30/04/2011

AINDA SOBRE CURITIBA

           Conversando com o taxista que me levou até o  aeroporto,  sobre a limpeza da cidade Curitibana, ele me disse que tudo começou com o Prefeito Jaime Lerner, que iniciou nas escolas o processo de reeducação do povo. Segundo ele, na gestão de Lerner,  os estudantes junto com os professores,  iam para as ruas limpar a cidade e educar os adultos. O resultado é percebido hoje.  Que inveja!

VACINAÇÃO

           Até as 11h da manhã de hoje (sábado), 450 idosos haviam se vacinado no galpão, sem falar nas cerca de 20 pessoas que solicitaram atendimento domiciliar para vacinar idosos enfermos ou acamados, o que será feito. Estes números nos permitem afirmar que há uma carência de uma unidade básica de saúde na Posse. As mais próximas ficam no Caiçara, no Moquetá e na Cerâmica, todas muito distantes do eixo da Posse. Implantar um posto de saúde no bairro da Posse é uma das minhas lutas e quase consegui na gestão do Lindberg. Chegamos até a encontrar um local.

DIA DA BAIXADA

            Hoje  comemora-se o DIA DA BAIXADA. Amanhã, o DIA DO TRABALHADOR.

COMO O TEMPO VOA

           O mês de Abril termina hoje....

DESAFIO

Napo e seu "personal" treinando
nas montanhas de Tinguá
            Alô Darlis! Alô Napô. Durmam cedo o comam bem. Amanhã terá a Corrida  do Trabalhador,  em S.J. Meriti. Serão 7 Km apenas. Se eu ganhar de vocês vou tirar muita onda e vou contar prá todo mundo. ( tô brincando, é só "pilha"  prá  competição ficar mais prazerosa ).

ONGs DE TALENTO

Eu e Paulo Miller, fundador da EMFRAS
           Algumas organizações não governamentais  merecem destaque pelo trabalho que realizam em nossa cidade e pela contribuição que dão aos governos e à população.  São várias, e mesmo  correndo o risco de esquecer alguma, vou destacar a atuação da CONCAUSA, ONDA VERDE e  do  IADEFF .  Outros trabalhos também merecem destaque, como o da CASA DO MENOR e o do EMFRAS-EMAÚ (Escola Agrícola).  Na próxima semana, vou apresentar na Câmara de Vereadores, um Projeto de Resolução criando uma homenagem  para as ONGs que mais contribuem para o desenvolvimento de Nova Iguaçu.  Se alguém tiver alguma sugestão, por favor, ajudem.

ONGs DE TALENTO

           Só para lembrar:
A CONCAUSA tem um trabalho direcionado à defesa dos direitos humanos e cidadania;
A ONDA VERDE tem o foco nas questões ambientais;
A IADEF lida com a questão social e educação de crianças, jovens e idosos;
A CASA DO MENOR,  com a inclusão de menores em risco social;
E a EMFRAS-EMAÚ tem um trabalho direcionado à educação, com destaque para o aprendizado agrícola.

29/04/2011

CURITIBA

           Estou tendo a oportunidade de conhecer a cidade de Curitiba (onde me encontro agora - sexta, 29 de  abr ) e, sinceramente, parece que estou em outro país. As ruas completamente limpas, o trânsito flui sem engarrafamentos, o transporte público é eficiente, não faltam praças e jardins e as construções são belíssimas.  Andando por aqui percebo o quanto precisamos avançar em minha cidade.

VACINAÇÃO

           Os idosos e gestantes que ainda não se vacinaram contra a gripe devem aproveitar este sábado, quando haverá um esforço concentrado para atender o maior número possível de pessoas. Como havia dito, o  nosso galpão da Posse será um dos pontos de vacinação. Avisem a galera. Como diz o ditado, de graça até injeção na veia.

SOBRE AS FEIRAS LIVRES

           Eu tenho hábito de ir à feira aos domingos, comer um pastel, conversar fiado, comprar umas frutinhas, etc. Igual a mim, milhares de pessoas tem o mesmo hábito. As feiras-livres são um grande ponto de encontro e carregam consigo um relevante componente cultural. Vou propor a Secretária de Cultura - Silvia Regina, para colocar as feiras livres como patrimônio cultural da cidade, como forma de preservar as que ainda resistem, mas também para fortalecê-las na sua essência e incrementá-las.

SOBRE AS FEIRAS LIVRES

           Além do aspecto cultural, a feira livre é reconhecidamente um importante canal de comercialização da agricultura familiar e de escoamento do que é produzido pelo pequeno produtor rural. Porém, o poder público nunca olhou para as "feiras-livres" como deveria, desperdiçando a chance de potencializá-la como geradora de renda e como propagadora da cultura popular.

CONSELHO DE SEGURANÇA

           Foi confirmada a primeira reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania. Será na príxima segunda, 02 de maio, às 0930h, na Coordenadoria dos Conselhos. O encontro é aberto para quem desejar acompanhar. O primeiro encontro servirá para definir o regimento interno e a presidência do Conselho.

28/04/2011

VACINAÇÃO

           O nosso galpão da Posse, como ocorre há 8 anos, funcionará no próximo sábado como Ponto de Vacinação para os idosos e gestantes. A Secretaria de Saúde, no entanto, decidiu  excluir as crianças, haja vista que para vaciná-las, é necessário uma estrutura maior e profissionais capacitados para tal fim. Há anos que o galpão figura como o segundo local onde mais se vacina pessoas, perdendo apenas para o Posto de Saúde Vasco Barcelos.

RESPOSTA AO PASTOR

           O Pastor Adelson  (desta vez  acertei o nome do Pastor !!!! ) comentou a nota sobre a provavel filiação de Neguinho da Beija Flor no PCdoB. Ele considera que para ter candidatura própria, Jandira seria um melhor nome. Mas numa coisa o Pastor Adelson tem razão: Nova Iguaçu tem  um tremendo vazio de lideranças locais.
obs: Pastor Adelson, o Senhor poderia me ligar (99859191) . Abção.

EMBRATUR

           A Presidente Dilma Roussef  propôs que o PCdoB assuma o comando da EMBRATUR - EMPRESA BRASILEIRA DE TURISMO.

LUIZ ANTONIO FELICIANO

            Este é o nome do cantor e compositor NEGUINHO DA BEIJA FLOR, que está decidido a ser candidato a Prefeito da cidade onde nasceu e se criou - NOVA IGUAÇU.  Na próxima semana, Neguinho terá um conversa com a direção nacional do PCdoB para tratar de sua filiação ao partido. Há também conversas do cantor com o PSB e com o PSC. Neguinho parece realmente motivado para ser candidato: já transferiu seu domicílio eleitoral e tem percorrido diversos bairros da cidade.

CUIDADO MULHERES

           Cuidados mulheres - vocês podem estar sendo filmadas, principalmente as que costumam usar saias e vestidos. Tem um camarada, provavelmente com uma camêra no sapato, filmando a intimidade das mulheres e colocando as imagens na Internet.  Isto vem ocorrendo em Curitiba, mas como saiu na midia, já já vai ter gente imitando a prática. O pior é que esta prática não configura crime, pois o rosto das pessoas não aparece.

FESTA DO AIMPIM

           Ontem (quarta-feira) teve uma reunião para planejar a Festa do Aimpim, que é  tradicionalmente realizada em Tinguá, movimentando um grande número de pessoas e a economia local. A Festa do Aimpim poderia, tranquilamente, ser inserida no calendário oficial da cidade. Faço apenas uma consideração: o controle da festa precisa ficar nas mãos do poder público, para que não ocorra distorções e abusos, como a venda de espaço público para colocação de barracas de cobrança de "taxa de segurança", como vinha ocorrendo. 

FESTA DO AIMPIM

           Ontem (quarta-feira) teve uma reunião para planejar a Festa do Aimpim, que é  tradicionalmente realizada em Tinguá, movimentando um grande número de pessoas e a economia local. A Festa do Aimpim poderia, tranquilamente, ser inserida no calendário oficial da cidade. Faço apenas uma consideração: o controle da festa precisa ficar nas mãos do poder público, para que não ocorra distorções e abusos, como a venda de espaço público para colocação de barracas de cobrança de "taxa de segurança", como vinha ocorrendo. 

27/04/2011

PARTIDO OU COLIGAÇÃO ?

            O STF bateu o martelo. No caso do titular do mandato deixar o cargo, assumirá o suplente da coligação e não o do partido, como havia decidido o TSE.  O Vereador Denilson Ambrósio (DEM) deve estar radiante. É que ele chegou a perder a vaga para o Vereador Carlão, suplente do PV.

AGRADECIMENTOS

           Tenho percebido uma quantidade maior de acessos ao Blog, o que me deixa bastante feliz. Mais feliz ainda fico quando leio um comentário. Agradeço muito a todos os que disponibilizam uma parte do seu tempo para acompanhar o nosso trabalho.

CORRIDA DO TRABALHADOR

           No dia primeiro de maio,  participarei de uma corrida de rua que será promovida pela Prefeitura de São João de Meriti como parte dos festejos pelo dia do Trabalhador.  O percurso será de 7 KM, bem menos que os 21 km da corrida da ponte Rio Niterói,  da qual participei no domingo retrasado.  O Senador Lindberg está inscrito para correr.

ELEMENTO SUSPEITO

           Passei hoje a tarde pela Praça José Mendonça (antiga Zé Duro), na Posse, e alguns moradores estavam inquietos com o motorista de um Del Rey prata, que há dias pára no local e fica observando as adolescentes e estudantes que ficam pela praça. Liguei para a PM (190), relatei o fato e solicitei ajuda. Deixei uma pessoa no local para aguardar a chegada dos policiais e, para minha surpresa, fiquei sabendo que  nenhuma viatura apareceu. O suspeito  cansou de ficar no local e foi embora.  Vou relatar o caso no Conselho Municipal de Segurança Pública, que vai se reunir na próxima segunda-feira.

DEBATE NA CAMARA

            Por iniciativa do Vereador Carlos Ferreira, a Câmara realizou nesta quarta-feira, um debate sobre reforma política que tramita no Congresso  Nacional, cuja proposta preve o fim das coligações, o financiamento público das campanhas, o voto em lista, entre outras  propostas. O Deputado Vivaldo Barbosa  foi um dos palestrantes.

TEATRO NA VILA

           Hoje (quarta-feira) a noite fui até a Vila Olímpica para dar minha corridinha e me deparei com uma grande estrutura montada pela CSN em parceria com a SEMED e SEMEL, para apresentação de uma peça teatral. Lamentei pelo fato do pequeno público presente. A iniciativa foi boa, porém acho que se fosse realizado em um bairro da periferia da cidade, atrairia mais pessoas. Vou sugerir a Secretária de Educação que  na próxima oportunidade (se houver ) o evento seja  realizado no bairro da Posse, onde há muitas crianças ávidas por lazer e carentes de eventos culturais.

DIA DA BAIXADA

           No dia 30 de Abril será comemorado o Dia da Baixada. da nossa Baixada Fluminense,  que tem Tinguá e suas belezas naturais;  cujos rios saciam a sede do nosso povo e a floresta purifica o ar que respiramos; que tem uma população sofrida e excluída, mas trabalhadora e que ajuda a cidade do Rio ficar cada vez mais maravilhosa. A nossa Baixada da diversidade cultural; dos atletas que treinam com pés descalços, dos agricultores que não desistem da missão de produzir alimentos.  A nossa Baixada,  de rica história e, lamentavelmente, de pouca memória.  Parabéns a todos os homens e mulheres que ajudaram  a construir  nossas cidades e aos  que ainda acreditam  que é possível transformar e melhorar a vida do povo que vive nesta imensa cidade chamada Baixada Fluminense.

26/04/2011

CANDIDATURAS MAJORITÁRIAS

           Tenho ajudado o Partido construir candidaturas a Prefeito em algumas cidades da Baixada: Em Japeri as conversas estão bem adiantadas. B. Roxo e São João de Meriti está dependendo de alguns acertos finais. São candidaturas viáveis e que vão ajudar também na eleição de Vereadores. É o PCdoB no caminho do crescimento.

PARTIDO ALTO

            O PCdoB está conseguindo atrair para suas fileiras, alguns artistas de ponta da música popular brasileira . O Partido já tinha MARTINHO DA VILA, NETINHO - que quase venceu a eleição para o Senado em SP, e LECI BRANDÃO - Deputada Estadual eleita por SP. Estes dias conseguiu a filiação do sambista ARLINDO CRUZ e já há conversa  para a filiação de mais dois famosos artistas da música popular  ( por enquanto é segredo. Quando concretizar, eu conto ).

SERÁ QUE ALGUÉM TÁ VENDO?

           Tenho dedicado a minha vida à política e me envolvido com  temas que considero realmente importantes para a cidade, destacando o debate sobre desenvolvimento e crescimento econômico , sobre o turismo, meio-ambiente e agricultura. Destacaria também nossa luta por uma política que melhore a qualidade de vida dos idosos e o incremento da atividade física no dia-a-dia das pessoas.  Como político, obviamente que espero o reconhecimento das pessoas pelo trabalho que realizamos, que não é fácil nem pequeno. O problema é que tem horas que me bate o sentimento de que nada disto vale à pena ! Será? 

SOBRE TINGUÁ

          Produtiva a segunda reunião sobre Tinguá:   O grupo de discussão aumentou e algumas propostas foram tiradas.  Como tinha falado, a reunião aconteceu no SEBRAE hoje (terça-feira) pela manhã, e dela participaram : Vicente Loureiro, Jorge Gama, Julio Mário, Valceir Almeida, Faísca, Helio Wanderley e Décio Trindade.  Também estiveram presentes Marcelo Reis, representando a SEMAM, Sergio Gurgel, a SEMCID e Marcia Cid, a SEMCTU.

SOBRE TINGUÁ 2

           Foram tirados os seguintes encaminhamentos:
1. Construir uma agenda para a região – Agenda 21 – Tinguá, com a finalidade de definir metas e objetivos a serem alcançados;
2. Participar o fortalecer o conselho Municipal de Turismo como instrumento de debate das questões ligadas ao turismo;

SOBRE TINGUÁ 3

                Acho que a sociedade iguaçuana está percebendo o tesouro que é Tinguá para Nova Iguaçu, não só do ponto de vista ambiental, mas também pelo aspecto econômico ( a indústria do Turismo é a que mais cresce no mundo )

SOBRE TINGUÁ 4

            Durante as explanações, alguns dados foram citados e merecem destaque:
1. A economia de Nova Iguaçu foi a que menos cresceu nos últimos 10 anos (estamos andando para traz ).
2. O grupo Paulista Alphaville cogitou a construção de um projeto imobiliário em Tinguá?
3. Em 2012, será realizado o encontro Rio + 20, que vai reunir os líderes mundiais para discussão das questões ambientais
             Tirem suas conclusões. Façam suas análises.

CONVERSA SOBRE TINGUÁ

           Estou indo agora ( são 0734h) para um encontro no SEBRAE com algumas personalidades Iguaçuanas ( Dr. Jorge Gama, Julio Mário, Valceir Almeida, Décio Almeida, entre outras ) para uma conversa sobre Tinguá. Felizmente, ainda que tímida e tardiamente, a sociedade está se mobilizando para evitar que a região de Tinguá  seja ocupada desordenadamente, comprometendo suas virtudes ( as riquezas e as belezas naturais ) e inviabilizando seu potencial para o turismo.

QUANTOS VEREADORES EM 2013 ?

           A Câmara Municipal terá que fixar o número de Vereadores para a legislatura que vai começar em 2013. Meu posicionamento é para chegarmos ao teto máximo permitido por Lei ( 29 Vereadores ).  Aumentar o número de Vereadores significa aumentar a representação popular. Uma observação: um possível aumento do número de cadeiras na Câmara não irá gerar nenhum despesa a mais para o município, haja vista que o orçamento da Câmara é fixado pela Constituição Federal. Seja com 21 ou 29 Vereadores, o orçamento é o mesmo.

25/04/2011

PUXÃO DE ORELHAS

           Andei hoje a pé pelo bairro da Posse e levei pelo menos três puxões de orelha. O primeiro, em razão da cratera existente na rua da engenharia, que foi aberta pela CEDAE e até hoje permanece aberta; a segunda, pela enchente com direito a retorno de material de esgoto na rua Evaristo Rodrigues: e a terceira, quando já chegava a noite, pela escuridão na rua da Baleia. E tem gente que acha que é fácil ser Vereador!

DANÇA NO GALPÃO

           Atendendo pedidos da garotada da Posse, retornamos com o projeto de dança, agora com a Professora Luciana Bessa, que é uma exímia e bonita dançarina.  Começou hoje e vai ocorrer todas as segundas e quartas, das 19 as 2030 horas.

