Desde 2005, o programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, é a maior ação de patrocínio esportivo individual do mundo e tem contribuído para a formação de atletas brasileiros de alto rendimento que representam o País em competições de nível internacional. Este ano, 198 atletas beneficiados pelo programa conseguiram a classificação para disputar a 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos, que acontecem em Guadalajara, no México. Número que corresponde a 38% da delegação brasileira . 

SAÚDE DO LULA

            O ex-Presidente Lula descobriu que tem um cancer na Laringe, ao procurar o médico reclamando de dores na garganta e de uma constante rouquidão.  Lula completou ontem 66 anos.

LUAN SANTANA

           O artista Luan Santana promete agitar amanhã a casa de show RioSampa. Meu filho e minha esposa me intimaram a comparecer. Quem também  confirmou presença foi  o Vaguinho  que, se deixarem, dará uma "palhinha".

28/10/2011

TV BAIXADA

            Por que a Baixada Fluminense, região onde moram quase 4 milhões de brasileiros, não tem um canal de TV próprio, para mostrar as coisas que acontecem aqui e falar das pessoas que moram aqui ? Queria ver na TV a programação cultural da Baixada, os artistas da região, as novidades da política local. Ao invés de ver corrida no aterro, preferia ver salto de asa Delta na serra do Vulcão. Ao invés de ver o Pão de açucar, preferia ver as belezas de Tinguá. Queria ver uma entrevista com Ney Alberto, falando da história da Baixada. O que me deixa mais contrariado  é saber que Petropolis tem uma TV, assim como Angra e a Região dos Lagos.

JOGOS PANAMERICANOS 2011

           O Brasil tem tudo para superar no México este ano,  o número de medalhas obtidas no Panamericano do Rio. Este resultado deixa claro a evolução do esporte em nosso país e isto não vem de graça. É fruto de um trabalho de base e é preciso reconhecer o papel do Ministério dos Esportes para que chegassemos à segunda maior potência esportiva das Américas.  

R7

TRANSCRITO DO BLOG R7 : Divulgação:  "O repórter William Waack, da Rede Globo de Televisão, foi apontado como informante do governo americano, segundo post do blog Brasil que Vai - citando documentos sigilosos trazidos a público pelo site Wikileaks há pouco menos de dois meses.  De acordo com o texto, Waack foi indicado por membros do governo dos EUA para “sustentar posições na mídia brasileira afinadas com as grandes linhas da política externa americana”.  

ENCONTRO CASUAL

            Estava a acaminho da vila Olimpíca hoje a tarde, pedalando minha "magrela" quando ouvi uns gritos de CID, CID! Era Vitor Vianna, dos Aventureiros, eufórico para me contar que começara a desenvolver amanhã o projeto de levar hóspedes do Apart-Hotel Mont Blanc para conhecerem Tinguá. Esse Vitor é fera!

CREFI E APEFI

           Participei hoje como convidado, da reunião da Associação dos Professores de Educação Fisica de Nova Iguaçu - APEFI que ocorreu no auditório da CDL. A associação, que tem no comando os Professores Flávio, André Vianna e Fábio Mateus, está tentando trazer para Nova Iguaçu, uma sub-sede do CREFI, o Conselho da Categoria. Aproveitei o ensejo para falar do Projeto de Lei que está na Câmara, concedendo autorização para a Prefeita contratar 150 Professores de Educação Fisica para o Projeto Segundo Tempo.

VILA OLÍMPÍCA FECHADA

           A vila olimpíca de Nova Iguaçu não abriu as portas hoje, em função do dia do Servidor Público, para frustração e tristeza dos atletas e caminhantes acostumados ao exercício físico nas manhãs e nas tardes/noite.  

ERA MESMO JUAN

           O corpo encontrado num rio de B.Roxo era mesmo o do menino Juan, morto num confronto entre policiais e bandidos no bairro Danon. O Defensor Público Antônio Carlos havia pedido exumação do cadáver, levantando suspeitas se o cadáver era mesmo o de Juan. O exame de DNA não deixou dúvidas. 

SAÍDA DE DILCÉIA

            O Diário Oficial publicou hoje a exoneração da Secretária Municipal de Educação  Dilcéia Quintela e do Coordenador dos Conselhos Municipais, Luis Henrique Ribeiro. A saída de Dilcéia já era esperada e, podemos dizer, é conseqüência da posição do PCdoB de construir um projeto de candidatura própria para Prefeito na eleição do ano que vem. Para o lugar de Dilcéia irá Sandra Gusmão, que acumulará a tarefa com a de Chefe de Gabinete da Prefeita. Já para o lugar de Luis Henrique, o indicado foi Jubiraci, que continuará coordenando as sub-prefeituras.

SAÍDA DE DILCÉIA

            A ida de Dilcéia para o Governo foi motivada pela sua história de luta aqui na Baixada e pelas alianças formalizadas com Sheila Gama no passado, o que ajudou a criar laços de amizade e uma relação de confiança.  A questão partidária complementou a decisão da Prefeita de oferecer ao PCdoB, através da nomeação de Dilcéia,  um espaço tão importante e estratégico para qualquer governo como é  a Secretaria de Educação

SAÍDA DA SECRETÁRIA

           Dilcéia deixa o governo com o moral elevado,  pois fez um bom trabalho. Construiu e reformou escolas, melhorou a qualidade da merenda escolar, manteve o desafio do turno integral.  Sua saída do governo deve-se somente às questões políticas.

FESTA DE ANIVERSÁRIO

           Por Márcia Cid
           No dia 29 de novembro será comemorado o aniversário do Pastor Marcos Pereira. Pelas presenças anunciadas, será uma grande festa. Repasso o convite a todos.
       

O TEMPO NÃO PÁRA

           Por Márcia Cid
           Esta semana chegou um comunicado da escola do meu filho com orientações sobre a matrícula para 2012. Foi ai que me dei conta de que 2011 já está no finalzinho. E como sempre acontece, com o fim do ano, a rotina política tira o  pé do acelerador  para retomar velocidade só depois do carnaval.

O TEMPO NÃO PÁRA

           Por Márcia Cid
           E por falar em tempo, semana que vem é aniversário do Fernando Cid. No dia 04 de novembro ele vai completar uma boa idade -   51. 

SERVIDOR PÚBLICO

            Por Márcia Cid
            Hoje é o Dia do Servidor Público. Parabéns a essa classe que é responsável por fazer andar a máquina pública.

27/10/2011

CONJECTURANDO

           Na política, precisamos trabalhar com o cenário presente, que é real, e também com as possibilidades e perspectivas futuras. Neste sentido, chamo meus prezados leitores para fazermos uma análise das prováveis  movimentações no caso de desistência de alguns dos atuais pré-candidatos a Prefeito, ou seja, se alguém desistir de ser candidato, quem irá apoiar ?

CONJECTURANDO

           Se Marcos Fernandes não for candidato a Prefeito de Nova Iguaçu  , ele apoiará   ..............
           E o  Ferreirinha apoiará ............................ 
           E o Waguinho e o PCdoB apoiarão........... 
           E o Deputado Walney apoiará ..................
           E o Bornier apoiará ..................................
           E o Rogério Lisboa apoiará ....................
           E se a Prefeita Sheila Gama não for candidata, quem ela apoiará ?
           Posso garantir que já tem muita gente pensando neste assunto.
 

