31/08/2011

CONVITE

           Atendendo solicitação da Sra. Eliane Martins, moradora do Bairro da Prata, publico esta postagem, reproduzindo texto que chegou a mim, via e-mail e agradecendo antecipadamente o convite:
" Quero convidá-los e pedir sua ajuda na divulgação do seguinte evento:
 CERIMÔNIA DE POSSE DA EXECUTIVA DO PARTIDO SOCIAL LIBERAL, HOJE, DIA 31/08, ÀS 20H, na Câmara Municipal de Vereadores, onde o Vereador Marcinho Bombeiro assumirá a presidência do mesmo.
Muitas autoridades e companheiros de trabalho estarão presentes, mas a sua presença é de fundamental importância.
Abs,
Eliane Martins"

CONVITE

           Infelizmente não poderei ir, mas desejo toda a sorte ao Vereador Marcinho Bombeiro, de B. Roxo, que assume hoje a dificil e importante tarefa de dirigir um partido político. Seu trabalho será facilitado, pois tenho certeza que a Eliane dará grande contribuição para fazer o PSL crescer em B. Roxo.

CONVERSA COM O SECRETÁRIO

Tinguá abriga quase 200 empreendimentos
entre sitios de lazer, pousadas e clubes.
            Há já havia tido excelentes referências do Secretário de Fazenda - Sr. Barone e hoje tive a comprovação. O Secretário retornou minha ligação e de forma muito gentil, aceitou o convite para participar da reunião com o pessoal do Fórum de Turismo de Tingua. A pauta da reunião é a regularização dos empreendimentos ligados ao Turismo, baseado na Lei  que criou as áreas de especial interesse turístico. A Secretária de Meio-Ambiente Elane Frossard também confirmou presença. 

NOVA CEDAE

           A CEDAE  é engraçada : para realizar algum conserto em suas tubulações, na maioria das vezes ela precisa quebrar o asfalto. Até ai tudo bem. O Problema é que feito o conserto, a buraqueira fica para tráz, sem dó ou piedade, e ainda por cima, sem sinalização. Hoje testemunhei uma equipe da CEDAE quebrando o piso novinho da Estrada de Iguaçu . Fico imaginando se este serviço fosse em Ipanema, se o buraco que abriram ficaria sem reparo.

VULCÃO

O Parque Municipal tem paisagens
de muita beleza.
           Ficou pronta a trilha que liga o Parque Municipal de Nova Iguaçu até a cratera do Vulcão. A construção dessa trilha foi fruto do TAC feito entre a Pedreira Vigné e o Ministério Público, após Audiência realizada na Câmara de Vereadores, que foi promovida por minha iniciativa, em 2003.  Hoje, passados 8 anos, a população poderá fazer uma boa caminhada num lugar muito bonito. O Chefe do Parque - Edagard Boga, está organizando atividades para divulgar esta opção de lazer, que poucas pessoas conhecem.

CAFÉ COM IDEIAS

          O Projeto Café com Ideias, desenvolvido pela ACINI - Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu, que promove debates sobre temas de interesse da cidade, receberá nesta quarta-feira a visita do Engenheiro Fernando Macdowel, Diretor de projetos especiais da Prefeitura, que falará sobre o AEROMÓVEL e sobre o Plano de Revitalização do Centro de  Nova Iguaçu.

30/08/2011

MAIS GLOBO EM NOVA IGUAÇU

            A TV Globo está transmitindo sua programação para Nova Iguaçu também pelo canal 30 - UHF, o que vai beneficiar o pessoal que mora ao longo da Estrada de Madureira, que utiliza antena parabólica para captar os sinais de TV. Acontece que a parabólica capta a programação de São Paulo e não a do Rio de Janeiro.  a iniciativa da Globo não deixa de ser um avanço. Mas bom mesmo seria se tivéssemos um canal de TV da Baixada, para falar de nossa região, das coisas ruins e também das coisas boas. Hoje só se fala das coisas ruins.

CALMA, NAVAL

           Companheiro Naval, desculpe se me expressei mal na postagem que fiz envolvendo seu nome. Eu só quis dizer que precisamos nos organizar para debater este tema (segurança publica) além de outros,  de relevância para a cidade e que afeta a vida da população. Sábado, por exemplo, a Prefeita, a Deputada Jandira, a Deputa Rejane e outras autoridades que estavam presentes, poderiam ter ouvido os "nossos gritos". Outra coisa: eu NÃO REMOVO nenhum comentário. foi o próprio autor do comentário quem o fez. Se eu tivesse medo do debate, não manteria o blog, você não acha? Um abraço meu companheiro, e tenha certeza que tenho um profundo respeito pelo seu trabalho.

RESPOSTA AO EDSON CORDEIRO

           Prezado Edson, pessoas como você  não podem estar afastadas da luta política. Vou te informar a data da próxima reunião do CONDEMA para vc participar ,como convidado. Aproveito para dizer que aceito o convite para visitar o seu bairro e, quem sabe, comer um peixinho à beira do Guandu. Obrigado por acessar o blog e pelos seus comentários.Abraços .

SOBRE O CONDEMA

           Esqueci de comentar, mas na reunião do Conselho Municipal de Meio-Ambiente, realizada ontem (segunda-feira) propus as seguintes pautas para debate :  PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA APA ESTADUAL DO IGUASSU; ARCO METROPOLITANO;  RIO + 20;  AGENDA 21 LOCAL. E, como já disse, pedi ENCARECIDAMENTE aos Conselheiros, que abdicassem da postura de enfrentamento e de disputa, que impede que o CONDEMA atenda ao fim para o qual foi criado.

AGITO

           Para minha surpresa, ontem (segunda-feira) 3 pretensos candidatos a Vereador por Nova Iguaçu em 2012 procuraram o PCdoB solicitando filiação partidária. Fiquei de levar as propostas à direção partidária além de consultar os demais camaradas que compõem a nominata do Partido. A nossa meta é formar uma chapa mais forte do que a de 2008, quando o PCdoB chegou perto dos 27 mil votos.


AGITO 2

           E por falar em filiações partidárias, faltando pouco mais de 1 mês para o fim do prazo para filiações, ainda há alguns Vereadores de Nova Iguaçu sem Partido. Outros estão filiados mas não sabem se o Partido se organizará para a disputa eleitoral.  Paira ainda a incerteza do rumo, ou seja,  qual  a aliança que será feita emrelação à disputa majoritária. 

R C C

           A  empresa que administra o Aterro Sanitário de Nova Iguaçu (hoje é a RASTEC) tem obrigação contratual de por em funcionamento uma usina para beneficiamento e reciclagem dos RCC - RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL - o famoso ENTULHO.  Junto a isto, como já falei aqui, tramita na Câmara um Projeto de Lei de minha autoria que impõe que nas obras obras públicas seja utilizado um mínimo de 5 por cento desse material reciclado. Esta semana terei duas metas: convocar a empresa RASTEC na Comissão de Meio-Ambiente da Câmara e agilizar a votação do PL do entulho.

ÉTICA, MORAL E POLÍTICA

          O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “COMO DEVO AGIR PERANTE OS OUTROS?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Este desabafo tem endereço: são para as pessoas que são capazes de tudo para conquistar ou permanecer no poder.  Vistam as carapuças.

29/08/2011

PARA REFLEXÃO

          "Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."

NAVAL E A SEGURANÇA

           O Líder comunitário Adriano Naval vem batendo duro na questão da violência em nossa cidade. Não é prá menos.  Naval mora numa área bastante conturbada e violenta.  Porém,  pouco adianta gritar sem que as pessoas estejam ouvindo. É preciso aproveitar os fóruns apropriados para reclamar. A Conferência de sábado, por exemplo,  foi uma boa oportunidade perdida. Naval estava lá, é filiado ao partido e deveria ter levantado a lebre.

VIDA PARTIDÁRIA

                Dois dias depois da Conferência Municipal do Partido, surgiram rumores de um possível racha dentro do PCdoB Iguaçuano. Acho exagerado afirmar que a Conferência provocou um  racha dentro do Partido, afinal de contas a Resolução (documento interno de avaliação e de definição de rumo) não só foi debatido e construído coletivamente pelo conjunto dos dirigentes municipais, como foi  aprovado por unanimidade pelos delegados presentes à Conferência de sábado, sem questionamento ou emendas. Onde é que está o racha se todos concordam com o rumo que foi definido para o Partido ?  Acho que tem gente querendo jogar lenha na fogueira.

A E I T

            Na próxima sexta-feira, está programada uma reunião com os Secretários de Fazenda, de Meio-Ambiente e de Turismo e Cultura com os proprietários de sitios de lazer e outros empreendimentos localizados no entorno da Rebio. O Objetivo da reunião é discutir a aplicação da Lei que instituiu as Áreas de Especial Interesse Turístico. O encontro será na Câmara de Vereadores.

CONSELHO DE MEIO-AMBIENTE

           Foi realizada hoje, na Coordenadoria dos Conselhos, a reunião do CONDEMA - CONSELHO DE MEIO-AMBIENTE DE NOVA IGUAÇU. Confesso que fiquei estarrecido ao saber que ainda hoje, quase dois anos de empossado os conselheiros, o debate ainda girava em torno do Regimento Interno. Aproveitei o momento para desabafar e dizer que os Conselhos Municipais não estavam cumprindo seu papel, e que os debates periféricos, as medições de força e o espírito de enfrentamento estavam impedindo que se discuta o que realmente é importante para a cidade.

28/08/2011

CONFERÊNCIA DO PCdoB

Vereador Ferreira destacou a afinidade
entre o PT eo PCdoB enquanto PC falou
em nome do Deputado Walney, do PTB
O PCdoB de Nova Iguaçu realizou sua Conferência, no último sábado,  na Escola de Samba Leão de Nova Iguaçu. Estiveram presentes ao ato, além da Prefeita Sheila Gama, o Vereador Carlos Ferreira, representando o PT, Miguel Ribeiro, representando o PPS,  José Rogério, representando o PTdoB e Paulo Cesar, representando o Deputado Walney Rocha e o PTB.

CONFERÊNCIA DO PCdoB

           Também vieram prestigiar a nossa conferência,  Ana Rocha, presidenta do Comitê Estadual, as Deputadas Rejane e Jandira Feghali, Ricardo Cappeli, representando o Ministro Orlando Silva, dos Esportes e Romário Galvão, Secretário de Esportes da cidade do Rio de Janeiro e Dilcéia Quintela, Secretária de Educação de Nova Iguaçu.

CONFERÊNCIA DO PCdoB

           A Conferência serviu para aprovar a Resolução do Partido, em que se faz uma avaliação dos caminhos percorridos e uma projeção para os próximos anos. Serviu também para eleger a nova direção partidária municipal, que passou a ter 23 dirigentes, que terão a tarefa de conduzir o partido no âmbito municipal.

CONFERÊNCIA DO PCdoB


CERCA DE 140 DELEGADOS FORAM
CREDENCIADOS NA CONFERÊNCIA
            A Conferência recebeu muitos visitantes. Porém, as decisões somente podiam ser tomadas pelos Delegados, que foram eleitos nas reuniões de base  realizadas ao longo do mês. Houve uma grande mobilização nessas reuniões. Algo em torno de 900 pessoas participaram dos debates e mais de mil novas filiações foram consumadas. 

CONFERÊNCIA DO PCdoB

O número de pessoas mobilizadas para a Conferência mostra que o PCdoB vem crescendo e buscando caminhos para  se aproximar da população.  Além disto, a direção Nacional do Partido tem orientado as direções estaduais e municipais  para a importância do PCdoB buscar maior protagonismo político e aumentar sua influência ante a população.  E não se faz isto somente com discursos, teses e teorias. É preciso colocar a mão na massa, e para isto é preciso uma certa dose de ousadia e coragem ,  temperada  com responsabilidade e comprometimento com a história e com as lutas do PCdoB.

PASSEIO DE BIKE

           Ontem  (domingo) foi dia de pedalar. Destino escolhido: Tinguá. Saímos as 7 da manhã da Posse, eu, João Pedro e mais 7 amigos dele e ganhamos a Estrada. Aproveitamos e fizemos uma visita à Fazenda São Bernardino e à Fazenda Faísca.  A molecada se amarrou e já pediram para voltar.

PASSEIO DE BIKE


           Já avisei a galera  que no próximo passeio,  a volta para casa também será pedalando. Desta vez eles foram poupados e voltaram  de carro.  É que tinha uns dois ou três que estavam muito cansados. 

26/08/2011

CONFERÊNCIA DO PCdoB

           Está tudo preparado para a Conferência do PCdoB, amanhã (sábado), a partir das 10 horas, na Escola de Samba Leão de Iguaçu.  A Deputada Jandira Feghali e a Presidente Estadual Ana Rocha confirmaram presença. Estamos trabalhando duro para que tudo ocorra dentro do planejado e que a conferência seja uma expressão da liberdade, da tolerância, da camaradagem e do espírito democrático do PCdoB. 

25/08/2011

ROGÉRIO E GAROTINHO

           Segundo nos informa o Pastor Adelson Bayoneta,  Rogério Lisboa e Garotinho estiveram juntos hoje (quinta-feira), à noite, em S.J.Meriti, no ato de filiação de uma liderança local ao PR, e que irá disputar a eleição de 2012, enfrentando Sandro Matos, atual Prefeito. Parece que Rogério e Garotinho se tornaram "amigos de infância".

CONFERÊNCIA DAS MULHERES

           A Universidade Estácio de Sá sediou nesta quinta-feira a noite, a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, cuja abertura contou com a presença da Prefeita Sheila Gama. O dia de hoje foi destinado apenas  a abertura do evento e aprovação do regimento interno. Amanhã, sexta-feira, acontecerão os debates e encaminhamentos. Ai sim, a chapa esquenta.

PR X DEM

           A coluna da Berenice (Jornal Extra) publicou nota hoje afirmando que o PR, partido do ex-governador Garotinho irá indicar o vice na chapa do DEM, cujo candidato será Rogério Lisboa. Em troca, o DEM, de Cesar e Rodrigo Maia, irá apoiar Garotinho à Prefeito da cidade maravilhosa. 

CORREÇÃO

            A Coordenadoria dos Conselhos  informou que o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência não é mais  presidido por Wania Leite, mas por EMANUELE FREITAS DA SILVA .  É que no ato de hoje, na FIRJAN, foi a Wania quem fez parte da mesa, o que me induziu ao erro. Está feita a correção.

ZANZA AGUIAR

           Hoje é aniversário da minha cunhada ROSANGELA, que mora lá na bonita e agradável cidade de Pinheiral. Assim como fiz com a Márcia, vou falar a idade: 35 anos. Espero que ela não se aborreça com isto. Se servir de consolo, posso afirmar que ela aparenta ter bem menos idade. Valeu Zanza. Beijão.

VOLTA AOS PALCOS

           Depois de 1 ano afastada dos palcos ,por motivo de doença,  a nossa  CINHA BRAGANÇA está pronta para voltar a cantar, acompanhada do maridão LÉO AGUIAR.   Leo e Cinha começaram animando Lual na Fazenda Faísca e depois se tornaram profissionais. Eles cantam bem e o repertório deles é muito variado, que agradam todos os gostos.

CRIANÇAS NA LUTA

           O nosso projeto esportivo do galpão está trazendo resultados esporitvos. A equipe de judô já está participando de competições, o que vem animando muito nossos judocas e também as mamães, que não param de torcer. Além do Judô, há no galpão projeto com Kung-Fu e Capoeira. Além dos resultados esportivos propriamente ditos, projetos desta natureza trazem significativo ganho social, pois ajudam a formar o caráter e o corpo das crianças e adolescentes.

FILHO NOTA 9

JP no caminho da escola
           Meu filho João Pedro me "intimou" a almoçar hoje (quinta) com ele.  Fiquei todo bobo, né! Mais bobo ainda fiquei quando ele me mostrou o resultado de suas últimas provas: todas acima de 9, menos História, em que tirou 6.  Aí ele falou: Pai, vou pedir a professora para fazer outra prova, pois quero aumentar minha nota. 

