19/06/2013

DISCURSO

          Discurso proferido pelo Vereador Luisinho, lider do PCdoB na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, na sessão de terça-feira, 18 junho 2013:
         "Senhor Presidente Senhores Vereadores Público presente
          Não há como não falar das manifestações de ontem, que ocorreram em diversas cidades do país e aqui, na cidade do Rio de Janeiro.
        Dizer que o PCdoB apoia todo e qualquer tipo de manifestação popular, qualquer forma de mobilização do povo realizada dentro dos princípios democráticos e de respeito ao direito á livre manifestação.
       Lamentamos a atuação de um pequeno grupo, que fez a opção pela baderna, pelo confronto violento, pela provocação. Mas consideramos que a ação desta minoria nao pode e não deve desviar a atenção para a atuação da gigantesca maioria, que foi para a rua dar um recado. E um belo recado.
        E nós, políticos, precisamos entender a mensagem que nos foi passada.
       Os manifestantes não queriam partidos na passeata. Era a negação dos Partidos Politicos, que existem, ou que deveriam existir, na verdade, para organizar as lutas do povo.
       Os manifestantes nao queriam políticos. Era a negação total da classe política.
      A negação da política deveria nos preocupar , pois tira a legitimidade de cada um de nós, enfraquece as instituiçoes, as Câmaras Municipais, as Assembléias Legislativss, e o próprio Congresso Nacional.
       A negação da política fragiliza a democracia e renega o empenho e a trajetória de milhares de brasileiros que um dia lutaram, deram a vida, para que o povo tivesse liberdade para protestar, ocupar as ruas e escolher seus governantes.
      O PCdoB apoia o movimento desses jovens.
     E gostaríamos que os jovens, estudantes ou não, pobres ou remediados da nossa Baixada se juntassem a este movimento, dando apoio a causa da redução das passagens e melhoria do transporte público.
     E que pedissem em troca, solidariedade para os problemas da Baixada. 
     Que houvesse protesto por conta da violência que vem tomando conta da nossa região.
     Que houvesse protesto tambêm pela exclusão cultural que é imposta aos jovens da Baixada.
    Que se aproveitasse e protestasse pela ausência de uma política de Educação, que dê oportunidade para quem mora na Periferia.
    Que houvesse um grito de protesto em razão das condições sanitarias em que vive boa parte do povo da Baixada, um grito contra o esgoto que ainda corre a ceu aberto, um grito contra a falta dagua que atormenta a vida de milhares de familia.
   Enfim, senhor Presidente Senhores vereadores,
   Devemos dar Vivas á Democracia.
   Festejar a liberdade ,
   E devemos repudiar qualquer forma de violência, seja de onde vier. "

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário