30/09/2011

1 ANO DE UPP

           O governo do Estado comemorou  hoje o aniversário  de 1 ano de implantação da UPP do Morro do Turano. O nosso camarada Waguinho foi convidado a participar da cerimônia e deu uma palavra para a comunidade local. 

BLOG DO FERREIRINHA

           Sugiro aos camaradas uma passada pelo blog do meu companheiro Vereador Ferreira. Tem  coisas importantes e serve para acumular mais informações. O endereço é:   blog-ferreirinha.blogspot.com. 

MAIS QUATRO

           No mesmo dia da saída de Rogério Vilanova e Fernandinho, nós filiamos 4 novas lideranças importantes da cidade. Infelizmente não poderei falar o nome agora, pois isto facilitaria a ação de cooptação em cima dos nossos pré-candidatos, mas posso adiantar que são pessoas que darão grande contribuição ao debate político e ao engrandecimento do partido e que já possuem luta concreta. Essas pessoas serão apresentadas na reunião de segunda-feira, com os pré-candidatos.

O BICHO PEGOU

           A decisão da justiça eleitoral de Campos de afastar a Prefeita de lá - Rosinha garotinho, sob  a acusação de que teria dado uma entrevista com conteúdo de propaganda eleitoral fora do prazo, provocou uma enorme confusão. Para piorar, o presidente da Câmara, que é irmão de Garotinho, e que deveria assumir o cargo, renunciou durante a sessão de posse, o que causou um quebra-quebra entre as mais de 1000 pessoas que estavam na Câmara  de Vereadores. A bagunça  deixou várias pessoas feridas.

LIÇÃO DE CIDADANIA

           O movimento organizado pelos idosos hoje (sexta) pela manhã foi uma lição de cidadania. O Pessoal se organizou para ir às ruas exigir mais respeito aos direitos garantidos a quem tem mais de 60 anos. Houve também cenas emocionantes nas abordagens que eram feitas aos motoristas de ônibus. Alguns chegaram a chorar e os passageiros aplaudiam a ação.

LUTO

           A violência  fez mais uma vitima noite passada. Foi o nosso amigo Leo, 29 anos, esposo da Professora Carina, que deu aula de ginástica no Galpão da Posse.  Leo era Policial Militar, altamente preparado e qualificado, que tinha uma conduta exemplar como profissional, homem e pai de família. Ele cumpria o seu plantão ontem e levava um companheiro seu para fazer tratamento médico. No meio de caminho, bandidos armados praticaram um assalto e ao perceberem que se tratava de um PM,  deram uma rajada de metralhadora, de forma implacável, sem dó nem piedade, que lhe tirou a vida e abriu uma dor em toda sua família e amigos.  O corpo será sepultado em Vassouras, sua terra natal.

ZERO UM

            A postagem da Márcia sobre a saída do Fernandinho do PCdoB me lembrou o filme Tropa de Elite  (pede pra sair, zero um ! lembram  ? ) .  Lamento a decisão de Fernandinho mas sua decisão não me surpreendeu e não é a primeira nem a última vez que vai acontecer coisas do genero . Na eleição passada (2008) algo semelheante fez Denilson Ambrósio, que também deixou o partido às vésperas do prazo final e foi disputar a eleição pelo DEM. Denilson obteve quase 5 mil votos .... mas não foi eleito, ficou na terceira suplência!  É a vida . 

PEDIU PRA SAIR

Por Márcia Cid
            Como já era esperado, Fernando Moquetá pediu sua saída do PCdoB. Ele entregou hoje pela manhã seu pedido. Eu fiquei sabendo antes mesmo do Presidente do Partido e não quis perder a oportunidade de dar "o furo" da notícia.  Até onde sei, ele está indo sozinho pois todas as suas tentativas de desmontar a chapa não funcionaram.  Na minha humilde opinião,  Fernandinho, apesar de tudo,  era um dos favoritos para se eleger pelo PCdoB, a acho que sua saída vai estimular ainda mais os pré-candidatos pois as chances de se elegerem aumentaram . Vai ter gente rindo de orelha a orelha.

DIA DO IDOSO

           Amanhã,  01 out, é o DIA INTERNACIONAL DO  IDOSO e o pessoal que participa do nosso Projeto Grupo de Convivência irá antecipar as comemorações e manifestações. Está prevista para hoje uma ação em 4 pontos da cidade - POSSE - SANTA RITA - CABUÇU  - PALHADA, em que a turma irá pedir mais atenção e respeito aos idosos. Os motoristas e cobradores dos ônibus serão abordados, receberão um cumprimento, um brindezinho feito pelos próprios idosos e a mensagem de que RESPEITAR O IDOSO É DEVER DA SOCIEDADE.

29/09/2011

COPIADO DO FACE

           "Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam é problema deles" .Bob Marley.  E viva o Reggae!

SABEDORIA POPULAR

            Um pré-candidato de Nova Iguaçu me disse um dia desses que foi procurado por membros do governo municipal, que lhes ofereceram um monte de vantagens, incluindo nomeações, para que disputasse a eleição em um dos partidos ligados à Prefeita. Mas o que achei interessante foi a resposta dada à proposta: disse o pré-candidato: "amigo, eu peguei um onibus lá Central, lotado, percorri em pé e apertado a Av. Brasil, depois a Via Dutra e agora que o ônibus chegou no Posto 13, pertinho do ponto final, você me oferece um lugar para eu viajar sentado ? ". 

PROGRAMA DE TV

           Waguinho, recém filiado ao PCdoB, vai aparecer no programa eleitoral gratuito do Partido que vai ao ar no final de outubro próximo.

AUDIÊNCIA SOBRE SEGURANÇA

           Foi muito produtiva a audiência sobre Segurança Pública realizada hoje na Câmara. Participaram o Coronel Teixeira, representando o Instituto de Segurança Pública, o Deputado Estadual Zaqueu Teixeira, o Capitão Hudson, representando o 20BPM, eu e o Vereador Ferreira. Várias instituições se fizeram presente, como a CDL, SINCOVANI, ACINI, OAB, FIRJAN, além de ONGe e lideranças comunitárias. A Câmara estava cheia.

AUDIÊNCIA SOBRE SEGURANÇA 2

           O debate girou em torno dos reflexos das UPPs em Nova Iguaçu e o efetivo reduzido de policiais no 20BPM e nas Delegacias Policiais da região. Eu fiz algumas propostas: a de pedir uma reunião com o Secretário Beltrame para falar sobre o problema do efetivo e o de elaborarmos um Plano Municipal de Segurança Pública. Combinei também com o Vereador Ferreira e vamos apresentar uma proposta conjunta  de criação da Guarda Municipal de Nova Iguaçu. 

ASSÉDIO

           Quero divulgar o nome de alguns  pré-candidatos do PCdoB que estão sendo chamados para uma "conversinha" com o Secretário José Rogério, que diz está falando em nome da Prefeita Sheila Gama:  Jaime do Padrão, Luisinho da Cerâmica, Goiano.  Sugeri que eles fossem a conversa e aproveitassem para pedir mais investimentos para suas comunidades. Quem  está fazendo o "meio de campo" é o Fernandinho Moquetá, que pelo visto já tem um outro partido para ingressar.

SEGURANÇA PÚBLICA

            Daqui a pouquinho ( quinta, 17h), será realizada uma sessão na CMNI para debater um tema de grande importância: SEGURANÇA PÚBLICA EMNOVA IGUAÇU, incluindo os reflexos das UPPs em nossa cidade. Eu estarei na mesa de debates, juntamente com o Vereador Carlos Ferreira.

AGENTE DUPLO 2

Por Márcia Cid
Se o Agente Duplo for quem eu estou pensando, quem avisa amigo é, ele nunca me enganou, é incrível que desde o primeiro dia que o vi sempre falei que era um ser de mau caráter, mas ninguém me escutou. Então esse tipo de atitude não me surpreende, o pior de tudo é que ele ainda acha que está escondido. É ser muito cara de pau hahahah.  

CHUTE NO BALDE

           Confesso que tem hora que a vontade que dá é de chutar o balde. Não é fácil conviver com tanta  hipocrisia.

PEDIU O BONÉ

           O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Mário Sérgio, não suportou a pressão da imprensa e pediu o boné. dois fatos pesaram para isto: a prisão do comandante do Batalhão da Maré, suspeito de ser o mandante da morte da Juíza e o fato de um auxiliar seu responder a um Auto de Resistência ( morte de alguém em confronto com a Polícia ).

AGENTE DUPLO

           Tem um pré-candidato que ainda está no PCdoB,  que vem fazendo um joguinho sujo, típico dos pilantras. O "camarada" anda tentando convencer alguns dos seus companheiros de chapa para que saiam do PCdoB, com o argumento de que é mais vantajoso disputar a eleição ao lado do governo. O problema é que os assediados acabam contando tudo, desmascarando o mau caráter. Em breve vocês saberão quem é, pois ele irá pedir sua saída do partido.

VELHAS PRÁTICAS

           Aliás, esta prática de conquistar candidatos oferecendo vantagens financeiras tem ajudado muito a prostituir a política. Os velhos caciques continuam achando que todo mundo tem um preço. Só que as vezes eles batem com a cara na porta.  Aqui no PCdoB a chapa de candidatos  vem sendo construída com base na política, sem oferta de cargos nem promessa de dinheiro. Garantimos sim, que teremos uma nominata competitiva com a possibilidade de eleger 3 Vereadores.

28/09/2011

SOBRE O SANEAMENTO

           Um estudo divulgado hoje mostrou que Nova Iguaçu está entre as 10 piores cidades do Brasil em termos de saneamento básico. Nossa cidade aparece com índice zero de coleta de esgoto. Eu acho que deve haver algum erro, pois temos algumas ETE - Estações de Tratamento de Esgoto e uma razoável rede de esgotamento sanitário, apesar de ainda existir um deficit muito grande.

NOVAS FILIAÇÕES

           Com a aproximação do prazo final para as filiações de quem será candidato em 2012, o ambiente político fica mais agitado e as especulações correm solto.  No PCdoB a situação é de tranquilidade, e para se ter uma idéia, só hoje, 3 pessoas se filiaram querendo ser candidatos, inclusive um muito conhecido na cidade pela sua luta ambiental.