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Eu e um grupo de PPD fomos assistir
os jogos do PáraPan, em 2007.
           Foi realizada hoje (quinta-feira), no Auditório da FIRJAN, o Forum sobre direitos da pessoa com deficiência.  Foi um bom debate, que contou com a presença da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e da Presidente do Conselho Municipal - Wania Leite. Aliás, a Lei que criou o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é de minha autoria. Também estavam presentes ao ato, o Presidente da APAE - Wanderlei Sabino, a Secretária de Educação - Dilceia Quintela  e a empresária Silvia Coelho, que representou a FIRJAN.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA 2

            A Presidente do Conselho Municipal - Wania Leite falou da importância de fortalecê-lo. Já a Secretária da Pessoa com Deficiência apresentou as metas da pasta que assumiu. O ponto alto do Fórum, no entanto, foi a explanação da Doutora Ida Beatriz, Mestra em Educação, e que é portadora de Deficiência Motora,  que contou os desafios e obstáculos que enfrentou para estudar e trabalhar.  Seu testemunho emocionou a todos.


PESSOA COM DEFICIÊNCIA 3

           Além da criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, sou o autor da Lei que reservou vagas para PPD nos concursos públicos, a que ampliou a gratuidade nos ônibus para o acompanhante dos alunos especiais e a que implantou o passe-livre para os deficientes e acompanhantes para fins de tratamento de saúde.  Fui também autor da Lei que autorizou ajuda financeira do Município para a APAE. Na Câmara de Vereadores, criei a Comissão Especial da Pessoa com Deficiência.  Falo com orgulho que tenho coisas para mostrar e que garantiram e garantem até hoje, direitos para as pessoas com deficiência e seus familiares.

24/08/2011

COMENTÁRIO DO ALEX

           Transcrevo, com muita alegria e honra, o comentário do companheiro Alex, militante do PSDB, acerca da postagem intitulada LIÇÃO :
"Concordo integralmente com vc, Cid, mas lembro que a coligação elegeu quatro do DEM e Xandrinho, do PV. De qualquer forma, parabenizo o PCdoB pela transparência com que sempre tratou seu filiados. Espero que um dia todos os partidos sejam assim... "
Obrigado Alex.

LIÇÃO

            O ex-Vereador Carlão Chambarelli deu um testemunho importante na última reunião do Partido. Contou ele que filiou-se ao PV na eleição municipal passada (2007/2008), com o compromisso de que o Partido teria apenas um Vereador de Mandato concorrendo na chapa. Porém, na última hora do último dia do prazo para as coligações, faltando apenas 3 meses para a eleição, o seu partido coligou-se com o DEM, que já abrigava nada mais, nada menos que 9 Vereadores. Moral da história: a coligação elegeu apenas 5 Vereadores, todos com votação expressiva,  e os candidatos do PV não tiveram nenhum chance de eleição. Que isto sirva de lição contra o "canto da sereia".

PHS

            O PHS, partido por onde se elegeu Felipe, filho de Bornier, tem um novo Presidente em Nova Iguaçu. É o Secretário Municipal  de Trânsito e Transporte - Rholmer Junior, que assumiu empenhado em montar uma chapa de Vereadores para as eleições de 2012. O trabalho dele já começou e muitos pré-candidatos já estão sendo sondados. 

CONFERÊNCIA

As reuniões preparatórias reuniram um
grande número de militantes.
            A Conferência do PCdoB, que será realizada no dia 27 de agosto, na Escola de Samba Leão de Iguaçu, a partir das 09h,  deverá mobilizar 150 Delegados, que terão direito a voz ( falar livre e democraticamente ) e voto (votar e também ser votado ). É um momento importante para o Partido e bastante rico do ponto de vista da vida partidária e da própria democracia.

ORLANDO EM NOVA IGUAÇU

           Formalizei o convite para que o Ministro dos Esportes - Orlando Silva faça um visita a cidade e conheça as instalações do Nova Iguaçu Futebol Clube.  Além disto, sugeri que ele visite a Fazenda vida Renova, em Tinguá onde é desenvolvido um trabalho de recuperação de dependentes quimicos e de pessoas em risco social. A meta é colocar o NIFC no rol das possibilidades em relação à Copa do Mundo e reforçar a implantação da Fábrica de Material Esportivo em Tinguá. Vamos ver.

DEBATE SOBRE OS ESPECIAIS

            Amanhã, quinta-feira, no auditório da UNIG, haverá um debate sobre políticas para pessoas com deficiência. A atividade faz parte das comemorações relacionadas à Semana Municipal do Excepcional. Um dado importante: 14% da população possui algum tipo de deficiência, seja ela auditiva, visual, mental ou física.

VOU DE BIKE

           Criei no Face (termo usado pela juventude para se referir a rede social  Facebook ) um grupo denominado VOU DE BIKE e que será destinado ao debate sobre o uso da bicicleta para o lazer e para o trabalho. Como todos sabem, eu defendo a inclusão da bike no planejamento urbano e de mobilidade da cidade.

INTOLERÂNCIA OU LOUCURA

            No domingo passado (21/08) uma mulher invadiu a igreja Sagrada Família , localizada na Posse e logo após a missa e jogou propositalmente  a imagem de Nossa Senhora no chão. A cena foi toda  filmada e está na internet (youtube ).  Não tenho informação sobre o motivo: se foi uma demonstração de intolerância ou algum desequilibrio mental da cidadã.

23/08/2011

RESPOSTA AO ROBINHO

             Concordo com voce Robinho. A implantação de um projeto para reciclagem de RCC precisa envolver diversos segmentos, como as empreiteiras, caminhoneiros, carroceiros além do poder público municipal e do Estado. A Secretaria Estadual de Meio-Ambiente e o INEA precisam ajudar.

QUAL O RUMO ?

             O Vereador Carlos Ferreira está organizando uma audiência Pública no dia 25 próximo, para debater na Câmara Municipal, os caminhos do crescimento de Nova Iguaçu. O Secretário da Cidade, José Rogério confirmou presença.

QUAL O RUMO 2

             Para reflexão:   "Quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho serve."

NOVA FILIAÇÕES

             O PCdoB  tem buscado atrair novos filiados, principalmente pessoas que já possuem militância política ou comunitária e que possam contribuir para que o partido aumente seu protagonismo na vida política da cidade. Neste sentido, estamos comemorando a filiação do líder comunitário ALCYR MAIHONI e da Professora ANA PAULA. Sejam benvindos!

NOVAS FILIAÇÕES

            Outra pessoa pública de Nova Iguaçu que se filiou ao PCdoB foi ROGÉRIO VILANOVA. Rogério tem antiga militância política, já foi candidato a Vereador e em 2010, concorreu a uma vaga de Deputado Federal.

FELIPE BORNIER

             Segundo nos informou o sempre atento Pastor Adelson, o Deputado Felipe Bornier é um dos que está trocando o PHS pelo PSD do Kassab.  Aliás, há uma disputa para conseguir o apoio do PHS para as eleições do ano que vem.

AINDA SOBRE OS EUA

            O Presidente da Agência de Classificação de Risco Financeiro que rebaixou a avaliação dos EUA na semana passada, perdeu o emprego. O "engraçadinho" ousou avaliar que havia risco de calote, em função da crise por que passa os Estados Unidos. A gracinha lhe custo o emprego. Viu o que dá se meter com a milícia do mundo.

ENTULHO


Despeja entulho sobre as calçadas é
comum na cidade.
              Tem um projeto de minha autoria tramitando na Câmara de Vereadores, que obriga a utilização de Resíduos da Construção Civil - RCC, o famoso entulho de obras, nas obras públicas realizadas na cidade de Nova Iguaçu. Minha idéia é estimular a reciclagem desse material, que hoje é jogado fora ou deixado pelos terrenos baldios, calçadas e beira de rios, causando um problema ambiental, além do desperdício.  Ao mesmo tempo, cobrarei da Prefeitura e da RASTEC ( Aterro Sanitário) o funcionamento da nossa usina de reciclagem de entulhos,  que já deveria ter sido implantada há tempos e ainda não foi.

55

            O Partido Político que está sendo criado por iniciativa do Prefeito de São Paulo - Gilberto Kassab - PSD,  deve receber o número 55.  Kassab disse que seu partido não será oposição à Dilma nem aliado ????  Será o que, então?   No entanto, mesmo sem uma definição política e ideológica, o novo Partido atrairá um grande número de Deputados e Vereadores, pois será uma chance dos parlamentares sairem das legendas por onde foram eleitos, sem o risco de perderem os mandatos. Quem mais vai perder neste troca-troca será o DEM.