CPI DO LIXO

           O Vereador Denilson está em busca de assinaturas de apoio para abertura da CPI do Lixo, para apurar o despejo irregular de lixo e outros resíduos no aterro sanitário de Adrianopolis. Por falar em lixo, vocês viram a alegria do Prefeito Eduardo Paes testemunhando o primeiro caminhão da comlurb despejando lixo no aterro de Seropédica? Parecia que estava no quintal dele...

CONCORDO COM O PASTOR

           O Pastor Adeylson Baioneta tem toda a razão no seu comentário sobre a expulsão de Rosinha Garotinho do PMDB.

PALÁCIO DA POLÍCIA

           Participei na segunda-feira (25) de uma visita à futura Cidade da Polícia, que funcionará no bairro do Jacaré e para onde irão  praticamente todas as delegacias especializadas da polícia civil. A obra está a pleno vapor. A Chefe de Polícia, Delegada Marta Rocha, participou da visita, que contou também com a presença do presidente da EMOP - Icaro Moreno  Junior, cujo pai foi Delegado de Polícia.

FESTA DO AIMPIM

           Conversei com a Secretária de Cultura eTurismo de Nova Iguaçu - Silvia Regina, sobre a realização da Festa do Aimpim, que durante alguns anos foi realizada em Tinguá, sendo o maior sucesso de público e movimentando significativamente a economia local.  Falei com a silvia que a Prefeitura deveria retomar o controle da realização da Festa, pela sua importância cultural e para o Turismo. Ela ficou de agir.

EXPULSÃO

            A Prefeita de Campos Rosinha Garotinho foi "expulsa" do PMDB, sob o argumento de ter apoiado o seu marido Garotinho na eleição de 2010, preterindo os candidatos do seu partido.

DEU FLA

           Este time do Flamengo, que apesar de invicto não consegue convencer, derrotou o Fluminense, nos pênaltis e vai disputar a final da Taça Rio. Se vencer o Vasco no Domingo será o campeão Carioca de 2011.  Eu imagino como deve estar a equipe do Vasco e sua torcida. Encarar o Flamengo numa final não é fácil.

UPA FECHADA

           A UPA de Bairro Botafogo não funcionou durante boa parte do sábado. O motivo: não tinha água.

MAIS CARROS

           A frota de veículos cresceu 38% na cidade de Nova Iguaçu, nos últimos 10 anos. E vai crescer ainda mais até 2020. Isto explica por que a cada dia leva-se mais tempo para percorrer a mesma distância.

INFLUENZA

            Começa hoje e vai até o próximo sábado,  a campanha de vacinação contra a gripe. A prioridade é vacinar a população idosa ( com mais de 60 anos) e profissionais de saúde.

23/04/2011

LEI MARIA DA PENHA

           Estamos programando para o mês de maio, uma palestra sobre a Lei Maria  da Penha, provavelmente na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. A idéia é passar para a mulherada, as garantias que a Lei concede as mulheres que são vitimas de violência doméstica.

PRAÇA SÃO JORGE

            A obra de reforma da Praça São Jorge decididamente não agradou ninguém. As reclamções são generalizadas e ninguém consegue entender qual era a intenção do idealizador do projeto.  Eu tentei, no início das obras, fazer um debate com os técnicos da Prefeitura. Não consegui, mas deixei registrado o sentimento dos moradores e comerciantes.

FAÍSCA - 50 ANOS

           O meu amigo Faísca completou no último dia 21, meio século de vida. Sua esposa Rosana preparou uma bonita festa. A natureza completou o serviço, enfeitando a Fazenda com um luar de aquecer o mais frio dos corações. Valeu Faísca.

20/04/2011

PREFEITO FERREIRINHA, DO PT

           O PT parece que assumiu mesmo a pré-candidatura do Vereador Carlos Ferreira à Prefeito de Nova Iguaçu. Um manifesto já está circulando na cidade, com a informação. Vejo esta decisão do Ferreira e do próprio PT ( ainda que hajam vozes discordantes dentro do partido)  como altamente legitima, afinal de contas o PT tem a  Presidência da República, um Senador no Estado e ganhou eleição 2 vezes consecutivas. Além disto, Ferreira tem uma história de luta na cidade.

OS VEREADORES E O TURISMO

           Na Sessão de ontem ( terça-feira), foi debatido o projeto de criação das ÁREAS DE ESPECIAL INTERESSE TURÍSTICO em Nova Iguaçu. O projeto, de minha autoria, cria mecanismos que irão permitir à Prefeitura, legalizar os empreendimentos que já funcionam ou os que possam ser instalar e que tenham ligação com o Turismo.  Quanto aos locais, não há novidades, pois eles estão, na prática, consolidados como pontos onde já se pratica atividades turísticas. A legalização dos empreendimentos vai permitir a obtenção de recursos públicos para infra-estrutura turistica e ambiental na região  e para acesso a fontes de financiamento para os negócios privados. Ao final dos debates, aprovamos o projeto, que vai depender agora da sanção da Prefeita Sheila Gama. Em tempo: A Vereadora Professora Marly foi a única a se pronunciar contra a aprovação do projeto, alegando que o Plano diretor ( que está desde 2009 aguardando para ser votado)  já contemplava as áreas turísticas. Seu argumento foi derrotado.

OS VEREADORES E O AEROMÓVEL

            Os Vereadores aprovaram ontem o projeto da Prefeita Sheila Gama de aumentar de 8 para 25 anos o prazo para concessão do serviço de transporte aéreo e ferroviário, permitindo assim a implantação do Aeromóvel e também do aeroporto municipal. A Lei anterior previa que o prazo máximo para concessão de apenas 8 anos, o que afastava os investimentos privados. O projeto original da Prefeita sofreu uma emenda coletiva dos vereadores, condicionando que o particular que desejar explorar tais tipos de serviço deverá arcar com todos os custos de implantação.

OS VEREADORES E O LIXO

            O lixo foi outro tema tratado com destaque. Houve um protesto generalizado dos Vereadores pela postura do Secretário de Meio-Ambiente - Carlos Minc que declarou na TV que o lixo da cidade do Rio de Janeiro deveria mesmo ser jogado mesmo aqui em Nova Iguaçu, classificando a postura da Prefeita Sheila Gama, de proibir o despejo de lixo extraordinário no nosso aterro, de "absurda".  A reportagem com a fala de Minc foi exibida no telão do Plenário, para indignação de todos. Dos debates, saiu a decisão de realizar na próxima quinta-feira ( 28/abr), às 14h, uma audiência Pública para tratar do tema. O Vereador Denilson Ambrósio foi o autor do requerimento.

P S D do Presidente

           O Vereador Carlinhos Presidente (DEM) está colhendo assinatura para ajudar a (re)criar o PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO - PSD. Durante a sessão de ontem (terça-feira) na Câmara, ele fez pronunciamento da tribuna e entregou a cada Vereador um envelope com um formulário para assinaturas. A idéia de (re)criar o PSD, partiu do Prefeito de São Paulo - Gilberto Kassab e será necessário conseguir 500 mil assinaturas de apoio.

19/04/2011

NIVER

           Hoje, Dia do Indio, é aniversário do Deputado Federal Walney Rocha. Se não me engano, ele completa 51 anos. 

DE OLHO EM TINGUÁ

           Um  grupo de pessoas importantes de Nova Iguaçu iniciou um ciclo de debates relacionado ao desenvolvimento de Tinguá. Parece que a cidade está acordando para a importância e para o potencial da região.

DISCURSO

            Farei hoje na tribuna da Câmara de Vereadores, um discurso sobre as oportunidades que estão batendo as portas de Nova Iguaçu e dá Baixada, alavancadas pela construção do Arco Metropolitano e pela realização dos dois maiores eventos esportivos do mundo: Copa e Olimpíadas. O Discurso será lido para que entre na integra na ata da sessão.

AEROMÓVEL

           A Prefeita Sheila Gama vai propor "urgência especial" para votação do projeto de lei que autoriza a concessão do serviçode transporte através de AEROMÓVEL, que é aquela espécie de trem, que fica suspenso por pilares.  A  Lei é condição  para que a Prefeitura  se possa divulgar o Edital de Licitação da obra.

18/04/2011

AINDA SOBRE O ARCO

            O Governador Cabral falou muito da Baixada durante a cerimônia de apresentação do Plano Diretor do Arco, citando o aumento do número de trens, a ligação da via Light com a Av. Brasil, a construção de hospitais e UPAs. Mas não falou em nenhum momento em construir escolas.  Não é a toa que o RJ é o penúltimo colocado na avaliação da educação.

PLANO DIRETOR DO ARCO METROPOLITANO

            Foi apresentado hoje no Auditório da FIRJAN, o Plano Diretor do Arco Metropolitano que na verdade é um conjunto de propostas e metas a serem atingidas, visando aproveitar a construção da rodovia, que ligará Itaboraí à Itaguaí, para estimular o crescimento econômico do Estado e, em particular, das cidades localizadas na área de influência do Arco. As oportunidades são muitas, e como tenho falado, de forma exaustiva, Nova Iguaçu precisa se preparar e se organizar para aproveitar este momento . Sergio Cabral e o seu Vice Pezão participaram da apresentação do Plano.

CORRIDA DA PONTE

           Participei no domingo passado da "Corrida da Ponte", competição cujo trajeto (belíssimo por sinal) ia de Niterói, onde foi a largada, até o aterro, somando uma distância de 21 km. Nunca pensei que um dia iria atravessar a ponte Rio-Niterói, correndo. Foi show !!!

16/04/2011

LEGADO

            COMO HAVIA DITO, ACHEI OPORTUNÍSSIMA A INICIATIVA DO PREFEITO DE MESQUITA,  DE JUNTAR OS PREFEITOS DA BAIXADA PARA UMA REUNIÃO COM O MINISTÉRIO DOS ESPORTES. O ENCONTRO FOI ONTEM (SEXTA-FEIRA)  E  ESTIVERAM PRESENTES, ALÉM DE MESQUITA, OS PREFEITOS DE NOVA IGUAÇU, NILOPOLIS E PARACAMBI.  AS PREFEITURAS DE JAPERI, QUEIMADOS E SEROPÉDICA  ENVIARAM SEUS SECRETÁRIOS DE ESPORTE.  

LEGADO

            O MINISTERIO DOS ESPORTES DESIGNOU PARA O ENCONTRO, O SR. JOEL BENIN. A DEPUTADA FEDERAL JANDIRA FEGHALI FOI A MEDIADORA DO ENCONTRO E OCUPOU PAPEL DE DESTAQUE NA MESA E O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MESQUITA – TAFFAREL, REPRESENTOU OS VEREADORES.

, 

LEGADO – AUSÊNCIAS

           LAMENTEI O FATO DE BELFORD ROXO E CAXIAS NÃO PARTICIPAREM DO EVENTO E ESTRANHEI QUE NENHUM DEPUTADO ( À EXCEÇÃO DE JANDIRA) TENHA COMPARECIDO AO ATO. NÃO SEI SE FOI FALHA NA MOBILIZAÇÃO OU DESPREZO E DESINTERESSE PELAS LUTAS DA BAIXADA. FICA O REGISTRO. JANDIRA CHEGOU A MENCIONAR QUE CONVIDOU PESSOALMENTE PARA O ATO, O SENADOR CRIVELLA E O DEPUTADO ROMÁRIO, MEMBRO DA COMISSÃO DE ESPORTES DA CAMARA FEDERAL.

LEGADO - CONVERGÊNCIA

           A FALA DOS PREFEITOS FOI COINCIDENTE EM DOIS PONTOS: 1. É PRECISO PENSAR A BAIXADA DE FORMA REGIONAL; 2. SE NÃO HOUVER ORGANIZAÇÃO E UMA ESTRATÉGIA DEFINIDA, QUE PASSA PELA DEFINIÇÃO DE UMA PROPOSTA CONSTRUÍDA PELOS MUNCÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA, A CIDADE DO RIO DE JANEIRO ATRAIRÁ PARA SI TODOS OS INVESTIMENTOS RELACIONADOS A COPA E ÀS OLIMPÍADAS, O QUE, CÁ PARA NÓS, SERÁ UMA TREMENDA INJUSTIÇA PARA COM O NOSSO POVO.

LEGADO – MINHA PARTICIPÇÃO

           JÁ NO FINALZINHO DO ENCONTRO, O PREFEITO ARTUR MESSIAS ME CONCEDEU A OPORTUNIDADE DE FALAR E DE APRESENTAR MINHAS SUGESTÕES E PROPOSTAS, QUE FORAM ENTREGUES , POR ESCRITO, AO PREFEITO, ONDE DEFENDO QUE NÃO PODEMOS NOS PRENDER APENAS NO LEGADO ESPORTIVO, MAS PRINCIPALMENTE NA HERANÇA SOCIAL QUE COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS DEIXARÃO PARA NÓS DA PERIFERIA

LEGADO – MINHAS PROPOSTAS

Prefeito Artur Messias recebendo
documento com as minhas propostas.
- CRIAÇÃO DO CONSELHO METROPOLITANO DO LEGADO PARA A COPA E OLIMPÍADAS;

- UTILIZAÇÃO E FOMENTO DA LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA O ESPORTE NA BAIXADA FLUMINENSE;

- INVESTIMENTOS NO ESPORTE PARADESPORTIVO, COM CONSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA;

- CONCLUSÃO DA OBRA DE CONSTRUÇÃO DA VILA OLIMPÍCA DE NOVA IGUAÇU, NA ÁREA DO AERÓDROMO (OBRA JÁ INICIADA )

MINHAS PROPOSTAS - CONTINUAÇÃO

           TAMBÉM PROPUS AS SEGUINTES AÇÕES RELACIONADAS A INFRA-ESTRUTURA URBANA:

- EXECUÇÃO DA OBRA DE LIGAÇÃO DA VIA LIGHT COM A AVENIDA BRASIL;

- DEFINIÇÃO DE UM PLANO E METAS PARA MELHORIA DO SISTEMA DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS DA BAIXADA FLUMINENSE.

LEGADO – TURISMO

           O REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO – JOEL BENIN DESTACOU EM SUA EXPLANAÇÃO A IMPORTÂNCIA E O IMPACTO POSITIVO DOS JOGOS NA ÁREA DO TURISMO. CHEGOU A CITAR TINGUÁ E SEU POTENCIAL PARA ATRAIR VISITANTES. SERÃO CERCA DE 3 MILHÕES DE TURISTAS NACIONAIS E 600 MIL VINDOS DE OUTROS PAÍSES QUE ESTARÃO POR AI QUERENDO CONHECER LUGARES E DISPOSTOS A GASTAREM DINHEIRO.

LEGADO – EMPREGOS

           FALOU TAMBÉM DO NÚMERO DE EMPREGOS QUE SERÃO GERADOS. AlGO EM TORNO DE 332 MIL EMPREGOS DIRETOS E OUTROS 381 MIL, INDIRETOS.

LEGADO – PERGUNTA

           SERÁ QUE NOVA IGUAÇU E A BAIXADA VÃO PERDER A OPORTUNIDADE DE SE BENEFICIAREM COM A REALIZAÇÃO DOS DOIS MAIORES EVENTOS ESPORTIVOS DO MUNDO ?

MEDALHA TIRADENTES

           O Deputado Federal Walney Rocha me concedeu a honra de fazer parte da Mesa que dirigiu a Sessão Solene da ALERJ,  para a entrega da Medalha de Mérito Tiradentes ao Pastor Marcos e que foi composta também pelo Deputado Marcos Vinicius, pelo Ex-Prefeito Antonio de Carvalho e pelo Waguinho, além, é claro do próprio Walney. O ponto alto do evento foi o "grito", uma espécie de palavra de ordem, proferida em coro por cerca de 50 pessoas, todos oriundos do crime, e que bradaram : A RECUPERAÇÃO É POSSÍVEL. Foi emocionante.

15/04/2011

POSSE

           Participei hoje da cerimônia de posse da nova administradora do Posto de Saúde do Moquetá, Dona Néia, que substituiu David Cordeiro. Dona Néia é uma antiga militante do movimento social e há 30 anos preside a Associação dos Mutirões da Rua E.   Davi Cordeiro foi convidado a ir para a Secretaria Adjunta do Turismo.

PLANO DIRETOR DO ARCO

           Segunda-feira, dia 18, haverá a apresentação do Plano Diretor do Arco Metropolitano. Será no auditório da FIRJAN e estarão presentes o Governador Cabral e seu Vice Luis Fernando, o Pezão.  O Arco Metropolitano é uma obra importante e que poderá trazer investimentos para a Baixada, em especial para Nova Iguaçu, por ser a cidade com a  melhor infra-estrutura da região. O Plano vai balizar as vocações e as medidas que deverão ser adotadas pelos municípios e pelo governo do Estado a fim de aproveitar o potencial que a rodovia irá gerar.

