28/02/2011

CONSELHO MUNICIPAL DO TURISMO

           Apresentei  hoje na Câmara de Vereadores, um projeto de lei criando o Conselho Municipal do Turismo, que terá 14 membros, sendo metade do poder público e a outra, de representantes da sociedade civil. A proposta prevê a participação, dentre outros órgãos, do SEBRAE, ICM-BIO, POLÍCIA MILITAR, além de setores da Prefeitura.

PRÉ-CANDIDATOS

             Foi proveitosa a reunião realizada ontem com os pré-candidatos do PCdoB. Apesar da chuva forte, poucas pessoas faltaram ao encontro e o clima gerado foi de harmonia e otimismo. A meta do partido para as eleições de 2012 é eleger de 2 a 3 Vereadores.

POSSE e CONFUSÃO NA CÂMARA

           O Presidente da Câmara acatou decisão da justiça e deu posse hoje ao Vereador Carlão Chambarelli em substituição ao ex-Vereador Xandrinho, que elegeu-se Deputado Estadual. Carlão foi beneficiado com a decisão do  STF de considerar que o mandato pertence ao partido e não à coligação. Porém, uma nova disputa se avizinha: é que o segundo suplente do PV- Fabinho da Rodilândia alega que Carlão havia deixado o partido logo após as eleições de 2008, não tendo portanto, direito ao mandato.

MOMENTO REFLEXÃO

           "PARA QUEM NÃO SABE ONDE QUER CHEGAR, QUALQUER CAMINHO SERVE".

LOUCURA

           Fiquei impressionado com as imagens de um motorista maluco do RS atropelando propositalmente diversos ciclistas que faziam um movimento pedindo menos carros nas ruas de Porto Alegre. Para mim, foi tentativa de homicidio e se fosse eu o Delegado, pediria a prisão preventiva do atropelador.

CRISE NO PDT

           A votação do Projeto de Lei do Salário Mínimo na semana passada provocou uma crise no PDT. No olho do furacão estão o Ministro do Trabalho - Carlos Lupi e o líder do partido na Cãmara Federal, que não conseguiram unir a bancada em torno da proposta do Governo, liberando-a e permitindo que alguns votassem contra a proposta de R$545,00.  Pedetistas históricos como Alceu Colares (RS) e Vivaldo Barbosa (RJ) estão se movimentando para unir o partido.   Aliás, quem faturou com a votação do SM foi o PMDB, que votou fechadinho com o governo e mostrou o que é ser aliado.

FIDELIDADE

           Fiquei surpreso com  o comentário de um Deputado Federal, . dizendo que a fidelidade do PMDB é igual a de uma prostituta, que tem prazo certo e dura enquanto o cliente estiver pagando.  Talvez seja exagero e uma injustiça com alguns quadros do partido. Talvez ....

AMANHÃ É DIA DE BAILE

            Amanhã, primeira terça-feira de março, iremos realizar o nosso já tradicional e concorrido  baile da Terceira Idade. Estão todos convidados. 

26/02/2011

NOTA SOBRE JANDIRA

           Saiu numa coluna de um jornal do Rio, uma nota dizendo que a Deputada Federal do PCdoB Jandira Feghalli poderia ser candidata a Prefeita de Nova Iguaçu. Quero dizer que a nota não tem o menor fundamento, pois Jandira nunca cogitou isto. Além do mais, no que depender de mim, terá reprovação, pois defendo que Nova Iguaçu precisa sim é valorizar os políticos e as candidaturas locais. Há dias atrás, a notícia era que o ex-Deputado Rogério Lisboa iria se filiar ao partido. Vamos ver qual será o próximo boato. O bom dessa história  toda  é que o nome do PCdoB está em alta.

DESRESPEITO E DESOBEDIÊNCIA

           A Prefeitura de Nova Iguaçu diante da denúncia que fiz sobre a construção irregular de casas na beira da Estrada de tinguá, foi ao local, notificando e interditando a obra. Mal os fiscais viraram as costas, os invasores recomeçaram os trabalhos. Hoje de manhã passei novamente pelo local e a obra estava de vento em popa. O poder público tem que ter pulso forte para impor respeito.

CARLÃO CHAMBARELLI X DENILSON AMBRÓSIO

           A Justiça determinou que o Presidente da Câmara Municipal dê posse ao primeiro suplente de Vereador do PV, Carlão Chambarelli, que irá substituir o ex-Vereador Xandrinho. Na semana passada, Marcos Fernandes empossou Denilson Ambrósio do DEM , que é o primeiro suplente da coligação PV - DEM. O próximo que deve perder o mandato é o Vereador Paulinho Raunheitti, que está na mesma situação de Denilson, só que na coligação PRB - PTB. Esta confusão foi causada pela nova interpretação da legislação eleitoral dada pelo STF, que decidiu que o mandato pertence ao partido e que a coligação somente produz seus efeitos no período da campanha eleitoral.

25/02/2011

FIM DE SEMANA RADICAL

           A minha agenda para este final-de-semana está para lá de radical: amanhã (sábado) tenho encontro com o pessoal do moutain-bike; domingo de manhã, teremos caminhada na trilha e a tarde, vai rolar um rapel na cachoeira e um passeio na tirolesa da Fazenda Faísca.  Fica o convite para os adeptos do esporte e do contato com a natureza.  

AMEAÇA DA DENGUE

            A dengue voltou a´preocupar as autoridades de saúde em várias partes do Brasil, inclusive em Nova Iguaçu. Não podemos esquecer que a prevenção, evitando a proliferação do mosquito, é uma tarefa de toda a população.

MUDANÇA VERDE

            O Deputado Estadual Xandrinho conseguiu emplacar o Presidente do Comitê Municipal do seu Partido - PV aqui em Nova Iguaçu. Há tempos que Xandrinho vinha travando uma queda de braço pelo controle da legenda  com Augusto Vendas, que durante anos dirigiu o PV aqui em Nova Iguaçu.

É CANDIDATO

            Corre nos bastidores da política que o ex-Prefeito de Nova Iguaçu e ex-Deputado Estadual Mário Marques, será candidato a Vereador de Nova Iguaçu na eleição de 2012.  Se o quesito "experiência" pesar na hora do eleitor decidir o voto, Mário será bem votado, pois já teve 7 mandatos de Vereador, além dos outros cargos mancionados.

VISITA DE OBAMA

           O Presidente dos EUA virá ao Rio de Janeiro no próximo dia 20 de março. Na agenda oficial, está incluida uma visita a uma comunidade beneficiada  pela UPP.

SEM LIDER

            Pelo andar da carruagem, a Prefeita Sheila Gama vai continuar sem ter um líder do governo na Câmara. Talvez seja para não criar ciúmes entre os Vereadores, pois ao indicar um para ser o líder, ela vai "entristecer" alguns, que estão desejosos pela função. Tem gente que até já se ofereceu.

24/02/2011

ESSA É FERA

           A deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) é a única parlamentar brasileira a participar de uma consulta mundial sobre saúde sexual e direitos reprodutivos das mulheres e meninas que vivem com o vírus do HIV. O encontro, que é uma reunião preparatória para a Assembleia Geral da ONU sobre o tema, é promovido pela Secretaria do Programa das Nações Unidas sobre HIV (Unaids).

PCdoB - 89 ANOS

           No próximo dia 25 de março, o PCdoB vai completar 89 anos de existência, o que faz dele o partido político mais antigo do país.  Duas Sessões Solenes vão marcar a data, uma na ALERJ, no próprio dia 25 e outra aqui em Nova Iguaçu, no dia 28. 

BRIGA A VISTA

           Provavelmente entrarei numa "briga" com alguns Vereadores de Nova Iguaçu. É que  vou lutar pela rejeição de diversos projetos-de-lei  propondo a mudança do nome de ruas. Uma das ruas a ter o nome mudado é a Getúlio Vargas, localizada no centro de Nova Iguaçu (Rua dos Cartórios). A Rua Tertuliano Potiguar, onde funciona a Câmara de Vereadores é outra, e por ai vai. Eu venho travando uma luta contra a mudança do nome de ruas de nossa cidade, pois isto causa um grande transtorno, sobretudo quando se trata de nomes já consagrados. Aliás, alguém sabe como se chama a Rua onde fica o Instituto de Educação Rangel Pestana e o Banco HSBC ? quem souber, por favor, se apresente.

SUB-PREFEITURAS DA POSSE

           O bairro da Posse terá duas sub-Prefeituras. A Av. Henrique Duque Estrada (eixo da Posse) será o divisor. Não custa lembrar que a região elegeu em 2008, 4 Vereadores: Fernando Cid, Pastor Laranja, Anderson Santos e Marquinhos da Cerâmica.

CONSTRUÇÃO ILEGAL

           Hoje pela manhã, vindo de Tinguá, percebi que novas casas estão sendo construídas ilegalmente às margens da RJ-111 (Estrada que liga V.Cava à Tinguá). Já fiz a denúncia a SEMAM  e à SEMCID, pedindo providências imediatas. Tinguá e toda a região do entorno da Reserva Biológica sofre séria ameaça de favelização e de uma ocupação desordenada, que tende a aumentar quando o Arco Metropolitano entrar em funcionamento. Quando eu era o Secretário de Meio-Ambiente, agimos com rigor neste aspecto, inclusive demolindo algumas construções ilegais.

23/02/2011

AGENDA COM JANDIRA

             Logo após o Carnaval, terei algumas agendas conjunta  com a Deputada Federal Jandira Feghali. A primeira delas será com o Vice-Governador Pezão, para tratar de assuntos ligados a obras em Nova Iguaçu; a segunda, será com o Secretário Estadual de Transporte, para falar do passe-livre (riocard) para os portadores de deficiência nos ônibus intermunicipais;  a terceira agenda, será uma visita da Deputada à Igreja do Pastor Marcos Pereira, para que ela conheça o trabalho social de recuperação de drogados que é feito pelo Pastor. Finalizando o ciclo de agendas, teremos um encontro com o pessoal de Nova Iguaçu ligado ao Turismo, compromisso assumido por Jandira ainda na campanha eleitoral de 2010.

PROGRAMA DE TV

            O PCdoB exibirá o seu programa eleitoral no rádio e TV,  no final do mês de março. O eixo principal do programa será  a defesa do Socialismo como marca do partido e fazer um chamamento para novas filiações. Filie-se ao PCdoB .  OBS: Fui contemplado com 5 inserções de 30 segundos cada.

IMÓVEIS PARA IDOSOS E PPD

            Ontem finalmente, consegui fazer andar um Projeto de Lei que obriga a construção de casas adaptadas para idosos e pessoas com deficiência, nos empreendimentos realizados com participação da Prefeitura. A proposta é de reservar 5 por cento dos imóveis para estes segmentos. Coisas simples, como portas mais amplas, barras de apoio nos banheiros, rampas, facilitam e muito a vida de quem tem dificuldade de locomoção.

ANIVERSÁRIO

            No dia 25 de março o PCdoB completará 89 anos de sua fundação. É o partido político mais antigo do país e teve protagonismo nos principais fatos da história do Brasil.  Hoje, a orientação é buscar o crescimento partidário, buscando novos filiados e, princípalmente, aumentando a representação parlamentar. Vamos realizar um ato solene na Câmara Municipal,  marcando a passagem do aniversário do PCdoB, o dia 28 de março.

22/02/2011

TRISTE LEMBRANÇA

           Ao participar hoje do processo interno da Cãmara, de montagem das Comissões Temáticas, lembrei-me de quando cheguei na Casa, em 2001, em que era o Prefeito quem organizava e distribuia os Vereadores nas Comissões. Tenho orgulho de dizer que ajudei a acabar com este ultraje e outras práticas, que fazia da Câmara um verdadeiro quintal da Prefeitura e com que os Vereadores, ao invés de serem vistos como aliados, era tidos e tratados como serviçais.

COMISSÕES PERMANENTES

            A tarde de hoje (terça-feira) na Câmara de Vereadores  foi destinada à montagem das Comissões Permanentes.  O critério para o preenchimento das vagas foi o da proporcionalidade partidária, ou seja, os partidos com as maiores bancadas tiveram a preferência na escolha  das Comissões, como foi o caso do DEM, PT E PMDB. Ao PCdoB, coube a Comissão de Meio-Ambiente, a de Segurança e a de Esporte, Turismo e Lazer.

COMISSÃO DE ESPORTE E TURISMO

            Os Vereadores acolheram minha proposta de criar a Comissão Interna de Esporte, Turismo e Lazer, desvinculando-a da área de Educação e Cultura. Dentre as atribuições da Comissão, estará a de conduzir a homenagem Mérito Esportivo, também criada por mim.

GRAMPO NO GABINETE

            Foi descoberto hoje a tarde, um aparelho de escuta clandestino instalado no gabinete do Deputado Estadual  Xandrinho. Não se sabe se o equipamento já estava lá ou se foi colocado agora. A Polícia está no local.

21/02/2011

O MANDATO É DO PARTIDO

           O STF reforçou a decisão em um novo caso concreto, que o mandato é do partido, mesmo tendo havido coligação. Esta decisão pode repercutir em Câmara de Nova Iguaçu, pois dois novos Vereadores assumiram o mandato na condição de suplentes da coligação e não do partido.  Em breve a justiça irá se pronunciar nestes dois casos. 

SECRETÁRIO EDMILSON

            O camarada Edmilson Valentim, que não conseguiu reeleger-se Deputado Federal em 2010, apesar da boa votação obtida, tem grande chance de se tornar Secretário de Sérgio Cabral. Edmilson tem experiência e competência para dar grande contribuição ao governo do Estado e ao Rio de Janeiro.

GUINADA

            A  grande midia, que até pouco tempo falava que Dilma "comia criancinha", agora tece louros a Presidenta. E olha que ela tomou decisões duras no início do seu governo: cortou gastos, aumentou juros e deu um aumento ao salário mínimo irrisório.  Até o duro Jabour elogiou a Presidenta.  Das duas uma, ou isto é uma forma de fazer um contraponto ao Lula (dizendo que Dilma é melhor que ele ) ou o PT está muito bem entrosado com os "donos do poder de fato".

COPA, OLIMPÍADAS E O MINISTRO

            O Ministro Orlando Silva, dos Esportes,  está sob fogo cerrado. O jornal O Estadão, de SP, tem requentado  "denúncias" envolvendo o projeto "Segundo Tempo", do Ministério. Na verdade, o objetivo é frear um pouco o Ministro  Orlando, que vem avançando como uma grande liderança, principalmente no Estado de São Paulo. Além disto, há os interesses em relação aos investimentos relacionados à Copa do Mundo e Olimpíadas.  Não é fácil  não...