DIA DO IDOSO

por Márcia Cid          
          Estou ajudando a organizar uma grande mobilização de idosos para um ato na sexta-feira, dia 30, véspera do Dia do Idoso. O pessoal vai pedir mais respeito aos direitos que a Lei garante e mais consideração dos motoristas de ônibus. A turma tá pensando até em pintar o rosto, como  fizeram os jovens cara-pintadas

TURISMO LEGAL

Por Márcia Cid
           É muito importante para fortalecer o Turismo em Nova Iguaçu que os equipamentos como os Sitios de Lazer, sejam legalizados. Hoje quase todos estão na ilegalidade e sofrem as consequências disto.  Felizmente há uma grande vontade da Prefeita Sheila Gama de resolver o problema .
           

GRANDEZA

          Apesar dos ruídos na relação do governo municipal  com o PCdoB em razão da filiação do Waguinho, o Secretário José Rogério atendeu minha solicitação para agilizar os processos para legalização dos sitios de lazer e outros empreendimentos em Tinguá e me disse que os interesses da cidade iriam prevalecer sobre as relações políticas. Que bom!  É que para receberem o Álvará Provisório, é preciso antes obter o Boletim de Zoneamento, que é expedido pela SEMCID.

DEU NO D.O.

           O Diário Oficial de hoje publicou um Edital para realização de concurso público para diversos cargos na Prefeitura de Nova Iguaçu. Até aí tudo bem, não fosse o fato da Lei que autoriza a realização deste concurso ainda não ter sido votada pelos excelentíssimos Vereadores.

DIA DO POLICIAL

             Ontem, terça-feira, dia 27 de setembro, foi comemorado o Dia do Policial, justamente no dia em que um Coronel, ex-Comandante de um Batalhão foi preso acusado pelo assassino confesso da Juíza Patrícia Acyoli, de ser o mandante do crime. 

27/09/2011

PRAZO

            Um acordo firmado com todos os pré-candidatos a Vereador pelo PCdoB definiu o prazo´para o fechamento da nominata: será no dia 03 de outubro. Quem não decidir até lá, segundo o acordo ratificado pela direção do Partido, correrá o risco de não ter a vaga, seja quem for. Esta medida, proposta pelos próprios pré-candidatos, é para evitar que se faça as chincanas e chantagens de úlima hora.

META

           O PCdoB de Nova Iguaçu está trabalhando com a meta de eleger 3 Vereadores em 2012 e a perspectiva de uma candidatura própria fez aumentar a procura por filiação, o que só vai ocorrer caso haja alguma desistência ou desfiliação nos próximos dias. E como se diz na gíria, pré-candidato é igual a biscoito, saem 2 e vem oito.

C P U

           O Curso Pré-Universitário que funciona na Escola Municipal Douglas Brasil, na Cerâmica, será suspenso a partir de amanhã, por falta de pagamento dos professores, segundo consta do Blog do CPU. Com isto, centenas de alunos das 4 turmas existentes  na escola, ficarão sem as aulas e terão diminuídas as chances de ingressarem na Universidade.

UM NOVO PARTIDO

           O Tribunal Superior Eleitoral aprovou hoje a criação do PSD - PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA. Com isto, o novo partido poderá  disputar as eleições de 2012, pois foi criado 1 ano antes da eleição, como manda a Lei. Espera-se uma grande migração de detentores de mandato para o PSD, que segundo seu criador - o Prefeito de SP Gilberto Kassab,  não é de direita, nem de esquerda, muito pelo contrário.

XÔ ITAU

           O Banco Itaú detonou na semana passada, uma árvore frondosa que vivia em  frente a sua agencia, na rua Nilo Peçanha, em Nova Iguaçu, fato que foi parar na coluna do Ancelmo Goes, no O Globo. Acontece que o mesmo banco fez coisa pior. Eles derrubaram 5 ou 6 árvores centenárias que estavam "atrapalhando" a visão da agência instalada na Rua do Hospital Iguassú. Eu era o Secretário de meio-ambiente na época e envieei o caso ao MP. Aqui é mole fazer isto, quero ver fazer lá em Ipanema ou Leblon!

VETO MANTIDO

           Foi mantido o veto da Prefeita ao Projeto de Lei que mudava o nome da rua Getulio Vargas (Rua dos cartórios, no centro de NI)  para Rua Rene Granado.  Foi uma decisão acertada da Prefeita em vetar e dos Vereadores em manter o veto. Aproveitei para falar da tribuna sobre os transtornos provocados com  a mudança do nome de ruas.

VINTE E NOVE

           Foi aprovada na Sessão de hoje, terça-feira, em carater definitivo, a Emenda à Lei Orgânica do Município que aumenta para 29 o numero de Vereadores para a legislatura 2013 /2016. Com isto, os partidos poderão lançar até 43 candidatos, sendo que 30% deste número precisa ser preenchido por um dos generos ( homem ou mulher ). O aumento do número de Vereadores não vai acarrretar nenhuma despesa a mais para a Cãmara.

AVISO

           Os textos aqui postados são de inteira responsabilidade de quem os assina. Falo isto por que tem uma tal de Márcia Cid que resolveu escrever no blog e ainda tem a coragem de  falar que quer ser igual a Cláudia Maria, do Blog do Almeida. E o pior é que se o número de acessos aumentar ela vai pensar  que é por causa dela !  Brincadeiras à parte, fico feliz pela Márcia se interessar pela política e por ter tomado a iniciativa de ser mais uma "blogueira".

SEGURANÇA PÚBLICA

           Dia 29 de setembro, a Câmara vai promover um debate sobre Segurança Pública e Violência em Nova Iguaçu. Farei parte da mesa principal a convite do Vereador Carlos Ferreira, idealizador do evento. Este tema já deveria estar na pauta de debates da cidade há muito tempo, pois produz reflexos na vida de toda a população.

RESOLVIDO

            A CODENI enviou hoje pela manhã uma equipe para consertar o vazamento de esgoto que existia na rua Gama - bairro da Posse. A população comemorou e mandou agradecer a Prefeita e ao Secretário José Rogério pelo serviço.  Este caso deixou uma marca, que foi o fato da CEDAE afirmar que não cuida de esgoto; só de água.

ESTRÉIA

Por Márcia Cid
          Estou fazendo hoje, dia de Cosme e Damião e dia também em que se comemora o aniversário do professor Ney Alberto, a minha estréia como blogueira, pegando carona, claro, no blog do Vereador. Espero me sair bem e um dia ser igual a minha amiga Claudia Maria. Pretendo falar um pouco de política, mas vai rolar algumas fofoquinhas basicas.

HOMENAGEM AO NEY ALBERTO

 Por Márcia Cid

           Ontem, segunda-feira, o radialista Gabriel Barbosa (Bebel para os intimos) realizou uma emocionante homenagem ao Professor e profundo conhecedor da historia de Nova Iguaçu e da Baixada Ney Alberto. Conhecer um pouquinho de Ney Alberto é ver a história de Nova Iguaçu de uma forma muito rica e alegre, acho que todos os que puderam ter o privilegio de prestigiá-lo não queriam ir embora, ficariam até mais tarde. Parabéns Gabriel Barbosa, parabéns Nova Iguaçu por te um Professor e Historiador como Ney Alberto.  

ROYALTES DO PETRÓLEO

            Tem algumas batalhas que são travadas pelo políticos que poucas pessoas tomam conhecimento, pois não ocupam lugar na midia. Uma dessas batalhas está sendo travada pelos Senadores Fluminenses e por alguns Deputados Federais do Rio, para que o nosso Estado não seja prejudicado na nova regra de partilha dos royaltes.

ZONEAMENTO

            A Prefeitura de Nova Iguaçu recebeu 15 pedidos de regularização de sitios de lazer baseado na Lei de minha autoria, que criou as Áreas de Especial Interesse Turístico. Os empreendedores estão querendo se legalizar. Vamos ver o comportamento da Prefeitura  que até aqui tem dado provas de que caminha na mesma direção.

26/09/2011

PEDIDO ATENDIDO

           O pedido que fiz ao Blog do Almeida para que publicassem um comentário meu à uma de suas postagens, foi atendido. Obrigado

EFEITO SUB-PREFEITURA

          A criação das sub-prefeituras criou um conflito: é para saber quem manda nos camelôs. Os nervos estão agitados e não devemos esquecer que já houve mortes envolvendo coisas desse genero. 

MEIO AMBIENTE

           Participei agora há pouco (seg, 16h ), da reunião do Conselho Municipal de Meio-Ambiente, do qual faço parte. Felizmente foi uma reunião produtiva e eu aproveitei para expor aos Conselheiros, a proposta do Estado criar a APA ALTO IGUASSU. Todos concordaram que esta é uma tentativa do Estado assumir o controle de uma parte importante do  nosso território, justamente por onde vai passar o Arco Metropolitano. 

COCO NA RUA GAMA

           Apesar do esforço, ainda não consegui resolver o problema do esgoto que vaza permanentemente na Rua Gama, próximo ao antigo clube Dalas.  Na semana passada tentei a ajuda da CEDAE, que enviou uma equipe ao local e que, ao chegar e ver do que se tratava, disse que a empresa não cuidava de esgoto, só de água.  Estou indo hoje, novamente, tentar junto à PREFEITURA, uma solução definitiva para que a água de coco deixe de ser jogada em plena via pública.  Quanto á CEDAE, eles só querem o filé, que é explorar o fornecimento de água para a população, apesar da responsabilidade que possuem no que se refere também ao esgoto. Tem que haver uma ação mais dura contra este abuso.

25/09/2011

CARTA DO PT

           O Diretório Municipal do PT aprovou documento interno de apoio ao governo da Prefeita Sheila Gama. Fez o mesmo que o PCdoB, no início do ano.  Isto mostra o comprometimento dos Partidos com o governo que na avaliação, tanto do PT quanto do PCdoB, teve início em 2009, com a Posse  de Lindberg e de  Sheila.  Pelo que entendi do documento do PT, postado no facebook pelo Secretário de Cultura e Turismo - Anderson Batata, a decisão sobre apoio eleitoral ou candidatura própria  do PT ficou para mais tarde.

CRIME AMBIENTAL

           Um caminhão que prestava serviço a empresa Delta, responsável pela coleta de lixo em NI,  foi flagrado e preso pela PM retirando terra de emboço da área do Aeroclube,atrás da Universidade,  na última quinta-feira.  Por coincidência, eu estava passando na hora e fui aos policiais parabenizá-los pela ação. O resultado desta ocorrência, além da autuação do motorista por crime ambiental, foi que a Delta desfez o contrato com a empresa que sublocava os caminhões. Os justos irão pagar pelos pecadores. Fazer o que !

