05/10/2011

APA ALTO IGUASSU

           FOI REALIZADA ONTEM, TERÇA-FEIRA, A “CONSULTA  PÚBLICA” PARA CRIAÇÃO DA APA DO ALTO IGUASSU.  NA VERDADE FOI UM GRANDE TEATRO, POIS O GOVERNO DO ESTADO, TENDO A FRENTE O INEA – INSTITUTO ESTADUAL DE AMBIENTE, JÁ DECIDIU  E VAI “TOMAR” DE NÓS  UMA PARTE IMPORTANTE DA CIDADE, NA REGIÃO DE TINGUÁ, QUE JÁ É UMA ÁREA DE PRESERVAÇÃO MUNICIPAL, E CLASSIFICÁ-LA COMO ÁREA ESTADUAL. COM ISTO, PERDEREMOS A GESTÃO DAQUELA  REGIÃO,  QUE VAI PASSAR PARA O CONTROLE ESTADUAL.

4 comentários:

  1. vereador cid .o que aconteceu ontem ja vem acontecendo a anos com os representantes de nova iguaçu ,o inea[governo do estado ] mais motrou-se o quanto respeita nova iguaçu ,eu ja tenho presenciado isso a anos nas reunioes e nos foruns do projeto iguaçu.mais essa reuniao serviu para que o inea vi-se que nova iguaçu nao e quintal deles que eles podem distratar as lideranças e que nada vai acontecer ,bom so posso dizer que todos temos que fazer a nossa parte ou seje lutar por nova iguaçu e exigir o respeito que nova iguaçu merece ,eu estou nessaluta e nao pretendo perder e sei que os demais copanheiros tambem ,so posso dizer que ontem a carapuçacaiu pois eles nao estavam esperando a mobilizaçao que ouve em nova iguaçu,tanto e que eu fiz a pergunta se o inea comunicou a respeito da consultana firjan e a resposta foi que eles colocaram materias informativas numa midia que ninguem viu, ora companheiros todo mundo viu que a resposta foi ate contraditoria falou que avisou os representantes locais do projeto iguaçu para passar em suas comunidades,, mais como se nova iguaçu os representantes dos clas ,comite local de acompanhamento do projeto iguaçu eleitos democraticamente nas suas comunidades o inea nao os reconhece ,companheiros estive nao reuniao do forum como penetra mesmo sendo eleito pelas lideranças para representar nova iguaçu nos foruns ,e obitive as informaçoes da consulta e repassei para todos ,precisamos nos unir como foi ontem tambem pelo projeto iguaçu e os demais projetos do estado ,para nova iguaçu ,vi queos companheiros que la estavam brigaram com afinco por nova iguaçu o que me deu mais energia para lutar ,como o companheiro cosminho que nao se conteve e falou tudo aquilo que todo mundo gostaria de falar ,e do outros que fizeram das suas colocaçoes um basta por tanto descaso do inea , peço que os companheiros de nova iguaçu ajudem tambem no projeto iguaçu .obrigado companheiros vcs me deram mais força para continuar na luta e ontem eu me orgulhei de ser morador de nova iguaçu.prabens vereador fernado cid ,cosminho ,gylwoneyke ,alcy malhoni,ao max da ubem ,alexandre guerra e aos demais companheiros que la estavam e decidiram nao assinar e nem referendar nada do inea com relaçao a nova iguaçu ,valeu meus amigos esta guerra so esta começando .mais nao a conquista sem luta ,ADSUMUS

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, companheiro Naval!!! Nós tb o agradecemos por estar sempre atento e monitorando esses passos dados na surdina, com o intuito sabemos de que. Não há muito o q acrescentar em seu comentário. Posso, apenas, reforçá-lo. É esse o sentimento da maioria (pra não dizer de todos os q lá estiveram). Estamos muito certos de que só com muita luta teremos chance de mudar esse cenário, sempre encoberto por tantos atos escusos. A luta continua e que esse tenha sido apenas um de muitos passos importantes. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. so para os meus amigos saberem a apa ja foi criada por decreto ,,,,
    ESTADO CRIA “APA DO ALTO IGUAÇU” E SINALIZA COM FIM DE CHEIAS NA BAIXADA
    08/ 06/ 2011
    O governo do Estado do Rio deu um passo importante para uma solução que pode ser definitiva em relação às cheias que castigam a Baixada Fluminense: a criação da “Apa do Alto Iguaçu”, uma área de 22 mil hectares que abrange três municípios, sendo que 60% em Duque de Caxias, 35% em Nova Iguaçu e 5% em Belford Roxo.

    A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, reuniu-se nesta quarta-feira (08/06), com os prefeitos Sheila Gama e José Camilo Zito, respectivamente de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, que apoiaram o projeto e o consideram de grande relevância para a população. A próxima visita será feita ao prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim.


    O projeto do Inea para a criação da “Apa do Alto Iguaçu” vai contribuir para evitar as enchentes que castigam a região. Isso porque as áreas de alagamento serão preservadas, impedido a impermeabilização do solo. Especialistas da Coppe/UFRJ também atuam no projeto. O projeto chega no momento em que o Estado do Rio já tem aprovado R$ 352 milhões para as obras do PAC 2 – Projeto Iguaçu, de controle de inundações e recuperação ambiental das bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí.


    A idéia de criar a “Apa do Alto Iguaçu”, deveu-se, sobretudo, à necessidade de o Inea, em parceria com os municípios da Baixada Fluminense, fazer um controle da ocupação urbana da região, sem o qual os efeitos futuros com eventuais chuvas fortes poderão ser ainda mais catastróficos.

    Marilene Ramos diz que com o apoio do governo federal, o estado investirá um bilhão de reais em dragagem, reassentamento e recuperação ambiental das bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, entre outras melhorias.

    "O arco metropolitano, que corta a área mais rural dessa região, pode acelerar a expansão urbana. Para evitar que isso ocorra descontroladamente, estamos tomando essa medida de proteção - disse Marilene. Audiências públicas serão realizadas para encaminhar o decreto de criação da APA.

    “Acredito que até o final do ano essa APA já esteja criada. Precisamos pensar no futuro e evitar que ocorra um crescimento desordenado. Este projeto é fundamental para resolver os problemas da ocupação urbana desordenada”, explicou Marilene Ramos.

    Na “Apa do Alto Iguaçu” serão preservadas, sobretudo, as áreas reconhecidamente de alagamento, impedindo a impermeabilização do solo, fenômeno que ocorre quando o solo perde a capacidade de absorção da água.

    e como e que nao ficamos sabendo ,falta de respeito total com as lideranças de nova iguaçu .adsumus

    ResponderExcluir
  4. Ou seja: Não fomos consultados, mas "comunicados", né? brincadeira...

    ResponderExcluir