O TRATOR PMDB

           A cúpula do PMDB do Rio tem se reunido para decidir os caminhos a serem seguidos pelo partido, visando a eleição de Prefeitos em  2012.  Alguns nomes estão cotados para receberem o apoio do partido ( e de quebra, do governo do Estado ). Em Mesquita, por exemplo, fala-se na candidatura de Mauro Vasconcelos e  em B. Roxo, do Coronel D'ambrósio. Já em Nova Iguaçu, as conversas giram em torno da reeleição da Prefeita Sheila Gama.

LÉO E CINHA NA PRAÇA

            Amanhã teremos show de Léo e Cinha na Praça do Zé Duro, a partir das 19h.  A dupla toca e canta o melhor da MPB. Vale a pena dar uma passadinha por lá. É de graça.

CULTURA NAS PRAÇAS

           Não é novidade falar que o povo da Baixada tem pouquíssimas opções de participar de atividades culturais e de lazer. Infelizmente a cidade cresceu sem o cuidado de proteger e preservar  os espaços públicos.   Praças, campos de futebol, Feiras Livres, entre outros, são espaços relevantes, de uso comum do povo, democráticos, que precisam não só ser cuidados como é importante estimular a produção cultural e de lazer, pois isto está diretamente ligado à qualidade de vida de nossa população.

CULTURA NAS PRAÇAS

             Temos feito uma experiência na Praça Zé Mendonça ( conhecida por Praça do Zé Duro), na Posse, onde temos estimulado a prática de diversas atividades, como jogos de dama e xadrez, além do futebol, é claro.  Além dos jogos, uma vez por mês,  tem um show musical, que foi muito bem recebido pelos moradores e alguns já estão até dando "palhinha".  Vamos agora iniciar, a pedido dos próprios moradores, uma vez por semana, o projeto "cinema da Praça", voltado para a criançada. O que me anima é que estas atividades ajudam a unir o povo e o custo é muito pequeno. Basta apenas ter vontade de trabalhar.

CARNAVAL DA TERCEIRA IDADE

             Foi um sucesso a festa de Carnaval  realizada no galpão, na sexta-feira passada, direcionada para a turma da terceira idade. O evento foi animado pela  bateria da Escola Acadêmicos do Boi (que deu um show) e teve até concurso de fantasias. Foi um baile de Carnaval dentro da mais antiga tradição e a turma brincou para valer.

CAMINHADA GOSPEL

            Participei no sábado, com uma turma de mais ou  menos 30 jovens da Igreja Batista da Posse, denominada  "Embaixadores do Rei",  de uma caminhada ecológica em Tinguá. Levamos cerca de 4 horas para completar o percurso, que inclui a travessia de rios, banhos de cachoeira e muita subida, para desespero da galera que está acima do peso. Ao final todos gostaram.   As imagens estarão disponíveis no site "projetotinguá" a partir de terça-feira (amanhã).  

18/02/2011

PAPO COM MULHERES

            Tenho conversas marcada hoje com as Deputadas Rejane ( Estadual) e Jandira Feghali ( Federal ). Na pauta, a definição de um projeto visando o crescimento e fortalecimento do PCdoB, tendo por base a eleição de 2012. Defendo que um grande desafio que se coloca diante do partido é ampliar a bancada de Depútados, que há anos estacionou em 1 Estadual e 1 Federal.

SHEILA X BORNIER

             Há uma corrente de opinião  que afirma que o Deputado (suplente) Nelson Bornier será aliado da Prefeita Sheila Gama na eleição de 2012, podendo inclusive indicar o seu vice.  Se olharmos o tabuleiro político da cidade e observarmos como as peças se movimentam, chegaremos a conclusão de que a tese não é absurda, pois várias pessoas ligadas a Bornier já estão ocupando espaços  no governo municipal.   Em termos eleitorais, a aliança da Prefeita com Bornier aparentemente  seria muito boa, pois ele, apesar das seguidas derrotas que  teve e de estar na contra-mão do PMDB (apoiou Serra, brigou com Cabral, ) , ainda é uma grande liderança local.  O problema é que esta decisão pode afastar outros aliados, ou mesmo dificultar outras alianças. Será o caso de por na balança o que se perde e o que se ganhará, caso a tese se confirme.





MULHERES

            As mulheres dominaram tudo:
A Presidenta do meu país, é uma mulher ;
A Prefeita da minha cidade, é uma mulher;
A Presidenta do meu time de coração, é uma mulher;
A Presidenta do meu partido, é uma mulher;
Na ALERJ sou suplente de  uma Deputada  mulher
Na minha casa quem manda é uma mulher;
E como se não bastasse, a minha chefe na Polícia Civil, agora é ... uma mulher.

SEXTA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO

           O título serve para reflexão de como o tempo anda rápido. Janeiro ja se foi, Fevereiro tá indo e Março promete voar ( o Carnaval vai dar um empurrãozinho). Para quem já tem um pouquinho mais de idade, isto é terrivel. Para quem é governante e precisa apresentar serviço, idem.

MAIS UMA

            Mais uma empresa de Nova Iguaçu está arrumando as malas para deixar a cidade. É uma fabricante de colchões, que vai se instalar na cidade de Saquarema.  A situação está critica, e várias empresas estão deixando a cidade, procurando locais em que há algum ttipo de incentivo para seus negócios.  Vou pedir uma audiência píblica  na câmara, envolvendo o comércio, indústria e o governo municipal. A,lguma coisa precisa ser feita, o que não dá é ficar andando para tráz.  Sou de opinião que os governos municipais ( todos, sem exceção ) foram omissos em relação ao desenvolvimeto econômico da cidade.

17/02/2011

DEBATE SOBRE O ARCO 1

            Participei  hoje, quinta-feira, na  sede da FIRJAN/NOVA IGUAÇU de um encontro para falar sobre a elaboração  do Plano Diretor  do Arco Metropolitano. Este Plano vai indicar as vocações e potencialidades que serão geradas para cada região a ser cortada pelo Arco Metropolitano e servirá de base para que os municípios possam direcionar e planejar seus investimentos.   O evento foi promovido pela regional da Firjan na Baixada, que é presidida pelo Dr. Carlos Erane e contou com a participação da Prefeita Sheila Gama e Artur Messias. Duas apresentações sobre potencialidades foram feitas, uma pelo Sub-Secretário de Obras do Estado – Vicente Loureiro e outra pela própria FIRJAN.  Também estiveram presentes os Vereadores Ferreirinha e Marly e os Secretários Municipais da Cidade e de Meio-Ambiente.

DEBATE SOBRE O ARCO 2

           Tanto Vicente quanto a FIRJAN fizeram uma análise otimista sobre os reflexos positivos do Arco para a Baixada, mas citaram a necessidade de investimento em infra-estrutura (saneamento, drenagem, fornecimento de água ) e em outras áreas, como energia e comunicação.

DEBATE SOBRE O ARCO 3

           Eu recebi o convite para participar do debate diretamente do presidente da FIRJAN – DR. CARLOS, que fez questão de salientar nossa luta em defesa de Nova Iguaçu, envolvendo o Arco Metropolitano, tanto na defesa ambiental quanto no desenvolvimento econômico. E foi bom ver hoje que nossa luta não foi em vão, pois o Turismo na região próxima ao Arco foi reconhecida pelo governo do Estado como uma das potencialidades de Nova Iguaçu.