CARTA ABERTA AO MINISTRO ORLANDO

Reproduzo carta endereçada à Orlando Silva, escrita por seus familiares
quarta, 26 de Outubro de 2011 às 21:29
Querido Orlando,
Neste momento, em que você, nossa família e nosso Partido são atingidos por uma das mais sórdidas campanhas difamatórias tramadas pelo PIG (Partido Imprensa Golpista), queremos expressar nossos sentimentos. Nós, que já acompanhávamos com muita admiração o dia-a-dia da sua   vida, ficamos ainda mais orgulhosos da postura destemida e ética com  que você enfrentou esse verdadeiro massacre.    É muito cruel, para nós que lutamos contra a ditadura militar, na  defesa da liberdade e contra o arbítrio, vermos pessoas como você, que  dedicam a vida para defender os oprimidos, serem submetidas à tortura  moral, na tentativa de assassinato da sua reputação e na inviabilização do seu trabalho político. É muito covarde a forma como as elites dominantes, que detêm todos os mais poderosos meios de comunicação para defender seus interesses escusos, manipulam as informações e divulgam, sem nenhum escrúpulo, mentiras caluniosas, atingindo pessoas e famílias honradas.
Para nós, como sindicalistas, que dedicamos grande parte de nossas vidas à luta contra as injustiças que atingem os professores e os trabalhadores em geral, é muito revoltante vermos a grande injustiça que está sendo feita a um homem que realiza um trabalho reconhecidamente competente e que contribui para que o Brasil se desenvolva de forma soberana, fraterna e justa. Dona Vanda, sua mãe, descreve fatos que enaltecem sua linda trajetória  de vida. Você é um brasileiro que, como tantos outros, começou a trabalhar ainda na infância. Vendia doce na praia para ajudar no sustento da casa. Sua mãe conta com orgulho que você sempre foi muito  estudioso e que muitas vezes – como não tinha dinheiro suficiente para o transporte para chegar à escola – levantava de madrugada, ainda na escuridão, e, aconselhado por ela, contava as estrelas para que o trajeto a pé ficasse mais bonito. Ela diz que teve grande alegria quando você, conseguindo superar todas estas dificuldades, ingressou no curso de Direito da Universidade Católica de Salvador (UCSAL)  e,posteriormente, foi o primeiro e único estudante negro eleito Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Mais recentemente, ela também ficou muito feliz quando soube que você adquiriu, aos 39 anos de idade, seu primeiro e único imóvel – um terreno rural para construir sua casa. A forma como a mídia divulgou esta aquisição ultrapassou o limite do ridículo!  Acompanhamos o sofrimento de Dona Vanda, mulher simples e admirável, ao ver o filho ser insistentemente caluniado pela mídia golpista. Por  ironia do destino, ela recebe, exatamente no dia do seu aniversário, a  notícia de que seu filho não é mais Ministro do Esporte!  Entretanto, o que pode parecer ser uma derrota é só o final de uma  batalha, que não é a primeira e nem será a última de uma guerra sem tréguas. Temos a certeza de que você, com sua força e determina, esta batalha como um líder, maior e mais respeitado do que nunca. A vida se encarregará de desmascarar os caluniadores e esclarecer a verdade aos homens e mulheres de bem que hoje – por desconhecimento, ingenuidade ou falta de consciência política – são induzidos a acreditar nessas calúnias. O tempo se encarregará de restabelecer a verdade.
Temos a convicção de que, com sua competência e brilhantismo, tendo como base um Partido unido, coeso e mais amadurecido com essa experiência, você ocupará outros espaços na luta, continuando a exercer o papel importante que lhe cabe neste momento da história de nosso País.
No fim desta batalha, queremos que saiba que estamos ainda mais orgulhosos de ter você como companheiro da Tininha, nossa filha, e pai da Maria, nossa neta.
Hoje, os que tramaram contra você, nossa família e nosso Partido certamente estão comemorando! Mas não podemos nos esquecer de uma frase de Che Guevara: “Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera”.
Um grande abraço!
Tide e Augusto
Maria Clotilde Lemos Petta
Augusto César Petta

MINISTRO ALDO

            A Presidente Dilma oficializou a indicação do camarada ALDO REBELO, do PCdoB como novo Ministro dos Esportes.

LABORATÓRIO

            Os representantes do laboratório que presta serviço para a Prefeitura de Nova Iguaçu eram esperados ontem, na Câmara, para falarem sobre o atraso dos repasses que deveria ser feito pela secretaria de Saúde.  Eles não foram.

MINISTÉRIO DOS ESPORTES

            O Ministro dos Esportes Orlando Silva não resistiu (ninguém resistiria !!!) a pressão e decidiu formalizar seu pedido de saída ao PCdoB e à Presidente Dilma. A artilharia contra Orlando foi intensa e cirúrgica (termo que os EUA costuma usar quando invade algum país ). Porém, apesar da fumaça lançada, nenhuma prova foi apresentada contra ele. Orlando deixa o Ministério dos Esportes pela porta da frente, amparado  pelo PCdoB e carregando na bagagem o mérito de ter ajudado a fazer com que o Esporte deixasse de ser o patinho feio que ninguém  queria (e por isto foi entregue ao PCdoB) e se transformasse num belo cisne que é cobiçado por muita gente.

MINISTÉRIO DOS ESPORTES

                Se alguém ainda tem dúvida de que a pressão pela saída de Orlando do Ministério foi motivada por interesses econômicos, basta lê o jornal O Globo de hoje (quinta-feira), que num cantinho de uma das páginas, meio sem jeito, admite que Orlando contrariou os interesses da FIFA e da CBF, que queriam aprovar um projeto que já veio pronto, e que daria às 2 instituições, superpoderes sobre todas as providências relacionadas à Copa do Mundo, inclusive o de indicar e aditivar contratos de obras.

MINISTÉRIO DOS ESPORTES

           Ao receber o “pacote” da FIFA e da CBF, Orlando disse a eles: O BRASIL É UM PAÍS, QUE TEM LEIS, TEM UMA CONSTITUIÇÃO, UM CONGRESSO NACIONAL E TEM GOVERNO. AS COISAS PRECISAM SER DISCUTIDAS.  Foi a gota d´agua para azedar a relação. Em seguida, o próprio Congresso aprovou o Estatuto da Juventude, dando aos estudantes o direito à meia-entrada nos eventos esportivos e culturais (incluindo jogos da Copa ),  sem falar que a Lei brasileira já garante aos idosos o mesmo direito. Ai  o bicho pegou.  Fora isto, o “pacote” da CBF/FIFA previa a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, o que nossa legislação  coíbe.   Os caras ficaram loucos e usaram todo o seu poder ( e que poder !) para tirar Orlando do Ministério. E conseguiram ...

MINISTÉRIO DOS ESPORTES

         Não se enganem, amigos leitores.  Estes fatos relacionados ao Ministério dos Esportes tem como motivação interesses econômicos . Orlando deixa o Ministério sem que seu acusador apresentasse alguma prova, umazinha pelo menos.  E para completar, ele  - o acusador, que já tinha “enrolado” a Polícia Federal,  não compareceu ontem, como estava marcado, para prestar esclarecimentos no Congresso Nacional. Seu argumento para não ter comparecido: O MINISTRO JÁ SAIU E NÃO SE JUSTIFICA MINHA IDA AO CONGRESSO. O PM  cumpriu sua missão.

26/10/2011

PERNAS PRA QUE TE QUERO

           Depois de quase dois meses no "estaleiro", por probelmas no joelho, retomei hoje minha rotina de "atleta". Sai da Câmara direto para a Vila Olímpica  onde corri 8 Km.  A atividade física faz muito bem para o corpo e para a mente.

PRÓXIMA SESSÃO

            Eu, Ferreirinha e Marcos Fernandes fomos tomar um café da manhã na Locadora Próxima Sessão, e botar o papo em dia.  Lá chegando, deparamos numa mesa com  Rogério Lisboa, candidato a Prefeito pelo DEM e em outra, José Rogério, Secretário Político da Prefeita Sheila Gama. Cada grupo tratava de um assunto e o encontro foi mera coincidência, mas serviu para mostrar que o local se tornou importante ponto de encontro para conversas políticas.

VAGNER MONTES

            O Deputado Estadual  e animador de TV - WAGNER MONTES deixou o PDT, partido pelo qual se elegeu em 2010,  buscando abrigo no recém fundado PSD, por onde ficará por brevíssimo tempo, haja vista que seu destino final é o PRB.   O filho de Wagner Montes, que tem o mesmo nome, já se filiou ao PRB e será candidato a Vereador na cidade do Rio de Janeiro. Quem deve estar gostando dessa mudança é o Presidente da Câmara - Marcos Fernandes, que verá seu partido reforçado para a disputa eleitoral de 2012.

HUMOR

           Essa é para os seguidores do Blog do Almeida.
           Numa cidade não muito longe daqui, funcionava uma Instituição composta por Vereadores com nomes muito engraçados: GORDO PEDRA, TANGERINA, MAGRIÇO, BABY, etc... Existia também um jornalista muito competente e antenado que após ser excluído da redação dos jornais locais em razão da sua posição política, decidiu criar seu próprio veículo para emitir suas opiniões, a que chamou de Blog. Para auxiliá-lo chamou a competente AUDIAsoumuitofãdelaMARY. O projeto do blog deu certo e de tantos acessos outros colaboradores se juntaram, inclusive o TRIVIAL, que exercia sua aptidão de contar estorinhas relacionadas à Câmara. TRIVIAL tinha uma marca: ele não tratava os Vereadores pelo nome, mas por apelidos, muitas vezes associados aos seus aspectos físicos. TRIVIAL não achava pecado o que fazia e mesmo que achasse, estaria perdoado pois possui um acesso direto com Nossa Senhora e bastava rezar algumas Aves-Marias para se consertar.  TRIVIAL falava em parábolas, talvez inspirado em personagens biblícos para manifestar suas opiniões e tecer suas críticas e comentários. Aliás, que posição confortável a de crítico e que empreguinho bom era o de ganhar dinheiro rezando a Ave-Maria, coisa que faço de graça pela fé que possuo.
                O texto acima é criação livre e de ficção. Toda e qualquer semelhança dos personagens com pessoas, fatos ou acontecimentos terá sido mera coincidência
                 Complemento dizendo que esta postagem  é uma peça de humor e que respeito muito o BLOG DO ALMEIDA. Valeu Almeida, Claudia, Emplumadinho e o Trial, a quem peço me incluir em suas orações.

CONFLITO EM SP

            A situação é tensa na capital Paulista, onde há um enfrentamento violento entre agentes da Polícia e da Prefeitura com vendedores ambulantes. O cenário é de guerra, com direito a tropa de choque, fechamento de lojas, agressões e vandalismos.  Ao ver as imagens na TV, fiquei pensando se a pessoa  que tentar organizar o comércio ambulante em Nova Iguaçu terá problemas semelheantes? A situação aqui na cidade está um caos e dá vergonha andar pelo Centro.

SOBRE AS VANS

           No mesmo dia em que a Câmara votou a regulamentação das Vans em Nova Iguaçu, privilegiando as cooperativas, a Prefeitura do Rio decidiu firmar os contratos para exploração do serviço de transporte alternativo diretamente com os  motoristas, tirando das mãos das cooperativas o direito e o poder de "falar" em nome dos "cooperativados". Como disse, durante a votação do Projeto ontem, manifestei-me contra os privilégios às Cooperativas.

CASAMENTO GAY

           O STJ - Superior Tribunal de Justiça garantiu o direito de duas mulheres gaúchas se casarem formalmente no cartório (casamento civil ). Em maio deste ano o STF já havia decidido sobre a legalidade da união estável entre pessoas do mesmo sexo. A duas gaúchas tentaram o casamento núm cartório de Porto alegre, que negou  fazê-lo. Entraram na Justiça e perderam a ação no Tribunal de Justiça do RS. Recorreram ao STJ e obtiveram a vitória final. A Decisão serve apenas ao caso concreto mas certamente vai servir de parametro para outros casos que certamente surgirão.

25/10/2011

SOBRE O PCdoB

            Por Márcia Cid

           Admito que apesar de já estar há algum tempo na política, nunca tive uma vida partidária atuante. Porém quero dizer que fiquei bastante entusiasmada com a Conferência Estadual do PCdoB, que participei como convidada. Alguns discursos me emocionaram e me fizeram refletir sobre como é importante o papel de um partido político. A Jandira então, nem se fala...

AINDA SOBRE O PCdoB

           Por Márcia Cid.
           Na abertura da Conferência, estiveram presentes diversas pessoas que muito provavelmente serão candidatos a Prefeito em 2012, inclusive o veterano "jurado" de programas de calouros (hoje ele está no Programa Raul Gil) - JOSÉ MESSIAS, que é da cidade de Niterói.  Aproveitei para tirar uma foto com ele.

ACONTECEU NA CÂMARA

           A votação do Projeto de Lei que regulariza o transporte alternativo por Vans e Kombis na cidade de Nova Iguaçu fez com que um grande número de pessoas participassem da sessão de hoje (terça). Apesar dos discursos pela aprovação do projeto e das manifestações efusivas dos visitantes a cada pronunciamento da tribuna, eu levantei dois pontos que geraram um grande debate. O  Primeiro foi sobre um inciso da Lei que cancela a permissão caso o permissionário fosse condenado por crime culposo. Na minha opinião, é um mecanismo "cruel" com um profissional do volante, que fica exposto a acidentes de trânsito. O texto foi retirado.

ACONTECEU NA CÂMARA

          Porém o  que gerou mais polêmica foi a minha posição de  retirar da Lei o artigo que obriga que o permissionário seja membro de uma Cooperativa. Afirmei que não era contra Cooperativas, porém era necessário dar ao permissionário liberdade para escolher. Disse mais, que o texto da Lei dava superpoderes às Cooperativas e que estas corriam o risco de serem manipuladas. Falei também da importância do transporte alternativo para a cidade e que era nossa obrigação fazer com que o trabalhador fosse contemplado, e não apenas 5 ou 6 controladores de empresas disfarçadas de Cooperativas. MInha intervenção gerou mais de 2 horas de debate. Ao final, a Lei foi aprovada com o texto original, mas com a ressalva de que o debate sobre a questão envolvendo as Cooperativas. Este artigo ainda pode ser vetado pela Prefeita, o que deve acontecer, pois ao meu ver, há ainda um grave vicio de constitucionalidade.

ACONTECEU NA CÂMARA

Professor Ney acompanhou votação
no Plenário da Câmara de Vereadores
           Consegui aprovar hoje na Câmara, o Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Ambiental. Além da aprovação do projeto, conseguimos a autorização expressa do Presidente Marcos Fernandes para a criação na estrutura da Câmara de Vereadores, do Departamento de Pesquisa, divulgação e Preservação da História. Como testemunha de tudo, o Professor Ney Alberto, que participou da sessão, do inicio ao fim,   elegantemente trajado num vistoso terno.

UM TOQUE DE AMIGO

           Lindberg quando foi Prefeito de Nova Iguaçu consegiu implantar e consolidar um importante evento esportivo na cidade: a corrida rústica de aniversário. A Corrida de Nova Iguaçu mobiiza um grande número de atletas e passou a fazer parte dos festejos de aniversário de Nova Iguaçu, que se dá no dia 15 de janeiro. Ocorre que se a Prefeitura não "correr", vai perder o prazo para confirmação do próximo evento, em 2012, junto a Caixa Econômica Federal.  Seria uma pena deixarmos de realizar a competição.

SAIU NO UOL - NET

          "Acusador do ministro do Esporte entrega celular com 13 gravações à PF, nenhuma delas com Orlando Silva".    " Delator de ministro também  é réu em ação judicial ... "
          Porém, mesmo diante da fragilidade da denuncia e do denunciante, o Ministro Orlando Silva - Esportes,  continua sob fogo intenso dos principais veículos de comunicação. 
          Derrubar Orlando é questão de honra para essa turma que detém o monópolio da comunicação no Brasil, e que já possui larga experiência em estimular, praticar e sustentar golpes. A história está ai e não nos deixa mentir.  Eles devem estar pensando: quem essa mulher (Dilma) está pensando que é? só por que foi eleita pelo povo para ser a  Presidente da República acha que pode nos enfrentar ?

CPPNI

            Espero poder aprovar na sessão de hoje, terça-feira, o Projeto de Lei que cria o CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTISTICO, CULTURAL E AMBIENTAL DE NOVA IGUAÇU.  Tentarei também consolidar a criação na estrutura da Câmara,  do Departamento de Estudo e Preservação da História de Nova Iguaçu.  Se eu tiver êxito, ficarei muito feliz pela contribuição que estaremos dando à cidade de Nova Iguaçu. 

PROPAGANDA NA TV

            O PCdoB começou a exibir ontem, 24,   seu programa partidário a nível Estadual.  A novidade foi a aparição do Waguinho, que se filiou recentemente ao Partido. A participação dele no programa do partido tem o objetivo de mostrar que o PCdoB está crescendo e atraindo quadros com grande penetração nas camadas mais populares da sociedade. Eu também fui contemplado e aparecerei ao lado de figuras como Jandira Feghali e Ana Rocha.  O programa será exibido nos dias 24, 26, 28 e 30 de outubro, entre 19 e 22 horas, em todas as emissoras.

NOMES DIFERENTES

           Alguns candidatos a Vereador ostentam "nomes políticos", digamos, diferentes: Nova Iguaçu, por exemplo tem Carlinhos do Lixo,  Zé Galinha entre outros. Ontem (segunda-feira) porém, eu vi um adesivo num carro, de uma pessoa que eu presumo que será candidato e cujo nome chamou muito a minha atenção: Trata-se de LOURIVAL DO CEMITÉRIO.  Uma candidatura desta servirá ou para ressuscitar a política ou para acabar de enterrar.

ANÁLISES DO EMPLUMADINHO

          Emplumadinho faz uma análise no Blog do Almeida sobre o quadro partidário em Nova Iguaçu, atualizando as recentes movimentações.  Na hora de falar do PCdoB, Emplumadinho, sem querer, acredito, rebaixa a nossa participação. Primeiro, ele insinua que ajudei a organizar a chapa de Vereadores para me eleger. Engano dele, pois seu eu estivesse pensando apenas em minha reeleição, o caminho não seria o que escolhemos.  Se estivesse pensando em mim, o caminho mais confortável e fácil seria buscar e fortalecer minha relação pessoal  com o governo e me beneficiar de benesses e vantagens, e não sair por ai, num trabalho árduo e cansativo, buscando candidaturas e estimulando pessoas para se candidatarem.

ANÁLISES DO EMPLUMADINHO II

           Emplumadinho analisa o quadro exclusivamente sob o ponto de vista eleitoral, sem considerar que no caso do PCdoB, o nosso projeto é muito mais do que eleitoral: estamos construindo  um projeto político, que não vai se encerrar  no dia 07 de outubro de 2012 (dia da eleição). O PCdoB conseguiu organizar uma chapa de 62 pré-candidatos a Vereador, temos expectativa de lançar candidatura própria a Prefeito  e  um programa a ser seguido.  Quanto a Fernandinho e Rogério, foi uma pena eles terem pedido para sair do PCdoB, mas entendo a opção de ambos, pois sei que ficar ao lado do governo ( seja qual governo for) é sempre a opção mais vantajosa para quem pretende apenas se eleger.

24/10/2011

PARA REFLEXÃO

         "Quem quer garantir a própria liberdade, deve preservar da opressão até o inimigo; pois, se fugir a esse dever, estará a estabelecer um precedente que até a ele próprio há-de atingir." (inspirado na publicação de Roberto Fernandes, no Facebook ).

JOENI

           Parece que a Prefeitura de Nova Iguaçu não irá realizar este ano os Jogos Estudantis, evento que reúne milhares de "atletas" das escolas da cidade para disputas esportivas. Acho uma decisão ruim,  pois o JOENI é um instrumento de incentivo ao esporte e de descobrimento de novos talentos.  

POSSE EM QUEIMADOS

        O Prefeito de Queimados - Max Lemos deu posse hoje ao novo Secretário de Cultura da cidade - Alex Santos, do PCdoB. Alex, que é um militante antigo do partido e preside o sindicato dos Metalúrgicos do Rio teve sua posse prestigiada pelas Deputadas Jandira Feghali e Rejane, além de Edmilson Valentim.

POSSE EM QUEIMADOS II

           Eu e Vaguinho também fomos prestigiar o camarada Alex Santos. Vaguinho, como tem acontecido com  frequência, foi muito solicitado para fotos e foi recebido de forma muito carinhosa, inclusive pelo próprio Prefeito, que fez rasgados elogios e contando ainda, um pouco de sua trajetória. Vaguinho ainda teve tempo de cantar uma de suas músicas,   levantando a galera que ocupava o teatro da Escola Cenecista, onde seu deu o ato.

PARA REFLEXÃO

            ‎"Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado" Elie Wiesel .   (inspirado a postagem de Claudia Grabois no facebook )

23/10/2011

U P P

            A Unidade de Polícia Pacificadora - UPP da Mangueira será inaugurada com um efetivo de 403 policiais militares. O 20 BPM, que cobre 3 municipios da Baixada ( Nilopolis, Mesquita e Nova Iguaçu) tem menos de 500 homens para "servir e proteger" uma população de 1.200.000 habitantes.  Para mim, já falei, UPP significa UNIDADE QUE PUNE A PERIFERIA.

REGULAÇÃO DA MIDIA

           O Brasil precisa definir o marco regulatório da midia. Além disto, é preciso democratizá-la, para que não haja "pensamento único" nos meios de comunicação. Como já falei, apenas 4 famílias controlam os principais veículos de comuñicação do país. É muito poder nas mãos de um grupo tão reduzído e comprovadamente comprometido com interesses comerciais, econômicos e políticos.

ÉPOCA DE OFENSAS

           Gente, a capa da revista época ( leia-se Organizações Globo ) desta semana merecia  um troféu ao desrespeito, a prepotência e a ilegalidade. Usa toda  a sua força e poder para atingir um partido político que tem 90 anos de história e que esteve presente em todas as lutas travadas neste país. Acusam sem provas, baseados apenas numa "denúncia" de quem está sendo investigado a pedido do próprio Ministério que ele acusa.  É preciso pedir direito de resposta e confiar na Justiça deste país.

VEJA O BOBO

           A Revista Veja publicou na edição de ontem ( sábado) e o grupo Globo reproduziu nos seus veículos (rádios, TVs, jornais e Net)  novas "acusações" contra o PCdoB. A matéria é patética, pois ao mesmo tempo que cita funcionários intermediários do Ministério dos Esportes, afirma, meio sem jeito e de forma dissimulada, que o próprio Ministério foi quem   pediu a devolução do dinheiro e a apuração de irregularidades. Outro detalhe: o fato narrado se deu em 2007, na gestão do então Ministro Agnelo Queiroz. Mas o alvo não é a verdade e sim atingir a honra de Orlando, a imagem do PCdoB e abrir caminho na marra para que o Ministério dos Esportes fique a mercê da FIFA e seus interesses comerciais.

22/10/2011

GOLPE


           O ministro da propaganda nazista, Joseph Goebels afirmou que "uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade!" E no melhor estilo Goebels, parte de nossa grande mídia - que já levou Getúlio ao suicídio em 54, que tentou derrubar Juscelino durante seu governo, que preparou o clima para o golpe de 64 que derrubou João Goulart, que apoiou a ditadura, que festejou a brutal desnacionalização da economia brasileira, que tentou por todos os caminhos derrubar Lula, repete sua velha e surrada - mas eficiente - tática de luta contra os adversários. O linchamento moral, o denuncismo sem trégua, a calúnia sem provas como forma de desgaste é a arma dessa gente.  SOU ORLANDO -  SOU BRASIL 

ORLANDO, O PCdoB E A PRESIDENTE

            A abertura da Conferência do PCdoB realizada ontem, sexta –feira,  se transformou num ato de desagravo e de apoio ao Ministro Orlando Silva, dos  Esportes.  O ato contou com a presença do Presidente nacional do partido – Renato Rabelo, que destacou, entre outras coisas, a sugestão dada pelo ex-Presidente Lula, de que era preciso resistir aos ataques promovidos por setores conservadores e reacionários, que não aceitam o crescimento e o protagonismo do PCdoB, assim como não aceitavam a ascensão de  Lula .  No meio do seu discurso, chegou a notícia de que a Presidente Dilma havia decidido manter Orlando a frente do Ministério dos Esportes.

ORLANDO, O PCdoB E A PRESIDENTE

            Renato destacou ainda que durante a ditadura, a estratégia utilizada para afastar os adversários do sistema, era a tortura, as cassações, o exílio. Hoje, usa-se o discurso (falso e oportunista ) da pureza e da “faxina ética” para atingir a honra pessoal e a história institucional de quem “ousa” atravessar-lhes o caminho.

ORLANDO, O PCdoB E A PRESIDENTE

           A decisão da Presidente Dilma mostrou que o governo federal não quer virar refém de uma parcela da mídia, que usa toda a sua força e poder para ditar suas vontades e atingir seus objetivos. 

ORLANDO, O PCdoB E A PRESIDENTE

          Mas a permanência de Orlando no Ministério  não encerra o embate. As acusações irão continuar e muito provavelmente pessoas próximas a Orlando serão envolvidas em denúncias, inclusive familiares. 

ORLANDO, O PCdoB E A PRESIDENTE

           As acusações contra Orlando serviu para unir o PCdoB. Ouvi de algumas lideranças históricas que há muitos anos não via o partido tão unido. O PCdoB não jogou Orlando “aos leões”, não abandonou o camarada. Pelo contrário, manteve-se firme a seu lado, resistiu, enfrentou os ataques de cabeça erguida.

AS ENTRELINHAS

           Esta semana um fato histórico aconteceu no congresso: a redistribuição dos royalties do petróleo, que prejudicou grandemente o nosso Estado do Rio de Janeiro. Apesar da  relevância do episódio e suas conseqüências danosas para a economia e para a população fluminense, e mesmo o O Globo sendo um jornal do Rio, dedicou ele apenas 1 página para falar do assunto. No entanto, para atacar Orlando e o PCdoB, dedicou nada mais nada menos do que 8 páginas apenas na edição quinta-feira.  Hoje tem mais 4 páginas.  Fala sério né!

AS ENTRELINHAS

           Outro fato que merece registro foi a declaração do Presidente da FIFA, primeiro criticando Orlando por não ter feito o jogo deles no que se refere à Lei da Copa e depois, num ato falho, adiantar que estava esperando o sucessor de Orlando para retomar as negociações. Alguém deve ter dito a ele que Orlando já estava "no saco", como se diz na gíria. Esqueceu o Sr. Blater, que o Brasil tem governo, tem Leis e tem soberania e que não somos mais o país de “lambe-botas” . E que o PCdoB tem uma história de 90 anos.

21/10/2011

QUEM SERÁ O PRÓXIMO

            Depois de Saddan Hussein, do Iraque, agora foi a vez de Kaddafi, da Libia ser brutalmente assassinado. Tanto um quanto o outro, eram tratados como ditadores, o que justificava as invasões e bombardeios pela OTAN (leia-se EUA ) . Saddan, além de ditador, era acusado de ter um arsenal nuclear. Mas no fundo, a retirada de ambos da cena política, é para facilitar o rentável e estratégico comércio do petróleo.

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

            Fazendo  uma pesquisa sobre democratização dos  meios de comunicação, me deparei com esta publicação, de autoria do OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA, que acho bastante pertinente com que está ocorrendo com o PCdoB:
         "Quatro famílias detêm a parte do leão da imprensa escrita no Brasil. São elas a família Frias, a família Marinho, a família Mesquita e a família Civita, controladoras, respectivamente, dos jornais Folha de S.Paulo, O Globo, Estado de S.Paulo e da revista Veja. Durante décadas, essa gente influenciou a sociedade brasileira. Na maior parte do tempo, de forma extremamente nefasta. Só para se ter uma idéia do mal que essas famílias e seus patriarcas já fizeram ao Brasil, basta lembrar que foram responsáveis, por exemplo, por atirá-lo numa ditadura militar que durou duas décadas, e por sustentá-la durante a maior parte desse tempo."

O PCdoB INCOMODA MUITA GENTE

           As lutas e as bandeiras do PCdoB incomodam muita gente. E não é só a defesa que o partido faz do Socialismo (em oposição ao modelo capitalista) que  "preocupa" certos setores da sociedade.  A luta aberta e corajosa que fazemos em favor da democratização dos meios de comunicação, nos coloca na linha de fogo das "famílias" que controlam a grande midia em nosso país. Enfrentar, resistir e vencer essa gente não é tarefa fácil.