CENA TERRÍVEL

            A guerra travada na Libia, estimulada pelos Estados Unidos e sustentada pela OTAN, já causou milhares de mortes e um número grande de feridos. Entre estes, muitas crianças. As imagens da guerra, com  pais chorando sobre o corpo de seus filhos,  nos fazem sentir e perceber os horrores da guerra. E pensar que os interesses políticos e econômicos dos EUA e seus seguidores é que motivam esta guerra, assim como foi no Iraque e em diversos outros casos.

22/08/2011

SAÚDE DA MULHER IDOSA

           A Secretaria Municipal de Saúde promoveu hoje no Auditório da UNIG, o Seminário sobre a saúde da mulher idosa. O Secretário Josemar abriu o evento, representando a Prefeita Sheila Gama. Também esteve presente a Secretária de Educação Dilcéia Quintela. A Câmara Municipal se fez representar pelo Vereador Welington e por mim. A organização do seminário ficou por conta da Coordenadoria de Saúde do Idoso, que tem a frente a Enfermeira Beatriz Bessa.  Registre-se também a participação do Rotary Clube de Nova Iguaçu, da Coordenadoria de Mulheres e da própria UNIG. 

FESTA RELIGIOSA

             Mais um  evento de grande porte foi confirmado para ser realizado no Rio de Janeiro. Será a Jornada Mundial da Juventude, evento da Igreja Católica  que está programado para o ano de 2013 e que preve mobilizar mais gente do que a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O Papa BENTO XVI  virá ao evento.

FESTA RELIGIOSA 2

            .Já em Nova Iguaçu, está prevista a realização da MARCHA PARA JESUS, no dia 24 de setembro deste ano. É um evento ecumênico, mas com grande protagonismo das igrejas evangélicas.  A concentração da marcha será no Paço Municipal.

21/08/2011

PRAZO FINAL

             Faltam 47 dias para se encerrar o prazo de filiação partidária para quem pretende disputar a eleição de 2012 - Prefeito ou Vereador.  O prazo é o mesmo para quem é de fora e precisa transferir o domicílio eleitoral, ouviu Clarissa !

SEMANA DA PÁTRIA

             Falta pouco para o mês de setembro entrar em cena e com ele as comemorações da Semana da Pátria. Os desfiles escolares são uma tradição em nossa cidade e movimentam um número grande de pessoas.

E O PSDB ?

           O PSDB tem um dirigente importante atuando no governo da Prefeita Sheila Gama. Trata-se do Secretário Municipal de Administração -  DR. AUGUSTO WERNECK,  que exerce também o cargo de Procurador Geral do Municipio. Há uns quatro, cinco meses, o ex-governador MARCELO ALENCAR fez uma visita à Prefeita Sheila Gama e como políticos dificilmente fazem visitas de cortesia, há que se concluir que a alianças PSDB X PDT é uma possibilidade real. No entanto, não vejo a direção municipal do PSDB alinhada formalmente com o governo municipal.  É o jogo sendo jogado.

BORNIER NO PR ?

            Nas rodas da política ( e não é só em Nova Iguaçu, não ) comenta-se que o Deputado Federal Bornier vai trocar o PMDB de Cabral pelo  PR de Garotinho,partido pelo qual disputará a eleição de Prefeito ano que vem.   Se for verdade, quem vai gostar, acredito eu, é a Prefeita Sheila Gama, pois aumentarão as chances de ter o PMDB ao seu lado em 2012. 

A CHUVA AJUDOU

            Depois de um longo período, a chuva finalmente caiu. Estava precisando mesmo, pois a umidade do ar estava muito baixa, provocando uma série de contratempos,  e o tempo seco favorecia a ocorrência de incêndios.

A CHUVA ATRAPALHOU

            A chuva nos fez desisitir do passeio de bike que estava previsto para Tinguá, neste domingo. Eu ia levar um grupo de garotos comigo  que, apesar da chuva, acordaram bem cedo e bateram no meu portão às 6 da manhã. Até tentamos , colocamos as roupas e os equipamentos, mas São Pedro não deu trégua e cancelamos a atividade. Uma pena!

20/08/2011

PLENÁRIAS FINAIS

           Este sábado serão realizadas as últimas Plenárias de Base do PCdoB, reuniões realizadas nos bairros de Nova Iguaçu, onde são eleitos os delegados que participarão da Conferência Municipal. Estão previstas 5 encontros hoje : Moquetá, Km 34,  Grajaú, Centro e K-11. Tentarei participar de todas. Estes encontros tem sido muito produtivos para atrair mais pessoas para o debate político.  

A OBSTINADA TERESA

            Temos muitas pessoas em nossa cidade que se dedicam obstinadamente às mais variadas causas. Uma dessas pessoas é a bailarina Terese Petsold, que  vem dedicando sua vida à dança, participando de concursos e festivais, sempre levando o nome de Nova Iguaçu, além de organizar o próprio festival de dança  da cidade, que já está na sua 15a. edição. Teresa merece todo o respeito e o reconhecimento da cidade de Nova Iguaçu pela sua luta pela cultura da Baixada.

19/08/2011

RESPOSTA AO EDSON CORDEIRO

           Olá Edson, obrigado por acessar o blog. Vou encaminhar seu comentário abaixo à Secretária Dilcéia Quintela. Conhecendo bem ela, tenho quase que certeza que ela irá topar marcar uma conversa para falarmos do tema que vc trouxe à tona.  Eu vou te retornar sobre isto. Abração.

GRUPO DE CONVIVÊNCIA ÁGAPE

            O pessoal do Grupo de Convivência Ágape, que funciona na Rua F, fez uma festa hoje para os aniversariantes do mês.  Muito legal.  O grupo da Rua F é um dos mais animados e ouvi relatos de como o projeto mudou a vida das pessoas.

PRAÇA SANTOS DUMONT


Moradores de rua tomam banho em plena
luz do dia. Não há fiscalização.

            A Prefeitura até tem tentado mas não tem conseguido fazer da Praça Santos Dumont (ao lado do Parque de Diversões ), um lugar "frequentável.  Passei hoje por lá e testemunhei que o local é ocupado por moradores de ruas, que se juntam às prostitutas e viciados, dando uma aprência deprimente ao local. Conversei com uma das "moradoras" da Praça, que me afirmou morar ali por que não tem para onde ir com os seus 10, eu falei 10 filhos. O problema só será resolvido se houver um projeto social

DOMINGO DE BIKE

Eu e uma turma de jovens em recente
passeio pelas trilhas de TINGUÁ
           Hoje é o ultimo dia de inscrição para o passeio de  bike que está sendo promovido pela ONG AVENTUREIROS DE NOVA IGUAÇU. O destino é Tinguá, com saída prevista da Praça Santos Dumont. Quem se inscrever vai ganhar uma camiseta e um capacete.  Eu e João Pedro garantimos presença. Márcia Cid irá no carro de apoio  ( rsrsrsrs ).  Para mais informações, ligue para o Vitor Vianna - 2668.2263 - email aventureirosni@gmail.com.  É um bom programa de domingo.

REUNIÃO COM PRÉ

        O encontro de ontem (quinta-feira) com os pré-candidatos a Vereador do PCdoB demonstrou que o Partido está no caminho certo para chegar a meta de eleger 3 Vereadores na eleição de 2012.  A reunião controu a presença da Presidenta Estadual Ana Rocha e da Secretária de Educação do Município – Dilcéia Quintela e de vários componentes das direções Municipal e Estadual do Partido.

REUNIÃO COM PRÉ - II

             Ana Rocha fez uma análise da conjuntura política no mundo e seus desdobramentos no país, no estado e como isto afeta os  municípios.  Ana também falou da necessidade do PCdoB crescer em 2012 e se preparar para o desafio de aumentar a bancada de Deputados do PCdoB em 2014, destacando ainda a necessidade do partido eleger Prefeitos aqui no Rio de Janeiro ( somos um dos poucos Estados em que o PCdoB não tem nenhum Prefeito ).

REUNIÃO COM PRÉ - III

            Já Dilcéia aproveitou a oportunidade e fez um balanço rápido de sua gestão à frente da SEMED, destacando a quantidade de novas vagas que foram abertas, a reforma de diversas unidades escolares, com ampliação do número de salas e a consolidação do tempo integral nas escolas municipais.  Falou ainda sobre a melhoria na merenda escolar, cujo cardápio passou de 40  para mais de 80 itens.

