04/10/2011

CULTURA BÍBLICA

            Tramita na Câmara um projeto de lei de minha autoria que  INSTITUI NAS  ESCOLAS MUNICIPAIS DE NOVA IGUAÇU,   A  CULTURA BÍBLICA COMO DISCIPLINA EXTRACURRICULAR. A participação dos alunos será opcional.

4 comentários:

  1. Camarada Fernando Cid!
    Como dizia Marx “a religião é o ópio do povo” e, para mim, a educação tem que ser, além de pública, universal e gratuita, laica, ou seja, defendo a separação do Estado (e suas instituições) das igrejas e comunidades religiosas, assim como a neutralidade do Estado em matéria religiosa. Ainda mais nos dias atuais, onde o fundamentalismo campeia e tem produzido guerras e discriminações. Enfim, tomara que os vereadores tenham bom senso e não permitam que essa lei seja aprovada!

    ResponderExcluir
  2. O ensino religioso já é facultativo na LDB, mas não vejo como necessidade de aprovar uma lei que institui nas escolas do município a cultura bíblica, seria muito mais interessante se os nobres vereadores aprovassem um projeto de lei que incluísse na grade curricular do município a nossa constituição federal, não seria melhor? Os nossos alunos e alguns professores desconhecem nossa legislação. Como podemos lutar por mais democracia e transparência com os nossos gestores se não conhecemos nossos direitos e deveres? Na escola é um bom caminha para melhor conhecermos.

    ResponderExcluir
  3. Vereador, na minha opinião o que deveria ser analisado pelos nobres vereadores, é a qualidade de ensino das nossas escolas, o que não pode é um aluno que deveria ter escolas perto de suas residencias terem que se deslocar, muitas vezes de ônibus para cumprir uma tarefa que deveria ser simples e acaba sendo exaustiva. Moro a 45 anos no bairro da Posse, a população multiplicou e as escolas nem ampliadas foram ,mas as igrejas sim então é bom deixar essa tarefa para as mesmas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vereador,
    Se essa proposta viesse de outros vereadores, eu apenas ficaria aborrecido, mas vindo de você, um vereador que eu respeito muito, eu fico decepcionado.
    Eu concordo com o RJS, se alguém quiser estudar a bíblia, o torá, o alcorão, ou qualquer outro livro de “literatura fantástica”, que procurem as igrejas, as sinagogas, as mesquitas... NA ESCOLA, NÃO! As escolas, em especial as públicas, têm que ser laicas.
    O Projeto de Lei tem um vício de origem ao privilegiar a Bíblia, esquecendo das outras religiões. Esse é um princípio do “fundamentalismo” (apresentar a “sua” verdade como a única). Eu morro de medo do “fundamentalismo”!

    ResponderExcluir