31/07/2011

REUNIÃO DO MARQUINHOS DO DITO

No sábado a noite, o nosso novo camarada Marquinhos do Dito reuniu mais de 100 pessoas em sua casa, no bairro Marambaia (pertinho de Tinguá).  O pessoal qe compareceu ao evento demonstrou um grande apoio para que Marquinhos seja candidato a Vereador em 2012, pelo PCdoB. Foi mais uma boa reunião realizada visando a Conferência Municipal do Partido. A galera tá muito motivada e eu, idem.  A nossa meta é eleger 3 Vereadores em 2012.

AGOSTO de DEUS

           Segunda-feira começa o mês de agosto. Com ele, deve ser intensificado as movimentações políticas, sobretudo as filiações partidárias visando a eleição de 2012. O prazo para quem deseja ser candidato nas próximas eleições se encerra em 06 de outubro.

CIDADÃO IGUAÇUANO

Pastor Marcos, ao centro, durante a
comemoração dos 21 anos da Igreja
que fundou
          O Pastor Marcos Pereira, da Igreja Assembléia de Deus dos Últimos Dias, cuja sede fica em Eden e que mantém também a Fazenda Vida Renovada, em Tinguá,  e que foi  um dos maiores incentivadores da candidatura de Vaguinho ao Senado, em 2010 ( Vaguinho teve 1,3 milhão de votos), e que já recebeu da Câmara de Vereadores do Título de Cidadão Iguaçuano, pretende morar em Nova Iguaçu. Já está procurando casa para alugar.

BOLA QUE ROLA

         Inspirado nas belas apresentações do Flamengo ( desculpa ai, galera dos demais times!), intensifiquei as práticas futebolísticas, como diria Odorico Paraguassu.  No último sábado, meu time na "pelada" do golden gol  deu um passeio no adversário.

TURISMO NO CASARÃO

            Levei  uma molecada na sexta-feira à noite para visitar a Fazenda São Bernardino. Eles adoraram. O lugar está limpo e iluminado, e a noite rola um clima de mistério. O local, mesmo em ruínas, pode ser um bom atrativo turístico.

ARTIGO DO "O GLOBO"

          O Arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães ( que trabalhou em Nova Iguaçu na gestão de Lindberg) publicou um excelente artigo no jornal O Globo de ontem (sábado), acerca do "funcionamento" das grandes cidades. Sérgio  faz alusão a alguns comportamentos da população, como  por exemplo estacionar veículos em calçadas, adotando isto como uma conduta normal. Cita também que é possível mudar estes comportamentos, dando o exemplo  do ato de fumar, que até bem pouco tempo, era feito em qualquer ambiente,  do ônibus ao restaurante. Hoje, isto mudou. Vale a pena ler. Deve estar na Internet.

29/07/2011

DIREITA E ESQUERDA

           Você se auto-define no perfil político como sendo de Direita ou de Esquerda ?

ESQUERDA E DIREITA

            Esta movimentação na capital, que acaba repercutindo em todo o Estado, deixa claro que há um projeto dos partidos de centro-direita para retomarem o poder no Rio. Enquanto isto, Cabral não define um rumo, pois ora faz um discurso de esquerda, ora atua como direita. Paes, por sua vez, pela sua origem (foi do PSDB e ferrenho opositor a LULA quando era Deputado Federal) também não mostra uma linha ideológica clara. Equanto isto, os partidos de esquerda, principalmente o PT, viram suas bancadas encolherem nas últimas eleições e, não apontam nenhuma saída ou estratégia para enfrentar este avanço das forças  conservadoras. Fica a lógica do cada um por sim e, o que é pior, muitas das vezes em disputas viscerais dentro do próprio campo político. Tem gente que pensa pequeno demais.

O JOGO DA POLÍTICA

            Uma movimentação estratégica está sendo feita na política carioca: César Maia e Fernando Gabeira serão candidatos a Vereador em 2012, com o objetivo de eleger uma grande bancada na Câmara Municipal e, ao mesmo tempo, delimitarem um campo  político.  Coisa parecida fez Garotinho, ao se lançar Deputado Federal e obter 700 mil votos, demarcando seu eleitorado e ajudando a eleger outros parlamentares.   Esse pessoal é mesmo profissional.

FALANDO EM PRAÇA ....

            Tenho suado a camisa para conseguir algum recurso no Ministério dos Esportes para fazermos a reforma de pelo menos uma Praça em Nova Iguaçu. Tenho pedido ajuda a todo mundo que conheço e que se dispõe a atender o meu telefone ou a ler meu e-mail. A Deputada Jandira é uma das que prometeu ajudar. Praça, tendo dito e repito, é um equipamento público de extrema importância, democrático e que se traduz em qualidade de vida.

MENOS UMA PRAÇA

.          Um amigo chamou minha atenção para mais uma Praça que Nova Iguaçu perdeu. É a que existia no Parque da Via Light, próximo aos pólos gastronômicos. O local agora virou estacionamento para os clientes dos bares e restaurantes que funcionam no local.   Para resolver este problema (onde guardar os possantes da turma que vai tomar um choppinho no pólo) ) ,   a Prefeitura poderia autorizar que uma  faixas de rolamento da Via Light fosse utilizada como estacionamento em dias e horários pré-determinados, ao mesmo tempo, lutar para que a Praça continue "viva".

CONFERÊNCIA MUNICIPAL

            A Conferência Municipal do PCdoB foi adiada para o dia 27 de agosto e será realizada na Escola de Samba Leão de Iguaçu. A decisão pelo adiamento da Conferência  foi tomada pela Comissão Política do Partido, para que possamos realizar com mais tranquilidade as reuniões de base e organizar uma Conferência grandiosa.

A REUNIÃO DO JOÃO RICARDO

            Ontem, quinta-feira, foi a vez do novo camarada João Ricardo promover reunião na sua base eleitoral de Austin.  Havia umas 120 pessoas, publico considerável para um encontro político. João Ricardo, um jovem militante, demonstrou uma liderança forte na região. Que bom que ele tenha vindo para as fileiras do PCdoB.

28/07/2011

CÓDIGO FLORESTAL

           A Câmara de Nova Iguaçu,  por iniciativa do Vereador Ferreira, vai promover um debate sobre o Código Florestal. A assessoria do Ferreira sugeriu convidar o Secretário de Meio-Ambiente Carlos Minc e eu propus que a Deputada Jandira Feghali também fosse chamada, por ser ela uma grande conhecedora do projeto de Lei aprovado na Câmara Federal. Considero  estes debates importantes e serve para evitar que o "ambientalismo fanático desmoralize a justa luta ambiental", repetindo as palavras do Professor da Unicamp Rogério Cerqueira.

CÓDIGO FLORESTAL 2

           O Relator do Projeto -  Deputado Aldo Rebelo (PCdoB) foi muito criticado, sobretudo pelas ONGs ambientalistas. Contudo deve-se levar em consideração que Aldo levou dois anos discutindo a matéria com os diversos segmentos da sociedade, que 430 Deputados votaram a favor e apenas 60 foram contrários e que ao final das contas, podemos dizer, que o novo código produziu o equilibrio possível  para que  o homem e a floresta fiquem de pé.

BOM DIA

          Desejo um dia abeçoado. Agradeço pelo acesso.

FLAMENGO X SANTOS

           O meu Flamengo e o Santos fizeram ontem, um jogo histórico, tanto pelo placar quanto pelas jogadas memoráveis, principalmente do irreverente Neymar. Fico pensando a angústia de um zagueiro na hora de marcá-lo. Outro detalhe importante: poucas faltas foram cometidas, permitindo que a arte de jogar o bom futebol fosse mostrada. E, como se não bastasse, o Flamengo venceu.   (desculpa aí Vascaínos, Tricolores e Botafoguenses ) Valeu o ingresso!

27/07/2011

CORREDORES IGUAÇUANOS

PC, o da direita, fez o melhor tempo
da equipe na meia-maratona do Rio.
           O Professor Julio, da Academia Saúde 2000, vem se dedicando a treinar uma galera de Nova Iguaçu, que tem representado a cidade em competições de Duatlo, Triatlo, Maratonas e Meia-Maratonas (incluo-me nesta). Os treinos de corrida são na Vila Olimpíca. Só tem fera, de todas as idades.

AGRADECIMENTOS

           Hoje, uma pessoa que eu jamais poderia imaginar, me parabenizou pelo blog, dizendo que tem acompanhado meu trabalho e meus comentários. Fiquei profundamente feliz, e motivado para continuar mantendo o blog como instrumento de informação, debate e reflexão política.

