TINGUÁ: RESERVA BIOLÓGICA OU PARQUE ? O debate sobre o tipo de Unidade de Conservação para nossa floresta ganhou fôlego com o anúncio do Ministério do Meio-Ambiente de transformar a Reserva Biológica num Parque Nacional. É um bom tema para ser tratado pelo Conselho da APA TINGUÁ. Uma coisa é certa: o povo de Nova Iguaçu e as autoridades municipais precisam ser ouvidas sobre o assunto.
Minha opinião é a de que precisamos encontrar um forma de permitir às pessoas de bem, turistas em potencial, conhecerem paisagens, locais e construções, como a estrada do Comércio, Santana do Livramento, entre outras, que se encontram dentro da REBIO.
É POSSÍVEL CONCILIAR DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO - Não só é possível como necessário planejar e estimular o desenvolvimento econômico de Tinguá, para que se dê de forma sustentável, compatibilizando a geração de emprego e renda com preservação e conservação ambiental.
CRESCIMENTO DESCONTROLADO - UMA AMEAÇA CRESCENTE - Tinguá e todo o seu entorno ( Adrianopolis, RioDouro, Jaceruba ) passam por um processo de crescimento desorganizado e descontrolado, e que pode se agravar com a construção e operação do Arco Metropolitano. Basta olhar as margens da Estrada Federal (RJ111 ) para se ver a quantidade de construções irregulares, sinal evidente da desordem, do descontrole e da ausência do poder público.
TINGUÁ PODE SE TORNAR A VISCONDE DE MAUÁ DA BAIXADA - Temos tudo para isto. Belezas naturais não nos faltam e a proximidade com os centros urbanos é uma vantagem. Não tenho dúvida da capacidade de transformar Tinguá num centro de lazer da Baixada, em que o meio-ambiente preservado funcione como o grande atrativo.
Por Deus!
ResponderExcluirNÃO transforme a Reserva Biológica em Parque Nacional seria um grande retrocesso. A luta deve ser de FISCALIZAÇÃO apenas, quanto aos atuais problemas nesta região.
Alcy Maihoni
Diretor de Educação do MAB