OS VERDADEIROS MOTIVOS

            Aos poucos vai ficando claro os reais objetivos  das acusações sem provas divulgadas pelo Grupo Abril (Revista Veja) e Organizações Globo ( rádios, jornais, TVs). Veja a matéria publicada no site da UOL hoje e tirem suas conclusões:
         "A CBF e a Fifa reprovaram a postura da presidente Dilma Rousseff, que rejeitou aprovar a Lei Geral da Copa. As duas entidades tentam convencer o Governo a ser mais flexível e prometem retaliações caso não seja assinada a lei."
      " Tanto o uso de bebidas alcoólicas em estádios quanto a proibição de meia-entradas ferem leis estaduais e municipais, além do Estatuto do Torcedor. A Fifa se mostra irredutível quanto à mudança de posicionamento, sobretudo por ter cervejarias como principais patrocinadores "

20/10/2011

FAXINA NA PLIMPLIM

          Com muita irreverência e senso de humor, um grupo de 30 estudantes realizou uma verdadeira faxina na tarde de quarta-feira (19) em frente à Rede Globo, no Rio de Janeiro. Munidos de baldes, vassouras e muito sabão, enquanto limpavam a calçada em frente ao prédio da emissora, os manifestantes diziam estar varrendo a “sujeira do monopólio dos meios de comunicação no Brasil”.

Estudantes fazem faxina na Rede Globo

PASSEIO PELA HISTÓRIA

           Hoje passei uma tarde muito agradável, tomando um café,  ouvindo as estórias  do Professor Ney Alberto e conhecendo um pouco da história da nossa cidade.   Ney  “levou-me para um passeio” delicioso  pelas memórias de Iguassu, Maxambomba e Nova Iguaçu.  Dentre os fatos narrados por ele, está a de CONRADO JACOB DE NIEMAYER, que nasceu na Serra do Tinguá, formou-se Engenheiro, fundou o Clube de Engenharia, foi o responsável pela construção da Av. Niemayer e do bairro que leva o seu nome (São Conrado).  Está escrito, disse Ney. E eu perguntei: quantos Iguaçuanos são sabedores disto ?

PASSEIO PELA HISTÓRIA 2

          Ney Alberto também falou de FRANCISCO PINTO DUARTE – O Barão de Tinguá, que foi Vereador  em Nova Iguaçu (Presidiu a Câmara Municipal )  e criador do Fundo de Emancipação dos Escravos.  Barão de Tinguá, contou-me Ney, comprava escravos para em seguida libertá-los.  Volto  a perguntar: quantos Iguaçuanos conhecem este fato ?

ORLANDO, O PCdoB E A PRESIDENTE

             Transcrevo a fala da Presidente Dilma, sobre os fatos envolvendo o PCdoB e o Ministro Orlando, dos Esportes:
SOBRE O PCdoB
              "Não se pode demonizar partidos que lutaram no Brasil pela democracia",
              "Fazer julgamento de partido é uma tolice. O meu governo respeita o Partido Comunista do Brasil, que tem quadros absolutamente importantes para o país."
              "Existe um processo irracional nas críticas ao partido".
SOBRE O MINISTRO
               "Não se pode fazer apedrejamento moral de ninguém".
               " É preciso preservar a presunção da inocência".
               "Eu vou olhar tudo com imensa tranquilidade e tomarei as posições necessárias para preservar não só o governo, mas preservar os interesses do país."

ORLANDO, O PCdoB E A PRESIDENTE II

              A presidente Dilma criticou a imprensa por noticiar vazamentos e opiniões do governo que, segundo ela, não correspondem com o que pensa. 
              Disse ela : "Eu li com muita preocupação as notícias do Brasil. Primeiro pelo grau de imprecisão nas observações a respeito do governo. O governo não fez, não fará, nenhuma avaliação e julgamento precipitados de quem quer que seja. Eu acho que fontes, vazamentos... É interessante que vazam frases com aspas minhas e eu não falei com ninguém."
              Dilma voltou a reforçar que está interessada na apuração das denúncias. "Tem que ter um processo sistemático de investigação, de apuração, de malfeitos. Sempre preservando a presunção da inocência das pessoas."

CORREIO DA LAVOURA

             Fiz uma visita hoje (quinta-feira) ao jornal Correio da Lavoura e troquei um dedo de prosa com Robson Azeredo, atual diretor. O CL é o mais antigo jornal da cidade, foi fundado em 1917, 5 anos depois da inauguração do Esporte Clube Iguaçu, que está pronto para ser leiloado. Tanto o Correio da Lavoura quanto o E.C. Iguaçu são patrimônios históricos da cidade e como tal deveriam ser tratados.

ACONTECE CADA UMA...

           Alguns fabricantes de roupas do Nordeste estavam utilizando tecidos descartados por Hospitais e Clínicas. Importaram até material dos EUA. Os clientes agora estão experimentando a roupa pelo avesso, para ver se exibem a marca de algum hospital.

CUIDANDO DA HISTÓRIA

           O Presidente da Câmara Municipal - Vereador Marcos Fernandes aprovou minha proposta de implantarmos na Câmara um setor de Estudo e Preservação do Patrimônio Histórico. Propus ainda que o Professor Ney Alberto seja convidado a comandar o setor, pelo conhecimento que tem e pelo que representa para a própria história da cidade. Hoje ainda farei o convite ao Professor Ney.

SOBRE O PCdoB

            Por Márcia Cid
           Apesar de não possuir muita experiência para uma análise mais profunda dos fatos políticos, minha impressão é que há interesse político  por tráz das denúncias envolvendo o PCdoB e um certo "olho grande " no Ministério dos Esportes.  Agora gente, fala sério, enfrentar a midia, mesmo tendo razão, é uma luta desigual. Coitado do Orlando!

O SESI E O TURISMO

           Por Márcia Cid
           Mesmo não estando  mais na Secretaria de Turismo, continuo dando minha contribuição para a área. Ontem acertamos uma programação com o SESI, que inclui palestras e apresentações sobre o turismo em Nova Iguaçu e também a visita aos principais pontos turísticos  da cidade.  O evento terá a participação dos Aventureiros de Nova Iguaçu, que é presidida por Vitor Vianna. O público-alvo serão os cerca de 2800 alunos do SESI.

INFORME DO DIA

           Não li mas tomei conhecimento que o Jornal O DIA publicou nota afirmando que a Prefeita Sheila Gama exonerou "30 comunistas" do seu governo, em função da filiação de Vaguinho. Como Presidente da legenda aqui em Nova Iguaçu posso afirmar  que a Prefeita está tendo uma relação digna e respeitosa com o PCdoB, mesmo diante da perspectiva do partido ter uma candidatura própria. As movimentações que ocorreram na SEMED já eram esperadas e nada tem a ver com a disputa eleitoral.

RENOVAÇÃO

           Pesquisa realizada pelo PMDB constatou que 75% da população manifestou desejo de renovação nos municípios. Ano que vem teremos eleição para Prefeito e Vereadores.

PEDIDO DE DESCULPAS

           Peço desculpas ao Emplumadinho (Blog do Almeida ) por um comentário deselegante a uma de minhas postagens, direcionado a ele. Por uma falha, eu não fazia a moderação dos comentários, e as mensagens entravam direto. De qualquer forma, apesar de não concordar em nada com o que foi dito, assumo a parcela de responsabilidade que me cabe.

O OBJETIVO DO BLOG

            Por que mantenho o blog ?  por acreditar na importância do debate, da troca de idéias, opiniões e conhecimento.  Os blogs são instrumentos importantes, que democratizam a comunicação e são uma alternativa à midia tradicional. Mantê-lo, não é fácil, pois  requer tempo, dedicação e de certa forma, nos expõe a críticas e aos críticos de plantão. Talvez seja por isto que apenas poucos políticos da cidade (muito poucos mesmo) se  utilizem desta ferramenta. Porém, ter a oportunidade de expor o meu  pensamento e as ações que realizamos como homem público justifica manter o Blog, afinal de contas, que outro instrumento eu teria para isto? como informar as pessoas dos projetos que apresentamos, das leis que aprovamos e das lutas que travamos. Se com o blog já é difícil, imagina sem ele. Contudo, nada justifica mensagens desrespeitosas, onfensivas, agressivas. O DEBATE DEVE SE DAR NO CAMPO DAS IDÉIAS, E MANTER O RESPEITO DEVE SER UMA OBRIGAÇÃO PARA OS QUE VERDADEIRAMENTE  DEFENDEM A LIBERDADE.  

19/10/2011

O RIO PERDEU

           O Rio de Janeiro perdeu a guerra pela distribuição dos Royaltes, como já era de se esperar. Assim como o Estado, os Municípios produtores de petróleo perderão parte de suas receitas com os royaltes, que passarão a ser distribuídos entre os que não produzem petróleo.

O FOGO CONTINUA

           A Globo continua sua investida em cima do Ministro Orlando e do PCdoB.  A edição de hoje do Jornal, estampa na manchete a fala do PM acusador de Orlando, que afirma que "as provas irão aparecer". Ora bolas, se elas existem, por que ainda não foram apresentadas. E se ainda precisam ser produzidas, fica claro que a "acusação" é leviana e que a matéria  jornalística é tendenciosa.  Peço a gentileza para que os senhores leiam as entrelinhas do que vem sendo  publicado e que depurem o olhar para enxergarem o que não está vísivel .