A OBRA NÃO PODE PARAR


           O Secretário José Rogério me disse tempos atrás que a obra da Vila Olimpíca, que foi iniciada ainda na gestão Lindberg, no terreno do Aeródromo (bem ao lado da Universidade Rural )  será retomada.  Torço muito para que isto aconteça e sonho ver aquele local repleto de atletas, mesmo os amadores, como eu.

A UNIVERSIDADE, A SALUTRA E OS BURACOS

           Os moradores da rua Minas Gerais, no trecho em frente ao campo do Flamenguinho, me pediram hoje para falar com a Prefeita sobre os buracos existentes na rua, provocados pela circulação dos ônibus da Salutram, cujo trajeto passa pela Universidade Rural. A via não estava preparada para receber um fluxo de veículos pesados. A consequência é que o asfalto que existia, está indo embora. Irei comunicar o fato ao Secretário José Rogério, da Cidade.

A UNIVERSIDADE e o LIXO

           E por falar em Universidade, a área do Aeródromo localizada nos fundos da Universidade Rural virou um verdadeiro depósito de lixo, entulhos e até carcaças de automóveis, criando um ambiente degradado, feio e perigoso, justamente ao lado de um centro educacional de excelência. Vou pedir a Prefeitura para fiscalizar o local.

MONTANHA QUE ARDE

Fogo consumindo a mata. Quar, 27 jul
           Como   disse o meu amigo Jaime Padrão, o título parece nome de filme. Mas na verdade me refiro a nossa Serra de Madureira, que nesta época do ano, sofre com as queimadas, que geralmente são provocadas intencionalmente por vândalos e por criadores de gado. Uns querem mais é ver o mato pegar fogo, outros querem preparar pastagens para seus animais. A Serra de Madureira pertence a APA do Gericinó Mendanha .

TIÃOZINHO DO SACOLÃO

           Visitei hoje (quarta-feira) o projeto social do meu camarada Tiãozinho do Sacolão, que é desenvolvido no bairro Bandeirantes há cerca de 7 anos. Percebi que há  um grande envolvimento  da comunidade local, com as pessoas que não precisam de ajuda, ajudando outras que precisam de tudo. É  um trabalho muito bonito.  Parabéns Tiãozinho.

TAPA BURACO

            Renovei a solicitação para que a Prefeitura dê uma guaribada nas ruas da Posse. Apesar do esforço que tem sido feito pela Prefeitura, ainda tem muito buraco, atrapalhando o trânsito de veículos e impondo risco de acidentes.

TITA, LUISINHO E TINÉE

            Ontem (terça-feira), foi realizada a reunião na Base Cerâmica. Cerca de 100 pessoas participaram do debate, de forma bastante atenta e interessada, o que não é muito comum nos dias de hoje. O encontro foi organizado pelos camaradas Tita, Luisinho e Tinée. Estive presente, juntamente  com os dirigentes partidários Bia Bessa e Fernando Moquetá.  Como sempre, o Darlis, a Sandra e o André deram grande ajuda. O saldo da reunião foi o seguinte: 56 novas filiações foram feitas e 15 Delegados foram eleitos para participarem da Conferência Municipal do Partido.

FIM DO RECESSO

           Na próxima terça-feira, dia 02 de agosto, o poder Legislativo ( Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais ) encerra o recesso, que vai de 01 a 31 de julho.  Não custa lembrar que recesso não é férias. Neles, apenas suspende-se as sessões de plenário, porém as demais atividades políticas são desenvolvida normalmente. Eu por exemplo, ralei muito ( e estou ralando) neste mês de julho. Muita gente confunde recesso com férias e acha que o trabalho parlamentar se resume às sessões plenárias.

26/07/2011

PRESTAÇÃO DE CONTAS

            Já pedi ajuda a minha amiga Pretta Tinguá para elaborar meu material de prestação de contas deste mandato de Vereador. Já fiz tantas coisas: aprovei Leis importantes para a cidade,  organizei Audiências Públicas, participei de Debates, Fóruns e Conselhos.  E tem mais, o trabalho do galpão não parou, os Grupos de Convivência estão se ampliando, isto sem falar na nossa tarefa partidária, para que o PCdoB amplie sua atuação em Nova Iguaçu.  Quero preparar um material que contenha estas informações,  para que o povo conheça o nosso trabalho.

BASE CERÂMICA

           Daqui a pouco ( terça, 1930h) haverá uma reunião na Base Partidária da Cerâmica. A organização está por conta do Luisinho, do Tinné e do Tita. É mais um encontro relacionado à Conferência Municipal do PCdoB.

NIVER DO RONAN

            Meu afilhado RONAN FAÍSCA,  grande garanhão de Tinguá (rsrsrsrsrsrsr), completa hoje 20 anos de vida.  Isto que é uma Bela Idade. Como presente de sua mãe, Rosana Faísca,  Ronan vai cursar Veterinária na Bolívia, na mesma Universidade onde já se encontra seu irmão, Raian, que estuda Medicina. Aliás, estes Cursos Superiores concluídos em outros países são reconhecidos no Brasil, necessitando que se faça uma prova de capacitação.   

OBRAS NAS RODOVIAS

            As obras de construção das  marginais da Via Dutra estão andando rápido, Já o Arco Metropolitano é um tremendo anda-e-pára. E para completar, uma ação na Justiça, movida por uma empresa de extração de areia de Caxias, paralisou a obra num trecho de Xerém. A empresa alega que a Estrada está passando em seu terreno.

CONSELHO DA RESERVA

            Na quarta-feira, dia 27, haverá reunião do conselho da Reserva Biológica do Tingua. Será em Jaceruba, as 10 da manhã. Estarei presente. Aliás, estou motivando às pessoas à comparecerem e participarem desses Conselhos, sob o risco de deixarmos que sejam "aparelhados" e utilizados em desacordo com os princípios pelos quais foram criados. Os Conselhos são instrumentos importantes, democráticos, de participação popular e de manifestação do livre pensamento.

DILCÉIA CONFIRMOU

            A Secretária de Educação - Dilcéia Quintela confirmou a reunião com os professores e diretores de escolas localizadas na região de Tinguá. Será no dia 16 de agosto, às 10 da manhã, na ONG ONDA VERDE. O objetivo do encontro é inserir as escolas municipais no debate da Agenda 21 Tinguá, que está em construção.

DIA DA VOVÓ

           Hoje, terça-feira, 25, é o Dia da Vovó.  Quem ainda tiver avós, não deixe de cumprimentá-los. Que não tiver, abrace um idoso que voce encntrar na Rua.

ENCONTRO COM JANDIRA

          Vou convidar para próxima reunião do PCdoB com seus pré-candidatos a Deputada Federal Jandira Feghali e a Presidenta do Partido Ana Rocha. Este encontro terá dois objetivos: reforçar para nossos camaradas que pretendem disputar a eleição de 2012 o pensamento e a diretriz do partido; apresentar aos nossos principais dirigentes estaduais, a turma que está chegando para ajudar a construir e  a fazer crescer o PCdoB.

EMOÇÃO NA IGREJA

            O culto de ontem na Igreja do Pastor Marcos foi marcado por muita emoção. Um vídeo contou a história da igreja, mostrando o trabalho que é realizado nas favelas e nos cárceres e apresentando inúmeros jovens que foram extraídos das drogas e do crime. A Igreja estava lotada e com muitos visitantes ilustres, como a Prefeita de São Gonçalo -  Panisset. Lá encontrei tambem o  Pastor Adelson Bayoneta e vários amigos de Nova Iguaçu.

25/07/2011

+ SUB-PREFEITURAS

            Depois de Miguel Couto e Jardim Tropical, agora será a vez da Posse I e do Centro terem suas administrações Regionais. A do Centro funcionará no antigo Horto Municipal (que um dia eu sonhei  transformar num Horto-Escola), no bairro da Luz.  A da Posse II ficará no na Viga. A inaguração está prevista para o próximo sábado, dia 30 de julho.

O JOGO DA POLÍTICA

           DEM e PR estão cada vez mais próximos (o principal objetivo é  enfrentar Eduardo Paes e o PMDB na capital); 
          O PSDB anda treinando, montando time,  avaliando cada adversário.
        O PT (uma parte dele, pelo menos) continua trabalhando para disputar a Série A do campeonato eleitoral de 2012.
         O PTB busca mais aliados e continua firme na disputa.
         E o PDT, da Prefeita Sheila Gama, avança nas alianças: O PPS, do Vereador Tiago Portela,  parece que "assina o contrato" nos próximos dias.
         É o jogo sendo jogado.