CORRIDA DA PONTE

           Domingo participarei da "Corrida da Ponte". É uma prova de meia-maratona (21 Km) cujo trajeto será de Niterói (estação das Barcas) até o aterro do Flamengo.  Minha meta é completar a prova em 1h50min. Na segunda-feira informarei o resultado e postarei as fotos.

LEGADO

            Foi produtivo o encontro que foi realizado hoje (sexta-feira, 15) em Mesquita com os Prefeitos da  e representantes do Ministério dos Esportes, para debater os investimentos para a Baixada relacionados à Copa do Mundo e Olimpíadas.  Mais tarde darei informações detalhadas sobre o tema.

MEDALHA TIRADENTES

             O Pastor Marcos Pereira da Silva recebe nesta sexta-feira, a Medalha de Mérito Tiradentes, concedida pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro por intermédio do então Deputado Estadual Walney Rocha ( a proposta foi aprovada no ano passado). Fui convidado  e estarei presente.

JOÃO PEDRO CID - 11 ANOS

           JP, meu filho, completa hoje 11 anos. Ele acordou às 6 horas em ponto, vibrando, comemorando que hoje deixou de ser criança e passou a ser "pré-adolescente". A Márcia, minha esposa, não sabia se ria ou se chorava. E eu, reforcei a minha convicção de como o tempo passa rápido.

EMPADA DO MARCIO

           Olá Márcio, obrigado por acessar o blog. Como já disse, a Audiência de ontem foi vitoriosa, não só pelos resultados e encaminhamentos que produziu, mas pela sinalização de que é possível (e necessário)  organizar a luta e unir as pessoas e instituições que buscam o mesmo objetivo. Considero, prezado Márcio, que falta para nós, moradores da Baixada, definir uma estratégia  para a luta política.

14/04/2011

SOBRE O LIXO

           A Prefeita Sheila Gama mostrou coragem em manter a decisão de suspender o despejo de lixo e resíduos no nosso aterro sanitário de Nova Iguaçu. A pressão  não é pequena, afinal de contas não há outro local autorizado a receber o lixo dos nossos vizinhos, incluindo a cidade maravilhosa.

PROJETO IGUASSU

             Foi produtiva  a Audiência sobre o Projeto Iguassu que realizamos nesta quinta-feira na Câmara. Participaram o Sr Irinaldo Cabral, representando o INEA, os Secretários Municipais de Meio-Ambiente - Elaine Frossard  e de Promoção Social - Berriel, e Rogério Gomes, representando a sociedade civil. A FIRJAN também enviou representação, assim como a Sub-Secretaria da Baixada. O Plenário da Câmara ficou lotado, com vários lideres comunitários e presidentes de associações de moradores de diversos bairros da Baixada  Fluminense, que tiveram a oportunidade de tirarem suas dúvidas e fazerem seus questionamentos.

PROJETO IGUASSU 2

           ~Informações importantes foram prestadas pelo representante do INEA, e ao final, alguns encaminhamentos foram tirados :
- ficou acertado reunião do INEA com a Prefeitura para ajustar o processo dos assentamentos ;
- reinclusão da SEMAM nos debates sobre as Obras do Projeto Iguassu;
- inclusão do Comitê Nova Iguaçu, representando a sociedade civil, para acompanhamento das obras;
- prioridade para construção de ponte sobre o Rio Botas, ligando os bairros Caiçara e Caioaba.

O DIA SEGUINTE

           Um dia após a ação da Prefeitura e da Câmara para coibir o despejo irregular de lixo no aterro de Nova Iguaçu, temos a seguinte realidade: 1. a população está mais do que satisfeita com a atitude tomada; 2. Forças poderosas com interesse em jogar aqui o lixo produzido em outras cidades estão profundamente descontentes. Vamos esperar o próximo capítulo.

13/04/2011

DIA DO BEIJO

           Fiquei sabendo agora: hoje, 13 de abril, comemorou-se o Dia do Beijo. Legal, né!  Um BEIJÃO para todos.

DIA AGITADO

           Saí da "blitz" nos caminhões de lixo diretamente para a Câmara, para uma reunião com os Secretários Municipais de Educação, Saúde e Ação Social para discutir a proposta de unificação do "passe-livre" para os doentes crônicos, portadores de deficiência e estudantes. Ficou decidido que os setores jurídicos das Secretarias irão elaborar a minuta de convênio a ser celebrado com o Estado.

DIA AGITADO 2

           ... às 16 horas, participei da Sessão na Câmara e conseguimos aprovar o Projeto que cria o Conselho de Turismo.

SHEILA GAMA NAS RUAS

           O Governo jogou peso na ação contra o despejo irregular de lixo. Diversos Secretários participaram da ação: SAÚDE - PROMOÇÃO SOCIAL - GOVERNO - SEMCID - EMLURB - CODENI - TRÂNSITO. A própria Prefeita  Sheila Gama se fez presente, ouviu e falou com alguns moradores, que elogiaram muito a ação.

FISCALIZAÇÃO DO LIXO


Fiscalização de Veículo na R. Minas Gerais - Posse
             A denúncia da Câmara de Vereadores de que o aterro sanitário de Adrianopolis estava recebendo indevidamente lixo de outras cidades produziu seus efeitos concretos  nesta quarta-feira (22 abr). O Diário Oficial publicou Decreto da Prefeita suspendendo todas as autorizações para recebimento de lixo extraordinário e foi realizada uma operação conjunta da Câmara com a Prefeitura para fiscalização dos caminhões de transporte de lixo. Ao final do dia, 84 caminhões tiveram que retornar com seus lixos e resíduos. A operação terá continuidade, sem prazo para terminar.

FISCALIZAÇÃO DO LIXO 2

           A Câmara está estudando a possibilidade de instalar uma CPI para apurar o despejo irregular de lixo no Aterro Sanitário de Adrianopolis.  Eu apóio.

CONSELHO MUNICIPAL DO TURISMO

           Os Vereadores me ajudaram a aprovar na Câmara, o Projeto de Lei de minha autoria que cria em Nova Iguaçu o Conselho Municipal do Turismo. Fiquei muito feliz com a vitória de hoje e tenho certeza que o Conselho de Turismo será muito importante para a cidade de Nova Iguaçu. Vamos aguardar agora a sanção da Prefeita Sheila Gama. O Projeto foi aprovado por unanimidade.

VENDA DE ARMAS

            O Senado Federal propôs a realização de novo plebiscito sobre a comercialização de armas no Brasil. Sinceramente, acho isto o maior oportunismo, na esteira do que aconteceu em Realengo.  O povo brasileiro já disse NÃO a proposta de proibir a venda de armas e acho que não é impedindo a aquisição de armas legais pelas pessoas de bem que iremos diminuir os indices de violência. Quem é vagabundo, bandido, psicopata, esquizofrênico vai continuar tendo acesso a armas capazes de matar.

ANIVERSÁRIO

          Dia 15 de Abril, sexta-feira, meu filhão JOÃO PEDRO completará 11 anos de idade. Parece que foi ontem que João chegou para iluminar e alegrar a minha família. 

DESOBEDIÊNCIA EXPLÍCITA

           Tenho falado sobre construções irregulares na RJ-111 - que liga Vila de Cava à Tinguá, próximo a Marambaia. Duas casas já foram erguidas e agora, um cidadão está construindo um conjunto de lojas, tudo na "beirinha" da rodovia.  Os "construtores" simplesmente desprezam as notificações e interdições do poder público   e "aceleram" na  obra. A Prefeitura precisa ser mais dura e impor  autoridade, sob pena de permitir que este tipo de atitude se intensifique .

COPA, OLIMPÍADAS E A BAIXADA

           Está confirmado o encontro dos  Prefeitos das cidades da  Baixada Fluminense com o Ministério dos Esportes. Será na sexta, 15 de abril,as 11 horas, na Prefeitura de Mesquita. O encontro foi sugerido pelo Prefeito Artur Messias e terá como objetivo inserir a Baixada nos planos de investimentos relacionados aos dois maiores eventos esportivos do mundo : Copa e Olimpíadas. 

12/04/2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA - PROJETO IGUASSU.

