Hoje, 30 de abril, é o dia desta imensa “CIDADE” chamada BAIXADA FLUMINENSE, região composta por 13 Municípios, onde vivem quase 5 milhões de brasileiros, que possui uma importância política, eleitoral, econômica, cultural e ambiental significativa, e que precisa se impor e não aceitar ser tratada como periferia da região metropolitana.
30/04/2010
UMA CIDADE CHAMADA BAIXADA FLUMINENSE
Acho que já é hora de pensarmos a região da Baixada Fluminense como se fosse uma única cidade, pois os Municípios que a compõem sofrem as mesmas dores ( falta de saneamento, escassez no fornecimento de água, problemas de transporte e saúde pública, política de segurança deficiente, etc ) e as mesmas aflições, principalmente a falta de recursos próprios que nos coloca numa desproporcional dependência do Estado e da União. Entendo que o caminho para a solução passa pela definição de uma política regional para a Baixada. Este seria um grande desafio para os partidos, para os políticos e para a sociedade como um todo.
VIVA A BAIXADA
Para se ter uma idéia da grandeza e do potencial desta “cidade” chamada Baixada Fluminense, vou citar alguns fatos que ocorreram semana passada, aqui em Nova Iguaçu:
1. Foi inaugurado o maior Centro Automotivo da América Latina ( 80 novos empregos diretos gerados ). Esta loja fica dentro do maior Pólo Automotivo do Estado do Rio de Janeiro, que é a Rua Nilo Peçanha.
2. Foi anunciada a implantação em Tinguá de uma empresa que vai extrair e engarrafar água mineral ( aproximadamente 100 novos empregos diretos ). O projeto prevê a construção de um “parque das águas”, tipo o de São Lourenço e Caxambu, e que será aberto ao público. Para completar, o Diretor-Presidente da empresa anunciou que a água mineral de Tinguá possui excelente nível de pureza, que permite sua exportação para mercados da Europa e EUA. Uhu, Nova Iguaçu
3. A Universidade Federal Rural começou a funcionar. Não é demais destacar que a construção de uma Univesidade Pública em Nova Iguaçu foi uma luta que se iniciou na Câmara de Vereadores, em 2003, da qual participei, juntamente com o vereador e amigo Ferreirinha (PT).
VIVA A BAIXADA II
É verdade que a Baixada Fluminense possui muitos problemas. Mas também é verdade que temos um enorme potencial de crescimento e de desenvolvimento econômico. Precisamos sim, é exercitar mais a boa política, colocando os interesses coletivos acima das pretensões e ambições pessoais. E a sociedade precisa participar mais, cobrar, se posicionar, exigir. A omissão a torna cúmplice.
ELITE POLÍTICA
Há quanto tempo a Baixada Fluminense não promove alguém para a elite da política do nosso Estado ? Alguém que verdadeiramente influencie nas grandes decisões ?
PELO MENOS UM “VICE” DAQUI
Tudo bem que ainda não temos cacife para lançar um candidato a Governador oriundo da Baixada. Mas pera lá, pelo tamanho que temos, pelo menos um candidato a vice alguma coisa deveria sair daqui. Acho que tá faltando um pouco de orgulho na rapaziada e de organização política. Se não nos organizarmos, continuaremos sendo tratados eternamente como “periferia da região metropolitana “ e continuaremos vendo políticos felizes em inaugurar “quebra-molas” e “centros sociais”.
29/04/2010
ESPORTE NO BRASIL
Ontem foi realizada no Maracanazinho, a Conferência Estadual de Esportes, atividade que antecede a Conferência Nacional, que será realizada em Junho, e onde será elaborado um Plano Decenal para o setor. A Baixada se fez presente, com representantes das diversas cidades da região, entre atletas, dirigentes, gestores e parlamentares. Participei do ato como delegado de Nova Iguaçu.
ESPORTE NO RIO DE JANEIRO
Nos próximos anos, serão realizados no Brasil, os principais eventos esportivos do mundo: Jogos Mundiais Militares (2011), Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). O Rio de Janeiro sediará os Jogos Militares e as Olimpíadas e será palco da final da Copa.
ESPORTE NA BAIXADA FLUMINENSE
Obviamente, estes eventos desencadearão diversos investimentos, inclusive a construção de centros esportivos. Precisamos ficar atentos, e unidos, para que a Baixada não fique de fora desses investimentos. Precisamos gritar bem alto que na Baixada moram quase 5 milhões de pessoas e que milhares de jovens precisam de locais adequados para praticarem esporte e se prepararem para defender o País nestas competições.
ESPORTE NA BAIXADA FLUMINENSE II
Posso apostar . Se tivermos locais adequados para treinamentos e uma dose maior de incentivo oficial, a Baixada vai projetar muitos atletas para defender nosso país nas Olimpíadas. Falo isto por que, mesmo na precariedade, muitos jovens da região - geralmente pessoas pobres, já despontam como atletas de alto nível.
ESPORTE, LAZER E ECONOMIA
A conferência não tratará apenas do esporte, em si nem só do atleta de alto nível. Vai abordar também as atividades de lazer e debaterá temas como fontes financiamento, reflexos do esporte na economia e como atividade de inclusão social.
28/04/2010
DUTRA
Parece que a reversão das pistas da Via Dutra na parte da manhã surtiu efeito. O trânsito melhorou muito. Já a Linha Vermelha ...
GABRIEL, O COMUNICADOR
Tive o prazer de participar ontem do programa Perfil da Baixada, que é comandado pelo radialista Gabriel Barbosa. Queria repetir aqui uma das coisas que disse na rádio: como é importante ter veículos de comunicação como a Rádio Tropical, que tratam dos assuntos locais, falando com as pessoas daqui, sobre as coisas ruins que viram notícia, mas também das coisas boas que temos e que produzimos na Baixada
27/04/2010
PRIMEIROS PASSOS
Dou hoje meus primeiros passos como blogueiro, me incorporando a um grupo cada vez maior de pessoas que utilizam a internet como instrumento para difusão de idéias e como palco de debates. Espero duas coisas: que voces suportem meus textos e que eles sirvam, de alguma forma, para a construção de um país verdadeiramente soberano, democrático e com igualdade de oportunidades para todos os brasileiros.
Assinar:
Postagens (Atom)