DEBATE SOBRE O ARCO 4

            O trabalho apresentado foi muito bom. Solicitei cópia das apresentações, pois algumas coisas poderão ser inseridas no Plano Diretor de Nova Iguaçu. Sugeri ainda que fosse feito um estudo visando orientar os governos sobre qualificação e capacitação de mão-de-obra, informando quais as áreas de maior demanda de profissionais ( Siderurgia, Petroquimica, Logistica, etc ). Vicente acolheu a sugestão e vai incluir esta informação no Plano Diretor do Arco.  A Prefeitura precisará trabalhar no sentido de preparar nossos trabalhadores para estes mercados que estão sendo criados.

DEBATE SOBRE O ARCO – FINAL

           A obra do Arco pode melhorar muito a vida da população de Nova Iguaçu e a economia da cidade. Tudo vai depender de como a política vai tratar do assunto . Guardadas as proporções, ousaria dizer que o Arco está para Nova Iguaçu assim como o Pré-sal está para o país. O que me entristece é saber que tem gente que ainda sente orgulho de dizer que não gosta de política.

16/02/2011

MUDANÇA DO NOME DE RUAS

            Dois projetos-de-lei propondo a mudança da denominação de ruas em Nova Iguaçu tramitam na Câmara de Vereadores. Eu vou tentar convencer os autores a retirarem a proposta, argumentando que a mudança do nome de uma rua provoca uma série de problemas.  Na semana passada, por coincidência, uma moradora da Posse veio me pedir ajuda,  pois a Justiça, para julgar uma ação de inventário, exigiu  que ela juntasse a Lei que alterou o nome da rua onde ela tem um imóvel, pois há divergência entre o que consta na escritura e o nome atual. Isto é só um exemplo, pois os desdobramentos são grandes e não justificam a mudança, por mais importante e merecedor  que seja o homenageado com nome de rua. 

MUDANÇA DO NOME DE RUAS

           Além disto, há o aspecto cultural que deve ser levado em consideração. Há ruas com nomes consolidados, conhecidos por todos, referência para muitos. Imaginem trocar o nome da Rua Nilo Peçanha, como fizeram com a finada 13 de maio, que virou Mário Guimarães mas que ninguém conhece por este nome.  Enfim, espero que prevaleça o bom senso.

SAIU NO D.O.

            Foi publicado no Diário Oficial de hoje, quarta-feira, a exoneração da Coordenadora do Esmuti - Márcia Cid.  Márcia ficou quase 5 anos administrando a Casa que é destinada ao pessoal da terceira idade e ao longo deste tempo muita coisa legal aconteceu, apesar das dificuldades enfrentadas.  Várias atividades e projetos foram implantados, como a consulta de enfermagem, o incremento da hidroginástica, as aulas de Teatro e Dança, Informática, entre outras.  O número de idosos que frequentam à casa passou de 280 (quando ela assumiu) para quase mil pessoas.  Márcia cumpriu uma etapa, certamente alguma saudade ficará, porém o importante é que ela deixa o cargo com a certeza de que fez o melhor que podia. Bola pra frente Marcinha, que o novo desafio que a Prefeita lhe confiou é de grande importância para a cidade de Nova Iguaçu.

SONDAGEM

            Um grupo de empresários Italianos anda rondando a região de Tinguá e Adrianópolis em busca de terras para comprar. Não falam para qual finalidade, mas desconfia-se que é para construção de um investimento na área de hotelaria. 

VISITA ILUSTRE

            Quem anda visitando o blog é o meu amigo e parceiro de Câmara, o Vereador CARLOS FERREIRA - O FERREIRINHA. Fiquei feliz ao ver seu comentário.  Ele está empenhado em ajudar   o time do  COBREX, que já tem até um site. Quem puder, faça uma visita. Não sei bem o endereço, mas basta ir no google e clicar COBREX. Valeu Ferreira!

RESPONDENDO AO PASTOR

           Em resposta ao Pastor Adeylson ( obrigado por sua frequente visita ao blog), quero dizer que  o fato do Secretário de Segurança  Beltrame  sair mais ou menos fortalecido não significa muita coisa,  pois ele, que é Delegado Federal, está no cargo de passagem. O que é preciso considerar é que o importante  é trabalhar para fortalecer as Instituições, pois elas são perenes. Uma ação daquela, promovida pela PF, atingiu a todos os policiais, aos bons e aos maus. a quem tem culpa e a quem não tem,  e as consequências são péssimas para todo mundo, ou alguém poderia concordar que ter uma instituição policial fraca, desmoralizada e desmotivada possa ser bom para alguém ( me refiro às pessoas de bem ).   Não sou contra a ação da PF, mas da forma como foi  realizada, que deixou dúvida se não tinha embutido o objetivo de derrubar o Chefe de Polícia. 

RESPONDENDO AO ALCY

            Prezado Alcy, a Lei que institui o Plano Diretor deve seguir um rito, ditado pelo Estatuto das Cidades. Uma das etapas, é a participação da sociedade, em Audiências Públicas, definindo as metas e prioridades. O PD que se encontrava na CMNI obedeceu a este rito e foi elaborado durante a gestão do Prefeito Lindberg. A Cãmara, em seguida,  também fez o seu papel, criou uma Comissão para dar uma "revisada", reconvocou setores da sociedade para debates pontuais ( turismo, desenvolvimento econômico, cultura, etc ).  Algumas propostas foram inseridas, aperfeiçoando o projeto original. Feito isto, o projeto estava pronto para ser votado. Eis que, então, houve a troca de governo e a Prefeita Sheila Gama requisitou o projeto para seu gabinete  e apresentou um  novo, um substitutivo. Criou-se então,  um problema, no meu modo de ver, pois este novo Projeto não passou por debates com a sociedade. Acho que o COMPURB deverá ser chamado para avalisar a nova proposta.  Não é fácil não, parceiro. Só quem vive de fato a política consegue entender o que se passa nos bastidores. Concluo dizendo que ninguém mais do que eu quer ver o Plano Diretor aprovado. Falei sobre isto ontem na reabertura dos trabalhos da CMNI.

DISPUTA NA POLÍCIA

           A luta interna na Polícia Civil do Estado acabou sobrando para o Delegado Allan Turnowisck, que até ontem era o Chefe da Corporação. Aliás, sobrou para todo mundo, até mesmo para o Secretário Beltrame, que sofreu duras criticas, principalmente da Associação dos Delegados,  por ter permitido que a Polícia Federal fizesse, sozinha,  uma operação, inclusive fechando Delegacias, sem a presença, pelo menos, da Corregedoria. Fala-se que a intenção era mesmo a de derrubar Allan e que para seu lugar estava sendo preparado o Delegado Ferraz, que chefiava a DRACO e que também acabou entrando no rolo. Moral da história: tudo o que a polícia civil acumulou de positivo nos últimos meses, com prisões importantes e principalmente o protagonismo que teve na ocupação do morro do Alemão e Vila Cruzeiro, foi por água abaixo. É uma pena.

15/02/2011

ACONTECEU NA CÂMARA

             Em meu pronunciamento da tribuna, propus que a Câmara colocasse na pauta de prioridades, o debate sobre Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico da cidade. Falei também da importância de aprovarmos o Plano Diretor da Cidade e por fim destaquei a importância da aproximação da Prefeitura com a Câmara, argumentando que o êxito do governo seria o êxito da cidade e dos Vereadores  e que o contrário também era verdadeiro.

ACONTECEU NA CÂMARA

             O reinício dos trabalhos na Câmara, hoje, contou com a presença dos Secretários de Governo e o da Cidade, Coronel Marcelo e José Rogério respectivamente. José Rogério, que falou em  nome da Prefeita Sheila Gama,  frisou a intenção do governo de trabalhar em parceria com os Vereadores.

14/02/2011

NEGUINHO IGUAÇUANO

            O cantor, compositor e intérprete de samba NEGUINHO DA BEIJA-FLOR participou nesta segunda-feira do programa BEM-AMIGOS, do canal SPORT TV e que fala de esportes. Neguinho vestia a camisa do Nova Iguaçu Futebol Clube e afirmou ter comparecido a todos os jogos do time, à exceção do de ontem, contra o Boavista.  É impressão minha ou isto tem algum objetivo político  ?  Afinal de contas dizem que o artista pretende ser candidato a Prefeito aqui da cidade.

ESMUTI

            O Diário Oficial de amanhã deve publicar a saída da Márcia Cid  do ESMUTI - ESPAÇO MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE.  Porém um novo desafio virá pela frente. A Prefeita Sheila Gama convidou Márcia para "tocar" a pasta do TURISMO.  

SABE DAS COISAS

            A Prefeita Sheila Gama "contratou" um craque para o jogo da política, que este ano deve se intensificar. Trata-se do Secretário da Cidade José Rogério, que tem longa experiencia na política, tendo sido chefe de gabinete do ex-deputado Vivaldo Barbosa. Rogério tem se movimentado bastante nos bastidores da política iguaçuana.

FIM DE CARREIRA

            Ronaldinho Fenômeno, um dos maiores jogadores dos últimos tempos, decidiu encerrar a carreira. Acho que os últimos fatos envolvendo a torcida do Corinthians, contribuiram para a decisão do jogador. Ele não merecia o tratamento que teve por parte de um grupo de torcedores insatisfeitos com a desclassificação do timão na Taça Libertadores.  Ronaldinho foi achincalhado e esqueceram que ele deu muitas alegrias ao povo brasileiro através da arte que tão bem desenvolveu. Soube ser ídolo, é respeitado e querido por onde passou. 

FIM DO RECESSO

           Amanhã a Câmara de Vereadores reinicia as sessões plenárias que marca o fim do recesso.

FALANDO DE FUTEBOL

           O Nova Iguaçu Futebol Clube não conseguiu vencer o time do Boavista ontem, em jogo realizado no Estádio do Laranjão. Apesar da derrota, o time da cidade jogou bem, foi audacioso, mesmo enfrentando uma equipe bem montada e com jogadores experientes como a do Boavista. O placar foi 5 x 2. Valeu Nova Iguaçu!

SAIU NO EXTRA

            A coluna da Berenice, no Jornal Extra, publicou nota´na edição de hoje,  dizendo que a Câmara de Vereadores vai instalar uma CPI contra a Prefeita Sheila Gama. Segundo a nota, estariam "conspirando" pela abertura da CPI, eu e o Presidente Marcos Fernandes, citando também o nome de Rogério Lisboa, Walney Rocha, Tuninho da Padaria, entre outros. Só faltou incluir o Bornier .  Primeiramente quero dizer que  "nota ' em coluna não é matéria. Nota  são informes não confirmados, buchichos e, em alguns casos, intriga que se faz. Depois, dizer que não há verdade no que foi dito, pois não estou envolvido em nenhum processo de abertura de CPI nem muito menos ouvi falar que exista este comentário na Câmara. Na minha humilde opinião, Nova Iguaçu precisa é de unidade das forças políticas para que a cidade ande para a frente. Já falei isto a Prefeita.

13/02/2011

SECRETÁRIA ANA ROCHA

            O governador Sérgio Cabral confirmou o  convite para a Presidenta Estadual do PCdoB no RJ - ANA ROCHA assumir a Secretaria Estadual das Mulheres. Ana é mais do merecedora, pois possui uma história de luta em favor da liberdade e em especial, pela afirmação da mulher na sociedade. O ato de posse deve ser em março, mês em que se comemora a passagem do dia Internacional da Mulher.  Parabéns Ana Rocha.

ANIMADA

            A Deputada Federal Jandira Feghalli está animadíssima com o novo mandato que conquistou. Na festa que promoveu na última quinta-feira, ela me disse que pretende jogar papel nas eleições de 2012, sobretudo nas grandes cidades .  Jandira é uma das pessoas mais respeitadas no meio político do país, reconhecida por seus próprios pares e, óbvio, pelos eleitores, que sempre lhe garantem votações expressivas.

PIADINHA DA INTERNET

           Corre na net uma sugestão para o Vasco da Gama não ser rebaixado para a segunda divisão do campeonato carioca. Basta atear fogo na sede de São Januário (hahahahaha ) .  ( a piada foi inspirada na decisão da Liga das Escolas de Samba de  não rebaixar as agremiações  que tiveram seus barracões queimados no incêndio que ocorreu na cidade do samba, na semana passada ) .  Isso é idéia de flamenguista, não é não ? 
OBS: A PIADA FOI CONTADA ANTES DA MASSACRANTE, EXTRAORDINÁRIA, HISTÓRICA, HUMILHANTE, ESTUPEFANTE VITÓRIA DO VASCO POR 9 X 0 SOBRE O AMÉRICA.  (desculpe a babação gente, é que eu tenho eleitor vascaíno )
Comentem ai, galera !!!

RECONTAGEM

           A Prefeitura de Nova acertadamente pediu a recontagem da população Iguaçuana. A Câmara de Vereadores também  se mexeu e pediu informações ao IBGE  sobre os critérios para se chegar aos números oficialmente apresentados.  Uma oisa é certa, existem mais de 750 mil pessoas morando na cidade.

12/02/2011

TRISTEZA

            Pelo menos duas empresas  estão deixando a cidade. Uma deve ir para Queimados; a outra para Japeri. Será uma grande perda, pois as duas empresas devem gerar uns 300 empregos diretos mais os tributos que pagam e que revertem para a cidade. Dá vontade de chorar !!! 

ALÔ, GALERA!

            Amanhã é dia de torcer para o Flamengo vencer o Resende e para o NOVA IGUAÇU vencer o Boavista. Se isto acontecer, disputarão a semi-final do Campeonato Carioca:  Fluminense, Botafogo, Flamengo e ...... Nova Iguaçu.  Já comprei meu ingresso para ir ao Estádio do Laranjão .

SENSACIONALISMO E PIROTECNICA - RÉPLICA

            Respondendo ao meu camarada Jayme, quero dizer que o Beltrame deu esta desculpa depois das criticas que começou a sofrer por parte dos policiais  ( não dos que foram presos, mas dos demais, trabalhadores, ciosos de seus deveres, que se sentiram humilhados, ultrajados com a ação ). Você consegue imaginar, meu caro Jaime,  a polícia civil invadindo a sede da polícia federal, fechando delegacias e fazendo busca e apreensões, sem que nenhum órgão da própria Federal acompanhe. Outra coisa: dizer que tinha medo de vazamento. Ora bolas, as provas já tinham sido colhidas e todos os envolvidos tinham endereço certo e sabido.  E digo mais, a investigação é extremamente confusa, pelo que li nos jornais: estão investigando milicia, tráfico de armas, tráfico de drogas, corrupção, tudo ao mesmo tempo.   Vamos ver o final. 

PIROTECNIA E SENSACIONALISMO

            Todo mundo tá cansado de saber que tanto a Polícia Federal quanto o Ministério Público adoram promover ações e operações policiais cercadas de pirotecnia, como a que foi desencadeada ontem (sexta-feira) envolvendo a polícia civil e que criou uma situação, no minimo constrangedora, com invasão de delegacia, busca em  armários e em viaturas policiais e ainda levaram o Chefe de Polícia - Dr. Allan para ir depor na sede da PF na Praça Mauá. Não faço a defesa de policiais corruptos, muito pelo contrário, mas o Secretário de Segurança (que é Delegado Federal ) não poderia deixar macular tão gravemente a  polícia civil . Ele tinha instrumentos para agir em conjunto com a Polícia Federal, pois afinal de contas a Corregedoria esta ai para isto. Fizeram uma fumaça danada. Vamos ver o resultado.

11/02/2011

BLOG DO ALMEIDA

            O Blog do Almeida verdadeiramente se consolidou como uma fonte de consulta e notícias da política iguaçuana. Seu alcance é tão grande que já está pautando a conduta de muita gente boa, dentro e fora do governo. As notas publicadas no blog incomodam e tiram  o sono de muita gente. Esse Almeida é fera. Ah!, a Cláudia Maria também.  Certo dia, uma pessoa veio até mim reclamando que seu nome tinha saido no blog do Almeida. Dei-lhe um conselho: se voce não quer sofrer, deixe de ler o blog !!!  Acho  que o reclamante pensou que eu, por ser amigo do Almeida, teria alguma influência nas postagens.

LAMBAERÓBICA

            Depois do Carnaval, vamos reiniciar a atividade de dança no meu galpão da Posse. Estamos em entendimento com a Professora Luciana Bessa, que tem talento e nome suficiente para atrair a galera jovem que gosta de mexer o quadril.

AO SOM DO REGGAE

           Hoje a noite vai rolar um reggae no Clube Nilopolitano, com show da banda Ponto de Equilibrio. Quero confessar minha tendência "regueira" e pretendo ir, se a Márcia topar, curtir a mensagem de  paz, amor, luta e justiça social que é trazida pelas tribos do reggae.

POLICIAIS PRESOS

            A Polícia Federal deflagrou uma operação no Rio de Janeiro que prendeu 28 policiais, civis e militares, todos suspeitos de envolvimento com corrupção. Duas delegacias policiais ( 22 e 17 DP) sofreram  busca dos agentes federais. O Chefe de Polícia, Dr. Allan, foi chamado a prestar informações. Enfim, uma situação muito desagradável, que joga por terra todo o esforço que estava sendo feito no sentido de recuperar  a imagem da polícia perante a opinião pública.  A instituição policial sofre com as ações isoladas de alguns de seus membros.  Este fato pode custar o cargo de Chefe de Polícia ao Dr. Allan  Turnovisck, que vem realizando um excelente trabalho. Lamantável.

10/02/2011

CORTE NO ORÇAMENTO

             O Ministro Guido Mantega foi para a televisão ontem anunciar corte na casa de 50 bilhões de Reais no orçamento da União. Todos os Ministérios terão que apertar o cinto. O objetivo é conter  a inflação. Há o compromisso de não mexer com o PAC e suas obras. Vamos ver.

AMEAÇA DA DENGUE

            Duplicou os casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. A Secretaria Estadual de Saúde demonstra grande preocupação de ocorrer uma epidemia da doença e destaca o retorno do virus tipo 1 e a chegada de um novo vírus, tipo 4.  O pico do problema deve ocorrer lá para o mês de março. A hora agora é de previnir, o que é dever de todos.

LUXEMBURGO NO NOVA IGUAÇU

Patricia, Janio, Wanderley e Fernando Cid na sede do NIFC
           O Nova Iguaçu Futebol Clube recebeu hoje (quinta-feira) na hora do almoço, a visita do treinador do Flamengo - Wanderley Luxemburgo e da Presidenta do Clube da Gávea - Patrícia Amorim. Vieram conhecer as dependências do Nova Iguaçu.  Chegaram de helicóptero justamente na hora em que o Globo Esporte passava uma reportagem falando justamente do .... Nova Iguaçu Futebol Clube. Eu que tinha ido casualmente almoçar no restaurante do clube, acabei testemunhando o  fato e ainda tirei uma foto com eles.

09/02/2011

CENSO ESCOLAR 2009

            A investigação sobre o Censo Escolar de 2009 aponta que nem todas os alunos da rede municipal estudavam em tempo integral. É o que disse a CGU - Controladoria Geral da União. O Prefeito a época do censo - Lindberg Farias se defende dizendo que o modelo implantado pelo projeto bairro-escola previa que as atividades fossem feitas em outros espaços físicos, fora das dependências  das escolas. Pelo que li nos jornais, a comprovação da frequência dos alunos foi medida apenas pela lista de presença na escola. A decisão da CGU será encaminhada para o MPF e para o INEP, órgão ligado ao Ministério da Educação para aprofundar as investigações.

08/02/2011

AVENTURE-SE

            A imagem fala mais do que mil palavras.
             Estas fotos foram tiradas do alto da Fazenda Faísca, num domingo, por volta das 0630h da manhã. Estávamos eu, Diogo, Darlis e Jordan  numa caminhada, em direção ao sitio do Isaac.

TAPA BURACOS

            O Secretário da Cidade, José Rogério, confirmou que a turma da CODENI que faz o serviço de  "tapa-buraco" estará no bairro da Posse nesta quarta-feira, atendendo nossa solicitação para reparos em diversas ruas.  Aliás, já falei aqui,  José Rogério desenvolve bem a arte da política e certamente será muito útil ao governo de Sheila Gama.

SEMOB VAI VIRAR SEMDEF

            O DO de hoje publicou a exoneração de praticamente todos os ocupantes de cargos comissionados na SEMOB, Secretaria que cuidou das obras realizadas com recursos próprios do Município. Parece que ela vai ser transformada na Secretaria da Pessoa com Deficiência.  Fica no ar uma pergunta: o Deputado Federal Walney Rocha brigou com o governo ou quer apenas liberdade para tentar credenciar-se como candidato a Prefeito desta cidade?

CRECHE DA COBREX

            A Prefeita Sheila Gama vai inaugurar uma creche na próxima segunda-feira, no bairro Cobrex. Quem ganha ponto com isto é a Secretária de Educação - Dilcéia Quintella, que tem trabalhado duro para criar vagas em escolas e creches.

RÁDIO CORREDOR

            Deu na "rádio corredor" que o ex-Deputado Rogério Lisboa estaria tratando com Jandira Feghalli, seu ingresso no PCdoB.  Eu fico impressionado como  notícias como estas  nascem, crescem e se reproduzem, assumindo ares de verdade absoluta. 

MERENDA ESCOLAR

           Não funcionou o chamamento que a Prefeitura fez para cadastrar os pequenos produtores rurais visando  habilitá-los como fornecedores de merenda para as escolas do Município. Ninguém compareceu. Sinceramente, acho que houve  falha na comunicação com os principais interessados, que são os agricultores e é preciso levar em consideração que a maioria esmagadora deles não acessa a Internet nem le o Diário Oficial.