MANDA QUEM PODE

           Atendendo um pedido da Márcia Cid ( na verdade acho que foi uma "ordem"), ela passará a escrever neste blog. Na verdade fiquei feliz com o interesse dela em participar . A estréia será amanhã. Sugeri que ela usasse o pseudônimo de EMPLUMADINHA   (rsrsrsrsrs ), mas acho que ela não gostou da idéia e vai usar o nome verdadeiro.

BLOGUEIROS IGUAÇUANOS

        Os nossos camaradas Jayme Padrão e Aci Mahione estão no grupo Blogueiros de Nova Iguaçu. Jaime mantém o  novobairrodaprata.blogspot.com, que hoje completa 2 anos de existência, com direito à comemoração. Já Alci escreve com muita qualidade e competência no uniãodanon.blogspot.com.  Acho importante que as pessoas visitem estes blogs, que são instrumentos importantes para a troca de informações e conhecimentos.

PT X PMDB

          O Jornal  O Globo deste domingo publicou matéria sobre a aliança PT X PMDB no RJ. O Presidente do PT - Jorge Florêncio reclama que o PMDB não apoia o seu Partido. Em  resposta, Piccianni diz que o PMDB apoia quem tem chance de ganhar a eleição. Essa relação entre os dois partidos ainda vai dar muito o que falar e me faz lembrar que na eleição de 2008, o PMDB retirou o apoio ao Molon -PT para Prefeito do Rio, no último dia, lançando Eduardo Paes que estava viajando pela Europa.

PT X PMDB 2

         Outro destaque da matéria é a afirmação de que o Senador Lindberg não irá apoiar a reeleição da Prefeita Sheila Gama, muito menos dará apoio ao ex-Prefeito Bornier. Mas também não cita o apoio ao Ferreira, que é do PT, fazendo apenas uma alusão da simpatia de Lindberg pela candidatura de Rogério Lisboa, que é do DEM.  É uma confusão só.  

24/09/2011

JANDIRA X WAGUINHO

           A Deputada Federal Jandira Feghali virá amanhã para a festa de aniversário de 13 anos de  Junior,  filho do Waguinho, que será realizada em sua casa,  no bairro  da Posse. João Pedro, meu filho, também foi convidado. Os dois estudam na mesma escola ( Gonçalves Dias ).

WAGUINHO NA MARCHA

            O camarada Waguinho participou hoje do show que encerrou a Marcha para Jesus. A chuva que ameaçava cair afastou um pouco o público, que não era grande, mas animado. Waguinho foi muito solicitado para fotos, coisa de popstar. Lembrou-me um pouco a trajetória do Lindberg. 

VINTE MIL

           Caramba!  Ultrapassei hoje a marca dos 20.000 acessos. Uma vitória pra mim. Obrigado a todos pela paciência de lerem o que escrevo.

NOTÍCIAS DO ALMEIDA

           Não sei por que cargas d'água não consegui comentar uma postagem do blogueiro Triel, do conceituado Blog do Almeida. Tenho ainda minhas limitações digitais. Contudo postarei aqui a minha réplica ao que foi publicado. Se o Triel ( ou a Cláudia, Emplumadinho ou o próprio Almeida) tomar conhecimento e quiser publicar por lá, seria elegante e eu ficaria grato.  Aproveito para dizer que tenho maior orgulho de falar que sou leitor do Blog do Almeida, aliás, um dos primeiros, desde a sua criação ( sei até o que a motivou  ).

NOTICIAS DO ALMEIDA - RESPOSTA AO TRIEL

           Oi Triel, tudo bem?  Obrigado pelos elogios constantes  de sua postagem. Quanto ao mérito, quero dizer que  que não sou contra o combate a corrupção, pelo contrário. A minha desconfiança é pela origem dos organizadores do movimento, os mesmos que tentaram o "CANSEI!", vc lembra? Lembra-se dos seus protagonistas, gente que gastava  milhares de reais num vestido da DASLU! Esse povo não dá ponto sem nó e no fundo o que está em jogo é a disputa pelo poder.  Outra coisa, caro Triel, fala-se da corrupção no poder público, mas na verdade ela está enraizada na sociedade, no político que compra o voto e no eleitor que o vende, no gestor que superfatura obras e serviços e no empresário que topa a empreitada, no policial que pede propina e no cidadão que as paga. Está presente  nos veiculos de comunicação que "vendem" noticias, nos juizes que vendem sentenças, nos religiosos que vendem salvação.  A elite brasileira  não tem moral para pedir o fim da corrupção e é por isto que o povo não aceitou a convocação feita por ela. Essa elite e seus frutos e braços foi a responsável pela criação desse abismo que há no país, dessa desigualdade inaceitável e injustificável. Eu toparia, caro Triel, iniciar um movimento de combate a corrupção pela base, quem sabe pelas escolas, conscientizando e ajudando a formar  uma geração com mais senso critico. Aproveito para reafirmar que sou leitor assíduo do Blog do Almeida, desde a sua criação (sei até o motivo pelo qual ele foi criado), que fiquei feliz em saber que você é um dos poucos que visualiza o meu blog e concluo saudando a liberdade de expressão e afirmando que quanto mais respeitosa e leal ela for - a liberdade para nos expressarmos,  mais democrática ela será.

PROTESTO

           Mais um vez, assim como aconteceu com o Arco Metropolitano, as autoridades Estaduais pretendem intervir em N.Iguaçu, atropelando as instâncias locais. Desta vez, querem implantar uma AREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL ESTADUAL em áreas já definidas como APAs pelo Municipio de Nova Iguaçu e numa região com grande potencial turístico (TINGUÁ). No dia 04/10 haverá uma reunião na FIRJAN e nem a Camara Municipal nem o Conselho de Meio-Ambiente foram convidados. Querem juntar meia duzia de pessoas para depois falarem q houve consulta a população. eu vou pra luta !

APA DO IGUASSU

           O companheiro Adriano Naval avisa: dia 04 de outubro, 17h, na Firjan NI, o INEA vai realizar Consulta Pública para a criação do Parque Estadual do Iguassu.  Mesmo que eu não receba o convite formal do INEA, estarei presente.

CAMINHADA PARA JESUS

           Hoje (sábado), a partir das 14 horas, haverá a CAMINHADA PARA JESUS, evento ecumênico organizado por um grupo de pastores de nossa cidade, tendo a frente o Pastor Adelson. O cantor Waguinho foi convidado para cantar no evento.  A concentração será no Paço Municipal. Espero que não chova!

HIP HOP

           O meu galpão da Posse tem sido utilizado para desenvolver diversas atividades para a comunidade local, da capoeira à dança, passando pelo judo, tai-chi-chuan, Kung-Fu, entre outras. Esta semana, um grupo de jovens me solicitou o espaço para desenvolverem a cultura do HIP HOP. Atendi na hora e fiquei de longe assistindo a garotada curtir ao seu modo, aquilo que lhe faz bem. Viva  a cultura ! Viva o Esporte! viva a Liberdade !

REDE SOCIAL

           Gente, este negócio das redes sociais ( facebook, blog, orkut, tweteer, ... ) é fantástico. Tenho utilizado bastante, principalmente o blog e o facebook e para minha alegria tenho conseguido travar o debate com gente que se não fossem estes instrumentos, certamente eu não conseguiria. Hoje mesmo (sabado) bati um bom papo com o Wagner, do Parque Jupiara (perto de Cabuçu) e falamos sobre os problemas do bairro onde ele mora e de outros da cidade. Muito legal !

CONSELHOS

           Muito se fala e se sabe da atuação da Secretária  de Educação Dilcéia Quintela, que está fazendo um bom trabalho a frente da Secretaria de Educação. Porém, um outro integrante do PCdoB vem exercendo uma função relevante na estrutura do governo municipal, que é o camarada Luis Henrique, que dirige a Coordenadoria dos Conselhos Municipais. Vou propor ao Luis Henrique uma Audiência na Câmara de Vereadores que sirva, ao mesmo tempo para ele falar um pouco do trabalho que vem realizando e para discutir o papel e a eficácia dos Conselhos Municipais na vida de nossa cidade.

PAPO COM O ALCI

           Ontem dividi um copo de açai com granola com o lider comunitário e dirigente do MAB, Alci Mayhoni, que recentemente filiou-se ao PCdoB, a convite do camarada Luis Henrique. Alci é um grande quadro, militante social antigo, profundamente motivado  e preparado para debater os problemas da cidade. Fiquei muito feliz com a conversa.

HABITE-SE

           Os empresários do ramo de construção civil estão angustiados com a Prefeitura de Nova Iguaçu, sobretudo pela demora  de obterem o Habite-se, documento que libera os imóveis para comercialização. A demora na  liberação do habite-se, além do dano ao empreendedor,  importa em perda de receita para a Prefeitura que, pelo visto, deve estar com os cofres jorrando dinheiro.  A Prefeita Sheila Gama deveria jogar pesado com os "técnicos" do setor, pois alguma coisa não está funcionando bem.

UM BOM PROGRAMA

           Um bom programa para este final-de-semana é assisitir aos espetáculos teatrais promovidos pelo ENCONTRARTE que vão acontecer no SESC e na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. Ontem (sexta-feira), por exemplo, a Márcia levou um grupo de 10 adolescentes (vizinhos e amigos do João Pedro, nosso filho)  ao SESC para ver o Circo de Rodas e a molecada ficou encantada. Além da beleza e da arte, os espetáculos são gratuitos.  Obs: O Teatro estava lotado. 

BADALAÇÃO

                A noite estava movimentada em Nova Iguaçu ontem - sexta-feira. Os bares e restaurantes lotados, muita gente na Rua, o Rock rolando na Praça do Skate e, como não podia deixar de ser, muita gente fazedo política.  O ex-Prefeito Mário Marques dividia uma mesa com o Vereador Marcos Rocha no Bar Devoto. Já Bornier preferiu  a tranqulidade do Siri do Galeão para botar o papo em dia com Altamir Gomes e Eduardo de La Obra. 

23/09/2011

AMEAÇADA

           A Prefeita Sheila Gama foi avisada por um membro do Ministério Público do risco de sofrer um atentado a ser cometido pelo mesmo grupo que assassinou Carlinhos da Tinguá.  A Prefeita precisa tomar os cuidados necessários, porém acho estranho duas coisas: primeiro, a informação vir do Ministério Público ( se há ameaça, eles deveriam instaurar procedimento criminal e pedir a prisão preventiva); outra estranheza é pelo fato de alguém desejar matar outra pessoa e avisar antes.