SOBRE O AERÓDROMO

            A área do AERÓDROMO DE NOVA IGUAÇU, que já abriga o Quartel do Corpo de Bombeiros e a Policlinica da Corporação, o Nova Iguaçu Futebol Clube, com seu estádio e  Centro de Treinamento, a Universidade Federal Rural e onde já foi iniciada a obra de construção de uma Vila Olimpíca e que tem ainda o Aeroclube e sua pista de 1.200 metros (quase do tamanho da pista o Aeroporto Santos Dumont) forma uma região estratégica para a cidade, pela relevância  quanto ao espaço disponível,  e privilegiado quanto à sua localização (coladinho à Dutra e praticamente no Centro de Nova Iguaçu ).  Daí, considero acertada a decisão de inserir no Plano Diretor da Cidade,  mecanismo que impõe seja definido por Lei, qual o destino a ser dado ao AERÓDROMO. Com isto, será evitado que uma única pessoa/instituição decida isoladamente o que fazer daquele rico espaço. 

SOBRE O AERÓDROMO

          A propósito, eu defendo que aquela área seja transformada no nosso "Aterro do Flamengo", ou seja, que possa vir a ser um grande Parque Municipal, onde possam ser desenvolvidas atividades culturais, esportivas, de lazer e educacional, obedecendo ao perfil que já vem tomando com a Universidade, a Vila Olimpica e o Nova Iguaçu Futebol Clube.

A DIFICIL ARTE DE GOVERNAR

            Governar decididamente, não é uma tarefa fácil, sobretudo governar uma cidade com tantos problemas como Nova Iguaçu. Falo isto motivado pela reportagem do RJ TV de hoje (segunda-feira), sobre "problemas" encontrados em algumas escolas municipais de Nova Iguaçu, que ia desde cacos de vidro encontrado no chão, até o mato alto nos fundos da escola. A resposta do Secretário Adjunto José Aureo foi acertada. Esses pequenos problemas tem que ser solucionados pela direção da escola, que poderia, inclusive, receber ajuda da comunidade local. Não é justo delegar toda a responsabilidade para a Secretaria de Educação.

EMPLUMADINHO RESPONDEU

            O colunista do Blog do Almeida - EMPLUMADINHO postou comentário sobre a nota em que me refiro às Leis Autorizativas ( aquelas em que o legislador não podendo impor determinada ação, limita-se a "autorizar" que ela seja feita) . O argumento apresentado é bastante lógico - o de que ao sancionar uma Lei Autorizativa fica demonstrada a vontade do governante de aplicá-la.  E eu emendo, ainda que não esteja obrigado a fazê-lo. 

DARLIS COMENTOU

            O comentário do meu amigo Darlis Paz sobre a entrevista do ministro dos Esportes Orlando Silva, foi bastante pertinente. Realmente será preciso evitar o que o ocorreu nos jogos Panamericanos, realizados no Rio, que praticamente não deixou nenhum legado para a cidade e para a população. Copa do Mundo e Olimpíadas precisam servir de "alavanca" para o desenvolvimento das cidades e os "equipamentos" esportivos não podem ser transformados em "elefantes brancos".

24/07/2011

A REUNIÃO DO CAMU

           Hoje (domingo) a tarde, o nosso camarada Camu organizou uma baita reunião na sua base de Corumbá. Reuniu quase 150 pessoas e falou bonito sobre sua vontade de ser candidato e da opção de se filiar ao PCdoB.  O encontro de hoje faz parte da sequência de reuniões visando a Conferência Municipal do PCdoB.  Como Presidente do Comitê Municipal, falei um pouco da história do partido, da nossa vontade de preparar novas lideranças para as disputas eleitorais e da necessidade de organizar o povo para a boa luta política. 

ORLANDO NO "O GLOBO"

           O jornal O Globo de Hoje (domingo) publicou um entrevista com o Ministro dos Esportes - Orlando Silva (PCdoB) . O eixo da reportagem gira em torno dos grandes eventos que serão realizados no Brasil ( Copa e Olimpíadas), os investimentos públicos necessários e o legado que será deixado. Vale a pena ler.

A D U D

            A Igreja Assembléia de Deus dos Últimos Dias - ADUD realizou ontem (sábado) um bonito e emocionante culto pela passagem dos 21 anos de sua fundação.  Localizada em Éden - S.J. Meriti, a ADUD, que é presidida pelo Pastor Marcos Pereira, sofreu dura perseguição e enfrentou grande discriminação por direcionar o trabalho religioso para pessoas envolvidas em crimes, com drogas e outros desvios sociais. A situação hoje é melhor, muitas pessoas e segmentos reconhecem o valor do trabalho que realizam, não só pela visão religiosa,  mas também pelo resultado social obtido.

A D U D 2


Pessoas envolvidas com crimes
iniciaram uma vida nova na Igreja
Tenho grande respeito pelo trabalho do Pastor e de sua Igreja. Conheço-o há cerca de 15 anos e o primeiro contato que tive com a Igreja, foi num trabalho policial, em que pretendia prender uma pessoa que estava se convertendo. Não consegui efetuar a prisão, mas os testemunhos que ouvi de centenas de jovens me fizeram ver que a Igreja realizava uma tarefa que o próprio Estado não conseguia realizar - recuperar pessoas, tirando-as do crime . Passei então a ajudá-lo, dentro das minhas possibilidades e limitações.

A D U D 3

Elaine Silva emocionou a todos com
os louvores que cantou
           O culto de sábado foi ministrado por um Pastor Norte-Americano, que realiza na região de Minissota - EUA, trabalho semelheante ao que Marcos faz aqui no Brasil.  Hoje (domingo) e amanhã serão ministrados outros cultos, contando com a presença de convidados especiais para a preleção. Eu fui assistir ao culto com a Márcia ontem , irei hoje e provavelmente amanhã, se assim me for permitido.    

23/07/2011

EMPLUMADINHO

A tribuna da Câmara poderia ser
uma trincheira dos bons debates
           Sou leitor assíduo do Blog do Almeida, importante veículo de debate e informação política da cidade. Para minha alegria, dia desses fiquei sabendo que o EMPLUMADINHO, uma das pessoas que assinam o Blog do Almeida (junto com a Claudia Maria, o Triel e o próprio Almeida ) de vez em quando,  acessa o meu Blog.  Ele (para minha satisfação)  chegou a repercutir uma das postagens.  Considero que esta troca de informações e de opiniões ajuda bastante no debate político, tão empobrecido últimamente. E o que é pior, hoje quem se propõe a ter opinião ou manifestar seu pensamento corre o risco de ser rotulado e, de quebra, perder alguns amigos. Enquanto isto, os "sem opinião" e os "sem iniciativa" transitam leves e soltos, distantes do bom debate que deveria haver  sobre os destinos da cidade, do Estado e do País.

EMPLUMADINHO

           Com a licença do Emplumadinho (vejam o que ele disse sobre Leis de incentivo ao Esporte no blog "noticiasdoalmeida.blogspot.com") quero dizer que apesar de louváveis na sua intenção, as Leis autorizativas produzem pouco efeito prático. Na verdade,  precisamos (a cidade precisa) criar um ambiente de debate em torno destes temas - ESPORTE - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - TURISMO, entre outros,  para que, verdadeiramente, possam ter a atenção devida dos governantes.  De qualquer forma é bom saber  da sensibilidade do Vereador Tiago Portela para estes assuntos.  Quanto mais gente remando a favor, melhor!

A TRAGÉDIA DAS DROGAS - AMY WINIHOUSE

            As drogas, pelo que tudo  indica, tirou a vida da cantora Amy Winihouse ( acho q é assim que se escreve). Ela foi encontrada morta, no apartamento em que morava, na cidade de Londres. Amy, muito talentosa por sinal, era profundamente dependente de drogas e já foi flagrada diversas vezes fazendo uso  delas. Recentemente, a cantora fez uma turnê pelo Brasil.

BOM FIM DE SEMANA

            Desejo um excelente final-de-semana a todos. Reforcem a pipoca e aluguem  um "filminho", pois o tempo vai pedir.  A previsão é de chuva e frio.

BASE RUA E

tem sido grande a participação de
jovens nos encontros do PCdoB.
             A Presidenta da Associação dos Mutirões da Rua E - Dona Neia, que recentemente se filiou ao PCdoB, está organizando para hoje (sábado), às 18 horas, uma reunião com os moradores para um debate político. O ato faz parte do ciclo de reuniões e encontros que antecedem a Conferência Municipal do Partido.   Estas reuniões são fantásticas, pois conversamos diretamente com o povão e podemos ouvir os seus lamentos, as suas dores e as suas angústias.