SECRETÁRIO IGUAÇUANO

           A pasta da Cultura está sendo conduzida pela nossa amiga Silvia Regina. Tudo bem que é interinamente, mas não deixa de ser  um prêmio a uma artista da cidade, que tem longa jornada de luta pela cultura em Nova Iguaçu e na Baixada.

POR ONDE ANDAM ?

           Um dia desses repassava um pouco esses últimos anos da política  em Nova Iguaçu e me veio a mente,  algumas pessoas. Ex-Vereadores existem vários, gente que teve votação expressiva numa eleição e que sofreu o baque nas urnas na eleição seguinte.  A vida pública é mesmo cruel, faz o tempo passar sem a gente sentir e faz pessoas desaparecerem sem que ninguém perceba ( e em alguns casos, dê falta ).

07/02/2011

FOGO NAS FANTASIAS

            Um grande incêndio toma conta da Cidade do Samba, atingindo galpões de diversas escolas, dentre elas a Grande Rio, Portela e União da Ilha. Vamos ver o tamanho do estrago, mas certamente vai prejudicar bastante o desfile na Sapucaí.

CONSELHO DE SEGURANÇA

           Está marcado para o dia 17 de fevereiro, a definição dos membros do Conselho Municipal de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania. . Alguns setores e órgãos terão asssento garantido, como é o caso da polícia civil, polícia militar e Prefeitura de Nova Iguaçu. Já pela  sociedade civil, a representação se dará por segmento, com representação  do comércio, indústria, transporte, educação e movimentos sociais. Tenho dito para o Coordenador dos Conselhos - Luis Henrique da importância de montar o Conselho com pessoas que queiram realmente discutir o tema, que é de altíssima relevância para o povo da baixada.

MAIS UMA UPP

           O Governo do Estado implantou mais uma UPP na cidade do Rio de Janeiro. Desta vez foi no complexo do São Carlos,  que fica localizado no Centro do Rio, próximo ao sambódromo.  Está se fechando o cerco e sendo atingida a meta de criar um "cinturão de segurança" para a cidade maravilhosa. O problema é que a vagabundagem que atuava nas comunidades hoje controladas pela polícia, vai se deslocar para algum lugar, e a Baixada certamente vai sofrer as consequências. Tenho dito e repetido isto.

DESAFIOS PARA 2011 - CÂMARA DE VEREADORES

            Terei como meta paras 2011, aprovar na Câmara de Vereadores os seguintes Projetos-de-Lei, todos  de minha autoria:
- O que crias as Áreas de Interesse Turístico no Município;
- O que trata do destino final dos Resíduos da Construção Civil (entulho);
- O que mormatiza o funcionamento dos Conselhos Municipais na cidade;
- O que obriga a construção de imóveis adaptados para Idosos e PPDs.
           Além destes projetos de Lei, vou me esforçar para que o Plano Diretor da Cidade seja finalmente aprovado.

FALANDO DE FUTEBOL

           O time do Nova Iguaçu Futebol  Clube assumiu a terceira colocação no seu grupo e pode ir para as semi-finais do campeonato Carioca. Para isto,  precisa vencer o time do Boavista, em jogo que será realizado no próximo domingo no Estádio do Laranjão e torcer para o Flamengo derrotar o time do Resende.  Neste final de semana, o Nova Iguaçu venceu o Resende por 2x1 e o Fla venceu o Boavista por 3x2, resultados excelentes para o time de nossa cidade. Vamos torcer.

FIM DO RECESSO PARLAMENTAR

            No dia 15 de fevereiro termina o recesso parlamentar, período em que não há sessões ordinárias nas casas legislativas.  Não confundir recesso parlamentar com férias, pois a atividade política não se resume às sessões plenárias e muitos dos Senadores,  Deputados e Vereadores continuam trabalhando, mesmo durante o recesso.

04/02/2011

INDIGNAÇÃO AMBIENTAL



É grande o impacto da obra, principalmente no trecho de NI.
              Começa hoje o plantio de mais de 1 milhão de árvores no Pico da Pedra Branca, que fica localizado no bairro de Realengo-RJ.  Os recursos para o plantio vem da compensação pela obra do Arco Metropolitano, que vai cortar Nova Iguaçu e outras cidades da  Baixada e que vai causar ou  já causou, um grande impacto ambiental em nossa cidade. A indignação vem do fato de não ter sido encaminhado nenhum tostão para Nova Iguaçu nem o plantio de uma arvorezinha sequer, como compensação ao estrago que está sendo feito, sobretudo se levarmos em consideração que a Estrada vai passar por diversas áreas de preservação ambiental e muito perto da Reserva Biológica do Tinguá.   Gente, não dá pra aceitar isto sem protestar. Vamos nos mexer!!!

PREVISÃO DO TEMPO

          

      A previsão é de muito sol  para o final de semana em Nova Iguaçu. A meteorologia garante que não vai chover.  Tinguá é um bom refúgio para quem puder e quiser fugir  do calor. Fica a sugestão.

PENSAMENTO DO DIA

             "QUANDO NADA É CERTO, TUDO É POSSÍVEL"  . ( Margareth Dralble, Escritora)

APAGÃO

            Num momento em que é intensa a luta para indicar os dirigentes de Furnas , com denúncias, dossiês e queimações das mais diversas entre os postulantes aos cargos de direção da Estatal, o Nordeste sofreu ontem um "apagão" que deixou às escuras diversos Estados.  Uma coisa é certa, se queremos realmente figurar no topo da economia mundial, precisamos de investimentos em energia

VASCO DA GAMA

            O Vasco da Gama arrancou um empate suado com o Volta Redonda ontem a noite e conseguiu marcar o seu primeiro ponto em 5 jogos. Tem muito vascaíno sentindo saudades do Eurico Miranda.

PRISIONEIRO FASHION

           O Secretário de Segurança do Estado do Tocantins resolveu trocar a cor dos uniformes dos presos: as mulheres usariam roupas na cor   verde limão   e os homens,   rosa   ( ou pink, para ser moderninho). Houve protestos e teve gente que pediu até o afastamento do Secretário. O argumento usado por ele é de que estas cores deixam as pessoas mais calmas.

03/02/2011

CAÇA E CAÇADOR

             O encontro dos Senadores Fernando Collor e Lindberg Farias foi digno de registro, pois os dois foram protagonistas de um dos fatos mais marcantes da história recente do país, que foi o processo de cassação de Collor da Presidência da República, em que Lindberg teve atuação destacada como dirigente estudantil da época. Pelo sorriso de ambos ao se encontrarem  na solenidade de posse no Senado,  deu a entender  que o fato pertence apenas a história.

PARA REFLEXÃO

           "Quando uma porta da felicidade se fecha, outra se abre. Muitas vezes ficamos tanto tempo olhando a porta fechada que não vemos a que se abriu " ( Helen Keller, escritora e educadora. )

WAGUINHO

            O cantor Waguinho, que foi candidato ao Senado e obteve quase 1,4 milhão de votos, não está de braços cruzados na política. Tem participado de encontros com partidos e lideranças políticas.  A votação que ele teve em 2010 o colocou bem posicionado no jogo político, afinal de contas quem vai desprezar um candidato de 1 milhão de votos ?

PASTOR MARCOS INTERNACIONAL

           O Pastor Marcos Pereira, de Eden, foi convidado para realizar palestras nos Estados Unidos. Vai viajar para lá por estes dias, levando sua experiência com a reabilitação de drogados, de mediador de conflitos em prisões e, é lógico,  o dom espiritual que Deus lhe deu.