DILMA AVISOU

           A Presidente Dilma falou na Reunião Geral da ONU que o Brasil não está imune à crise que afeta o coração financeiro do mundo, a partir dos Estados Unidos e de diversos países da Europa. Disse ainda a Presidente que era preciso unir os países para buscar a solução para esta crise. É isso mesmo, o Brasil vive um bom momento, a economia aquecida, muitos investimentos que geram milhares de empregos e se a crise mundial aumentar, uma hora ela chega aqui.

VISITA ILUSTRE

            O Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho esteve em Nova Iguaçu , numa visita informal e participou de um jantar na casa do Padre Agostinho Pretto junto com o Vereador Ferreirinha, que postou em seu blog que o ministro falou da importância das eleições municipais de 2012 e da determinação partidária do PT de priorizar a candidatura própria no maior número de municípios possível. “Conheço o Ferreirinha e tenho certeza que ele será um ótimo candidato e, acredito, será um ótimo prefeito. Podem contar com o meu apoio”, foram as palavras de Gilberto Carvalho. 

AINDA SOBRE O ENCONTRARTE

           Na cerimônia de abertura do Encontrarte não houve nenhuma fala política, apesar da presença, como já falei, dos Secretários Municipais de Cultura e a de Educação de N.Iguaçu,  de Vereadores e também de representação do patrocinador do evento - a PETROBRÁS.  A galera foi apenas citada.

DEBATE

            O PCdoB reúne hoje a sua Comissão Política Estadual para debater o quadro eleitoral e as perspectivas para 2012. O projeto do partido vai tomando corpo e nossas principais lideranças estão se movimentando para construir e consolidar um arco de alianças que nos permita entrar em campo para jogar este jogo da política. E como diz o Ministro Orlando, time que não joga, não vence.

ENCONTRARTE

            Foi aberta ontem (quinta-feira), a 10a. Edição do ENCONTRARTE - Encontro de Teatro da Baixada Fluminense, que a cada ano, cresce em beleza e representatividade. Esta edição do evento, tem como tema o CIRCO e coube a  trupe do Circo de Rodas  abrir a série de espetáculos que serão apresentados até o dia 01 de outubro. A Secretária de Educação - Dilceia e o de Cultura - Anderson Batata marcaram presença, assim como eu (acompanhado da Márcia Cid)  e meu companheiro Vereador Ferreirinha.

ENCONTRARTE 2

            Falo do ENCONTRARTE com um certo orgulho, por tê-lo visto nascer, em 2002, pelas mãos de um grupo de jovens artistas da cidade e com o apoio importante da Câmara de Vereadores. Naquela ocasião, eu e o Ferreira conseguimos aprovar uma emenda no orçamento da cidade  para a realização do primeiro evento. Se passaram 10 anos e o ENCONTRARTE é hoje um grande sucesso e uma oportunidade para mostrar o talento dos artistas da nossa Baixada Fluminense.

22/09/2011

DEBATE NA TV

            Gostaria muito que na campanha de Prefeito do ano que vem, pudesse ter um debate entre os candidatos na TV. Isto enriquece o processo de eleição e motiva os eleitores e deixaria claro quem realmente está preparado para governar a cidade. Acho que a propaganda eleitoral gratuita não é suficiente para que o eleitor conheça o candidato, pois no programa de TV, quem brilha mais é o marketeiro e não o político.

PARÁBOLA

           UM HOMEM COM PODER PODE CALAR A NOSSA VOZ, CERCEAR NOSSOS MOVIMENTOS, MANCHAR NOSSA HISTÓRIA. MAS NINGUÉM, POR MAIS PODER QUE POSSA TER NA FACE  DA TERRA, PODERÁ IMPEDIR A CHEGADA DA PRIMAVERA!

DIA MUNDIAL SEM CARRO

           No dia mundial sem carro, que é comemorado hoje (quinta-feira), o engarrafamento no Rio parece que está maior do que nos outros dias.  O negocio é tão sério que um estudo apontou  que um morador da cidade de São Paulo passa dentro de um automóvel, no período de um ano, um tempo que corresponde a 1 mês.

CIDADANIA

           Um problema vem me angustiando já faz tempo, que é o estacionamento de veículos  na calçada da Rua Minas Gerais - bairro Juriti, impedindo a passagem dos pedestres, principalmente dos alunos da Escola Guinle. Os motoristas que vão ao restaurante e as oficinas situadas na rua não conseguem perceber que ao parar o carro na calçada, eles obrigam as pessoas a caminharem pela rua, onde  o trânsito é intenso.

CIDADANIA 2

            Ao invés de simplesmente pedir a fiscalização (PM ou COSITRAN ) para o local, decidi fazer algo diferente: tentar mobilizar a Escola Guinle para que os alunos + professores + pais possam desenvolver uma ação de Educação no Trânsito, conversando  diretamente com os motoristas sobre a importância das calçadas ficarem livres para que eles - alunos e os demais pedestres possam circular com segurança. A diretora Fátima adorou . Será uma ação de cidadania.

FALA DO VAGUINHO

           Fala do Vaguinho na reunião com  os pré-candidatos: " FIZ O CAMINHO INVERSO DA MAIORIA DOS POLÍTICOS DA CIDADE, QUE COMEÇARAM A VIDA AQUI E FORAM MORAR EM OUTRO LUGAR. EU FIZ A VIDA EM OUTRO LUGAR E DECIDI VIR MORAR EM NOVA IGUAÇU".  Vaguinho reside há 5 anos no bairro da Posse, pertinho do Colégio Gonçalves Dias, onde seus filhos estudam.

SAUDADES

            Estou sentindo falta dos comentários dos amigos e seguidores do blog. Eles são uma espécie de combustível, que me animam e estimulam a permanecer com este espaço de debate e de troca de informações.  Apesar da redução dos comentários, tem aumentado o número de acessos, e já estamos beirando os 20 mil. Obrigado por isto!

PRIMAVERA

           "A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la " (Cecília Meirelles).  Hoje, às 18 horas, o inverno se despedirá e dará lugar à PRIMAVERA. Que ela seja benvinda e que a nova estação possa ajudar a florescer o amor entre as pessoas.

DILMA NA ONU

           A Presidente do Brasil - Dilma Rousseff foi a primeira mulher a abrir uma Conferência da ONU. Dilma foi muito aplaudida pelo seu discurso, que entre outros pontos, abordou o reconhecimento do Estado Palestino, a revisão do Conselho de Segurança (incluindo a entrada do Brasil no Conselho )  e a necessidade de união dos países para superar a crise que se alastra pelo mundo.

21/09/2011

VETO

           Solicitei ontem ao Presidente Marcos Fernandes que pusesse em votação os vetos da Prefeita ao Projeto de Lei do Plano Diretor da Cidade. Enquanto isto não for feito, o ciclo legislativo não terá sido concluído. A Prefeita vetou cerca de 15 artigos dentre os quase 200 que compõem o Plano Diretor.

ENTRELINHAS

           Todos nós, principalmente aqueles que vivem a política mais de perto, precisa adquirir a capacidade de ler e entender  as entrelinhas das notícias, ou seja, perceber quais são os reais objetivos escondidos por tráz de cada linha que é escrita e  de cada movimento que é lançado.  Não podemos esquecer que neste jogo, todo mundo tem lado e não existe uma única pessoa que se possa afirmar ser isenta. Todos tem seus interesses, suas convicções  ideológicas, suas simpatias pessoais. Leiam bastante, ouçam a todos mas filtrem tudo o que é dito, escrito, publicado.

BOMBEIROS

           A Câmara dos Deputados aprovou ontem o Projeto de Lei que concede anistia aos bombeiros militares do Rio pelos crimes cometidos durante o ato de protesto dentro do QG da Corporação, quando quase 500 bombeiros foram presos e autuados, por ordem do governador Cabral. O Projeto vai agora ser submetido à aprovação da Presidente Dilma.

AINDA SOBRE A REUNIÃO COM VAGUINHO

           Como falei, vários pré-candidatos fizeram uso da palavra na reunião do PCdoB realizada ontem (terça-feira). Porém, uma fala foi marcante: a do camarada Buldog: declarando-se espírita,  afirmou que não se pode admitir que a opção religiosa possa interferir nas relações pessoais e políticas e que o fato de Vaguinho ser evangélico  não criaria nenhum conflito ou obstáculo com as pessoas que comungam a sua crença. Isto mostra maturidade política, tolerância e camaradagem. Buldog está literalmente  dentro do espírito do PCdoB.

REUNIÃO COM VAGUINHO

           A reunião desta terça-feira com Vaguinho,  recém filiado ao PCdoB, teve um saldo bastante positivo. Praticamente todos os pré-candidatos a Vereador pelo partido estiveram presentes e se pronunciaram, dando as boas-vindas a Vaguinho. Com relação a chapa, ficou definido a data de 03 de outubro para fechar a nominata.  A vinda de Vaguinho, ao contrário do que algumas pessoas afastavam, não provocou a saída de ninguém, pelo contrário, houve uma procura grande de pessoas querendo se filiar. Viva o PCdoB!

MARCHA CONTRA CORRUPÇÃO

           A passeata gay reuniu mais de 3 milhões de pessoas em São Paulo. A Marcha para Jesus, mais de 4 milhões. Ja a Marcha contra a Corrupção não juntou 3 mil pessoas. Penso que o povão percebeu que esta movimentação estimulada por setores da imprensa,  visa atingir o Presidente Lula, querendo impor ao  seu governo, a marca da corrupção.

20/09/2011

DEBATE NA UNIG

           Foi muito produtivo o debate promovido pela UNIG ontem a noite, sobre o Estatuto da Cidade e o Plano Diretor de Nova Iguaçu. O auditório estava lotado de alunos do curso de Direito e foi uma excelente oportunidade para falar sobre os rumos traçados para a nossa cidade pelo Plano Diretor, cuja elaboração foi fruto de um exaustivo trabalho que envolveu a Prefeitura, a Câmara e a sociedade. A coordenação do debate na UNIG ficou a cargo da Professora Maristela e da aluna Mariana. Fiquei muito feliz de ser convidado.