ÔNIBUS DA MULHER

este ônibus vai viar uma unidade
 móvel de saúde .
            Há mais ou menos uns quatro anos venho trabalhando para adaptar um velho ônibus em uma unidade móvel de saúde, que possa atender a mulherada que participa do projeto GRUPOS DE CONVIVÊNCIA. Ele está quase pronto, faltando alguns ajustes finais.  Estou agora correndo atrás de parceiros que possam ajudar a custear os profissionais.  Nossa idéia (foi a Márcia quem sugeriu) é trabalhar na saúde preventiva da mulher .... vamos ver se vai dar certo

É PRECISO SABER VIVER



           Este trabalho que realizamos - OS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA,  direcionado para a população idosa,  fomenta atividades culturais, de lazer e outras tantas,  que produzem um impacto muito positivo na vida das pessoas que participam do projeto. Estas atividades são um "santo remédio" contra a depressão, tristeza, solidão e outros males que rondam as pessoas na terceira fase da vida.  E  digo mais, sai mais barato do que pagar médico e é mais prazeroso do que enfrentar as filas dos postos de saúde.  Volto a falar: em 20 anos a população idosa irá dobrar no Brasil.... atenção senhores governantes....

22/07/2011

É PRECISO SABER VIVER

           A Festa Junina dos idosos, realizada hoje (sexta-feira) no galpão, foi animada pelos músicos Delson do Forró e Zé Luis.  Lógico que não faltou a tradicional caipira, com apresentaçãode dança de 3 grupos: Posse, Santa Eugênia e Cabuçu. As meninas deram um show. Também não faltou animação e energia e a galera só parou depois que a música acabou.  O Professor Tiago e a nossa galera do galpão trabalharam bem para que tudo saísse como planejado.

TAREFAS DO LAR

           Fui escalado pela Dona Márcia para dirigir o carrinho de compras no Supermercado. Mas eu não reclamo não, até gosto dessas "tarefas domésticas". 

SUGESTÕES PARA AS FESTAS

            Festas como a do Aipim e a da Banana carregam componentes culturais, de lazer, turístico e econômico, tendo como um dos objetivos, fomentar a comercialização de produtos locais, principamente aqueles que dão nome às festas.  No entanto, senti falta na Festa do Aipim, de um componente importante: o AMBIENTAL. Pouco se falou da questão ambiental,  não havia coleta seletiva do lixo produzido na festa e nenhum material impresso foi distribuído, falando das riquezas e da importância da preservação do patrimônio ambiental de Tingua.  Uma falha que pode ser corrigida já para a Festa da Banana. Vou dar esta sugestão para a Márcia Cid - Secretária do Turismo.

BANANA COM AIPIM

            Depois da Festa do Aipim, as Secretarias Muncipais de Comunicação e a de Cultura e Turismo já estão empenhadas na organização da Festa da Banana, que é realizada todo ano na região de Jaceruba.  O evento vai ocorrer no mês de setembro. Eu avisarei a data exata.

DEBATE NA PRATA

            Foi muito  bom o debate organizado pelo camarada Jaime Padrão, com o pessoal do bairro da Prata, e que aconteceu na noite de ontem, na Escola Menino de Deus. Jaime conseguiu reunir uma turma antenada com a política.  

CORREÇÃO

           Não sei o que me inspirou a chamar de Lirios do Campo a Escola Vale do Tinguá, onde ocorreu o encontro de Agroecologia. Como disse o meu companheiro João Sena, o nome que dei é até bonito mas não o certo. Fica a correção.

21/07/2011

CONVITE

           Estão todos convidados para a Festa Junina do Galpão da Posse, promovida e organizada pelos idosos do nosso Grupo de Convivência. Será amanhã, sexta-feira, a partir das 14 horas e, além da boa comida que o pessoal sempre prepara, teremos a boa música ao vivo.

AQUI JAZ UMA PRAÇA

         As Praças Públicas são espaço relevantes, democráticos, de uso comum da população, e que ajudam muito a humanizar as cidades, normalmente dominadas por concreto e asfalto.  Infelizmente, Nova Iguaçu não vem tratando,  como deveria, as suas Praças.     Passando hoje pelo Centro, registrei dois casos de ocupação desordenada e ilegal de Praças que foram  "privatizadas" pelo comércio ambulante. Nada contra eles, sei  que precisam sobreviver, sustentar família, etc, etc, etc... mas acho muito ruim para o conjunto da  população ( e também para a classe política)  o "excesso de tolerância" que está ocorrendo em Nova Iguaçu. 

AQUI JAZ UMA PRAÇA 2

            Esta é a moribunda Praça Rui Barbosa, localizada no coração de Nova Iguaçu, que poderia ser um refúgio verde entre tantos prédios, lojas e calçadas que a circundam. Infelizmente está tomada pelo comércio ambulante.

AQUI JAZ UMA PRAÇA 1

            Esta é a falecida Praça José Hipólito, onde um dia foi a Rodoviária de Nova Iguaçu e a sede da Prefeitura. Há tempos que foi ocupada por ambulantes que hoje, trocaram as tradicionais bancas, por pequenas lojas.  A foto fala por si.

IGREJA EM FESTA

           A Igreja Assembléia de Deus dos Últimos Dias, presidida pelo Pastor Marcos Pereira, completará neste sábado, 21 anos de existência. Para comemorar a data, haverá comemorações e cultos especiais no sábado, domingo e segunda-feira. 

O MEU SONHO

           O meu sonho é ver uma cidade fortalecida economicamente, preparada para atrair novas empresas que vão gerar empregos e pagar impostos, uma cidade que valorize  o comércio local, tratando esta atividade como uma vocação natural de Nova Iguaçu ; uma cidade que olhe o Lazer, a Cultura e o Turismo como atividades econômicas, investindo para que Nova Iguaçu seja o Centro Cultural e de Lazer da Baixada Fluminense.  Defendo que gerar emprego para a população e aumentar a arrecadação ( sem meter a mão no bolso da população) deveria ser o nosso principal desafio. O restante ( + obras, + escolas, + saúde, + praças ) virá a reboque.  Aliás, que falta faz não termos hoje um DISTRITO INDUSTRIAL em Nova Iguaçu. Os últimos governos de nossa cidade nunca deram a atenção devida para o desenvolvimento econômico de Nova Iguaçu, esquecendo-se de que a economia é a base de tudo.

EDITAL DO AEROMÓVEL

          O Edital para construção do Aeromóvel de Nova Iguaçu está pronto  para ser liberarado. Junto, será divulgado o Edital para revitalização do Aeroporto da cidade.  A expectativa da Prefeitura é que empresas privadas se interessem pelo projeto. Como já falei aqui, o projeto do Aeromóvel é audacioso e futurista, complexo e caro. Se der certo, será um marco no governo da Prefeita Sheila Gama.

EDITAL DO AEROMOVEL II

           Outras idéias, não menos audaciosas e futuristas, já foram lançadas em nossa cidade. Uma delas era o "mergulhão", que faria com que os trens passassem pelo centro de Nova Iguaçu por túneis, liberando espaço para unir os dois lados da cidade, hoje cortado pelos muros da Flumitrens. Uma idéia muito bacana. Já Lindberg sonhou com uma "cidade educadora " e com o "bairro-escola", idéias para lá de audaciosas e com um toque de futuro e modernidade.

CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES

           A Prefeitura publicou hoje o Edital para contratação temporária de professores para as escolas municipais. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 21 e 27, na escola Monteiro Lobato. Haverá um processo de seleção  que inclui "prova de títulos".  O DO pode ser acessado via Internet, na home-page da Prefeitura.

CONFERÊNCIA DO IDOSO

           Termina hoje (quarta-feira) a Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa.  Serão feitos os encaminhamentos e as propostas, fruto dos debates e palestras realizadas ontem. vou dar uma passada lá.

FORMATURA

           A Prefeita Sheila Gama e a Secretária Dilcéia Quintela diplomaram ontem (quarta-feira) os alunos que concluíram o curso do projeto Brasil Alfabetizado. Entre os formandos, havia muitos idosos, que venceram o triste e perverso mal do analfabetismo, que ainda mantém milhões de brasileiros na "escuridão".   O evento ocorreu na RioSampa  e no final tevem show para os formandos e seus familiares, que lotavam o local.  Dos Vereadores, apenas eu o Ferreirinha estavam presentes. Ferreirinha representou a Câmara, formando a Mesa principal.

