28/09/2011

SOBRE O SANEAMENTO

           Um estudo divulgado hoje mostrou que Nova Iguaçu está entre as 10 piores cidades do Brasil em termos de saneamento básico. Nossa cidade aparece com índice zero de coleta de esgoto. Eu acho que deve haver algum erro, pois temos algumas ETE - Estações de Tratamento de Esgoto e uma razoável rede de esgotamento sanitário, apesar de ainda existir um deficit muito grande.

5 comentários:

  1. Vereador, é comum que os governos passem em nossa Cidade e façam obras novas, mas é sabido que a manutenção da Cidade é uma vergonha, temos varias ruas como a rua Gama no bairro da posse, que tem um esgoto que tem mais de trinta anos e nunca nenhuma caixa foi limpa, e dessa forma as manilha ficam comprometidas , tem que ganhar um titulo desses mesmo, ruas asfaltadas com coco transbordando pelas mesmas é comum , tai um titilo merecido.

    ResponderExcluir
  2. titulo mais que merecido ,pois como o sr, sabe na comunidade onde eu moro nao tem nenhum ,saneamento da prefeitura ,apesar de tantas promessas nao temos esgoto ,asfalto,nada e as ruas somos nos os moradores que estamos fazendo,esgoto graças as manilhas doadas pela artsul que estamos .fazendo e isto em comendador soares sub bairro jardim pernambuco ,a unica coisa que a prefeitura sempre fez e cobra o iptu, e com relaçao as etes bom a do canaam nunca funcionou ,a do palmares virou lixao a da nova era idem ,engraçado que fizeram so pra consta no papel que existem pergunto se a prefeitura fez alguma obra de manilhamento ligando as caixas de esgoto com as etes nenhuma rede foi feita ,todo mundo sabe onde e jogado o esgoto de nova iguaçu a maioria no rio botas e seus afruentes ,entao mais do que justo uma cidade que nao esta nem ai para seus cidadoes, receber esse titulo tinha que esta em primeiro ate belford roxo tem mais obras de saneamento do que nova iguaçu,tenho esperança que alguem mude esse quadro de degradaçao ,um abraço e adsumus

    ResponderExcluir
  3. ETE só no papel meua amigo...isso eu falo com autoridade...
    eu fiscalizei algumas etes e a maioria só existe no papel...
    Os estudos estão certo...
    É uma pena para nós iguaçuanos...

    ResponderExcluir
  4. concordo fielmente com o darles algumas nem no papel estao

    ResponderExcluir
  5. PLANSAB
    Seja como for, o grau de erro ou acerto deste estudo, devemos ter um maior conhecimento das diretrizes do Plano Nacional de Saneamento Básico – Plansab. O ponto de partida e orientação para os próximos 20 anos em termos de política pública nesta área. Trabalhar seriamente o nosso Plano Municipal de Saneamento. Saneamento básico empurra outros fatores agregados, tais como: Abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Todos esses assuntos e tantos outros problemas da nossa cidade devem ser canalizados e discutidos no COMPURB – Conselho Municipal de Política Urbana e Gestão Territorial. Gente está na hora de desenterrar este Conselho e arregaçar as mangas. Tem municípios que já saíram na frente, vamos continuar na lanterna? ou vamos avançar? Que herança ofertaremos a futuras gerações?

    Membro do Compurb

    ResponderExcluir