RETORNO DOS IDOSOS

             A partir da próxima segunda-feira os14 grupos que compõem o nosso projeto dos Grupos de Convivência, voltarão à atividade.  Este projeto existe desde 2002 e é voltado prioritariamente para a turma com mais de 60 anos de idade. Os 14 grupos existentes mobilizam quase duas mil pessoas.  Ah! o projeto funciona  de forma initerrupta durante todo este tempo, e não só em época de campanha eleitoral.

FAMÍLIAS REUNIDAS

            Como havia anunciado, colocamos ontem um "telão" na Praça do Zé Duro para exibição do jogo do Flamengo. Foi um maior sucesso. O bacana foi ver os moradores  saindo de suas casas, com cadeirinas de praia, para assistirem ao jogo.  Acho que a idéia foi aprovada.  Como sempre, os camaradas sapão, darlis e napô deram grande ajuda. O Manel ficou com a montagem do equipamento.

WWW.PROJETOTINGUÁ.COM

            Quem conhece o trabalho político que realizo como Vereador sabe do esforço que tenho feito para desenvolver o turismo aqui em Nova Iguaçu. Neste sentido,  tenho  convidado grupos para visitas e caminhadas pelo entorno da Reserva Biológica do Tinguá, e o resultado tem sido fabuloso, pois todos saem surpresos e  maravilhados com o que veem.  Se você tiver um tempo ( e alguma disposiçao para uma caminhada ), terei maior prazer de servir de "guia". É grátis. Quem quiser saber mais sobre tinguá, acesse o site mencionado no título desta postagem.

VALEU NOVA IGUAÇU

           O time do Nova Iguaçu está de parabéns. Fez uma bela partida, mostrou talento e organização e, apesar de ter perdido por 1x0, teve moral para enfrentar o time do Flamengo, sua coleção de ídolos, torcida e todo o aparato montado para a estréia de Ronaldinho.  Foi bacana ouvir os comentaristas da Globo falando da cidade, do que representa a laranja, símbolo do Nova Iguaçu e da própria cidade e ver nossos garotos na vitrine do futebol profissional. O empate seria um resultado mais justo.

VALEU NOVA IGUAÇU

           Tenho falado muito do Clube Nova Iguaçu aqui no blog e em outros ambientes. Faço isto por entender que a ascensão do Nova Iguaçu  no futebol pode contribuir para melhorar a imagem da cidade e elevar a auto-estima do nosso povo.  Nossa cidade, e a baixada como um todo, sofre grande discriminação e preconceito e temos uma imagem associada à pobreza  e a violência.  O Esporte, assim como o Turismo, podem ser instrumentos para mudança desta imagem. Eu gostaria muito que a cidade de Nova Iguaçu fosse conhecida também por suas  belezas naturais, pelos talentos que possui e pelas coisas boas que produz, que não são poucas.

02/02/2011

PRESIDENTE PAULO MELLO

           O Deputado Estadual Paulo Mello foi eleito para presidir a  Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro durante os próximos dois anos. Não houve disputa, pois  apenas uma chapa concorreu, como consequência de um acordo político com o Deputado Brasão, que retirou sua candidatura. Porém  uma coisa me chamou a atenção: nenhum Deputado da Baixada faz parte da Mesa Diretora da Casa.

TELÃO NA PRAÇA

            Um telão será instalado hoje na Praça do Zé Duro, onde será exibida a partida entre o Flamengo e o Nova Iguaçu. E por falar no Nova Iguaçu, achei legal a iniciativa da empresa iguaçuana Nyeli, que patrocina o time da cidade, de publicar anúncio de meia página no jornal O Globo na qual ressalta o time do Nova Iguaçu.

01/02/2011

VIA LIGHT - ROTA DE FUGA DE MARGINAIS

           A Via Light tem servido de rota de fuga para a bandidagem. Além disto, não é pequeno a incidência de roubos de veículos no trecho que atravessa o Centro de Nova Iguaçu. Vou propor que o Conselho Municipal de Segurança cobre uma ação mais eficaz e permanente de controle e fiscalização da Via Light, como já é feito em outras vias, como a Vermelha e a Amarela.  Antes disto, vou conversar com o Comandante do Batalhão e o Delegado da 52DP, responsável pela área.

OLHO NO CHAPADÃO

            Eu tenho falado insistentemente que os moradores de Nova Iguaçu e da Baixada como um todo sofrerão os reflexos e os efeitos colaterais do projeto de Pacificação dos morros da cidade do Rio de Janeiro. Vejam só: no último final de semana 4 pessoas foram assassinadas em Nilópolis e ontem houve um assalto audacioso dentro do Top Shopping de Nova Iguaçu, que resultou na morte de uma pessoas e que gerou grande pânico. Tenho informação de que muitos marginais que se escondiam nas favelas pacificadas estão procurando abrigo no Morro do Chapadão, que fica na Pavuna, bem atrás do Condomínio Village. De lá até Nova Iguaçu, pela Via Light, não leva mais do que 15 minutos. 

POSSE CONFIRMADA

           O Coordenador dos Conselhos Municipais acatou nossa sugestão de dar posse ao Conselho Municipal de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania,  no dia 31 de março.  A data tem um significado importante, pois celebra-se o Dia Municipal dos Direitos Humanos, e foi a data que ocorreu o crime brutal que ficou conhecido como a Chacina da Baixada, onde 9 pessoas foram assassinadas cruelmente aqui na cidade.

ENCONTRO CONFIRMADO

           O Secretário da Cidade Rogério confirmou presença na reunião de hoje com os comerciantes da Praça São Jorge, na qual será discutido o projeto de reforma da mencionada Praça.  Será às 19 h, no salão de eventos da Igreja Batista Primeiro de Maio.

RESPONDENDO AO PASTOR ADEYLSON

           Prezado Pastor, na postagem que fiz, citei apenas os Deputados Federais que, na minha opinião, foram eleitos em função da fama que possuiam, e não pelo conteúdo, luta, engajamento ou militância política (observe os nomes). O ilustre Deputado Walney Rocha felizmente não se enquadra neste perfil,  pois construiu uma história na  política do nosso Estado e, a partir de hoje, espero, na do País.  Mais abaixo, citei nominalmente os Deputados Estaduais e Federais com base na cidade que tomarão posse hoje. Espero que o senhor tenha compreendido. Abraços fraternos.

MARCAÇÃO

            Rodrigo, filho do nosso amigo Edmilson Luiz,  será o zagueiro do Nova Iguaçu escalado para marcar Ronaldinho Gaúcho no jogo de amanhã contra o Flamengo.  O estádio estará lotado,  pois os ingressos foram todos vendidos. TVs do mundo todo também estarão por lá. Além disto tem um Ronaldinho muito motivado. Que missão, hein !

DIA DE POSSE

            Tiririca, Romário, Popó, o ex-BBB Jean, entre outros Deputados Federais serão empossados hoje no mandato de Deputado Federal. A Câmara Federal teve uma renovação de 40% por cento. 

DEBATE NA PRAÇA

            Está previsto para hoje, as 19h, a reunião com comerciantes e a Prefeitura de Nova Iguaçu para tratar do projeto de reforma da Praça São Jorge. Como já falei aqui, há um certo descontentamento com o projeto, pois não há previsão para estacionamento, o que traz reflexo  negativo para o comércio local.