EMENDA DA FELICIDADE

           O Senador Cristóvão  Buarque (PDT-DF) e a Deputada Federal Manuella Dávila (PCdoB-RS) estão empenhados em inserir na Constituição Federal,a FELICIDADE como direito fundamental do povo brasileiro.

20/07/2011

ANIMAÇÃO

           A euforia e otimismo do pessoal de Tinguá está em alta, ao ponto deles já estarem pensando em organizar a Festa da Primavera e outros eventos na região. À frente do grupo, está o sempre combativo Paulo César Faísca.   Por falar em Faísca, tem gente em Tinguá se corroendo de ódio. É a turma que apostava que a Festa do Aipim seria um fracasso, que a Prefeitura não iria ajudar e que a Comissão Organizadora não teria competência para tocar  a festa. Se ferraram....

DIA DO AGRICULTOR

           O dia 27 de julho é dedicado ao AGRICULTOR. Em Nova Iguaçu, haverá uma celebração na Praça Rui Barbosa, com exposição de produtos na Feira da Roça.  a Baixada Fluminense, não faz muito tempo, foi um pólo produtor de alimentos, e milhares de família viviam do  que produziam.  A atividade foi abandonada de lado, mas restou o enorme potencial ( terra abundante, água, gente precisando comer ). Falta apenas que os governos invistam nos produtores rurais.

SOBRE A AGENDA 21

           Hoje foi um dia produtivo do grupó executivo da Agenda 21-Tinguá.  Estiveram presentes Helio Wanderley, Jorge Gama, Faisca, Helder e Daniela, representante do SEBRAE.  Estamos quase concluindo os eixos principais, que irão nortear  os debates com a comunidade. Ficou combinado que na próxima quarta-feira, dia 27, estaremso todos na reunião do Conselho da REBIO, divulgando a construção da Agenda 21.

SOBRE A AGROECOLOGIA

         Cumprindo minha agenda, dei uma chegadinha na escola Lirios do Campo, onde estava ocorrendo um debate sobre AGROECOLOGIA, envolvendo a própria escola, a ONG EMFRAS-EMAU, a UFRRJ, a EMATER, a Associação de Produtores, entre outras instituições e pessoas. Um bom debate,  de um assunto prá lá de importante.  Ficou encaminhado que no período  de 7 a 12 de novembro, a turma organizará a Semana da Agroecologia.  Aproveitei para falar da construção da Agenda 21 -Tinguá e da importância de unir as pessoas e instituições e mobilizar a população em torno de um projeto de crescimento e desenvovilmento para Tinguá. Foi grande o interesse dos presentes em participarem dos debates.

SOBRE A AGROECOLOGIA

           Durante o debate, o testemunho de uma professora me marcou muito: ela afirmou que há um preconceito contra o trabalhador rural e muitas pessoas sentem vergonha de colocar a mão numa enxada para trabalhar e ganhar dinheiro. As mães, por sua vez, sonham um futuro para seus filhos que não é trabalhar na roça e na agricultura.  Infelizmente esta é a realidade, fruto do total abandono da atividade agrícola em nossa região. Mas creio que ainda dá para mudar e isto me motiva a trabalhar.

SOBRE A CONFERÊNCIA DO IDOSO

            Dos 10  Municípios da Baixada Fluminense inscritos na  Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, apenas Japeri e Paracambi  não enviaram representantes.  O evento começou hoje e está sendo realizado no Centro de Formação de Líderes, no bairro  Moquetá – Nova Iguaçu. Segundo a Presidente do Conselho Municipal do Idoso – Beatriz Bessa, os debates tem sido muito qualficados. Eu dei uma passadinha por lá e a Márcia Cid, está acompanhando todo o trabalho. A população idosa compõem um segmento importante da sociedade e vai dobrar nos próximos 20 anos, segundo estimativas do IBGE.

GRUPO DE CONVIVÊNCIA

           O "café-da-manhã" promovido pelo Grupo de Convivência De Santa Rita, que funciona na Igreja Católica e que tem a Carminha com líder, foi um "arraso". Tudo de bom. comida gostosa e alegria.

FORÇA TAREFA

            Tenho observado a atuação do pessoal da CODENI no serviço de limpeza  das vias principais da cidade. Ontem eles estavam em Miguel Couto, hoje em Três Corações.  São mais ou menos uns 30 homens, com pás, vassouras, ceifadeiras e outros equipamentos próprios para este tipo de serviço.

INTOLERÂNCIA

           Absurdo o caso da agressão sofrida por pai e filho em São Paulo que, por estarem abraçados, foram considerados homosexuais e por isto ( só por isto ... ), sofreram violenta agressão  por um bando de idiotas, intolerantes e sectários.

PEDIDO DE PRISÃO

           Ouvi na rádio CBN que foi pedida a prisão dos Policiais Militares envolvidos na morte do menino Juan, morador do bairro Danon - Nova Iguaçu. O caso completa hoje 30 dias.

UM DIA ESPECIAL

            Hoje, quarta-feira, 20 de julho, é o dia daquela pessoa que está do nosso lado nos momentos mais dificeis, que nos ligam apenas para dizer "olá, como está", que ficam felizes com o nosso sucesso, que choram conosco nos momentos de dor; que são,  que não esquecem o dia do nosso aniversário. Hoje é DIA DO AMIGO.  Quem tem um amigo (verdadeiro) tem um tesouro.

19/07/2011

COPIA E COLA

            Extrai o seguinte post do blog do Vereador Ferreirinha: 
            "O Jornal Extra deste domingo, na coluna da jornalista Berenice Seara, página 26, publicou matéria sobre pesquisas realizadas nos diversos municípios da Baixada a cerca das eleições para prefeito em 2012 e quais os  caciques que vão influenciar o jogo político. "Elas revelam que,  atualmente, os grandes cabos eleitorais na região são os senadores Marcelo Crivella (PRB) e Lindberg Farias (PT), o deputado federal Anthony Garotinho (PR) e o deputado estadual Wagner Montes (PDT). Não necessariamente nesta ordem."  O governador Sergio Cabral "não anda lá influenciando muito o eleitor, não...", diz a matéria.
Com relação as prefeituras, as pesquisas "não traçam um quadro lá muito animador para os atuais prefeitos. Levantamentos feitos por encomenda de diferentes partidos mostram que, se as urnas fossem ligadas hoje, só um teria uma reeleição tranquila (ou elegeria um sucessor): Max Lemos (PMDB), de Queimados. Os outros 12 ainda vão ter que trabalhar muito até o ano que vem para provar que tem notas para passar.", finalizou a reportagem

BENTO E MARIANO

           Os artistas da música Sertaneja - Bento e Mariano ( que animam a Quintaneja, da Riosampa) cantaram sábado, na Festa do Aipim. Deram um show de talento e de simpatia .  Márcia Cid, cuidou de recepcioná-los e agradecê-los,  em nome da Prefeitura de Nova Iguaçu.

RAINHAS DA FESTA DO AIPIM

           Dez meninas, todas moradoras de Tinguá, disputaram o título de Rainha da Festa do Aipim. A vencedora foi Angélica, de 17 anos. Juliana, de 16, ficou com a segunda colocação e Débora, de 19, em terceiro. Mas a verdade é que todas as concorrentes eram muita lindas!

BRASIL ALFABETIZADO

           Amanhã, às 19 horas, 2 mil alunos do projeto BRASIL ALFABETIZADO receberão seus diplomas. O ato será na Casa de Shows RioSampa, A Prefeita Sheila Gama e a Secretária Dilcéia Qintela recepcionarão os formandos. 

FESTA JULINA DA SEMED

            A SEMED promoveu hoje a sua Festa Julina, com direito aos quitutes típicos deste tipo de evento. Eu  me deliciei do Caldo Verde.  Este tipo de evento é importante para fortalecer o companheirismo entre os servidores da Secretaria. Ah! não fui lá  de penetra, não. Recebi o convite da própria Secretária Dilcéia.

QUARTA CONCORRIDA

Chegada da Meia-maratona do Rio
           Esta quarta-feira será bastante concorrida. Pela manhã, cedinho, irei tomar um café com os idosos do Grupo de Convivência de Santa Rita. Depois terei que me desdobrar entre a Conferência Regional dos Idosos, que será realizada no Centro de Formação, a reunião da Agenda 21, no SEBRAE e a Mesa Redonda sobre Agricultura, promovida pela ONG EMFRAS-EMAU. Ufa !!! E tem gente que fala que político não trabalha. Ainda bem que o preparo físico está  em dia.