REUNIÃO DOS PRÉ - IV

            Alguns pré-candidatos se manifestaram. O pessoal começou a se soltar e a incorporar realmente o papel de um partido político, que é abrir e estimular o debate interno sobre temas de interesse do partido e da sociedade como um todo.  A nossa chapa de pré-candidatos tem muita gente nova, mas que vem demonstrando grande capacidade de mobilização e intervenção.  Há também os antigos, como Luisinho da Cerâmica, Rene, Caíca, Severino, Mauro e Tiago, que ontem fez um discurso inflamado e foi muito aplaudido.

18/08/2011

CONTRATAÇÃO

(HUMOR)        Depois de alguns meses de afastamento, fui recontratado para compor o elenco do Carvão Futebol Clube, time de futebol que joga aos domingos. Por questões éticas, não vou revelar o valor do contrato. A minha reestréia será no próximo domingo. O Campo do Carvão fica na Rua E.    (rsrsrsrsrsrsr) . 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

            Vou protocolar na Câmara, pedido para realização de Audiência Pública para debater a criação da APA ESTADUAL DO IGUAÇU, que engloba as APAs Municipais de Tinguá, Retiro, Rio Douro e Jaceruba. A idéia é do governo do Estado . Se não nos mobilizarmos, mais uma vez eles virão aqui e vão fazer o que bem entedem,sem dar a mínima para nós. Depois confirmarei a data e horário.

HOSPITAL DA UNIMED

            A UNIMED vai construir seu hospital no Centro de Nova Iguaçu. Será numa área em frente à estação de trens, no terreno onde funcionou a Escola ABEU e atenderá exclusivamente os seus associados.

RUA JUNO

           Reiterei hoje o pedido à CODENI para a pavimentação da Rua Juno - bairro da Posse. Esta rua teve o seu piso de asfalto praticamente perdido em razão do desvio de trânsito ocorrido durante o (longo) período das obras no eixo da Posse. O Asfalto não suportou o peso dos ônibus e caminhões que passaram a circular pelo local.

REFLEXÃO SOBRE O PODER

           O General De Gaulle afirmou que "chegar ao poder é alcançar a impotência". Ou seja: quando se é candidato ou oposição, todas as coisas parecem fáceis de ser feitas. Quando se chega ao poder é que se percebe as dificuldades para tornar prática, as teorias, teses e os sonhos.

TAMPA DE BUEIRO ECOLÓGICA

           fui ontem (quarta-feira) à SEMCID, a convite do Secretário José Rogério e também do "carregador de piano" João Grandão, conhecer as tampas de bueiros feitas de plástico reciclado de garrafas PETs. O material, além de mais barato, é mais resistente e dificilmente alguém vai querer furtá-lo, como ocorre com as tampas de ferro. a idéia de Zé Rogério é instalar estas peças pela cidade.´será uma boa ação. Ah! a fábrica fica em Japeri, na Baixada Fluminense.

MARCHA DAS MARGARIDAS

          A capital da República recebeu hoje a  MARCHA DAS MARGARIDAS, que é uma atividade promovidas pelas trabalhadoras rurais para garantir e ampliar as conquistas das mulheres do campo e da floresta. É um processo amplo de mobilização que ocorre  em todos os estados do país.  Salve os produtores rurais do nosso país!

17/08/2011

O PR DE GAROTINHO E ALTAMIR

            O PR - Partido da República, que abriga o ex-Governador Garotinho e o ex-Prefeito de Nova Iguaçu Altamir Gomes, está se movimentando pela cidade.  Uma das ações foi a exibição de diversos  outddor com a foto da bonita Clarrissa Garotinho, que é apresentada como cidadã Iguaçuana e legitima representante de Nova Iguaçu na Assembléia Legislativa.

CASO JUAN

           Foi feito hoje o trabalho de exumação do corpo do jovem JUAN, morto durante uma ação da PM no bairro Mangueira - Cabuçu.  O Defensor Público Antônio Carlos foi o autor do pedido de um novo exame de DNA, argumentando que houve um conflito entre com o o Laudo inicial, feito por uma perita do IML local. A perita afirmou ( e não voltou atrás ) que o cadáver encontrado num rio de B. Roxo era de uma menina branca. O DNA mostrou ser o corpo de Juan. 

CASO JUAN 2

            Além da conflito entre o DNA e o Laudo da Perita, uma coisa me chamou  a atenção: Foi o questionamento do Defensor Público ao exame científico de DNA, cujo resultado praticamente afasta a possibilidade de dúvida. Não acredito que ele faria isto se não tivesse outros elementos de convicção de que o corpo não é realmente de Juan.  

CONTAS DO LINDBERG

           A Vereadora Marly - PT, Presidente da Comissão de Orçamento da Câmara, comunicou ontem a chegada das contas do ex-Prefeito Lindberg,  referente ao ano de 2009, cujo Parecer do TCE será analisado pelo Vereadores, que poderão manter ou rejeitar o Parecer. No caso de alteração do parecer do TCE, é preciso o voto da maioria qualificada, ou seja de  14 Vereadores  ( 2/3 da Câmara ).

REUNIÃO DOS PRÉ-CANDIDATOS

           Será amanhã, às 19 horas, a reunião com os pré-candidatos para o Partido. Este encontro servirá também como preparação para a Conferência Municipal do PCdoB, marcada para o dia 27 de agosto, a partir das 10h, na Escola de Samba Leão de Iguaçu.

BEBAM ÁGUA

          O nível de umidade do ar tem sido um dos mais baixos dos últimos anos. A sugestão dos especialistas é para que as pessoas bebam água, para hidratar o corpo. Estou seguindo o conselho e não tenho esperado a sede bater para saciá-la.  Não vale cerveja bem coca-cola, tá gente ! tem que ser H2O

16/08/2011

FUI DE BIKE

             Fui hoje para a Cãmara montado na minha bike. Ao chegar lá, fui olhado com tanto espanto que fiquei até surpreso, pois utilizo a bike com razoável frequência e para mim andar de bicicleta faz parte da rotina. Mas as pessoas não estão acostumadas nem conseguem perceber as vantagens de trocar o carro pela "magrela". Diante do espanto generalizado, me vi obrigado a falar da tribuna sobre o tema.

VETO DERRUBADO

            A Câmara de Vereadores derrubou hoje os vetos da Prefeita em projetos que mudavam o nome de ruas em Jaceruba. O autor dos Projetos - Vereador Marcos Fernandes, afirmou e comprovou que foi a população local quem reivindicou a mudança do nome das ruas, preenchendo  os requisitos para projetos desta natureza. Os argumentos para vetar não foram de natureza constitucional (aspectos legais) mas entendeu a Prefeita que não havia interesse público nas mudanças. Moral da história: os vetos foram submetidos ao plenário e 17 Vereados (todos os presentes) votaram pela sua derrubada. Assim, o projeto vai virar Lei e será promulgado pela própria Câmara.

ALEGRIA

             Como é bom conversar e interagir com pessoas que querem construir uma cidade melhor, que são capazes de mudar de opinião quando percebem que estavam equívocadas, que procuram virtude nas coisas e nas pessoas ao invés de ficar buscando erros e defeitos. Que aceitam a verdade dos outros contrapondo a sua própria verdade. Como é bom debater,  mesmo que com divergências,  e ao final convergir para uma solução possível, e que nem sempre é a solução ideal.  Posso dizer que o espírito da turma que está elaborando a AGENDA 21 TINGUÁ é exatamente este.  Espero que este movimento não seja contaminado  pelos  "atiradores de pedras".

GRANDE JORGE

             O meu amigo Jorge Gama apresentou uma sugestão, logo após a reunião com as Professoras, que eu achei fantástica: realizar em Tinguá, uma Feira Anual  de Experiências Sustentáveis. Ele chegou a citar uma  dessas experiências: um grupo de alunos implantou nas escolas,  pontos de coletas de pilhas usadas, usando garrafas PETs para armazená-las. Genial, não!  Vamos levar a idéia adiante.