REUNIÃO

           Hoje (terça) a noite, haverá reunião dos pré-candidatos do PCdoB para apresentação da direção recentemente eleita. Eu tive a honra de ser reeleito presidente e a camarada Rosangela Façanha será a vice-presidente do PCdoB para o próximo biênio. O cantor Waguinho, recentemente filiado ao partido, manifestou sua vontade de participar deste encontro e seu desejo de ajudar o partido eleger uma boa bancada de Vereadores em 2012.

REUNIÃO 2

            Amanhã, quarta-feira pela manhã, haverá reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública, que é presidido pelo camarada Professor Jaime Soares.

REUNIÃO 3

           Às 14 horas, na Câmara, terei um encontro com representantes da empresa HASTEC, que administra o nosso aterro sanitário. Falarei sobre a construção da usina de reciclagem dos resíduos da construção civil e sobre as ações de educação ambiental que empresa precisa promover com os moradores da regiao onde está localizado o aterro.

FERIADOS

           Um projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional vai delegar aos Municípios o direito de decretarem feriado nos dias de jogos da Copa do Mundo. Como o projeto preve feriado apenas nas cidades sedes dos jogos, vou sugerir aos Deputados Walney Rocha e Jandira Feghali, com quem tenho mais contato, que proponham que o feriado sejam estendido às cidades que compõem a região metropolitana de onde se realizará o jogo.

19/09/2011

A CESAR O QUE É DE CESAR

          O ex-Prefeito do Rio e candidato derrotado ao Senado Cesar Maia - DEM, esteve ontem em Nova Iguaçu. Obviamente que a visita de Cesar Maia não foi turística e certamente faz parte da costura politica do candidato  a Prefeito do seu partido - Rogério Lisboa. Diga-se de passagem, o DEM tem um acordo de caminhar junto com o PR de Garotinho no Estado do Rio. Porém, apesar disto, o ex-governador anda se aninhando com Bornier. É uma confusão só!

BOA SEMANA

           Desejo uma excelente semana a todos. E como se falava antigamente, fé em Deus e pé na tábua.

PLANO DIRETOR NA UNIG

           Está confirmado para hoje, segunda, às 19´horas, o debate sobre o Plano Diretor de Nova Iguaçu, que será feito com alunos da Universidade Iguaçu. Estarei presente juntamente com o Vereador Carlos Ferreira.  Considero de grande importância este diálogo com a Universidade e sobre um tema de vital importância para Nova iguaçu, que é o planejamento urbano.

GT ELEITORAL

           Hoje (segunda-feira ) haverá reunião do Grupo de Trabalho eleitoral do PCdoB para tratar das candidaturas majoritárias que estão estão sendo construídas  no Estado do Rio de Janeiro e também para debater os possíveis arcos de aliança em torno dessas candidaturas. O partido contabiliza hoje pelo menos 15 candidaturas a Prefeito, o que é um avanço.

AUTORIZAÇÃO

           Consegui com o Diretor Geral da Câmara  de Vereadores- Helio Duarte, autorização para instalação de um bicicletário na sede do Poder Legislativo. Será um exemplo que daremos para a cidade, creio eu.  Como já falei aqui no blog, diversos funcionários estão querendo utilizar a bicicleta para fazer o trajeto casa x trabalho x casa depois que eu dei o pontapé inicial indo trabalhar montado na minha magrela.

DIA MUNDIAL SEM CARRO

           Quinta-feira, dia 22 set, será comemorado o DIA MUNDIAL SEM CARRO. Estou mobilizando uma turma para sairmos de bicicleta neste dia, aliás, como faço com certa frequência. E você, tem coragem de deixar seu possante na garagem e pedalar, andar a pé ou  de "busun".

SOBRE AS BICICLETAS

           O Jornal o Globo de domingo publicou matéria de 2 páginas sobre a utilização de bicicleta pelos cariocas, seja para o lazer ou como meio-de-transporte para o dia-a-dia. Entre outras informações, o jornal publicou uma pesquisa que apontava como principal fator de desestímulo ao uso da bike, a violência no trânsito e o medo da pessoas de serem atropeladas. Faz sentido.

17/09/2011

PARA ONDE VAI O P H S ?

           A "rádio corredor", onde circulam as verdades e inverdades da política, dá conta que o ex-Prefeito Bornier pode retomar o controle do PHS. Eu, com a minha mais profunda modéstia, acho que muita coisa pode mudar até junho do ano que vem no que se refere ao arco de alianças que está se montando em torno de todos os pré-candidatos a Prefeito de Nova Iguaçu. Como se diz popularmente, tem muita água prá passar embaixo da ponte.

DEU FRUTO

           A proposta que fiz na Sessão Solene na Câmara, na  última quinta-feira, de reunirmos o pessoal ligado à Educação Física e aos esportes para uma reunião com o Ministro Orlando Silva, dos Esportes, prosperou e já foi formada uma Comissão para organizar o evento.

VIVA O FIM-DE-SEMANA



           Para quem leva uma vida agitada e corrida como a minha, o fim-de-semana é um período mais do que esperado. É o momento para "desacelerar" e curtir outras opções que a vida nos oferece. Exemplo: jogar futebol e bater papo com amigos .  É o que vou fazer agora, depois de já ter lido os jornais e de ter dado um "rolé" pela WEB ( são 0730 de sábado).

16/09/2011

WALNEY E WAGUINHO

           O Deputado Walney Rocha e o cantor Waguinho se juntaram ontem. Foi no culto da Igreja Sarando a Terra Ferida, da qual Walney é membro. Waguinho foi convidado para dar o seu testemunho de vida e aproveitou para cantar algumas músicas.  A Igreja estava lotada.

EDUCAÇÃO FÍSICA

           Foi realizada ontem na Câmara, uma Sessão solene em homenagem aos Professores de Educação  Física. Estiveram presentes ao ato,  a Secretária de Educação – Dilcéia Quintela e o Secretário de Esportes – Fausto Azevedo, o Professor Leandro Nogueira, Mestre e Professor da UFRJ, o representante do  Conselho da categoria (CREFI)  José Paulo Neves, que fizeram parte da mesa principal do debate.

EDUCAÇÃO FÍSICA II

           Além das pessoas citadas, muita gente boa e com muito trabalho e história em Nova Iguaçu participou da cerimônia, destacando os Professores Maia, Zila, Cacau, Paulão, Antônio do Lisam, Wanderley da APAE entre outros. O Professor Amadeu Lara também foi lembrado pela sua luta. A professora Dayse Barros, representou seu saudoso marido, que foi o responsável por implantar o primeiro curso superior de Educação Física na cidade.

EDUCAÇÃO FÍSICA III

           Aproveitei a oportunidade para propor a realização de um debate, ainda este ano, com o Ministro dos Esportes – Orlando Silva acerca do legado dos jogos COPA DO MUNDO e OLIMPÍADAS, que serão realizados no Brasil e cobrar investimentos também aqui na Baixada. O pessoal gostou da idéia.

EDUCAÇÃO FÍSICA IV


            A organização do evento ficou por conta dos Professores Tiago Moraes e Denison Albino.  

MIL DIAS

           A partir de hoje, sexta-feira, 16 de setembro, estaremos a 1000 DIAS para a abertura da COPA DO MUNDO no Brasil.

CONCURSO PÚBLICO

           Tramita na Câmara, Projeto-de-Lei de autoria da Prefeita  Sheila Gama que autoriza a realização de Concurso Público para o preenchimento de 2700 cargos na Prefeitura. Há um grupo de Vereadores que vem discutindo alguma forma legal de privilegiar os candidatos que moram em Nova Iguaçu. Ocorre que nos concursos públicos que foram realizados pela Prefeitura, a maioria dos aprovados são moradores de outras cidades, que no final das contas, acabam desistindo de trabalhar em nossa cidade. Para se ter uma idéia, dos 300 agentes de trânsito aprovados e contratados em 2008, apenas 40 continuam trabalhando. Não vou entrar na questão da motivação e engajamento.

15/09/2011

CHAPA QUENTE

            A chapa ficou quente na Câmara ontem. Tudo por conta da decisão do Presidente Marcos Fernandes de encerrar a sessão por ausência de quórum. O Vereador Marote, que estava na  sala de reuniões, não gostou da decisão e protestou, digamos, com veemência.  Hoje não houve sessão ordinária, em razão do evento para os Professores de Educação  Física, o que, de certa forma, contribuiu para esfriar os ânimos. Vamos ver na terça-feira.

PROCURA

           Várias pessoas procuraram 0 PCdoB na última semana para se filiarem. A maioria manifesta a vontade  de disputar a eleição do ano que vem. Tenho recebido a todos com muito respeito e falado a verdade, inclusive do um compromisso com a turma que já está filiada e quem vem construindo a chapa desde o início, de que qualquer nova filiação deverá receber o aval da maioria. Pelo andar da carruagem, a chapa de candidatos a Vereador do PCdoB de 2012 será mais forte do que a de 2008, quando contabilizamos 27 mil votos.

REFLEXÃO

           E por falar em chapa de Vereadores, conversei hoje a tarde com meu amigo Denilson Ambrósio, que me confessou o arrependimento de ter deixado o PCdoB em 2008 para disputar a eleição pelo DEM. Se ele tivesse permanecido conosco, teria garantido não só sua eleição, como ajudaria a elegermos 2 Vereadores.

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

           O Governador Sérgio Cabral conseguiu fazer com que os Deputados Estaduais aprovassem uma Lei autorizando que Organizações Sociais - as chamadas  OS,  administrem as unidades de saúde do Estado. Para alguns, é a privatização da administração da Saúde; para outros, é  uma forma de tornar mais ágil e eficiente a gestão pública.  Vamos ver qual será o resultado para o pobre cidadão que sofre para conseguir atendimento médico pelo SUS.

PLANO DIRETOR

           O Vereador Ferreirinha me convidou para participar com ele de um debate com alunos da UNIG sobre o Plano Diretor de Nova Iguaçu. Será na próxima segunda-feira, às 18 horas. Destaco dois pontos importantes: a iniciativa dos estudantes de iniciar um debate sobre os rumos da cidade e o próprio tema escolhido. Estarei lá!

14/09/2011

OBRIGADO PASTOR ADELSON

           Obrigado pela mensagem, pastor Adelson. Rumo aos 20000 acessos!!!

ADIADA

           A reunião na FIRJAN foi adiada. Fui lá igual a um bobão !

BORNIER X GAROTINHO

           Fontes próximas do ex-Deputado Piccianni dão conta de que ele confirma que Bornier será o candidato a Prefeito  de Nova Iguaçu pelo PMDB e de que está acertado o apoio o ex-governador Garotinho - PR.  Porém, como Garotinho "flerta" com todo o mundo, é bom acompanhar os movimentos e ver o desfecho dessa história.

CONSULTA PÚBLICA

           A FIRJAN vai sediar uma audiência Pública com o pessoal da Secretaria Estadual de Meio-Ambiente  visando a criação  da APA Estadual  do Alto Iguaçu, que compreende praticamente todo o entorno da REBIO TINGUÁ. Será no dia 14/09/2011, às 10 h.  Mais uma vez, o governo do Estado nos atropela, como já fez com o Arco Metropolitano,  e vai  impor a sua vontade, restringindo um espaço do nosso território, que já é definido como uma APA MUNICIPAL,  e levá-lo para o controle Estadual. Por que eles não aproveitam a nossa APA MUNICIPAL  e invistam para dotá-la da infra-estrutura  necessária, cujo pedido já foi feito e nunca foi atendido. 

ACONTECEU NA CÂMARA

           Os debates na sessão de ontem da Câmara de Vereadores foram acalorados e sobre temas diferentes. Fernando Nagi, por exemplo, falou contra a proposta de transformar a antiga carceragem da 52DP, em uma Casa de Detenção. Nagi considera que o local não é apropriado para este fim e propôs um debate com as autoridades de segurança do Estado. Fiz um aparte  para afirmar que além do protesto, deveríamos apresentar uma proposta de solução, sobre o que fazer com as pessoas que são presas em  nossa cidade.

ACONTECEU NA CÃMARA

           Outro tema debatido, puxado pelo Vereador Marcos Fernandes foi sobre a necessidade de melhorar a arrecadação municipal. Marcos baseou-se numa reportagem do Jornal Extra, que falava da dificuldade de se obter um Álvará em Nova Iguaçu. Falou-se também que o contribuinte tem dificuldade para pagar outros tributos, como é o caso do ITBI. Estas dificuldades, fruto da burocracia, tem afastado alguns investimentos em nossa cidade e causa significativa baixa na arrecadação.

ACONTECEU NA CÂMARA

           Sobre os empreendimentos imobiliários, uma conta rápida foi feita. Pegou-se por base  um só desses novos prédios - o Edifício Mercury, que tem 200 apartamentos:  Se cada um pagasse 4 mil Reais de ITBI, a Prefeitura arrecadaria 800 mil Reais. E se eles pagassem 1 mil Reais de IPTU cada, seriam mais 200 mil Reais que entrariam para os cofres públicos.  

ACONTECEU NA CÂMARA

           Foi votado e aprovado o Projeto de Lei de autoria da Prefeita Sheila Gama que concede aumento de 3% para os professores municipais. O avanço, podemos dizer, é que o projeto estende o aumento também aos professores aposentados. O projeto tramitou em regime de urgência e teve o  voto favorável dos 20 Vereadores presentes à sessão. Na sessão de hoje, provavelmente o texto será aprovado em segundo turno e irá pra a sanção da Prefeita.  OBS: Todos os Projetos-de-Lei precisam ser votados em dois turnos de votação.

13/09/2011

AGENDA CHEIA

           São 8 horas. Estou indo para Tinguá acompanhar a força-tarefa que vai facilitar a regularização dos empreendimentos ligados ao turismo e que funcionam na região do Tinguá. Antes porém, vou passar na Rua Gama para ver como anda o trabalho de troca de manilhas que está ocorrendo na rua. A noite haverá reunião com os pré-candidatos. À tarde, sessão na Câmara. E como se não bastasse, amanhã terei q enfrentar um plantão de 24 horas. Ufa! e tem gente que acha que político não trabalha.

RUA GAMA

           Depois de muita luta, conseguimos trazer uma equipe da Prefeitura para consertar o vazamento de esgoto que existia na Rua Gama. A rede de manilhas deverá ser trocada,  pois está completamente comprometida.

ALLAN PEREIRA

           Allan Pereira, irmão do Pastor Marcos, de Eden, será candidato a Vereador pela cidade do Rio de Janeiro. As conversas estão bem adiantadas para que ele concorra pelo PCdoB.

12/09/2011

COMENTÁRIO DO ALCY

           Verdadeiramente Alcy, estamos diante do abismo. De um lado o filho dos pobres, que estudam em Escola Pública, que não conseguem pagar uma aula de reforço, que não tem acesso à  biblioteca e muito menos a um  laboratório de informática. Do outro lado, o filho da classe média/alta, que estudam nas escolas particulares, muitas de turno integral, com um computar por aluno, com biblioteca e outros recursos tecnológicos.  Este abismo, caro Alcy, vai se tornando mais largo quanto mais idade o aluno possui e as consequências só se tornam visiveis quando vem o acesso às Universidades, aos concursos públicos, aos melhores empregos. A disputa é desigual. É nosso dever como políticos e como cidadãos gritar contra isto.

MARCHA PARA JESUS

           Esta confirmada para o dia 24 de setembro a etapa iguaçuana da Marcha Para Jesus. O evento, apesar de ecumênico, tem um protagonismo das Igrejas Evangélicas. A marcha percorrerá a Via Light e o ponto de concentração será em frente ao paço municipal. O Pastor Adelson Bayoneta é um dos organizadores do ato.

L G B T S

           Foi realizada ontem (domingo), no auditório da Universidade ABEU, em  B.Roxo, a Conferência Regional LGBTS - LÉSBICA, GAY, BISSEXUAL, TRANSEXUAL E SIMPATIZANTES. O centro dos debates nas Conferências LGBTS tem sido a luta contra o preconceito, a intolerância e também contra a violência contra os homosexuais. O PCdoB se fez presente através do camarada Claudio.

MARCHA PARA JESUS

          Esqueci de dizer :  saiu das mãos de um Deputado comunista ( Jorge Amado - 1946 ), a Emenda  que inseriu na Constituição Brasileira, a liberdade de culto religioso, o que deu ao nosso povo, a liberdade de fazer sua opção religiosa e espiritual.. Porém, a luta contra a intolerância e o radicalismo, seja lá de onde ele venha, precisa ser permanente, para que continuemos a viver em paz e ser um exemplo para o restante do mundo.

CONFIRMADA

           Confirmada para amanhã, a reunião com os pré-candidatos a Vereador pelo PCdoB. Sugeri que os novos membros da Direção do Partido participassem e que pudessem ser apresentados.

PARA ONDE FORAM OS BANDIDOS ?

           O camarada Adriano Naval, líder comunitário e militante social mandou esta reportagem, publicada no Jornal Extra, de domingo. Percebam para o detalhe da providência tomada pelo Secretário: trocar o comando dos batalhões. 

RESULTADO DA EDUCAÇÃO

      Saiu o resultado do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.  O quadro é desolador:  oito em cada dez escolas públicas ficaram abaixo da média. Aqui no RJ, as 200 melhores escolas são todas da rede privada o que mostra um abismo entre a educação pública e a privada. Entre as 10 piores,  duas estão localizadas em Nova Iguaçu: os CIEPs General Osório e o Ambaí.

RESULTADO DA EDUCAÇÃO

           O resultado do ENEM, que coloca mais uma vez o RJ na penúltima colocação, à frente apenas do Piauí,  é fruto da ausência de uma política do Governo do Estado para melhorar os índices da Educação dos nossos jovens. Para se ter uma idéia, nos útimos 5 anos, tivemos 3 Secretários de Educação, o que provoca uma descontinuidade das políticas educacionais.

11/09/2011

BOLA NA CESTA

            A Seleçao brasileira de Basquete merece os aplausos do povo brasileiro. Garantiu vaga nas Olimpíadas de 2012, em Londres, após 16 anos sem disputar os jogos. Garantiu a vaga mesmo com a omissão de dois atletas que jogam nos EUA e que "recusaram" a convocação. Se eu fosse o técnico não chamaria mais esses dois "ex-brasileiros". Recusar defender uma seleção do seu país é renunciar à própria origem.

RIO X SÃO PAULO

        O Estado do Rio de Janeiro ultrapassou São Paulo em investimentos. Impulsionado pelo pré-sal, olimpíadas e Copa do Mundo, o nosso Estado é o que mais receberá recursos nacionais e estrangeiros nos próximos anos. Isto  abre um leque de oportunidades e Nova Iguaçu poderá se aproveitar deste momento. É uma boa pauta para as eleições do ano que vem. Atenção Prefeitáveis.

SAUDADES

           Estou há um tempinho sem subir a Serra do Vulcão, ir até a rampa, escalar a Pedra da Contenda, onde fica o vulcão e poder curtir o visual da Baixada a 850m de altitude. Tá na hora de subir . Quem se aventura ?

10/09/2011

CIDADE GAY

            A Espanha poderá ter a primeira cidade-gay do mundo. Um referendo será realizado e se aprovada a idéia, algumas mudanças serão feitas na cidade. Primeira providência: todas as casas serão pintadas de rosa; segunda: serão construídos "espaços" próprios para os casais gays praticarem relações sexuais. Mais informações, busquem na Internet.

DIA MUNDIAL SEM CARRO

           No dia 22/09 comemora-se o DIA MUNDIAL SEM CARRO. A comemoração serve como um manifesto/reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis e uma oportunidade de estimular o uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.  PROPONHO FAZERMOS UM MOVIMENTO EM NOVA IGUAÇU. Uma pedalada pela via Light, por exemplo.  Será que conseguiríamos adeptos ?

SÓ RINDO

           Esta eu li  no Facebook:  SIMPATIA PARA PRENDER A MULHER AMADA - COLOQUE 1 KG DE COCAÍNA DA BOLSA DELA; DEPOIS CHAME A POLÍCIA.  Esse pessoal inventa cada uma.

LEMBRANÇA

          Amanhã, 11 de setembro, completa 10 anos do atentado terrorista que derrubou as torres gêmeas nos EUA e que feriu gravemente o orgulho dos Americanos.  Há um grande receio de que amanhã ocorram outros atentados. Mesmo que isto não aconteça, só o fato de conviver com o medo já é terrível.

DATA MARCADA

           Em dezembro, como  todos sabemos, teremos as Festas de Natal. Já em  fevereiro, o Carnaval. E no verão, que já esta pertinho, as chuvas que acompanham a estação.  Não há como ser pego de surpresa. São eventos com data marcada para acontecer.  O que está acontecendo hoje em diversas cidades do sul do País, castigadas pela força da chuva,  deve servir de alerta de que precisamos nos preparar para diminuir os impactos das enchentes.

09/09/2011

SAMPA

           Estou em SP - Capital, onde vim participar de um encontro sobre Meio-Ambiente. Tinha Vereadores de várias cidades do país e está sendo uma boa oportunidade para a troca de informações. Fiquei sabendo, por exemplo, que em  Ribeirão Preto - SP,  foi aprovada uma Lei instituindo as Emendas Parlamentares dos Vereadores.  Lembrei-me que, em Nova Iguaçu, pela primeira vez, foi inserido  este dispositivo na LDO.  Acho justo, pois tal prerrogativa existe nos legislativos Estaduais e Federal e por que não no Municipal?

BLOG DO ALMEIDA

           Quero parabenizar o pessoal do  "Blog do Almeida",  principalmente o Almeida dos Santos - seu idealizador junto com a minha (ex)-amiga Claudia Maria,  e também aos blogueiros mais recentes  Emplumadinho e Triel, pelo expressivo número de acessos- está chegando na casa dos  300 mil.  Dizer também que, obviamente,  não concordo com tudo o que é publicado, mas reconheço que vocês criaram e ajudam a manter um importante veículo de informação, comunicação e debate  com a sociedade.  Vida longa ao Blog!

BLOG DO ALMEIDA 2

             Ah!, se a galera do Blog do Almeida  quiser dar uma notinha sobre o meu blog, fiquem á vontade. Ficaria feliz  só em ver o endereço divulgado. Não precisa nem citar que sou um dos poucos políticos da cidade que mantém um canal aberto para divulgar o seu trabalho, suas ações e opiniões,  interagindo com os leitores, sem censura prévia, e me expondo, inclusive, as criticas e interpretações equivocadas do que falo. Antecipo os agradecimentos.

BLOG DO ALMEIDA

            Aliás, as notícias dos blogs expressam a opinião dos seus  controladores e são diferentes de reportagens jornalísticas pois nestas, na grande maioria das vezes, como manda a boa prática, procura-se o contraditório, ou  seja, ouve-se as partes envolvidas. Nos blogs isto não ocorre. Eu, por exemplo,  publico aquilo que  acho conveniente publicar.

REINAUGURAÇÃO

           Neste sábado, dia 10, será reinaugurado o Forró do Arimatéia, para a alegria dos frequentadores de Tinguá. O "Forró" virou ponto de encontro da juventude e reúne uma verdadeira multidão nas noites de sábado.  A casa ficou fechada uns tempinhos para obras de melhoria.  Atenção Bia, se prepara que a poeira vai subir !!!

DECLARAÇÃO DE AMOR

           Junto com o século 21 nasceu João Pedro, que dias depois  incorporou o Aguiar e o Cid  ao seu nome e se incorporou de forma definitiva  em nossas vidas. Já se vão 11 anos, João Pedro cresceu, está "quase" um homem e hoje é motivo de orgulho e de alegria para mim e para a Márcia. Beijo prá voce JP.




DECLARAÇÃO DE AMOR

           Há 17 anos atrás eu me casei com uma linda mulher. Hoje, passados 17 anos, ela continua linda como no dia em que a conheci. Márcia Cid tem sido uma grande parceira, sobretudo nesta dificil caminhada política.

É SELEÇÃO

           O jogador Cortês,  ala esquerda (antigamente chamava-se lateral esquerdo) do glorioso Botafogo, e que foi convocado para o elenco da Seleção Brasileira de Futebol, foi descoberto jogando no Nova Iguaçu, durante o campeonato Estadual deste ano. Cortês se junta a outros tantos talentos que iniciaram carreira no clube de nossa cidade.

JORNAL EXTRA

           O Jornal Extra está preparando matéria sobre a demora na concessão de Alvarás pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Fui ouvido pelo jornal  em razão da postagem que fiz sobre o Top Shopping. Eu disse à jornalista que são situações diferentes, pois  o Top Shopping depende de licença de obras e não Álvará. De qualquer forma, a matéria está sendo feita. 

RETA FINAL

           Faltam menos de 30 dias para se encerrar o prazo para filiação de quem pretende disputar as eleições do ano que vem. Certamente haverá muitas movimentações, cooptações e traições.  Como se diz na gíria, haverá também muito "canto das sereias", ou seja,  promessas de vantagens em busca da filiação de pré-candidatos.

PARECE MENTIRA 2

                  Dias desses, uma pessoa me procurou dizendo que queria se filiar ao PCdoB e ser candidato a Vereador em 2012. Respondi-lhe não poderia assegurar-lhe a vaga, porém a filiação era possível.  Daí ele respondeu que gostaria de filiar-se, porém já havia assinado uma outra ficha de filiação, em branco, sem a definição de partido, e entregue a uma conhecida liderança política da cidade,  que garantiu que iria filiá-lo ao PSD - partido que oficialmente ainda não existe.  O interessante é que  esta " liderança" é dirigente de um outro Partido Político. 

08/09/2011

PRAÇA SÃO JORGE

           Decididamente, a reforma da Praça São Jorge desagradou a Gregos e Troianos. O que era uma Praça passou a ser uma rua, e onde havia rua, o acesso foi fechado.  Vou continuar insistindo, como venho fazendo desde o início da obra de "reforma da Praça",  para que a Prefeitura dê um pulinho no local e ouça os moradores e comerciantes.

VAGUINHO

           A possível filiação de Vaguinho ao PCdoB vem aguçando o debate político na cidade.  A todos que me perguntam a respeito, respondo com a seguinte indagação:  É importante para o PCdoB filiar uma pessoa que teve quase 1 milhão e meio de votos, que tem base popular consolidada, que tem uma história de vida que pode ser exemplo para muitos:  filho de operários, nasceu e cresceu  na favela, ganhou fama, prestigio e dinheiro com a música, que se envolveu com a perdição das drogas, indo ao fundo do poço e conseguindo se libertar e que hoje está à frente de um trabalho social que conquistou  reconhecimento e  respeito ?  Sei que este fato ainda vai gerar muita polêmica, mas é importante que as pessoas respondam a minha pergunta antes de tecerem seus comentários .

VAGUINHO x NETINHO

           A história de vida  Vaguinho é muito semelheante a de Netinho de Paula, Vereador de São Paulo pelo PCdoB e que também foi candidato ao Senado em 2010, recebendo uma votação expressiva. Netinho também nasceu na periferia, fez fama e carreira através da música e ingressou na política pelas portas do PCdoB. Netinho não chegou "formado politicamente" no Partido mas, aos poucos, foi avançando e conquistando a confiança dos dirigentes e hoje é um dos grandes nomes do Partido.  Aliás, o PCdoB não pode se dar ao luxo de ser um partido apenas de intelectuais e teóricos. É preciso ter em suas fileiras, gente que consegue falar a lingua das massas, pois esta é a essência do PCdoB: um  partido de "massas".

TOP SHOPPING

            Deve ser marcada para a próxima semana, na Comissão de Indústria e Comércio da Câmara Municipal, a reunião sobre as obras do Top Shopping. O processo de licenciamento da obra de ampliação do Top Shopping teve início em 2008 (já vai completar 4 anos ), e só na Câmara de Vereadores,  tramitou por mais de 1 ano, até ser aprovado, depois de algumas reuniões que envolveu a FIRJAN, CDL, ACINI, Conselho Municipal de Trabalho e Emprego, entre outras instituições.

TOP SHOPPING 2

           Com a ampliação, o Top-shopping vai gerar 2000 novos empregos diretos, sem falar na requalificação urbanística do seu entorno e no conforto que vai oferecer aos seus frequentadores. Para se ter uma idéia, o Shopping Grande Rio (S.J.Meriti) já fez 4 ampliações e tem menos tempo de existência que o Top. A importância desta obra para a cidade é muito grande, por vários aspectos, e  por isto mobilizou e vem mobilizando setores da nossa sociedade. Neste sentido, a reunião pública na Câmara será importante, e servirá para se saber  se há algum "caroço no meio desse angú".

07/09/2011

FASE DAS PESQUISAS

           Todos os pré-candidatos a Prefeito de Nova Iguaçu estão fazendo suas pesquisas de intenção de votos.  Acho que já é hora do PCdoB realizar a sua e conhecer, com base científica confiável, o que a população de Nova Iguaçu pensa de seus possíveis candidatos.

BUSCA DE APOIO

           O Deputado Bornier está pagando o preço da sua rebeldia dentro do PMDB. O Governador Cabral não deve ter esquecido que o ex-Prefeito de Nova Iguaçu não acatou sua liderança e a orientação partidária na eleição de 2010, apoiando abertamente a candidatura de Serra.   Além disto, Bornier tem votado reiteramente contra o Governo Dilma, de quem Cabral é aliado e, como se não bastasse, ainda vem flertando com maior adversário político de Cabral, que é Garotinho. Tudo isto junto está custando o apoio do Governador (e de uma parcela do PMDB)  a Bornier para a eleição do ano que vem.

CONCORDO, DR. THIAGO

            Concordo com seu comentário, Dr. Thiago. Não podemos negar que o projeto das UPPs tem lá suas virtudes. Porém, o que  precisa ser dito é que o objetivo é controlar (diferente de acabar) a ação dos traficantes em áreas específicas e privilegiadas da cidade. E tudo isto com o apoio da grande midia. Porém, pune-se os moaradores da periferia, onde o braço da UPP não alcança.

UPPs em XEQUE

           Explodiu um novo conflito no Morro do Alemão, ocupado há alguns meses por tropas do Exército. Dias atrás, um incidente ocorreu na Cidade de Deus, também "pacificada" pelas UPPs. O que ocorre é que as forças de segurança (tanto a  polícia quanto as Forças Armadas ) se acham no direito de alterar completamente a rotina nas comunidades, fechando os bares, proibindo festas e bailes, entre outras restrições em nome da "segurança".  Soube de um caso que até para jogar futebol, a meninada tinha que pegar a bola com os policiais. A população acaba reagindo.

GRANDES FORTUNAS

           A Deputada Federal Jandira Feghali foi indicada como  relatora do Projeto de Lei que tramita na Câmara Federal e  que prevê a taxação de grandes fortunas para financiar os serviços de saúde no país. Tanto Jandira quanto Aldo Rebelo, ambos do PCdoB tem assumido relatorias de projetos importantes, como o do Código Florestal, RDC e este, das grandes fortunas. 