QUEBRA-MOLAS

           O redutor de velocidade (vulgo quebra-molas) instalado no alto da Posse,  beneficiou bastante os pedestres que circulam pelo local.  Foi uma luta convencer a Prefeitura de que o local oferecia grande risco de acidentes. Falei várias vezes com o Secretário José Rogério, até conseguir.  Mas não é que um dia desses, um sujeito comentou que foi o Pedro Augusto ( O Deputado Estadual da Nossa Senhora de Aparecida e que tem um programa de rádio) que teria pedido o bendito quebra-molas para o local. É de doer.  Como eu sofro por não ter um programa de rádio ou de TV !!! 

P H S

           A direção municipal do PHS, em Nova Iguaçu, vai mudar de mãos. O Partido, que abriga o Deputado Federal Felipe Bornier, filho do ex-Prefeito da cidade, está sendo disputado a partir de Brasília. Dizem que Bornier não está nada satisfeito com a mudança.  É a batalha de 2012 em curso...

BUEIROS VOADORES

            A população carioca está apavorada com a onda de explosões que fazem as tampas dos bueiros da cidade, literalmente voarem. É cada uma ....

REUNIÃO DE BASE

           O recém-filiado ao PCdoB - Marco Antônio, mais conhecido como TACO, inaugurou ontem o ciclo de reuniões que ocorrerão  nas comunidades - as chamadas "Reuniões de Bases do PCdoB", onde, além do debate  sobre a atuação política do partido, são eleitos "Delegados" que participarão da Conferência Municipal. Considerei a reunião de ontem de bom nível, tanto no número de participantes quanto em relação a motivação das pessoas para o debate. Aliás, Taco aproveitou a reunião para apresentar seu slogam de campanha:  NESTE TACO EU CONFIO.  Criativo !

DE QUEM FOI A IDÉIA ?

Márcia Cid e Nonô de Tingua.
           A Festa do Aimpim, que precisa entrar para o calendário oficial dos festejos da cidade, surgiu numa conversa, na Praça de Tinguá, entre o então Secretário de governo da Prefeitura JORGE GAMA  e o líder comunitário NONO DE TINGUÁ.  Hoje, como falei para o Seu Nonô, a festa deixou de ser apenas da comunidade de tingua e passou a ser uma festa da cidade, pela dimensão, grandeza e importância que tomou.

SÃO JOSE E VERA CRUZ

            As empresas de ônibus que fazem linha para Tinguá acreditaram na Festa do Aimpim e deram grande contribuição. Além de cederem os micro-ônibus que levavam o pessoal do estacionamento até o local da festa, reforçaram a frota, inclusive durante a madrugada, garantindo o transporte da galera que não possui automóvel. 

AGENDA 21 - RETOMADA

           Após uma pausa,em função da Festa do Aimpim,  será retomada amanhã as reuniões da Agenda 21. Aliás, o trabalho conjunto entre a comunidade e o  poer público para a realização (com sucesso) da Festa do Aimpim, serviu para reforçar o conceito de que é preciso unidade de ação e convergência de pensamento para que Tinguá  caminhe em direção a um desenvolvimento sustentável.

18/07/2011

ELSON JUNIOR

Eu, acompanhado de Márcia Cid
Elson Junior
           O Iguaçuano, morador de Tinguá - Elson Junior, que ganhou fama por ter participado do programa Ídolos e pela sua história de vida, foi um dos artistas que cantou na Festa do Aimpim, recebendo um carinho especial do público presente, principalmente dos moradores de Tinguá.  Aproveitei e bati um papo com Elson, que disse ter acessado o meu blog enquanto estava "confinado" em SP, participando do programa Ídolos e viu minhas postagens sobre ele.

CASO VERDADEIRO

           Ouvi numa palestra que participei, uma história muito educativa. Um grupo de "técnicos" discutia a implantação de um projeto para uma cidade do Brasil e eles estavam em dúvidas se construiam um Hospital ou uma Escola. Após vários debates, decidiram consultar o POVO da cidade e o resultado da pesquisa surpreendeu a todos: a população não queria nem hospital, nem escola. Eles queriam que fosse construído um  cemitério, pois não existia nenhum na cidade e o mais próximo impunha muitas dificuldades para que o cortejo e cerimônias fúnebres fossem realizadas. Esta história é um bom exemplo de que nem sempre o que se pensa e decide em gabinetes refrigerados é verdadeiramente o que a população quer e precisa.

TREM BALA E AEROMÓVEL

           O governo Federal pretende construir o trem-bala, ligando Rio-SP; o governo Municipal, por sua vez, tem o projeto do Aeromóvel, ligando o Centro  de NI à Santa Rita.  Em ambos, a previsão é de que a iniciativa privada arque com o custo de implantação e explore o serviço. Porém, na minha humilde opinião, acho que ambos os projetos, apesar de bonitos e "futuristas",  estão distantes da nossa realidade e das demandas mais prioritárias do nosso país e da nossa cidade.

TELEFÉRICO

           Por falar em trem-bala e aeromóvel, hoje (segunda-feira) pela manhã avistei o teleférico do Complexo do Alemão que, ao meu ver,  está mais para atrativo turístico do que para meio de transporte do povo pobre da comunidade. É bonito de ser visto, mas se pararmos para pensar que se gastou 210 milhões prá colocar aquele troço para funcionar .... Eu garanto que se tivessem perguntado à população onde o dinheiro deveria ser gasto, dificilmente eles iriam escolher a construção do teleférico.  Para se ter uma idéia, o orçamento total da cidade de Nova Iguaçu é de pouco mais de 1 bilhão, ou seja, o teleférico do Alemão custou 1/4 do orçamento da nossa cidade.

REUNIÕES DE BASE

            Teremos hoje (segunda-feira) a primeira Reunião de Base, visando a Conferência Municipal do Partido, que será realizada em 13 de agosto.  O encontro de hoje foi solicitado pelo recém-filiado Carlos Tacobol, que atua politicamente na área de Miguel Couto. Estarei presente.

VIATURAS NOVAS

           A Polícia Militar vai substituir toda a sua frota. Sairão os tradicionais Gols da VW e entrarão os Logan, da Renault.  A novidade é que os novos veículos virão com câmeras filmadoras, que registrarão todos os movimentos dos policiais em suas rondas.

17/07/2011

ZITO NA FESTA

           São 930h de domingo e o Prefeito de Caxias - Zito, acabou de chegar na Festa do Aimpim. Seguindo o cerimonial, foi devidamente anunciado. Zito, assim como a maioria dos Prefeitos das cidades da Baixada, não terá facilidades para a reeleição.

HISTÓRIA DE PESCADOR

           Diz a tradição que pescador tem mania de inventar algumas histórias e aumentar outras.  Eu não sei se isto serve para o Ministro da Pesca - Luis Sérgio, que esteve sábado, na posse do Secretário de Cultura de Nova Iguaçu.

ESQUECI DE CITAR

           O Vereador Ferreirinha foi domingo a tarde, com a família, almoçar na Festa do Aimpim. Aliás, dos candidatos a Prefeito de Nova Iguaçu, apenas Ferreira, Bornier e a própria Sheila estiveram presentes. Ano que vem talvez seja diferente, afinal de contas teremos eleições.

ESQUECI DE CITAR

           Quem também deu as caras em Tinguá foi o Deputado Federal Nelson Bornier. Eu não o vi, apenas a Márcia Cid, que recebeu um sempre gentil cumprimento e uma palavra de estímulo de Bornier para que entre na disputa eleitoral de 2012. Bornier é mesmo uma "águia". Ainda bem que a Márcia está "vacinada" e já conhece bem este jogo da política.

BRASIL X ARGENTINA

            O Brasil se juntou à Argentina no futebol. Com atuações abaixo da esperada, ambas as seleções decepcionaram suas torcidas.

PRESENÇA ILUSTRE

            A Prefeita Sheila Gama visitou no sábado, com sua familia,  a Festa do Aimpim. Percorreu as barracas, comprou umas "coisinhas" de artesanatos e provou o bolinho de aimpim da Bidu. Ao seu lado, estavam os Secretários Marcelo - SEMUG, José Rogério - SEMCID,  Dilcéia - EDUCAÇÃO, Junior - SEMTESP, Juvenil - COMUNICAÇÃO e Mariana, da FENIG.