AGENDA 21 - TINGUÁ

           Ocorreu como planejado a reunião de hoje (terça-feira) da Agenda 21 Tinguá. Estiveram presentes a Secretária Dilceia Quintela e a Adjunta de Turismo, Marcia Cid, além de Jorge Gama e Janio, representando o Fórum de Turismo. Outras presenças destacadas foram a de João Sena e de Paulo Muller, da ONG EMFRAS-EMAU.  Helio Wanderley, da Onda Verde, foi o mediador do encontro, expondo aos professores, as nossas propostas, metas e objetivos.  Em minha fala, ressaltei a importância de construirmos unidade de ações, aglutinando as pessoas e instituições em torno de um projeto comum para Tinguá e o seu entorno.

AGENDA 21 - TINGUÁ

            O público (professores e diretores de escolas municipais ) se mostrou atento, apesar de pouco participativo inicialmente. Contudo, ficou a expectativa de que conseguiremos levar para o ambiente das escolas, o debate sobre a agenda 21 local e compartilharmos com a comunidade escolar, o sonho de construir um projeto de desenvolvimento que faça de Tinguá, uma região ecologicamente sustentável

PREVENÇÃO

           As ambulâncias que transportam pacientes para o Hospital da Posse costumam fazer "contra-mão" na Av. Henrique Duque Estrada Mayer (eixo da Posse), ja próximo ao Hospital.  Esta prática causou ontem um grave acidente, envolvendo um veículo de socorro do Corpo de bombeiros, que colidiu com um carro que saía de uma rua transversal.  A prática da "contra-mão" no local é muito perigosa e não vale o risco. Seria bom que os motoristas dessas ambulância pudessem ser orientados a não fazê-la.

PREVENÇÃO 2

           Outro caso que deve servir como alerta, foi o da morte de uma menina num parque de diversões no Rio, vitima de um acidente provocado pela condições precárias dos brinquedos. A Defesa Civil e os õrgãos de fiscalização municipal precisam verificar os parques que estão instalados em nossa cidade. Conheço um em em Vila de Cava, que merece uma vistoria.

ELEIÇÃO NA CAPITAL

            O casamento do PT com o PMDB no Rio não será eterno. Há quem diga que ele não chega a 2014; outros, no entanto, afirmam que não chega nem em 2012.  Já se fala pelos bastidores que o PT irá lançar o Deputado Molon, candidato a Prefeito do Rio, enquanto o PMDB prepara uma chapa puro sangue (Prefeito e vice do PMDB ). A questão é que Paes pode ser o sucessor de Cabral em 2014 e,  para isto, ele precisaria deixar a Prefeitura. Nesta lógica, o vice precisa ser alguém da extrema confiança da turma do PMDB o que, decididamente, não envolve nenhum nome do Partido dos Trabalhadores.

ELEIÇÃO NA CAPITAL 2

           Só para relembrar: em 2008, o PMDB pulou fora da aliança com o PT ( o candidato da chapa PT X PMDB seria o próprio Molon) na última hora do último dia para a coligação. Eduardo Paes foi lançado candidato enquanto viajava pela Europa.

15/08/2011

AINDA SOBRE A FIRJAN

Silvio Coelho, da Granfino. A sua frente, o Prefeito de
Nilopolis - Sergio Sessim e o Dep. Fed Walney Rocha (PTB)
            O Deputado Federal Walney Rocha marcou presença no seminário realizado nesta segunda-feira, na FIRJAN. Walney se mostrou interessado no tema e me disse que irá agendar uma conversa com o Presidente Regional -Dr. Carlos Erane. Que bom !


AINDA SOBRE A FIRJAN 2

           O Vereador Carlos Ferreira foi outro político da cidade que participou do seminário. Aliás, eu e o Ferreira (modéstia à parte), somos um dos poucos que defendem e sustentam a bandeira do desenvolvimento econômico - da criação de empregos e da geração de renda.  

REUNIÃO COM PRÉ-CANDIDATOS

           Seguindo a rotina de reuniões com os pré-candidatos a Vereador pelo PCdoB, está confirmada o encontro de quinta-feira, dia 18, às 19 horas, no galpão da Posse. Como já falei, a Deputada Jandira Feghali e a Presidenta Estadual do Partido - Ana Rocha, confirmaram presença. A Secretária de Educação Dilcéia Quintela, também estará presente. 

AGENDA 21 - TINGUÁ

           Amanhã (terça-feira), às 10 da manhã, realizaremos a primeira reunião externa relacionada à AGENDA 21 - TINGUA, com os profissionais da educação (diretoras de escola e professores ). Será no auditório da ONG Onda Verde.

REUNIÃO NA FIRJAN - FINAL

          Na minha humilde opinião, os Prefeitos presentes ao ato perderam uma boa oportunidade de comprometer os empresários da região com ações  efetivas em favor da Baixada. Acho sinceramente que nossos Prefeitos não se prepararam o suficiente para o debate,  e ficaram mais preocupados em discorrer sobre "conquistas" dos seus governos do que apresentar propostas de parceria.

REUNIÃO DA FIRJAN - FINAL

           Por exemplo: o Sistema S ( que inclui o SENAI ) poderia ajudar na qualificação e capacitação profissional;  a própria FIRJAN poderia estimular os empresários da região a investirem em projetos  culturais e esportivos, através de Leis de Incentivo ( Lei Rouannet e Lei de Incentivo ao Esporte ). Os planos nunicipais estratégicos também poderiam receber ajuda da FIRJAN ( mobilidade urbana, saneamento, desenvolvimento econômico, etc ). Enfim, acho que perderam os Prefeitos e perdemos todos nós, uma boa oportunidade.

REUNIÃO NA FIRJAN - GAFE

           O empresário iguaçuano CESAR MOREIRA, da USIMECA, após reclamar do lixo que se acumula nas imediações de sua empresa, foi perguntado pelo mediador do debate se ele já havia procurado o Prefeito da cidade para resolver o problema. CESAR respondeu que não e que nem sabia quem era o atual Prefeito. Sheila Gama estava exatamente a sua frente. A Prefeita, porém, mostrou telerância e educação com Cesar Moreira, que depois se desculpou. 

REUNIÃO NA FIRJAN


            O Prefeito Artur Messias afirmou a importância de se criar uma identidade para a Baixada e considera que os empresários poderiam dar grande contribuição para isto.

REUNIÃO NA FIRJAN

            Dr. Carlos Elane, no discurso de abertura, destacou as ações que estão ocorrendo no entorno da Baixada, frisando a decisão da Petrobras de criar uma unidade de processamento do PRÉ-SAL, a construção naval, em Niteróis, e a construção do primeiro navio nuclear do país. Falou  também do Arco-Metropolitano e do COMPERJ.   Gente, sinceramente não vi nenhuma novidade. Estas ações já estão em curso há muito tempo.

REUNIÃO NA FIRJAN

           Os prefeitos de NOVA IGUAÇU, MESQUITA, NILOPOLIS, SEROPÉDICA, PARACAMBI E JAPERI participaram dos debates. Artur Messias, de Mesquita, destacou a importância de se criar um órgão regional, voltado para o planejameno da região.

SEMINÁRIO FIRJAN

           Iniciou às 10 horas o Semináio na FIRJAN, sobre VISÕES DE FUTURO. A primeira mesa foi montada com os empresário DANIEL, da Nyele, CESAR MOREIRA, da USIMECA, SILVIA COELHO, da Granfino, MARCELO AIUCA, da Multibloc e CARLOS ELANE, da Condor. O ponto mais destacado pelo empresários, foi a situação caótica do trânsito na Via Dutra. Cesar Moreira destacou também que a cidade precisa se organizar para poder atrair novos investimentos. Outro ponto de destaque foi a construção do Arco Metropolitano, que poderá ser uma alanvanca do crescimento da região.

LULA E LINDBERG

            O ex-Prefeito de Nova Iguaçu e atual Senador Lindberg Farias foi convidado para ser um colaborador do INSTITUTO LULA, que será inaugurado hoje em São Paulo e que terá o ex-presidente da República como seu Presidente de Honra. Apenas 30 pessoas foram convidadas para fazer parte do Instituto, o que mostra que Lindberg está de bola cheia com o líder maior do PT.

ISTO É QUE É PRESENTE

           Ganhei um presente do meu filho JOÃO PEDRO no Dia dos Pais, que não tem preço: uma demonstração de carinho, de afeto e de amor, seguido da frase VOCE É O MELHOR PAI DO MUNDO. Fiquei todo bobo.  Aproveito para dar os parabéns (atrasado)  a todos os papais.

ATIRADORES DE PEDRA

           Tive um papo bastante franco neste final-de-semana com um desses "atiradores de pedra", que são aquelas figuras que  veem defeito em tudo, que fazem da critica ferina e deselegante uma arma, que possuem extrema dificuldade para trabalharem em grupo e cuja intolerância extrema não permite a convivência com pessoas que possuem pensamentos e idéias diferentes das suas.  Ao final da conversa, me arrependi do que falei. Tive a impressão de que perdi meu tempo

FLAMENGO E VASCO

           Flamengo e Vasco estão entre os 4 melhores no campeonato brasileiros de futebol. O Fla em segundo e o Vascão, em quarto.  O próximo jogo entre as duas equipes terá um gostinho de decisão. Porém, com o Maraca fechado para obras, vai ser complicado ir ao Engenhão. É que o Estádio não oferece segurança aos torcedores e o acesso é caótico.

13/08/2011

PREFEITO GAROTINHO

           O ex-governador e atual Deputado Federal pelo PR, ANTONNY GAROTINHO, anunciou que será candidato a Prefeito do Rio de Janeiro.  Cesar Maia e Fernando Gabeira disputarão vaga na Cãmara de Vereadores.  Essa turma é profissional.

O LIXO QUE VEM DE FORA

             O Superior Tribunal de Justiça determinou que N. Iguaçu continuará recebendo lixo de cidades vizinhas. A decisão vem de encontro a outra,  da própria côrte,  acatando pedido de reconsideração feito pela empresa que administra o Aterro Sanitário. Na opinião do STJ, " a paralisação da oferta do serviço nas cidades vizinhas, e a consequente impossibilidade de destinação dos resíduos, representam perigo ainda maior de dano à ordem e à saúde públicas" . Tá bom!!!

O LIXO QUE VEM DE FORA 2

centenas de caminhões com lixo de
outras cidades circulam diariamente
por Nova Iguaçu, alguns em péssimo
estado de conservação
           Moral da história:  Nova Iguaçu continuará sendo a "lixeira" do Rio e sofrendo os impactos do despejo do lixo de outras cidades no nosso aterro sanitário, como os danos as vias públicas pelos pesados caminhões de lixo e o que é mais grave, a redução da vida útil do aterro.  Minha opinião é que Nova Iguaçu deveria utilizar  todas as ferramentas e recursos para impor sua vontade de não permitir que o lixo de outras cidades sejam jogados aqui. Esta é uma boa luta, que precisa de coragem política.

BORNIER RESPONDEU

           O Deputado Federal Nelson Bornier retornou a ligação que fiz para ele, e me deu a oportunidade de reiterar o convite para que participasse do Seminário que será promovido pela FIRJAN, na próxima segunda-feira, sobre o tema POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA BAIXADA FLUMINENSE. Como já falei aqui no blog, será um evento de grande importância para a classe política, sobretudo para aqueles que desejam governar a cidade de Nova Iguaçu.  A ligação de Bornier mostrou grandeza e  amadurecimento político, acredito que recíproco, pois todos sabem que nossa relação não é das melhores.

WALNEY TAMBÉM LIGOU

           O Deputado Federal Walney Rocha também retornou a minha ligação e confirmou que estará presente no Seminário da FIRJAN. 

FERREIRINHA CONFIRMOU

            O Vereador Carlos Ferreira confirmou presença no evento. Ele também recebeu o convite diretamente da FIRJAN. Ferreira sempre se mostrou bastante antenado ao tema que será debatido no Seminário. 

HABEAS CORPUS

           A justiça libertou da prisão todos os presos na Operação Vaucher, relacionada a possíveis desvios de recursos do Ministério do Turismo. Apesar da gravidade das denúncias, a postura da policia  foi muito criticada, inclusive por setores expressivos do Judiciário, incluindo o STF,  pelo constrangimento e excessos cometidos contra os suspeitos, numa ação típica de quem não está buscando justiça. mas a espetacularização da operação.  

NEM PARECE

            Falem a verdade:  A Márcia Cid aparenta ter 39 anos ?   Eu acho  que não. Mas tem, completados hoje.  E o primeiro cumprimento veio do filhão JOÃO PEDRO.  Beijão Márcia e Feliz Aniversário.

12/08/2011

RÁDIO CORREDOR

           O boato de que o PCdoB me lançaria candidato a Prefeito de Nova Iguaçu rendeu mais do que eu poderia imaginar:  recebi hoje ligações de várias pessoas,  querendo saber se a informação era verídica. A todos ratifiquei o que disse ontem: é puro boato. Mas só o fato de ter sido citado, já me deixou bastante orgulhoso.  Obrigado pela lembrança !

JUÍZA ASSASSINADA

foto do facebook
            A Juíza Patricia Acyolli, de 47 anos e que atuava  do Fórum de São Gonçalo - RJ,  foi assassinada na madrugada desta sexta-feira com 21 tiros, quando chegava em sua casa, em Niterói.  Este fato é uma ameaça à democracia e teve grande repercussão na midia. O Estado  precisa agir rápido e com rigor para encontrar os autores e mandantes deste crime bárbaro.

JUÍZA ASSASSINADA 2

           Esse pessoal, que tem "peito" para executar uma juíza com 21 tiros, imagine o que faria com um pobre e "descartável' policial que os investigasse ou prendesse? e  se esse policial fosse assassinado, ninguém se incomodaria muito, a não ser sua família e amigos mais próximos, e o caso seria noticiado no rodapé de alguns jornais.  Não custa lembrar que o  Rio de Janeiro paga um dos menores salários do Brasil a seus policiais e exige que ele se comporte como se fosse o melhor do mundo.  

REPUBLICAÇÃO

        Sábado, dia 13 de agosto, a mãe do João Pedro - Márcia Cid, vai completar 39 anos. ( será que ela vai reclamar por eu ter revelado a idade?).  O plano é comemorar a data na Praça do Tinguá, a noite, com direito a um showzinho de Leo e Cinha Bragança . Ela pediu prá avisar que estão todos convidados. Será uma oportunidade de cumprimentar Márcia e curtir  o ambiente bucólico de Tinguá. Acrescento que a noite é de lua cheia e a previsão é de tempo bom.

ESTÃO TODOS AVISADOS

           Conforme publiquei aqui no blog, avisei a todos os "prefeitáveis" sobre o Seminário que vai acontecer segunda-feira, na FIRJAN. Tive dificuldade paenas para falar com o Deputado Bornier, e resolvi então enviar uma mensagem pelo celular.  O evento vai abordar "as oportunidades de crescimento e desenvolvimento" para Nova Iguaçu e para a Baixada Fluminense.  Ninguém vai poder alegar que não sabia. Hoje vou comunicar aos Vereadores de Nova Iguaçu.

QUINTANEJA

           Ontem tive o prazer de reencontrar o empresário Lauro Giehl, por quem tenho grande estima e consideração.  Ele estava supervisionando os trabalhos na sua Casa de Show - RIOSAMPA, onde acontecia o evento QUINTANEJA. Seu Lauro é um grande empreendedor da cultura na Baixada Fluminense, ousado em suas iniciativas e vitorioso nos resultados obtidos. A QUINTANEJA é um exemplo de ousadia e vitória: investiu na música sertaneja e colocou-a para atrair multidões. Este tipo de música sofria (e ainda sofre) muita discriminação aqui no Rio de Janeiro.

QUINTANEJA

            Além do Seu Lauro, encontrei vários outros parceiros ontem, na QUINTANEJA, dentre eles Luisinho da Cerâmica e Baby,  que me garantiram que estavam lá com autorização e conhecimento de suas respectivas primeiras-damas.

SUB-PREFEITURA DE SANTA RITA

           Amanhã (sábado), a Prefeita Sheila Gama vai inaugurar mais uma sub-Prefeitura: a de Santa Rita.  Será a quarta unidade.

11/08/2011

PCdoB - CANDIDATURA PRÓPRIA

           Foi lançada hoje uma candidatura própria a Prefeito de Nova Iguaçu pelo PCdoB : a minha. Levei  um tremendo susto. Fui pego de surpresa.  Quem me deu a notícia foi a Dilcéia Quintela, Secretária de Educação de Nova Iguaçu.   Calma gente, é só boataria. Mas pelo menos o PCdoB fica "nas primeiras páginas" da política.