POLÍTICA : ARTE OU CIÊNCIA

            Para o exercício da política é preciso conjugar a arte do ofício com um pouco da ciência. Mas antes de tudo, a política exige que se tenha exata noção da realidade em que vivemos e que se entenda e aceite  que a atividade política é dinâmica, muda com o tempo e varia de acordo com os personagens que estejam participando do processo.  Uma estratégia usada num determinado  tempo com determinados atores pode não ter resultados iguais se aplicada em tempos e com pessoas diferentes. Uma outra boa lição é não subestimar ninguém, por mais superior e poderoso que a pessoa possa se achar.

06/09/2011

CÚPULA REUNIDA

            As cúpulas do PCdoB nacional e Estadual estarão reunidas hoje para tratar dos "caminhos" do Partido aqui no Estado. Como venho falando, a orientação nacional é buscar o crescimento partidário e mais influência no seio da população, principalmente nas camadas populares da nossa sociedade,  criando as condições para impor as mudanças que o PCdoB se propõe a realizar.

RCC - ENTULHO

            Eu me sentiria realizado, com o senso do dever cumprido, se este ano eu conseguissse aprovar na Câmara de Vereadores, o projeto de minha autoria que obriga o uso de material reciclado originário dos Resíduos da Construção Civil - RCC.  Eu juntaria a esta "vitória", a aprovação do Plano Diretor, da Lei que criou a AEIT - Áreas de Especial Interesse Turístico e a que criou o Conselho Municipal de Segurança Pública.   A frustração ficou por conta do veto à criação do Conselho Municipal de Turismo. Mas não podemos ganhar sempre, né!.

AGRADECIMENTOS

           Quero agradecer a todos aqueles que acessam este blog,  principalmente aos que buscam acompanhar e contribuir com o nosso trabalho político. Aliás, estou sentindo falta dos comentários. Eles são importantes para mim.

AGRADECIMENTOS

           Ainda sobre o Blog, dias atrás uma pessoa me parabenizou pelo BLOG, afirmou ser leitor diário e  perguntou-me se eu não tinha receio de me expor a criticas e ofensas. Respondi que não, e que o Blog é um instrumento eficaz para que as pessoas (amigos e adversários) conheçam o meu pensamento e acompanhem o meu mandato de Vereador. Possíveis críticas fazem parte do debate político, pois ninguém é obrigador a pensar como eu nem a concordar com as minhas opções políticas e partidárias. Só fico chateado quando a critica ultrapassa o limite do respeito que deve existir entre pessoas que acreditam na liberdade e na democracia.

REUNIÃO COM OS PRÉ-CANDIDATOS

           Na próxima semana, teremos reunião com os pré-candidatos a Vereador pelo PCdoB. E por falar em pré-candidatos, o partido tem sido muito procurado por pessoas que alimentam o desejo de disputar uma vaga na Câmara Municipal.

DEBATE SOBRE SEGURANÇA

           Fui convidado pelo Vereador Carlos Ferreira´para participar da mesa de debates na Audiência sobre Segurança Pública, que será realizada no dia 29/09.   É importante que se discuta este tema, pois a política de segurança do governo do Estado não tem foco para nossa região (eles só cuidam da Capital)  e nós estamos pagando um preço alto por isto. Só para se ter uma idéia:  o efetivo policial do 20PM é  metade do que era há 10 anos atrás.

DEBATE SOBRE SEGURANÇA

          No último final de semana, um arquiteto foi morto em Ipanema. Uma tragédia que repercute na midia até hoje. O efetivo policial foi reforçado, blitzens estão sendo realizadas diariamente, entre outras medidas. Deixo uma perguta: um crime deste tipo em Ipanema é mais trágico do que se ocorresse em Nova Iguaçu? Quem mora na Zona Sul tem mais direito à vida e à segurança do que quem mora na Baixada?  Se a gente não gritar, pessoal,  inguém vai nos ouvir.

05/09/2011

É DE DOER

           No domingo, antes do jogo contra o Bahia, o técnico do Flamengo - Vanderley Luxemburgo fazia a preleção com os jogadores, quando, de repente ..... PUM : alguém soltou um peido.  Luxa ficou furioso e deixou os jogadores sozinhos. Agora, depois da derrota, tem gente dizendo que este fato provocou a derrota do time. Fala sério, né!

FALA DA JANDIRA

           A Deputada Federal Jandira Feghali afirmou que estão usando o termo "faxina" por que a Presidente é uma mulher. Se fosse homem, seria "combate a corrupção". Faz sentido.

ENCONTRO DE PRESIDENTES

           O Presidente Estadual do PDT terá um encontro amanhã, terça-feira, com a Presidenta Estadual do PCdoB. A nível nacional, Carlos Lupi já solicitou um bate-papo com o nosso presidente Renato Rabelo. Acho que o PCdoB entrou no jogo maior da política.

ALIANÇAS E ACORDOS

        Depois do PTdoB e do PHS, agora é o PSL que se juntou ao grupo de partidos que manifestou apoio à reeleição da Prefeita Sheila Gama. Junte-se a eles, ainda,  o PPS. Não esqueçamos porém que existem no Brasil hoje, 27 partidos, sendo que o PCdoB é o mais antigo deles.

ALIANÇAS E ACORDOS

           O número de partidos políticos no Brasil pode chegar a 50. Estão em processo de regularização junto ao TSE, os seguites:
Partido da Pátria Livre (PPL)

Partido Novo (PN)
Partido Ecológico Nacional (PEN)
Partido da Educação e Cidadania (PEC)
Partido Democrático dos Servidores Públicos (PDSP)
Partido Geral do Trabalho (PGT)
Partido Federalista (PF)
Partido Humanista do Brasil (PMH)
Partido Liberal Democrata (PLD)
Partido Cristão Nacional (PCN)
Partido da Transformação Social (PTS)
Partido do Meio Ambiente (PMA)
Partido Cristão (PC)
Partido Social (PS)
Partido dos Servidores Públicos do Brasil (PSPB)
Partido da Mulher Brasileira (PMB)
Partido da Justiça Social (PSJ)
Partido Republicano da Ordem Social (PROS)
Partido Carismático Social (PCS).
            IMAGINEM SÓ QUANDO ISTO ACONTECER .......

DESFILE NA POSSE

            Dei uma passada rápida pelo desfile cívico que foi realizado nesta segunda-feira, no bairro da Posse. Cumprimentei a Prefeita, o Secretário José Rogério e a Secretária de Educação Dilcéia Quintela, que estavam no palanque. Depois andei um pouco no meio da população que assistia e vibrava com o desfile dos estudantes. Agora à tarde, o desfile será no bairro Rancho Novo.

P T B

            Estive hoje (segunda-feira), à convite do Deputado Walney Rocha, visitando a sede municipal  do PTB - PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO.  A infra-estrutura do local é de impressionar. Walney me disse que recebeu da direção nacional do seu partido, a missão  de organizar a legenda para  eleger pelo menos 100 vereadores no RJ  em 2012, e a de apresentar candidatos a Prefeito em cidades importantes do Estado, que inclui Nova Iguaçu. Ao final da conversa, Walney mostrou uma pesquisa que reforça o argumento de que o cenário político em nossa cidade ainda é indefinido.

FERIADO

           Quarta-feira - 7 de setembro, é feriado nacional, o que vai fazer com que a semana passe mais rápido do que o habitual.Aliás, como o tempo tem "voado". Daqui a  menos de 4 meses, acaba o ano de 2011.  A previsão é de tempo bom, sem chuva.

UPPs

           A sede da Unidade de Polícia Pacificadora -UPP da Cidade de Deus foi apedrejada ontem (domingo) por moradores da comunidade.  Já no morro do Alemão, a confusão foi com o pessoal do Exército, que ocupa a comunidade. A impressão que tenho é a de que a população esteja reagindo ao "excesso de regras" imposta pelas forças de segurança, que altera e muito a rotina e o dia-a-dia dos moradores.

FLAMENGO E VASCO

           Parabéns aos jogadores do Flamengo e do Vasco, pela "brilhante" apresentação de domingo.

DECISÕES DO PT

            O Partido dos Trabalhadores, aprovou  no Congresso que realizou neste último final de semana, que não será permitida montagem de chapa (Prefeito x Vice-Prefeito) com os partidos considerados opositores; PSDB - PPS e DEM. A coligação na disputa proporcional, porém, será permitida. Também foi aprovado o texto que impõe limites para o desempenho de mandato eletivo. Vereadores e Deputados poderão exercer no máximo, 3 mandatos. Senadores, dois.

DECISÕES DO PT

           A decisão do PT de não permitir montagem de chapa com os partidos considerados adversários,  cria um problema para Rogério Lisboa (DEM),   pré-candidato a Prefeito de Nova Iguaçu. Rogério vem costurando uma aliança com o PT,  que tenha Lindberg como avalistav Porém, com esta decisão do PT, a montagem de chapa conjunta se inviabilizou. Contudo, resta a possibilidade de uma aliança sem montagem de chapa.

04/09/2011

ALMEIDA DOS SANTOS

            Hoje (domingo) falei com o jornalista ALMEIDA DOS SANTOS, fundador de um dos  blog mais acessados da cidade, que leva o seu nome e fiquei muito feliz de saber que ele está dando uma guinada  na sua vida pessoal. Almeida é uma daquelas personalidades de Nova Iguaçu que merece o respeito e a consideração de todos. Valeu Almeida, conte comigo!

PIROTECNICA POLICIAL

            As ações "espetaculosas" da Polícia Federal, vem custando caro aos cofres públicos. Desde 2007, o governo federal foi condenado a pagar pelo menos R$ 1,6 milhão em indenizações por danos morais ou materiais a pessoas que foram presas por engano, ilegalmente ou que foram submetidas a exposição midiática excessiva. (esta notícia consta no site da UOL ).

UM PASTEL E UM CALDO

           DOMINGO LEGAL : Depois de ter ido assistir à 'pelada" no campo do Carvão (Rua E ), passei pela feira da Posse para o  tradicional Pastel de Carne com caldo-de-cana.  Depois, arrumei as malas e estou me mandando ( são 1130h) para Tinguá. antes porém, vou passar na casa do Marquinhos do Dito, em Marambaia e experimentar um feijãozinho feito no fogão à lenha.