POSSE DO BATATA

          A cerimônia de posse do Secretário de Cultura de Nova Iguaçu - Anderson Batata, ocorrida na última sexta-feira (15 jul), teve algumas passagens dignas de registro: 1. A presença da Prefeita e de seus principais secretários;  2. A presença do Deputado Federal e Ministro da Pesca - Luis Sérgio; 3. As ausências das principais lideranças locais do partido, a começar pelo Presidente Municipal do PT, passando pelos Vereadores Ferreira e Welington.  Façam suas avaliações... 

MEIA-MARATONA

           Participei neste domingo,  da meia-maratona do Rio de Janeiro. Acho que me saí muito bem, completando os 21km entre a Barra da Tijuca e o Flamengo, em 1 hora e 46 minutos. É uma prova muito bonita e este ano, 15 mil corredores dos mais variados lugares, deram um brilho especial ao evento.

16/07/2011

VENHAM PRÁ TINGUÁ

            Um  bom programa para o final-de-semana é visitar a FESTA DO AIPIM.  Aguardo vocês.

FOTOS QUE FALAM

FUNCIONOU

área destinada ao estacionamento
O esquema de trânsito montado para a Festa do Aipim funcionou bem e, apesar do grande público presente à festa, não houve engarrafamento, como ocorreu em anos anteriores.  Um estacionamento foi montado na entrada de Tinguá (antes da ponte estreita) e dali, as pessoas eram  conduzidas em micro-ônibus até o local do evento.

OS ESPERTINHOS

           Alguns moradores de Tinguá, mesmo não possuindo automóvel, pegaram a credencial de trânsito livre, que daria acesso ao centro de Tinguá, onde estava sendo realizada  a Festa.  O objetivo era “emprestá-la” para parentes, amigos e conhecidos que viriam de longe.  Eu, como bom otário, deixei meu carro no estacionamento geral, cumprindo a regra imposta pela Prefeitura e não me envergonho disto, não.  Esta “cultura da esperteza” do brasileiro é na verdade um grande atraso.

AS CARTEIRADAS

           Quem trabalhou no estacionamento da festa levou muita “carteirada”. Eram “autoridades” de todos os tipos, que queriam parar seus “carrinhos” na Praça de Tinguá.  Alguns, quando percebiam que suas carteiras e argumentos não funcionaram, davam meia-volta e não ficavam para aproveitar a festa.  É impressionante como tem gente que  se acha superior e tem grande dificuldade de cumprir regras que, como o nome diz, deveria ser para todos.

A NATUREZA

             A mãe natureza foi generosa com os organizadores e freqüentadores da Festa do Aipim.  O friozinho gostoso que está fazendo em Tinguá à noite, a lua cheia que ilumina a floresta e a  névoa  que encobre a região, criavam um verdadeiro clima de montanha e davam um toque especial ao evento.

A GASTRONOMIA

           Gente, o que tem de coisa gostosa na festa do aipim, não é brincadeira.  Ontem (sexta-feira) provei, assim que cheguei,  um peito de boi desfiado com aipim cozido em ervas. Um pouco mais tarde, cai dentro de um mocotó de aipim, que estava uma delícia. 

O TURISMO E A ECONOMIA

           A previsão é de que serão consumidas mais de 2 toneladas de aipim durante os 4 dias de festejos em Tinguá.  Além do aipim, o Palmito Pupunha, que começou a ser produzido recentemente na região, também será bastante utilizado. É o Turismo movendo a economia local. 
          O Secretário de Comunicação – Juvenil Reis foi uma pessoa muito importante para a realização e o êxito (até aqui) da Festa do Aipim.  Na  foto ao lado, o Secretário Juvenil, acompanhando do radialista Gabriel Barbosa e os representantes da Secretaria de Turismo Helder e Márcia Cid compartilham alguns quitutes da festa.

A FESTA E A PREFEITA

            A Prefeita Sheila Gama  irá hoje  (SÁBADO) à Tinguá, visitar a Festa do Aipim.  Segundo fontes não oficiais,  ela pretende chegar às 18 horas.  Aliás, deve ser ressaltado que a Prefeitura vem atuando bem no suporte à festa, especialmente nas questões de limpeza, saúde, e trânsito. 

MORTE NA ESTRADA

           Um acidente de moto matou 2 jovens empresários de Nova Iguaçu. Uma das vitimas  – Claudio Serpa  é filho de Itamar Serpa ( dono da Embelezze e EX-Deputado Federal);  a  outra, é  filho do proprietário da Casa da Borracha.    Os dois estavam a caminho de Cabo Frio, onde estaria ocorrendo um encontro de motociclistas, quando colidiram entre si. Uma pena!

15/07/2011

VALEU FERREIRA

            O meu companheiro Vereador Carlos Ferreira - o Ferreirinha, junto do qual travei boas e grandes lutas políticas, postou um comentário no blog que me deixou muito feliz: primeiro por saber que ele acessa o blog; segundo pelo reconhecimento que fez ao nosso trabalho de estimular o desenvolvimento sustentável de Tinguá, tendo o Turismo como mola propulsora. Valeu Ferreira!

POSSE DO BATATA

           Será hoje (sexta-feira) o ato solene de posse do novo Secretário de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu - Anderson Batata. Como não podia deixar de ser, o evento ocorrerá na Casa de Cultura, às 19h. A Prefeita sheila Gama confirmou presença.

IDADE NOVA

            A jovem e bela Beatriz Bessa completa idade nova hoje.  Parabéns e aproveite bem este dia. Se for fazer festa, não esqueça de convidar a galera. Ah,  não precisa agradecer pelo elogio!

ART SUL

           A Art-Sul,  empresa Iguaçuana de artefatos de cimento (manilhas, blocos, piso) vai instalar seu parque industrial na cidade de ...... JAPERI.  Nova Iguaçu  perderá postos de trabalho e receitas.  Será que ninguém se importa com isto ? 

ABERTURA

 A abertura da Festa do Aimpim, ontem (quinta-feira), ficou dentro do esperado, segundo avaliação da Comissão Organizadora.  A banda Arrebatados, de música gospel, animou  o público. Os comerciantes e "barraqueiros" estavam felizes e otimistas com o sucesso da festa. Até os críticos de plantão (aquele pessoal que põe defeito em tudo ) estava elogiando.

IMPACTO E RISCOS

            O movimento de caminhões pela RJ-111 (Estrada de Tinguá), carregados de areia, provocam um grande impacto na rodovia, danificando o piso e aumentando o risco de acidentes na via, principalmente quando se trata de veículos como o da foto.  Reparem que além do estado de conservação, o motorista sequer teve o cuidado de cobrir a carga.

14/07/2011

FUI !!!

           Galera, tô indo para a festa do aimpim. Encontro vocês lá.

CASSADO

            O Deputado Domingos Brasão, que enfrentou o Governador Sérgio Cabral na eleição para a Presidência da ALERJ, foi cassado hoje pelo TRE por abuso de poder econômico. A decisão não é definitiva, pois ainda cabe recurso.

O LADO BOM

Área próxima à Tinguá onde está sendo
instalada a Fábrica da Xuá.  Ao fundo,
visão da Reserva Biológica
           Em outubro entrará em operação a empresa de Água Mineral Xuá - Tinguá. As obras estão adiantadas, tanto a da fábrica propriamente dita quanto o projeto paisagístico. Para se ter uma idéia, só de Palmeiras Imperiais serão plantadas 500. A empresa vai gerar 80 empregos diretos, aproveitando mão-de-obra local. Um grande ganho para tinguá e para a cidade de Nova Iguaçu. A atividade é plenamente sustentável, ou seja, não acarreta nenhum dano ambiental.

O LADO RUIM

          Continuam as construções ilegais às margens da RJ-111 (Estrada de Tinguá). Não são pobres sem moradoria que estão fazendo casas. São oportunistas que aproveitam a falta de fiscalização e sem nenhum respeito ás normas de edificação, sem qualquer projeto e muito menos sem nenhum perfil urbanístico, estão construindo casas e lojas para alugarem.  A Prefeitura precisa agir com rigor. Já falei isto várias vezes e vou voltar a cobrar uma ação da Prefeitura. 

PAUL HARRIS

A secretária de Educação e a Prefeita Sheila estiveram ontem ( quinta-feira) na Escola Especial Paul Harris para uma visita à obra de ampliação do "postinho"  de saúde que existe dentro da escola. A ampliação ficou boa e vai garantir mais conforto aos usuários. Porém, é necessário que se registre que houve uma mudança no perfil desta unidade de saúde, que foi criada para atender exclusivamente os quase 300 alunos da escola, que necessitam de atenção especial em função de suas deficiências, e que passou a atender também a população  em geral.  Este assunto valeria um debate envolvendo a SEMED e a SEMUS.