PLANO DIRETOR - ELOGIOS

           Confesso que fiquei muito orgulhoso ao ouvir hoje (quarta) pela manhã, durante o Seminário sobre Meio-Ambiente promovido pela Universidade Rural,  rasgados elogios ao PLANO DIRETOR DE NOVA IGUAÇU, e que foram  feitos pelos representantes da PUC, da UFRJ e da própria Rural, que o consideram um dos melhores Planos Diretores Municipais do país.  Este elogio, vindo das Universidades, não é pouca coisa.

PLANO DIRETOR - VETOS

           E por falar em Plano Diretor, parece-me que não haverá consenso na Comissão de Constituição e Justiça acerca dos vetos da Prefeita ao Plano. Meu posicionamento foi pela derrubada dos vetos, haja vista que não houve argumentação jurídica que os justificassem. Defendo que a vontade da sociedade ( que se organizou para elaborar o Plano) e do Poder Legislativo, prevaleça. Porém, haverá um parecer em separado em favor da manutenção do veto. O Plenário, soberano, decidirá. Para derrubar o veto será necessário o vot de 14 dos 21 vereadores da Câmara.

18/10/2011

PDT, O MAIOR

           O PDT se tornou o Partido com a maior bancada da Câmara: 6 Vereadores, a saber: ANDERSON SANTOS, DENILSON AMBRÓSIO, CARLINHOS PRESIDENTE, DANIEL DA PADARIA, MARCOS ROCHA E VILMA AGUAZUL ,
           Além dos Vereadores, o PDT tem outros filiados de peso : NAGI ( o pai, que será candidato em 2012), CÉLIO CARREIRO e FAUSTO 100%.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

            Na sessão de hoje, com a Casa lotada, consegui aprovar em 1a. votação o projeto que cria o CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO, CULTURAL E AMBIENTAL DE NOVA IGUAÇU. Na próxima terça-feira, o projeto será submetido à 2a. e última  votação. Até lá poderá receber emendas.

ACONTECEU NA CÂMARA

           O vereador Carlinhos Presidente tirou onda da tribuna da Cãmara pela vitória que teve domingo, na eleição para o clube Miguel Couto. Afirmou que ganhou de dois Deputados Federais,  dois Vereadores e um ex-Deputado.  Carlinhos levou uma galera de Miguel couto, que coloriu a Câmara de vermelho, que foram aplaudí-lo. É isto ai, quem ganha tira onda, quem perde vai pra cama chorar.

ACONTECEU NA CÂMARA

           O Pastor Welington - PT conseguiu a aprovação de um projeto-de-lei de sua autoria que cria o DIA DO EVANGÉLICO.

EFEITO UPP

           O roubo de carros diminuiu 15% na capital, segundo dados do ISP. Já em Nova Iguaçu, cresceu 25%. É o efeito das UPPs, que beneficiam a cidade maravilhosa e punem a Baixada. Aliás, UPP poderia ser chamada por nós de UNIDADE QUE PUNE A PERIFERIA. Junto com os impactos das UPPs, sofremos a redução do efetivo policial. Para se ter uma idéia, o 20 BPM tem hoje metade do efetivo que tinha há 10 anos. O pior é que a cidade não se une nem se organiza para enfrentar ( ou pelo menos discutir ) este problema. Uma pena, pois é uma situação que atinge a população como um todo.

DEBATE NA RURAL

            Os palestrantes foram os Professores Paulo Cosme, que fez uma abordagem sobre as APP e RPPN; a Professora Camila Rodrigues que falou sobre o SNUC e Rodrigo Medeiros, que abordou o potencial economico  das Unidades de Conservação. Também estava presente o diretor regional da ICM-BIO (antigo IBAMA)- Sr. Marcelo,  que deu uma informação importante, a de que há estudo no órgão sobre a "vocação" da REBIO TINGUÁ, primeiro passo para avaliar a possibilidade de transformar a Rebio (ou parte dela) num Parque  Nacional.

17/10/2011

BOM TRABALHO

           A Prefeitura de Nova Iguaçu foi uma das poucas a cumprir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde relacionada as ações de prevenção à dengue. A previsão é a de que, se não houver um esforço preventivo e coletivo já, teremos um grande surto da doença no próximo verão.

CONSELHOS

           Estou conversando com algumas lideranças comunitárias e sociais da cidade sobre a realização de um  debate com o seguinte tema: OS CONSELHOS MUNICIPAIS E  MOVIMENTO SOCIAL NA CIDADE DE NOVA IGUAÇU . A idéia é fazer um chamamento à reflexão sobre o papel do movimento social no contexto político da cidade.

CONDEMA

           A reunião do Conselho de Meio-Ambiente de Nova Iguaçu - CONDEMA aprovou hoje o pedido de informação ao INEA sobre o projeto de criação da APA do Alto Iguassu. aprovou também a realização de uma audiência Pùblica conjunta com a Câmara de Vereadores, para tratar do tema. Finalmente o CONDEMA passou a decidir nhos assuntos ambientais da cidade.

MINISTÉRIO DOS ESPORTES

            O Ministro Orlando Silva, dos Esportes, tão logo tomou conhecimento de matéria publicada pela Revista Veja, tomou as seguintes providências:

1. Procurou a Presidente Dilma, narrando os fatos e as possíveis repercussões, recebendo de Dilma, um voto de Confiança;
2. Abriu seu sigilo bancário ;
3. Solicitou ao Ministro da Justiça apuração do caso pela Polícia Federal ;
4. Ofereceu-se a ir ao Congresso, prestar esclarecimentos aos Deputados e Senadores.

MINISTÉRIO DOS ESPORTES

           O problema de denúncias como esta,  da Veja,   é que quando são divulgadas conquistam um espaço relevante na mídia.  Porém,  se elas, as denúncias, se mostrarem falsas ou inconsistentes, o desmentido, quando acontece, é num espaço infinitamente menor.  
                      

CONFERÊNCIA ESTADUAL

           Na próxima sexta-feira, dia 21, será aberta a Conferência Estadual do PCdoB. Já confirmaram presença o Prefeito do Rio - Eduardo Paes e o Senador Lindberg Farias, além de dirigentes partidários  e lideranças sindicais e populares.  Na Conferência, serão debatidos a situação política no País e no Estado e o projeto do partido para o próximo biênio. Será, também, eleita a nova direção e a proposta é de reconduzir ao cargo,  a atual Presidente do Partido no Rio - Ana Rocha, para mais dois anos de mandato.

PAPO COM MARISA

           Comecei a semana bem, com uma conversa com a camarada Marisa, presidente da ONG AGANIN e uma "combatente"  pelos direitos da comunidade LGBT da  Baixada. Um dos pedidos que fiz à MARISA, foi de ajuda para realizarmos um debate na Câmara de Vereadores sobre o papel e a situação do movimento social em Nova Iguaçu. Ela topou.

SEMANA DECISIVA

           Esta semana será decisiva para o Rio de Janeiro, pois será votado o Projeto de Lei de distribuição dos Royaltes do Petróleo, incluindo o pré-sal.  A "sede" dos Estados não produtores de petróleo para abocanharem uma parte dos recursos poderá penalisar o nosso Estado e atropelar as regras que já estão em vigor. Vai ser uma parada dura para a bancada do Rio.

16/10/2011

REVISTA TUCANA VEJA

           O camarada Altair Freitas postou o seguinte texto (inspirado num comercial de TV )   sobre a matéria (irresponsável) publicada pela VEJA envolvendo o Ministério dos Esportes e o PCdoB :
1 - Você lutou contra a ditadura militar?
2 - Você foi contra a submissão do Brasil aos EUA nos anos 60\70\80\90\?
3 - Você foi contra a desnacionalização da economia brasileira, que transformou nossa pátria no paraíso das multinacionais e das bilionárias remessas anuais de lucro para o exterior, sugando recursos que deveriam servir para impulsionar ainda mais nosso crescimento?
4 - Você apoiou a recuperação econômica do país e da inclusão de mais 40 milhões de irmãos e irmãs, que romperam a linha da miséria absoluta?
5 - Você fez alguma crítica aos governos tucanos que transformaram a educação pública num espaço para a formação de gerações de analfabetos funcioncionais?
6 - E você, ainda por cima, afirmou que os EUA tinham salvo o mundo do colapso financeiro????????
ENTÃO....EU TENHO UMA ENORME VERGONHA DE VOCÊ!

15/10/2011

FALOU E DISSE PROFESSOR

           Por Márcia Cid
           Gostei do que falou o Professor Lucio, no seu comentário sobre o Dia do Professor :
           ProfºLucio Mauro disse...
...e como tenho a certeza da nossa vitória em 2012, vou bater sempre na tecla da importância de colocarmos a educação como prioridade do nosso governo, pois vejo por dentro o quanto uma escola desestruturada, professores mal pagos e alunos desestimulados são devastadores de sonhos.
           Sou Professor por vocação e por amor, e tenho fé de um dia voltarmos a ser reconhecidos como merecemos.

QUAL O REAL OBJETIVO ?

            O PCdoB terá candidaturas competitivas em pelo menos três capitais: em São Luis (MA), com  o camarada Flávio Dino; em Porto Alegre, com a bela e jovem Deputada Federal Manuela Dávila e em São Paulo, com o  Vereador  Netinho de Paula.  Nas 3 cidades, as chances de vitória são grandes.  Além das capitais, o PCdoB disputará a Prefeitura em cidades médias, como Nova Iguaçu, Campos, Caxias, Niterói e B. Roxo (só para citar o RJ ).

QUAL O REAL OBJETIVO 2 ?

            Este crescimento do PCdoB incomoda muito os adversários históricos do partido além de  "causar grande preocupação" em alguns  aliados,  também históricos, que querem o PCdoB pequeno para tê-lo sempre a reboque.  A situação em  SP é a mais emblemática e é onde a disputa e os “golpes baixos” se dão de forma mais intensa. Netinho foi vitima disto na eleição para o Senado, em 2010 e provavelmente será em 2012.  

QUAL O REAL OBJETIVO 3 ?

            O “bola da vez” é o Ministro Orlando Silva, dos Esportes, alvo de denúncias na revista VEJA (AH! A Veja... ) . A matéria fala de um PM paulista que teria feito acusações contra Orlando, sobre vantagens ilícitas ligadas ao projeto “Segundo Tempo”. Não custa lembrar que a própria imprensa ( O  Globo e outros veículos ) noticiou que o Ministério dos Esportes está sendo alvo de cobiça de outros partidos. Some-se a isto o fato de que o PCdoB está forte  na disputa eleitoral em SP e que hoje o Vereador Netinho ( trazido para o partido por Orlando) está  bem colocado nas pesquisas.  É o jogo baixo da política.

HORÁRIO DE VERÃO

           Neste sábado, à meia noite, os relógios serão adiantados em 1 hora. É o início do horário de verão, que vai se estender até o final de fevereiro.

JOGOS PANAMERICANOS

           Começou hoje (sábado), na cidade de Guadalajara - México,  os Jogos Panamericanos, que poderíamos chamar de Olimpíadas das Américas. Vamos ver como se sairão os atletas brasileiros. a TV Record vai cobrir, com exclusividade, as competições.

QUAL O CAMINHO

           Depois do troca-troca partidário, o quadro da Câmara ficou assim:
PDT -   Vilma, Marcos Rocha, Daniel da Padaria, Carlinhos Presidente.
PT -      Ferreira, Marly e Welington;
PSDB - Laranja e Jorge Austin
PRB-    Marcos Fernandes e Marivaldo
PSC -   Wilson de Carvalho
PSD -   Thiago Portela
PHS -   Marotte
PTB -   Paulinho Rauinheitti
PMDB - Marquinhos Tia Meg
PR -        Nicolasina
PCdoB - F. Cid
           Quanto a Denilson, Anderson Santos e Fernando Nagi, por enquanto eu não sei o destino que tomaram. Assim que souber, publicarei.

DIVÓRCIO

           O DEM está se "divorciando" do PSDB, depois de um longo período de convivência. O pivô do divórcio foi a criação do PSD, bastante estimulada por gente graúde do PSDB. Agora, para se vingar, o DEM está se aproximando do PMDB e, com este movimento, pretende deixar o PSDB isolado na oposição. 

14/10/2011

ATIVIDADE COM IDOSOS

           por Márcia Cid          
          Conseguimos com o Secretário de Esportes da cidade do Rio, o nosso amigo Romário, que já passou aqui por Nova Iguaçu, o espaço da Cidade das Crianças, em Santa Cruz, para que os idosos dos Grupos de Convivência passem um dia de lazer. Tiago Moraes e o Professor Davi estão na coordenação. O  passeio será no dia 20 de outubro. 

DIA DO COMERCIÁRIO

           Por Márcia Cid          
           Sábado, como falou Fernando Cid, é o Dia do Professor. E na segunda-feira será comemorado o Dia do Comerciário. É um dos poucos dias que o comércio não abre as portas.

AO MESTRE COM CARINHO

           15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR.  Que bom seria se amanhã saísse publicado em todos os "Diários Oficiais" que a EDUCAÇÃO passaria a ser a prioridade de todos os governos e que os professores seriam remunerados e tratados na mesma proporção da importância da atividade para a construção do Brasil que sonhamos. Parabéns PROFESSORES

ESMUTI

           Tenho a maior vontade de perguntar ao Vereador Thiago Portela como andam as coisas lá no ESMUTI - ESPAÇO MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE. 

CONVITE

            Recebi o convite para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Forum Ambiental do Instituto Multidisciplinar da Universidade Rural - campus Nova Iguaçu, cujo tema será Áreas Protegidas - importância e desafios para a gestão. O Evento será nos dias 18 e 19 de outubro.

ENTRE AS PIORES

           Dentre as 10 piores cidades do Brasil em coleta e tratamento de esgoto, 4 são da Baixada. Nova Iguaçu, Caxias, São João de Meriti e B. Roxo. Isto deixa evidente a enorme dívida social que o Estado e a União possuem com os 4 milhões de brasileiros que vivem nesta região.

VAGUINHO NA TV

           Vaguinho gravou hoje o programa político do PCdoB que vai ao ar a partir do dia 21 outubro. Ficou muito bom. O cara leva jeito prá coisa.

PROSA COM JANDIRA

           Hoje levei o Pastor Marcos Pereira para ter um "dedo de prosa" com a Deputada Federal Jandira Feghali. O Pastor foi pedir a  ajuda da Jandira para o trabalho social e religioso que realiza com os presos. É que ele não está tendo acesso a algumas prisões,  por problemas burocráticos de credenciamento.

ROYALTES

           Na semana que vem, o Congresso Nacional deverá votar a Lei dos Royaltes, que ameaça tirar milhões de recursos do Rio de Janeiro  para repartir com Estados e Municípios não produtores. O Rio só se ferra. Tempos atrás, o mesmo Congresso alterou a legislação, prevendo a taxação dos derivados do petróleo no destino, ao invés de ser na origem (onde é produzido), como ocorre com todas as demais mercadorias e produtos. O objetivo foi o de beneficiar São Paulo.

E. C. IGUAÇU

            O Esporte Clube Iguaçu corre o risco de ir a Leilão, em função de uma dívida. Há em curso uma ação de cobrança de indenização em função da morte de uma pessoa na piscina do clube.   O "Iguaçu" é um dos mais antigos clubes da cidade.

13/10/2011

E. C. MIGUEL COUTO

          Domingo próximo é dia de eleição no Esporte Clube Miguel Couto. Carlinhos Presidente vai disputar o comando do clube com Rodrigo Luis. A disputa promete ser dura.

PARA NÃO ESQUECER

            ‎"A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos" . Mahatma Gandhi .

REFORÇO

           Ao apagar das luzes do prazo para filiação partidária, uma experiente e atuante lider do movimento LGBT da Baixada se filiou ao Partido, o que demonstra o quanto o PCdoB é um partido amplo, plural e tolerante com as desigualdades que marcam a nossa sociedade.   

LULA COM EXEMPLO

           Lula deixou a Presidência da República com uma aceitação que beirava a casa dos 90%. Algo inimaginável para um retirante nordestino, que pouco frequentou os bancos escolares e que nunca tinha tido uma experiência sequer na administração pública. Podemos pegar o exemplo de Lula para afirmar que o Prefeito de uma cidade não precisa ser um especialista em administração. Precisa sim, saber para onde está indo e ter uma boa equipe que o assessore e oriente.

CACHORRO MORTO

           Um desses ditados populares diz que "ninguém chuta cachorro morto". Já estamos nos preparando para receber muitos pontapés, por tráz, pela frente e até nos testículos (ou saco, como queiram ) o que seria um golpe desleal !.

HOMENAGEM

           Estou trabalhando para fazer uma homenagem especial ao Professor e historiador Iguaçuano -Ney Alberto, nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores. Algo parecido com o que foi feito com o S. Frederico esta semana.

ACERTANDO OS PONTEIROS

           Calma, gente! não é briga. É o horário de verão que está chegando. No próximo sábado, à meia-noite, os relógios deverão ser adiantados em uma hora. O horário de verão dura até fevereiro e faz o país gastar algo em torno de 6% a menos de energia, o que equivale a metade do consumo do Rio de Janeiro em todo o verão.

PROGRAMA DE TV

       Gravarei amanhã (sexta-feira), o programa  de TV do PCdoB. Fui contemplado com algumas inserções. Ainda  há uma dúvida se abordarei o fato de estarmos entre as 10 piores cidades do Brasil no índice de saneamento básico ou se falarei sobre a necessidade de buscarmos o desenvolvimento econômico da cidade.

PROGRAMA DE TV

            Se a opção for em relação ao saneamento, falarei da enorme dívida social que tanto o Estado quanto a União possuem com Nova Iguaçu e a Baixada ( na verdade, entre as 10 piores cidades, 4 são da BF: N.Iguaçu, Caxias, B. Roxo e S.J.Meriti). Se for sobre desenvolvimento econômico, destacarei que somente com uma economia forte e com organização política conseguiremos diminuir as desigualdades sociais. Se algúem puder ajudar, a casa agradece.