            O INEA, órgão estadual responsável pela fiscalização ambiental e manutenção dos rios e lagoas, confirmou presença na Audiência Pública sobre o Projeto Iguassu, que vai ser realizada na quinta-feira, dia 14, na Câmara. Também confirmaram presença os Secretários Municipais Berriel (SEMAS PV ) e Elaine (SEMAM). Além dos mencionados,  foram convidados o Secretário da cidade, José Rogério e um representante do Conselho Comunitário do Projeto, que vai representar a sociedade civil. O objetivo da audiência é conhecer o cronograma da obra e como andam os procedimentos para reassentamento das famílias que moram na beira dos rios, em situação de risco.

FISCALIZAÇÃO

            Está confirmada para amanhã, dia 13,   às 09h da manhã, uma ação de fiscalização da Câmara Municipal nos caminhões que transportam lixo e outros resíduos para o aterro sanitário de Adrianópolis. A primeira parada será em frente à UPA de Bairro botafogo e vamos checar a origem do lixo e o estado de conservação dos veículos. A Prefeitura vai apoiar.

SEMINÁRIO SOBRE TURISMO

            A Secretaria de Cultura e Turismo está se organizando para realizar o primeiro Seminário Municipal sobre o Turismo. A idéia é realizar o evento em parceria com as Universidades e tem como meta estimular o debate sobre o tema e para difundir as potencialidades e as oportunidades que a atividade pode gerar.

CONCURSO PÚBLICO 1

           Chegou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei de autoria da Prefeita Sheila Gama regulamentando a realização de concurso público para praticamente todos os setores  da Prefeitura de Nova Iguaçu. O projeto, que parece bom a primeira vista, precisa ser debatido, sobretudo no que se refere ao impacto que provocará no orçamento municipal.

NÃO CUSTA LEMBRAR ...

           O Estado do Rio de Janeiro vive um momento  de recuperação econômica, com muitas obras de grande porte e estruturantes  em andamento e outras previstas. Porém, não custa lembrar que ainda ocupamos a penúltima posição na avaliação nacional de educação ( só ganhamos do Piauí ) e somos líder em casos de tuberculose  no Brasil. Além disto, um outro dado que impressiona, é que 75% da população que mora na região metropolitana do Rio de Janeiro ( ou periferia da capital, como alguns cariocas costumam se referir ) trabalha na cidade do Rio.

NECESSIDADE

           Já passou a hora do governo do Estado criar um órgão para planejar  o desenvolvimento da região metropolitana do Rio de Janeiro, que inclui a Baixada Fluminense, São Gonçalo e Niterói. Os investimentos em transporte, infra-estrutura, comunicações, saneamento, entre outros, precisam ser pensado de forma regional. Hoje, o que se vê, é a maior parte dos investimentos concentrados na capital.

09/04/2011

SOBRE A PALESTRA

            A palestra proferida pelo Professor Mauro Osório, sobre desenvolvimento econômico, confirmou o que eu já sabia: que a Baixada Fluminense tem uma grande oportunidade de alavancar o seu desenvolvimento industrial, tendo como indutores, o Arco Metropolitano e o Terminal de Container (Porto de Sepetiba ).  Mauro Osório fez uma brilhante exposição e me bateu uma grande vontade de trazê-lo para falar para os nossos empresários, para os nossos estudantes e principalmente para os nossos políticos.

PCdoB EM JAPERI

           Estamos construindo um projeto para que o PCdoB possa ter candidatura majoritária em Japeri. Já tivemos uma reunião preliminar, ainda informal, mas que me empolgou bastante, pois juntou muita gente boa da cidade, que pretende apresentar  uma opção nas eleições de 2012.  Japeri é a cidade do Rio de Janeiro com o menor IDH - Indice de Desenvolvimento Humano.

FERREIRINHA NA DISPUTA

           O meu companheiro de lutas Carlos Ferreira - o Ferreirinha, confirmou sua disposição de candidatar-se a Prefeito de Nova Iguaçu, obviamente que pelo PT.  Ferreira defende a tese de que não há como o partido da Presidenta Dilma não ter uma candidatura própria numa cidade da  expressão de Nova Iguaçu, sobretudo se for levado em consideração que o partido já ganhou por 2 vezes, a eleição majoritária na cidade.  Ferreira é um bom candidato: sua história pode comprovar isto.  Desculpe Ferreira por não tê-lo incluído no rol dos candidatáveis.

08/04/2011

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

             Fui convidado a participar de uma palestra que será proferida hoje (sexta-feira) pelo Professor Mauro Osório, Economista renomado do Estado, sobre Desenvolvimento Econômico da região metropolitana do Rio de Janeiro. Será às 18hh, no auditório do CREMERJ.  Na segunda-feira, teremos outro encontro sobre o tema, desta vez com o Vice-Governador Pezão, Vicente Loureiro e a Deputada Federal Jandira Feghalli para  apresentar  a idéia e falar da importância de construir um distrito industrial em Nova Iguaçu.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2

              Já há algum tempo que coloquei o desenvolvimento econômico da cidade dentre as  lutas do meu mandato . Tenho defendido que Nova Iguaçu possui todas as condições para alavancar sua economia, seja atraindo a instalação de novas empresas, seja fomentando a ampliação das que já estão instaladas, ou desenvolvendo vocações como o Turismo e melhorando o que já existe, como é o caso do setor de comércio da cidade. No final, isto vai significar novos empregos, aumento na arrecadação municipal e crescimento da economia,  que vai desdobrar em ganhos sociais.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 3

            Porém, infelizmente, ainda vivemos a política do asfalto – manilha – meio  fio ,  de  ações imediatistas,  e pouca gente se importa em construir  um projeto de médio prazo  para Nova Iguaçu focado no desenvolvimento econômico.  Uma pena, pois isto nos faz parar no tempo  e desperdiçarmos  as  inúmeras oportunidades que batem a nossa porta.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - FINAL

            Para não encher mais o saco de vocês com este assunto,  concluo  dizendo que  A GERAÇÃO DE EMPREGO DEVERIA SER A PRIORIDADE DE TODOS OS GOVERNOS. 

ROMÁRIOS NA BAIXADA

           A Deputada Jandira Feghali convidou o seu colega de parlamento Romário, o baixinho, para o encontro do Ministério dos Esportes com os Prefeitos da Baixada. Além do baixinho, um outro Romário deverá participar do encontro: é o Secretário de Esportes da cidade do Rio - Romário Galvão, que já exerceu cargo semelheante aqui em Nova Iguaçu.

SUBSTITUIÇÃO NO LIXO

            A Prefeitura de Nova iguaçu substituiu a empresa que fazia a coleta do lixo domiciliar. Saiu a Greenlife, contratada ainda  na gestão de Lindberg e assumiu a Delta. O motivo alegado foi a ineficiência do serviço que vinha sendo prestado.

SOBRE AS ENCHENTES - RESPOSTA AO LEITOR

            No final de 2010, elaborei um relatório sobre os principais pontos de enchentes no bairro da Posse.  Tive o cuidado de percorrer "os caminhos das águas" e foi fácil perceber que há um grande comprometimento dos rios e canais. Até a Nova Dutra, empresa que administra a rodovia, fechou (isto,mesmo, fechou!) pelo menos 3 passagens das água que cruzavam a Dutra. Além disto, há muitas construções irregulares que represam as águas das chuvas.  No meu relatório, fiz a proposta de se criar um plano de ação, que contemple inclusive ações preventivas, como limpeza de bueiros, das manilhas, das beira-de-rios e um programa  de educação ambiental para que as pessoas evitem jogar lixo nas ruas. Não quero ser pessimista não, mas a tendência é que as enchentes se agravem, pois a população cresce, mais casas são construídas, mais ruas estão sendo afaltadas. Por isto é fundamental que o poder público (União, Estado e Município) assumam como prioridade (assumir de verdade, não apenas no discurso), o saneamento, a drenagem e a habitação como metas a serem atingidas. E a população precisa se organizar para cobrar ações concretas dos governantes.

CRIVELLA, O PRB E OS EVANGÉLICOS

           Se depender do Senador Marcelo Crivella, o mais votado em Nova Iguaçu, o PRB terá um candidato a Prefeito da cidade. Falta apenas o nome. Hoje, a melhor posicionada seria a Deputada Estadual Rosagela Gomes, que foi Vereadora por 3 mandatos em Nova Iguaçu. Crivella sustenta que para o crescimento do seu Partido, é fundamental que se lance candidaturas majoritárias nas grandes cidades.