PUXÃO DE ORELHA

            Estava hoje a tarde, no centro de Vila de Cava, quando de repente ouvi um daqueles: "Fala Vereador". Era um jovem, que depois de chamar a atenção, cobrou a construção de uma ciclovia de Vila de Cava à Tinguá.  Minha resposta a ele foi a seguinte: VOCE TEM TODA RAZÃO EM COBRAR E CONSIDERO UM DESRESPEITO O ESTADO GASTAR 9 MILHÕES PARA REFAZER A RJ 111 E NÃO CONSTRUIR A CICLOVIA. Disse mais. QUE NÃO ADIANTAVA APENAS GRITAR DE LONGE, ERA NECESSÁRIO ORGANIZAÇÃO POLÍTICA PARA QUE OS NOSSOS SONHOS, NOSSOS DESEJOS E NOSSAS NECESSIDADES SE TORNEM REALIDADE 

PARA A BIA

            Bia Bessa: parabéns pelo seu esforço e dedicação a causa do Idoso. Receba o meu humilde reconhecimento pela sua luta de realizar a Conferência Municipal.

CORRERIA

           Dei um pulinho em Tinguá para ver os preparativos para a Festa do Aimpim, que começa hoje a noite. Tá uma correria só: montagem de barracas, palanque, som e os problemas de última hora que deixa os organizadores com os nervos a flor da pelo. Fiquei com pena do Faísca. Mas são coisas normais para um evento do porte do que está sendo montado. 

GREVE DOS PROFESSORES

             Completa hoje (quinta, 17 jul), o 40o. dia de greve dos professores do Estado. O governador Cabral não passaria de ano na matéria "Educação" em seu governo. Não custa lembrar que o RJ ocupa a penúltima colocação ( só ganhamos do Piauí) no IDEB, índice que avaliação educação básica no Brasil.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO IDOSO

             Foi realizada hoje (quinta, 14 jul), no auditório da Universidade Estácio de Sá, a Conferência Municipal do Idoso.  Tive a honra de ser convidado a fazer parte da mesa principal além da oportunidade de "palestrar" sobre o tema "Envelhecimento e Políticas de Estado".  Marcaram presença na conferência, o Secretário de Ação Social - Sebastião Berriel(que representou a Prefeita), a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Beatriz Bessa e a Promotora Dra. Rosana, que representou o Ministério Público Estadual. Também estiveram presentes o Coordenador Dos conselhos Municipais - Luis Henrique e a Secretária de Turismo - Márcia Cid, que durante 6 anos coordenou o Espaço Municipal da Terceira Idade - ESMUTI.

CONFERÊNCIA DO IDOSO

           Em minha fala, chamei a atenção para alguns pontos:  primeiramente para a perspectiva de que a população idosa no Brasil vai dobrar nos próximos 20 anos, segundo, que as pessoas não deveriam virar as costas para a política, pois ela é o instrumento para as mudanças efetivas relacionadas a melhoria da qualidade de vida dos idosos e por fim, para o fato de que apesar da grande quantidade de pessoas presentes à conferência, havia pouca representatividade, pois setores importantes dos governos e da própria sociedade não se fizeram presentes para ouvir e falar sobre projetos, necessidades e carências relacionadas a este segumento tão importante da sociedade.

13/07/2011

RECONHECIMENTO

            Parabéns à Prefeitura de Nova Iguaçu pelo apoio e  incentivo à realização da Festa do Aimpim.
            Parabéns à população de Tinguá,  pela compreensão e por  aceitar  algumas privações que eventos deste porte acarretam, sobretudo na circulação de veículos.

RETA FINAL

          Está tudo caminhando dentro do planejado para a realização da Festa do Aimpim. A Praça de Tinguá recebeu os retoques para receber os visitantes. A Prefeitura também cuidou da estrada e da limpeza da região.

RETA FINAL

             A Secretária de Turismo - Márcia Cid está dedicada para que o evento tenha sucesso. Tem passado por parte do tempo em ´Tinguá, acompanhando de perto o trabalho que está sendo realizado. Hoje, por exemplo, estava sendo feito o cadastramento dos moradores que possuem automóvel, para que tenham acesso liberado à Tinguá.

OS CONTRA

           O trânsito sempre foi um problema da Festa do Aimpim. Este ano, para resolvê-lo, os veículos não poderão ultrapassar a primeira "ponte estreita", onde haverá um grande estacionamento e o transporte até o local da festa será feito por ônibus, gratuitamente. As exceções serão os veículos dos moradores, que receberão um adesivo que garantirá o acesso ao Centro de Tinguá. Mas não é que teve morador dando "piti", dizendo até que vai entrar na Justiça, argumentando o direito de ir e vir. Essas pessoas não entendem (e nunca vão entender) a importância deste evento para a região, para a população local e para a cidade como um todo. São os "do contra", figuras que existem em todos os ambientes.

FESTA DO AIMPIM - ESPAÇO EMPRESARIAL

           Os organizadores da Festa do Aimpim conseguiram o espaço da ONG Onda Verde para servir de "Espaço Empresarial",  e onde serão recebidas as autoridades e os empresários que ajudaram na realização da Festa. 

REUNIÃO DOS PRÉ-CANDIDATO

           A reunião dos pré-candidatos do PCdoB merece um destaque extra: a participação ativa das mulheres.  Fiquei surpreso com as intervenções feitas pela mulherada na reunião de ontem. 

12/07/2011

MEIA MARATONA DO RIO

            Vou participar no próximo domingo, da Meia-Maratona do Rio de Janeiro. A largada da prova  é em São Conrado e a chegada no Aterro do Flamengo, completando 21 Km diante de um cenário de tirar o fôlego (literalmente).

PCdoB É CHAPA QUENTE

           O encontro dos pré-candidatos a Vereador pelo PCdoB foi muito proveitosa. Houve comparecimento em massa e um clima de muita cordialidade.  Em minha fala, fiz uma avaliação do cenário estadual e também do quadro aqui em Nova iguaçu, tanto no que se refere à disputa majoritária quanto à eleição de Vereadores.  Antes de final dêste mês faremos um novo encontro.

PCdoB É CHAPA QUENTE

           A nossa chapa  tem candidatos que já possuem alguma experiência em eleição, como Luisinho da Cerâmica, Renê Mozão, Caica,  Mauro do Previni, Tiaozinho do Sacolão, Severino,  e outros que estão se apresentando pela primeira vez, mas que carregam uma liderança nas áreas onde atuam, como é o caso do Jaime do Padrão, Goiano, Camu, Buldog.  Rogério Vila Nova também pediu filiação.  A chapa "tá quente". Aos poucos, irei divulgar no blog o nome de todos os nossos pré-candidatos.

TREM BALA

            O trem-bala vai passar por Nova Iguaçu ( como uma bala), bem pertinho da de Tinguá e da Reserva Biológica. A linha vai ser cercada por muros, com a desculpa de evitar a "poluição sonora. 

SHEILA X BORNIER

            O cheiro de  aliança entre a atual Prefeita Sheila Gama e o ex, Nelson Bornier, não vem repercutindo bem em alguns gabinetes. A moçada acusou o golpe.   Bornier já deu várias sinalizações de aproximação com Sheila, inclusive organizando uma reunião ( que não aconteceu) propondo um "pacto pela cidade e de ajuda ao Governo Municipal. .   Falo isto como um simples comentarista de blog, mas sei que a Prefeita é cercada de competentes  articuladores políticos que lhe ajudarão a escolher o melhor caminho.

PESQUISA

            Fala-se de uma pesquisa de intenção de votos para Prefeito de Nova Iguaçu. Eu não a vi, mas fui informado dos números.  Em linhas gerais, a conclusão que se chega é que o quadro político na cidade, há 1 ano do início da campanha eleitoral,  ainda está indefinido.  Talvez seja por isto que está todo mundo em campanha.

PR + DEM

           O PR - PARTIDO da REPÚBLICA, do Garotinho e o DEM - DEMOCRATAS, de César e Rodrigo Maia, estão unindo os bigodes para enfrentarem o PMDB de Cabral, Piccianni e Eduardo Paes na eleição para Prefeito do Rio, ano que vem. Resta saber se a aliança irá prá frente e, caso vá, se vai produzir efeitos em outras regiões do Estado.  Aliás, o Prefeito Eduardo Paes está numa situação para lá de confortável hoje, com muito dinheiro em caixa, diversas obras em andamento e com uma base de apoio de 18 partidos políticos.