COMENTÁRIOS

           A postagem sobre o passeio de bike à Tinguá, com exposição de uma foto, gerou alguns comentários  no facebook. Houve quem falasse que eu  não estava utilizando o capacete (apesar de não ser obrigatório para  ciclistas, convém usá-lo) e outros destacaram a falta de uma ciclovia e o mato que toma conta das margens da estrada.  Eu diria que falta também "bicicletários", pois exitem muitos moradores que moram distantes da Estrada e seguem até o ponto de ônibus utilizando bicicleta.

VAQUEJADA

por  Márcia Cid
          Nova Iguaçu tem umas coisas que poucas pessoas sabem. Uma delas é a VAQUEJADA que é realizada há mais de 30 anos no Sitio Nossa Senhora da Aparecida no dia dedicado a santa (12 de outubro) e que reúne uma multidão vinda de todos os lugares. No comando da festa está uma mulher - JULIANA, que é uma das poucas que consegue  derrubar um  bezerro puxando-o pelo rabo e montada num cavalo, numa das provas que é realizada durante a festa . Além das exibições com animais, o forró toca sem parar. Acho que o evento é uma demonstração da cultura popular, que precisa ser incentivada.

VAQUEJADA

Por Márcia Cid          
           Além da alegria de ver o meu filho chegar na Vaquejada montado num cavalo, junto com um grupo de jovens de Tinguá, tive também a surpresa de ver que o "patrocinador" do evento era Rogério Lisboa que como todos sabem, será candidato ano que vem.

12/10/2011

PROGRAMA PARA O FERIADO

PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO

           Apresentei ontem um Projeto de Lei criando o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico, Cultural, Artistico e Ambiental de Nova Iguaçu que terá, entre outras atribuições, a de propor o tombamente de bens móveis e imóveis que guardem importância à memória de Nova Iguaçu.  Coincidentemente, a apresentação do Projeto foi no mesmo dia em que o Secretário Municipal de cultura estava se defendendo da acusação de ter pintado o afresco da Casa de Cultura.

NEY ALBERTO

           Assim como foi feito com o Senhor Frederico, vou propor uma homenagem da Câmara ao Professor Ney Alberto, professor, historiador e um grande Iguaçuano, que apesar de seus 70 anos de idade, não deixa de trabalhar em defesa da cultura e da preservação da memória da nossa cidade e do nosso povo.

ALERTA 2

           A Dengue pode causar um estrago no Verão. A Previsão dos especialistas é de que teremos um grande surto da doença. A prevenção é um grande negócio e deveria ser um dever de toda a população e uma obrigação prioritária do poder público.

ALERTA 1

           Falei ontem da Tribuna da Câmara (solicitei o registro em Ata )  e pedi à Comissão de Obras e Serviços Públicos uma Audiência Pública para debater a ameaça das chuvas para o próximo verão, sobretudo diante da previsão de que elas serão as mais intensas dos últimos 70 anos.

AVISO PRÉVIO

           A Presidente Dilma sancionou ontem (terça-feira) a Lei que garante o aviso-prévio de 90 dias para o trabalhador. Há quem diga que esta mudança vai desestimular demissões. Outra corrente afirma que o empregador terá mais cuidado nas contratações de novos empregados. O tempo dirá!

ACONTECEU NA CÂMARA

           Uma homenagem, merecida por sinal, foi feita pelos Vereadores a uma grande figura pública de Nova Iguaçu, que trabalhou pela cidade por mais de 60 anos - Sr. FREDERICO, cuja idade já beira a casa dos 80 anos. FREDERICO não está mais trabalhando, mas deixou em seu lugar o neto, Engenheiro RODRIGO, que trabalha na CODENI e "carrega o piano" da manutenção de Nova Iguaçu .

ACONTECEU NA CÂMARA

           Um bate boca entre os Vereadores Denilson Ambrósio e Thiago Portela marcou a  Sessão de ontem. Denilson discursava sobre o erro contábil encontrado nas contas do Previni ( uma auditoria descobriu que a divida da Prefeitura com o Instituto de Previdência do Servidores é menor do que se previa - algo em torno de 120 milhões ) afirmando ainda que a dívida existente era uma herança de Bornier e Mário Marques. Thiago Portella não gostou e interviu, travando um bate-boca que esquentou o debate.

ACONTECEU NA CÂMARA

           Os vereadores aprovaram na sessão de ontem o Requerimento de Informações de minha autoria para que o INEA encaminhe informações sobre o processo de criação da APA ESTADUAL DO ALTO IGUASSU. Aprovou também a Moção de Repúdio pela forma como o INEA conduziu a Consulta Pública sobre o tema, em que a Câmara Municipal foi solenemente desprezada.

FERIADÃO

           Hoje, 12 de outubro,  é dedicado à Padroeira do Brasil - Nossa Senhora da Aparecida. Comemora-se também do Dia das Crianças e quem for sair de carro, não se esqueça, a molecada vai estar pelas ruas curtindo o seu dia.  Atenção redobrada.

11/10/2011

VISITA ILUSTRE

           Um visitante ilustre compareceu hoje à  Câmara de Vereadores. Foi o meu filho João Pedro, que assistiu a sessão sentadinho no Plenário.

SOBRE O WALNEY

           O camarada Jorginho mencionou o fato de eu não ter citado o Deputado Federal Walney Rocha, pré-candidato a Prefeito pelo PTB,  na avaliação da reportagem do Jornal do O Dia. Acho Jorginho, que o depoimento do Walney teve  um bom conteúdo político, pois ele faz uma avaliação da sua trajetória na cidade,  onde foi Vereador, Deputado Estadual e agora, Deputado Federal. Está, portanto, mais do que legitimado a disputar a Prefeitura.

SOBRE AS CHUVAS

            Bastou eu falar aqui  no blog sob o período das chuvas para ela desabar com força e provocar alguns estragos. Volto a falar : isto é uma guerra avisada (as chuvas)  e a natureza está dando um tempinho para que as cidades se preparem

SOBRE O JORNAL "O DIA"

           Analisando a  matéria do jornal O Dia de domingo, sobre os "Prefeitáveis" de Nova Iguaçu, faço alguns registros que julgo importantes:
- A indefinição da candidatura da Prefeita;
- A presença de Vaguinho no páreo, como sendo a "novidade";
- A busca de Rogério pelo apoio de Lindberg;
- A postura do PT de ter candidatura própria;
- A estratégia de Bornier de se apresentar como "administrador"  (repetindo a estratégia que usou na eleição de 2006).

NA JANELA

           Waguinho, recentemente filiado ao PCdoB, mal chegou e já está sentado ao lado da janela. A direção estadual do Partido aprovou sua participação no programa político partidário, que vai ao ar no final deste mês.

10/10/2011

EXCLUSIVIDADE PARA OS IDOSOS

Por Márcia Cid
           Cerca de 250 idosos estiveram no Circo Big Brother’s Cirkus, em N. Iguaçu - Posse, no dia 07 de outubro (sexta-feira passada) para assistir a uma apresentação especial em homenagem ao Dia Mundial do Idoso. O espetáculo foi realizado graças a uma parceria do circo com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e contou com os abrigos e a ajuda do Vereador Fernando Cid.  Diversas  atrações como o tradicional palhaço Piruleta, o show dos trapezistas e a audácia dos motoqueiros do globo da morte alegraram o público.
            A apresentação desta sexta-feira, que teve entrada gratuita, foi aberta apenas para idosos acima de 60 anos. Mesmo com as dificuldades de transporte, o circo recebeu um ótimo publico. Alias, a platéia surpreendeu até mesmo os artistas. “Eu não esperava que fosse ter uma energia tão boa quanto teve durante todo o espetáculo. Foi uma sensação maravilhosa podermos nos apresentar para este tipo de publico. Eles são muitos animados e merecem nota 10, declarou o trapezista e locutor, Moura Junior, 35 anos.
            Já Douglas Rodrigues, 29 anos, foi um dos três responsáveis pela atração mais temida e esperada pelos idosos. Os motoqueiros do globo da morte mostraram coragem e entrosamento e arrancaram aplausos dos idosos. Após a apresentação, ele falou sobre a oportunidade de poder dar um pouco de alegria e emoção aos idosos.
            A enfermeira gerontóloga Beatriz Bessa, se emocionou diante do publico presente e falou sobre a oportunidade e o prazer de estar no circo.  “Conseguimos realizar o sonho de muitos idosos que nunca tinham tido a oportunidade de ir ao circo durante toda sua vida. Vi muitas pessoas chorando de emoção durante o espetáculo e fico muito emocionada com isso, disse Beatriz. Tiago Moraes, que também é gerontólogo foi outro companheiro que ajudou bastante para o êxito do evento.
             Para trabalhar com o idoso não importa qual o seu time ou religião, mas temos que nos unir a cada trabalho desenvolvido, nos dar as mãos com um só propósito, trazer o melhor para todos os idosos de nossa cidade.