WALNEY ROCHA CORRE POR FORA

           O Deputado Federal Walney Rocha conta com o apoio do ex-governador Garotinho para se viabilizar como candidato a Prefeito de Nova Iguaçu. Walney está bem posicionado neste jogo, tem  um partido que sustenta seu projeto, tem o mandato de Deputado Federal (foi o único candidato de Nova Iguaçu eleito para este cargo ) e construiu uma boa base nos eleitores evangélicos.

A MARATONA DE ROGÉRIO LISBOA

            O Ex-Deputado Rogério Lisboa (ainda no DEM) está literalmente em campanha. Anda percorrendo as ruas da cidade em busca de apoio para sua candidatura a Prefeito de Nova Iguaçu e os bastidores da política, buscando suporte  para o seu projeto eleitoral,  principalmente a aliança com o PT  do Senador Lindberg Farias.

TÁ RUIM PARA O BORNIER

           A situação no PMDB não está fácil para o Deputado Bornier. O Governador Sérgio Cabral não tem manifestado nenhuma vontade de incluir o ex-Prefeito de Nova Iguaçu nos planos eleitorais do partido. Nos bastidores da política, crescem as apostas de que Bornier não será candidato em 2012.

COMOÇÃO e DEBATES

            É fato que o país está em comoção devido a tragédia de Realengo. E esta comoção alimenta e reacende uma série de debates e propostas. Um desses debates diz respeito à proibição da comercialização de armas no Brasil, que já passou por um referendo popular em que a maioria da população rejeitou a proposta. Discutir temas polêmicos em período de comoção social é sempre perigoso, pois há o risco da emoção falar mais alto que a razão. 

07/04/2011

UM PEDIDO A DEUS

           Que Ele possa levar  alento a todas as famílias que tiveram seus filhos entre as vitimas da tragédia de Realengo, confortando o coração de cada um que neste momento sofre a dor da perda.  Que Ele possa acolher com toda a sua bondade, os inocentes que se foram.

MUTIRÕES E ASSENTAMENTOS

             Ocorreu hoje a segunda reunião visando a regularização dos mutirões da Rua E - Posse. O encontro foi na sede da Associação de Moradores do bairro, com direito a café da manhã para o  Secretário Marcelo e para o Procurador Dr. Eduardo. Foi um passo importante e o governo sinaoizou com a vontade de resolver o problema das ocupações, que se arrasta por mais de 20 anos e que envolve quase 500 familias.

MORTES NA ESCOLA

            A esta altura do campeonato, o mundo todo já tomou conhecimento da tragédia ocorrida numa escola do bairro Realengo, promovido por um ex-aluno. Não há como culpar ninguém num episódio como este, a não ser o próprio autor do crime, que premeditou toda a ação, estava convicto do que faria, armou-se e municiou-se e estava pronto para matar e depois, morrer.

MORTES NA ESCOLA 2

           Porém algumas lições precisam ser tiradas deste episódio e algumas reflexões precisam ser feitas.  Primeiramente é preciso  destacar o profissionalismo e a coragem do policial que conseguiu parar o atirador. Trata-se do Sargento Márcio Alves, que foi tratado com justiça pelo Governador Sérgio Cabral, como herói.  Tanto a PM quanto a Polícia Civil tem um  monte de heróis em seus quadros, que raramente são lembrados, valorizados ou reconhecidos. A instituição policial normalmente é avaliada tendo como referência a banda podre.  Um  outro fato que merece destaque, é que Brizola quando implantou o CIEP, deslocou um policial-militar e um bombeiro para cada escola, justamente para cuidar da segurança interna. O projeto do CIEP foi destruido pelo sucessor de Brizola, o Senhor Moreira Franco.

PRÊMIO CARDEAL EUGÊNIO SALLES

            O Prêmio recebido pela cidade de Nova Iguaçu, oferecido pelo programa Caminhos do Rio, tem o nome do Cardeal Dom Eugênio Salles, que foi o criador da idéia de se fazer um resgate dos principais pontos turísticos e culturais do Estado do Rio de Janeiro. Nova Iguaçu foi a cidade da região metropolitana contemplada com o prêmio, pela riqueza e belezas de suas trilhas e circuito histórico. Acho que é mais um motivo para a cidade investir no setor do Turismo.  A Secretária Adjunta do Turismo representou a Prefeita na cerimônia de premiação, que foi realizada ontem.

NÚMEROS QUE ASSUSTAM

           Um dado me chamou a atenção nos noticiários de hoje:  160 pessoas morrem todos os dias vitimas de acidentes de trânsito, a maior parte de motociclistas.  É um número assustador.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

           Comemora-se hoje o Dia Mundial da Saúde. Aqui no Rio de Janeiro, um ato organizado pelos sindicatos das classes ligadas a área médica ( enfermeiros, médicos, .. ) irão realizar um protesto, falando das péssimas condições que se encontra a área de saúde.

06/04/2011

CAMINHOS DO RIO

           Márcia Cid recebeu na tarde de hoje a tarefa de representar a Prefeita Sheila Gama na solenidade de entrega do Prêmio  concedido à cidade de Nova Iguaçu pelo programa da TV ALERJ - CAMINHOS DO RIO, em razão de ter sido econtrada em Nova Iguaçu localizou as melhores trilhas para caminhadas, segundo avaliação dos diretores do programa. O evento seguido de show será no Teatro Carlos Gomes.

CAFÉ COM IDÉIAS

            O sub-Seccretário de Obras do Estado - Vicente Loureiro, conversou hoje pela manhã com um grupo de empresários da cidade, como convidado do projeto Café com Idéias. Vicente, pelo que tenho percebido, é uma espécie de "queridinho" dos empresários Iguaçuanos ( falo isto no bom sentido, sem nenhum demérito para Vicente, que aliás, considero um excelente quadro técnico e um promissor quadro político ).

GAROTINHO EM NOVA IGUAÇU

            O Deputado Federal Garotinho estará  em Nova Iguaçu na próxima segunda-feira, dia 11, participando do Seminário de Organização Partidária do seu partido, o  PR - Partido da República. O convite para o Seminário conclama para  uma "vitória republicana em 2012" e é assinado apenas pelo  Secretário Geral do Partido - Fernando Peregrino. O Diretório Municipal do partido em NI não é citado.

SEMINÁRIO SOBRE TURISMO

             A Secretária Adjunta do Turismo abraçou a idéia de realizar em Nova Iguaçu, um Seminário sobre o Turismo na cidade.  O evento deverá ser realizado em parceria com a UFRRJ e a Universidade Estácio de Sá, que ministram cursos na área. 

RESPOSTA AO PASTOR ADEYLSON

            Respondo a dois comentários do Pastor Adeylson:  Primeiro, já temos um Estádio em Nova Iguaçu - o Laranjão ( que é o Estádio do Nova Iguaçu Futebol Clube ), que, por sinal, possui uma bela infra-estrutura. Quanto a reforma política, apesar da resistência de alguns Deputados, não podemos desprezar que além da vontade dos principais partidos por algumas mudanças, há também um grande apelo popular.

05/04/2011

REFORMA POLÍTICA

           A Comissão do Senado que estuda a reforma política aprovou o financiamento público das campanhas eleitorais. Segundo os defensores da proposta, sai mais barato para o Estado bancar as campanhas do que continuar permitindo que empresas e instituições privadas que tem contratos com o poder público, principalmente as empreiteiras,  continurm financiando as campanhas. A comissão ja havia aprovado também o fim das coligações proporcionais e até semana que vem decide sobre a proposta do voto em lista.  Resta saber se haverá tempo e vontade de fazer as mudanças para a próxima eleição.

CORTES NO FOGÃO

           O jogador Cortes, lateral esquerdo do time do Nova Iguaçu, fez sua apresentação hoje ao Glorioso Botafogo. Foi o primeiro jogador do Nova Iguaçu a ser aproveitado por um time grande. Outros nomes estão em negociação.

PROJETO IGUASSU

           Consegui aprovar hoje na Câmara de Vereadores, requerimento propondo a realização de audiência pública para debater o Projeto Iguassu. Serão convidados a participar do evento, o Secretário Estadual de Ambiente - Carlos Minc e a Presidenta do INEA - Marilene. Na Prefeitura, convidaremos o Secretário da Cidade - José Rogério e o de Ação Social - Berriel. O movimento social também terá sua representação na mesa de debates. A  audiência será no dia 14 de abril, às 14, na Câmara.