OFENSIVA DO PRB

           O PRB, partido da Deputada Rosangela Gomes, do Senador Crivella e do Vereador Marcos Fernandes, que se filiou recentemente à legenda, iniciou uma ofensiva de divulgação do Partido. Além do programa na TV, vi vários carros na cidade estampando adesivos do PRB. É o tal negócio: quem não é visto não  é lembrado.

ANIVERSÁRIO DO JUCIMAR

Eu e Cimar, na SEMUS
            O meu amigo e parceiro de futebol Jucimar, que é o responsável pelo setor de transportes da Secretaria Municipal de Saúde, vai completar no sábado, 53 anos de vida. Jucimar, além de bom companheiro, é um excelente profissional, e que está sempre disposto a ajudar as pessoas.  Quem quiser cumprimentá-lo é só ir de manhã no campo do Golden Gol.  Parabéns parceiro !

DIA DO IDOSO

            O Secretário de Saúde de Nova Iguaçu  aprovou a idéia de realizar um ato conjunto com a Câmara de Vereadores, pela comemoração do DIA DO IDOSO ( 01 de outubro).  Já está marcada uma reunião de trabalho  para a próxima semana, visando a organização e preparação do evento. 

DIA DA GOTINHA

            Sábado, 13 de agosto, é dia de vacinação contra a poliomielite. Deverão ser vacinadas crianças até 5 anos de idade. Alô mamães, alô papais, não vamos esquecer !!!!

ALO, PREFEITÁVEIS ¹

           A FIRJAN - Regional Nova Iguaçu, vai promover na próxima segunda-feira, as 0930h, o Seminário VISÕES DE FUTURO - POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA BAIXADA FLUMINENSE. É um evento imperdível para os quem tem e para os que pretendem ter a responsabilidade de decidir o futuro de nossa cidade.  Vou avisar pessoalmente a cada um dos "prefeitáveis": BORNIER - WALNEY - ROGÉRIO LISBOA - FERREIRINHA - MARCOS FERNANDES - VAGUINHO. A Prefeita Sheila Gama, obviamente, já foi convidada pela própria FIRJAN.  Vou também comunicar o evento (e sua importância) a cada Vereador de Nova Iguaçu.

ALÔ, PREFEITÁVEIS !

           Este evento é de extrema importância para o futuro da região, principalmente para Nova Iguaçu. Tem muita coisa acontecendo no entorno ( Arco Metropolitano, COMPERJ, etc )  Precisamos ter os dados para saber o que fazer e para não perdermos a oportunidade de viabilizar  o desenvolvimento econômico da cidade, gerando novos empregos e produzindo mais riqueza para o povo e para a cidade como um todo. Chega de acharmos que fazer política e administrar uma cidade se resume a colocar asfalto e manilhas nas ruas. É por isto que Nova Iguaçu continua grande e pobre.

AGENDA 21 - TINGUÁ

Várias pessoas e instituições estão
participando da construção da A-21
           Está confirmada a reunião com os professores e diretores de Escolas sobre a Agenda 21 - Tinguá. Será dia 16 de agosto, 10h, no auditório da ONG ONDA VERDE.  Esta reunião faz parte de uma série de encontros que teremos com a comunidade de tinguá, para definirmos um plano de ações e de metas para a região, durante os próximos 20 anos. 

OCUPAÇÃO DESORDENADA

Casas e lojas são construídas sem
nenhum planejamento .
           Continua avançando a passos largos a ocupação das margens da RJ-111- estrada que liga Vila de Cava à ´TINGUÁ, principalmente no trecho próximo à Marambaia.  Venho falando sobre isto há tempos e já pedi providências à Prefeitura. É preciso uma ação imediata, para evitar que a ocupação ilegal, descontrolada e predatória inviabilize e comprometa o patrimônio ambiental e turístico da região.

REFORMA DE PRAÇAS

Praçado Caiçara: Espaço relevante
que precisa de investimento e cuidado
           Depois de muita luta e uma ajuda fundamental da Deputada Jandira Feghali, conseguimos inserir no orçamento do Ministério dos Esportes, a reforma de duas Praças em Nova Iguaçu. Já conversei com o Secretário Municipal da cidade - José Rogério sobre os locais indicados: Praça do Caiçara e Praça Gonçalves Dias.  A reforma dessas praças é uma luta antiga do meu mandato.

NIVER DA MÁRCIA CID

           No próximo sábado, dia 13 de agosto, a mãe do João Pedro - Márcia Cid, vai completar 39 anos. ( será que ela vai reclamar por eu ter revelado a idade?).  O plano é comemorar a data na Praça do Tinguá, a noite, com direito a um showzinho de Leo e Cinha Bragança . Ela pediu prá avisar que estão todos convidados. Será uma oportunidade de cumprimentar Márcia e curtir  o ambiente bucólico de Tinguá.

10/08/2011

FILIAÇÕES

          65  A orientação nacional do PCdoB é a de filiar o maior número possível de pessoas. E é o que temos feito aqui em Nova Iguaçu. Mas a meta não é apenas conquistar novos filiados, é também estimular para que eles tenham vida partidária e postura militante.   Esta tarefa ( de atrair novos filiados) deve ser de todos os que acreditam nas propostas do PCdoB e que não sentem vergonha de lutar pelo Socialismo e por uma sociedade mais justa. 

BEM ACOMPANHADO

            Após a visita à Fazenda Vida renovada, almocei no Bar da Bidu, no centro de Tinguá, muito bem acompanhado do meu amigo Severino do Caiçara.  Privilégio para poucos ...

ÁGUA XUÁ TINGUÁ

            Está de vento em popa a construção da fábrica da Xuá, em Tinguá, onde será engarrafada  água mineral (da boa). Os tanques de armazenagem já chegaram e o galpão está quase pronto. A previsão é de que em outubro próximo, a fábrica seja inaugurada. Ela vai gerar 90 empregos diretos. Bom, né!

MATERIAL ESPORTIVO

Vaguinho e a Missionária Flávia  
              Os técnicos do Ministério dos Esportes que foram hoje pela manhã vistoriar a Fazenda Vida Renovada, em Tinguá, para a implantação de uma Fábrica de Material Esportivo ( bolas, bolsas, uniformes), ficaram impressionados com o trabalho realizado pelo Instituto Vida Renovada e pela ADUD,  e com os depoimentos dos jovens  (algumas crianças) que viviam sob o domínio das drogas. Pelo que senti acho que o projeto de construção da "fábrica" vai se tornar realidade. O trabalho de resgate e recuperação é comandado pelo Pastor Marcos Pereira e pelo  cantor Vaguinho, que recebeu o pessoal do Ministério.

MATERIAL ESPORTIVO

            Estas "fábricas" de material esportivo fazem parte do projeto Pintando a Cidadania do Ministério dos Esportes,  e tem por objetivo contribuir para a inclusão de pessoas que vivem em situação de risco social. No caso de Tinguá, os técnicos afirmaram que será possível atender até 600 jovens, que receberão uma ajuda de custo e aprenderão uma profissão.  A produção, no entanto, não pode ser comercializada. Ela é toda doada a projetos sociais e esportivos pelo Brasil afora. A "fábrica" mais próxima hoje existente fica na cidade de Volta Redonda.

DE PERNAS PARA O AR

           O mundo está ficando de pernas para o ar. Nos EUA, a crise econômica ameaça a economia mundial; em Londres, uma multidão de jovens excluídos vem provocando uma onda de saques e quebradeiras; A Grécia já foi para o buraco; Portugal e Espanha estão com sérios problemas nas suas economias. Não tá fácil, não!  é a crise do capitalismo.

QUE M.....

Após negociação, reféns de ônibus são libertados; três são presos            Pelo que tudo indica, a PM errou na operação realizada ontem (terça-feira) para coibir um assalto a ônibus no Centro do Rio.  Sei que é bem mais fácil julgar do que agir, porém a boa técnica policial impõe que em situações como aquela, o indicado seria realizar um cerco ao coletivo e esgotar todas as formas de negociação. Invadir o ônibus,  apenas em último caso. Atirar então, somente  com muita certeza de que inocentes não seriam atngidos. O Resultado da operação foi: 3 bandidos presos; 5 passageiros baleados, sendo 1 em estado grave.  Podemos dizer que houve êxito na ação policial ?