COPA E OLIMPÍADAS

            O Prefeito Artur Messias puxou o debate sobre os investimentos na Baixada Fluminense voltados para os dois maiores eventos esportivos do mundo que serão realizados no Brasil : Copa do Mundo e Olimpíadas. Mais uma vez a nossa Jandira jogou papel importante, pois foi dela a iniciativa de convidar e confirmar presença de representantes do Ministério dos Esportes para discutir o tema. O Encontro envolverá todos os Prefeitos da Baixada e acontecerá dia 15 de abril, às 11h, na Prefeitura de Mesquita.

FANI BBB FAÍSCA

Fani Pacheco e Márcia Cid
           A tirolesa do Faísca ficou famosa com a reportagem do Jornal O Dia, em que a ex-BBB Fani Pacheco apareceu fazendo o estilo radical. Fani mostrou coragem, pois não é qualquer um que topa descer os 500m, suspenso num cabo de aço, a 80Km por hora.  Depois da aventura, FANI foi conhecer a cachoeira e aproveitou para tirar umas fotos no local

PROVEITOSA 2

Em seguida, seguiu para Tinguá, a fim de conversar com o pessoal que trabalha o turismo na região. Lá recebeu um documento dos proprietários dos sitios de lazer, com alguns pedidos, dentre os quais conseguir audiência com o Secretário Estadual de Ambiente Carlos Minc, para debater o papel da Secretaria e do INEA na região e também com a Ministra de Meio-Ambiente, para abrir uma discussão do papel do ICM-BIO (IBAMA) e da Reserva Biológica no desenvolvimento da região. O documento reivindica ainda a criação do Conselho Municipal do Turismo. Estiveram presentes neste encontro, representantes da UFRRJ e a Secretária Adjunta do Turismo - Márcia Cid,  que informou que vai propor a realização de um seminário para debater o turismo em Nova Iguaçu.

MENOS LIXO PARA NOVA IGUAÇU

           Depois da discussão na Câmara de Vereadores sobre o lixo vindo de outras cidades para o nosso aterro sanitário, que foi seguida de uma reportagem do RJ TV, diminuiu bastante o número de caminhões de lixo transitando em direção a Adrianopolis. Parece que verdadeiramente havia algo errado.

04/04/2011

MORTE NA POSSE 2

            A vitima fatal do tiroteio que ocorreu hoje pela manhã na Posse, foi um policial militar que passava pelo local no exato momento em que bandidos se preparavam para assaltar o posto dos Correios. Um dos bandidos também foi baleado, mas até agora não foi encontrado.

BOA NOTICIA

           A usina de asfalto da Codeni voltou a funcionar. Só falta agora  parar de chover para o inicio dos trabalhos para diminuir os buracos nas ruas da cidade. 

BICICLETAS

            Se eu tivesse poder suficiente para tanto, implantaria um projeto de ceder bicicletas para os alunos das escolas públicas, principalmente aquelas situadas na área rural, em que os estudantes percorrem longas distância a pé. Hoje mesmo, vindo da Fazenda Faísca, onde passei a noite, dei carona para 3 alunos de uma escola pública e tive o cuidado de medir o percurso: exatamente 3,8 km.

MORTES NA POSSE

            Chegou a informação de que agora a pouco, um assalto ao posto dos Correio no Alto da Posse ( a 50m da 58DP) acabou em tiroteio e deixou pelo menos 1 pessoa morta e vários feridos. Obtendo mais informações, postarei aqui blog.

02/04/2011

FUTEBOL IGUAÇUANO

            O Nova Iguaçu Futebol clube enfrenta hoje a equipe da Cabofriense, às 1530h, no estádio Janio Moraes. Será a estréia do tetra-campeão Zinho como técnico do time Iguaçuano e uma vitória hoje afastará de vez a possibilidade de rebaixamento.

WALNEY ROCHA 2012

           O Deputado Walney Rocha confirmou seu desejo de ser candidato a Prefeito de Nova Iguaçu em 2012, pelo PTB.  Ele tem conversado com muita  gente,  visando formar uma aliança que viabilize sua candidatura.

01/04/2011

JANDIRA EM TINGUÁ

            Está confirmadíssimo o encontro do pessoal que trabalha com turismo em Tinguá com a Deputada Jandira Feghali. Será as 16h na Fazenda Atlântica. As Secretárias de Turismo e de Meio-Ambiente foram convidadas.  E por falar em Jandira, a nossa camarada tomará posse no dia 06 de abril como Presidente da Frente Parlamentar da Cultura. Jandira é fera.

AUTISMO

            A ONU definiu  o dia 02 de abril como sendo o DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO.  O autismo é uma síndrome complexa e muito mais comum do que se pensa, afetando mais crianças que a AIDS o  câncer e o diabetes juntos,  e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Segundo estatistica, 1 entre 110 crianças possui Autismo, o que é um número expressivo.

            Na próxima terça-feira, falarei na Câmara sobre o tema .        

MISSA DE 6 ANOS

            Foi celebrada ontem a missa em memória das vitimas do triste episódio que ficou conhecido como CHACINA DA BAIXADA, em que 29 pessoas foram assassinadas. O próprio Bispo Dom Luciano ministrou a cerimônia e me concedeu a honra e o privilégio de deixar uma mensagem.

BLOG DO ALMEIDA

           O blog criado pelo jornalista Almeida dos Santos vai virar matéria  do Jornal O Globo. A reportagem foi inspirada pelo grande número de acesso ao blog . Almeida ( e a Cláudia Maria também), merecem o reconhecimento.

REFLEXO DO ANIVERSÁRIO

            Repercutiu de forma bastante positiva a solenidade pelos 89 anos do PCdoB realizada na Câmara de Vereadores na última segunda-feira. Recebi muitos elogios pelo crescimento do PCdoB  em Nova Iguaçu.

FANI FAÍSCA

           A ex BBB Fani Pacheco ( Uhu Nova Iguaçu!!! ) está na capa do caderno especial do Jornal O Dia, relacionado aos esportes de aventura no Rio de Janeiro. A foto foi tirada na Fazenda Faísca, mostrando FANI descendo da tirolesa.  Aliás, quem gosta de adrenalina e aventura, deveria experimentar a emoção de descer suspenso  num cabo de aço , numa distância de 500m a 80 km por hora.

P S D

            Corre nos bastidores da política que o Deputado Federal Nelson Bornier vai deixar o PMDB. Nelson, que já foi do PL e do PSDB, só teria uma saída. Ingressar nas fileiras do PSD - Partido Social Democrata, que está sendo fundado pelo Prefeito da cidade de São Paulo - Kassab. É que no caso de criação de novo partido político, quem ingressar não perde o mandato por infidelidade partidária. 

VICENTE NA PREFEITURA

            O Governo do Estado vai mesmo ajudar Nova Iguaçu a retomar as obras do PAC que estão paradas. O Sub-Secretário Estadual de Obras - Vicente Loureiro já recebeu orientação para se debruçar nos projetos para viabilizar a continuação das obras. A cidade vai ganhar com isto e a Prefeita Sheila Gama, idem.

NOVOS CONSELHEIROS

Luciene e Padre Justin, do CDH
           Foram empossados ontem, dia 31, os Conselheiros Municipais de Segurança Pública.  Ao todo, são 14 pessoas, sendo 7 representando o poder público e outros 7, a sociedade civil, que terão a tarefa de debater os problemas relacionados à  segurança pública, cidadania, direitos humanos e os temas correlatos, como discriminação, falta de policiamento, entre outros.  Em meu discurso, fiz a proposta de iniciarmos a ação do Conselho discutindo o Projeto das UPPs e seus reflexos para a Baixada Fluminense. Entre os Conselheiros, estarão o Padre Justino - do CDH  e Luciene, que teve um filho assassinado da Chacina da Baixada, que ocorreu em 2005.

ANIVERSÁRIO

           O Nova Iguaçu Futebol Clube completou ontem, dia 31 de março, 21 anos de sua fundação. A data foi comemorada com muita pompa numa Casa de Festa na Via Dutra. Estiveram presentes várias pessoas que ao longo destes anos ajudaram o clube a assumir um papel de destaque, destacando Daniel de Jesus, dono da empresa Nyele e o tetra-campeão Zinho. Tive a honra de ser convidado.

ANIVERSÁRIO

           A Prefeita Sheila Gama completa hoje ( 1 de abril) o seu primeiro ano a frente do governo municipal de Nova Iguaçu.